Maturidade na guitarrra, suas experiências como músico.

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# jun/11


Montei este tópico para fazer-mos uma reflexão sobre o equipo que temos em relação ao que idealizamos e o resultado obtido.

Contem suas experiências dentro do que se propõe a fazer através de seu set e conhecimentos.
Você toca em alguma banda ? consegue usar tudo que sabe e o que tem ? O que falta, o que sobra ?

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


jimmy vandrake


Grande Vandrake.Este dito nunca veio tão a calhar para mim,como agora:"Só sei que nada sei"!!
E parece que quanto mais eu me aprofundo nesta matéria,que o amigo propos discutir-mos,mais eu vejo que tenho muito a aprender !!!
Creio que maturidade musical,se leva uma vida para se fazer !!

Doggy
Veterano
# jun/11
· votar


Acho que a principal mudança em relação à configuração do equipo foi: Cada vez menos ganho.

Assim que comprei um EQ de 10 bandas percebi que o ganho do drive não define o som em questão de peso, no caso. O que faz isso é uma boa esqualização.

Tenho uma banda, há dois meses, ensaiamos apenas 4 vezes e atualmente estamos parados por causa de uns rolos com o outro guitarrista.

Desde que entrei na banda, sinto me melhorei MUITO. Mesmo não tocando o que eu costumo tocar quando tô em casa (Tocamos Heavy metal clássico, e eu sou mais chegado em Thrash e Neoclássico), eu realmente me senti melhor em todos os aspectos.


consegue usar tudo que sabe e o que tem ? O que falta, o que sobra ?

Ainda sinto que não tirei 100% do meu equipamento, to com ele há um mês, apenas, mas já tiro algo bem satisfatório. Sinto que me falta um noise gate, rs. E infelizmente, tá sobrando potência no amp.

guitarbeginner
Veterano
# jun/11
· votar


Eu tenho pouco tempo de guitarra e nao consigo tocar solos mais elaborados, apenas os básicos, o primeiro de Knockin' on Heaven Door e o de Smells Like Teen Spirit, quanto mais eu ouço blues minha vontade de aprender cresce mesmo que eu nao seja um dos bluezeiros. Eu queria tocar com banda, mas só escuto minha mãe dizer que ainda nao toco pra isso, o que vocês acham? Deve-se ter experiência pra tocar banda? Eu gostaria de começar como base e ir aprimorando minha técnica, estou começando a perceber meu ouvindo ficando apurado, já consigo notar o que erro e tirar uns ritmos de ouvido, meu equipo ta deixando um pouco a desejar, minha Strato ta perdendo nos graves e meu ampli nao ajuda pq só tem graves e agudos e mais nada.
Galera, eu quero evoluir mas nao sei como fazer isso mais rapidamente.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Você toca em alguma banda ?
toco,fazia um tempo q a gente ensaiava sem baterista pq ele nunca podia ir,mais hj a gente ensaio com uma baterista e coma banda inteira,soh falta um vocalista melhor
consegue usar tudo que sabe e o que tem ?
consigo,tenho uma guitarra,um amp de estudo da squier e um multiuso e eu uso nos ensaios,um violao e uma pedaleirazinha
O que falta, o que sobra ?
n falta nada,soh uma amp melhor,mais o pai do meu amigo dexo um peavey bandit 112 aki em casa,e eu usei ele hj,mto foda,eu qro um desses

o baixista da nossa banda eh filho de um cara q toca num music bar aqui na cidade,com palco e tudo,e a gente vai toca la quando a banda estiver tocando legal,pra mais de 100 pessoas

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


guitarbeginner
o que vocês acham? Deve-se ter experiência pra tocar banda?
eu acho que todo mundo da banda tem que ter o mesmo nível,pra um n ser um peso,sabe,e todo mundo ir evoluindo junto,qualquer que seja o nível
e eh bom começa com musicas faceis com a banda,mesmo q vc seja bom(eu sei q vc eh iniciante,mais soh pra da um exemplo),pra todo mundo i se entrosando
isso eu tofalando da minha curta experiencia com banda,viu,eh soh oq eu acho

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Doggy
Ainda sinto que não tirei 100% do meu equipamento, to com ele há um mês, apenas, mas já tiro algo bem satisfatório. Sinto que me falta um noise gate, rs. E infelizmente, tá sobrando potência no amp.


É por aí mesmo. Normalmente idealizamos a compra de equipamentos de alta potência. Depois, pfff ! Acaba sobrando, tanto para ensaio quanto para bar.
buddy guy

É bem nessa. Tive que desprender anos de estudo e experimentos em regulagens, até aprender o mínimo sobre ambiência. Só consegui arrancar um som legal do mesmo equipamento um monte de tempo depois. No começo era terrível, distorção em excesso, falta de médios, sobra de agudos e graves geravam um som sem força e farinhento pra cacete. Se aumentava o volume piorava ainda mais. Volume que sempre estava em excesso e sem qualidade e principalmente definição.

Caike_bend
Veterano
# jun/11
· votar


No começo, eu gostava de me exibir solando e talz (E era horrível). Hoje, só solo onde cabe. Acho que vamos amaduderecendo e vamos vendo as merdas que a gente faz, né? :B

has4
Veterano
# jun/11 · Editado por: has4
· votar


EQ de 10 bandas
Doggy
Tenho o pedal EQ 7 e o uso com pedaleiras (digitech, gt-10) e o cubo (demolidor, laney, marshall). Acho que o resultado foi bom aqui, ao menos chamou para frente os timbres, destacando-os.

Bom... galera e jimmy vandrake

Os problemas:

Cheio de parafernálias e não sei usá-las por completo (pedaleiras, etc) em busca do tal sonhado timbre - a G.A.S. tem sempre falado mais alto - é preciso um grande controle rsrsrs;

Tenho dificuldades em decorar letras e até as cifras - vício de ler músicas cifradas (aquelas pastas cheias de músicas) - preciso me soltar disso... geralmente, barzinhos são muitas músicas, e nem sempre decoramos todas. Não tenho banda, há muito tempo, e acho com banda a gente se esforça mais para aprender, fazer direitinho e livrar-se das pastas. Mas... uso um notebook e, na frente, um monitor tv que passa o que rola no notebook (letras cifradas). Para rolar as página, também uso uma engenhoca que com o toque do pé passam as páginas do word (page down e page up - tipo um pedal com 4 botões - dentro dele, um controle remoto que foi adaptado para os botões); enfim, tenho alguns equipos até legais, mas, sinceramente, não aprendi a usá-los como merecem ser usados! Tempo curto para curtir o que curto!
Trabalho com outras coisas que nada têm com música, então, não sou profissional - viver só de música. Este fato reflete o óbvio, que fico distante dos ensaios e estudos individuais, pois só tenho tempo nos f.d.s e feriados. Nestes, vou com muita sede ao pote, pois, só nos dias de folgas posso explorar os equipos e treinar... infelizmente, apenas nos f.d.s. e feriados. Talvez se tivesse mais tempo o faria melhor, certamente. Ainda quero formar uma banda, mas sei que não será fácil encontrar a galera que se engrene com responsabilidade e objetivo, até porque não há tantos músicos onde resido.

Sonho com uma Gibson Les Paul - no mínimo 5 paus. Isso quer dizer que, comprando-a, o que se ganha tocando em barzinhos e outros não a pagará jamais!

Enfim... músico frustrado? Talvez, pois, quem não gostaria de viver bem fazendo o que realmente curte? (música). Tenho um amigo que largou tudo para viver exclusivamente de música (no Brasil).

Maturidade na guitarra? Bom... alguns acham que é preciso tocar Malmsteen, Paul Gilbert, Steve Vai, Satriani, Eric Johnson, enfim, os modernos velocistas, etc., mas sou do tempo das técnicas simples, mas bem usadas; e curto solos de David Gilmour, Angus, Eric Clapton, Brian May, Jeff Back, que não são tão adeptos ao velocismo guitarrístico. Eu diria que, eu, enquanto guitarrista, consigo enganar alguns, mas nunca a mim mesmo. Outro dia tentei tirar músicas de outros (Cliffs of Dover - mas aquela introdução e outro trechinhos me fizeram indagar-me: Pra quê? Nem domino tantas técnicas assim!). Curto compor, com tudo o que já sei! Mas sem virtuosismo. Identifico-me melhor comigo mesmo! rsrs

Sobre os velocistas... outro dia usei o media player para diminuir a velocidade - olha... algumas obras ficam até mais bonitas se não fossem tão velozes.

Música? Eu morro mas não a abandono \º/ - Graças a Deus!

(Chega... falei demais... muitas besteiras tb rsrsrs)

Fuiiii.... mas vorto!

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


jimmy vandrake

Nesses anos de música (muitos!) pude aprender alguma coisa e acumular bastante equipamento. Concordo com o amigo Buddy, quanto mais se estuda um assunto, seja música ou outro qualquer, mais se tem dúvidas e se nota deficiências. A ignorância é uma benção!
Por uma série de razões já não toco em banda faz tempo. Toco em casa e ajudo no estúdio que tenho uma parceria. Acabei juntando tanta coisa que para usar tudo que tenho é bem complicado. Não que esteja parado ou encostado, pouca coisa está nessas condições, a maioria pedais. Já quanto a usar tudo que se sabe, essa é uma pergunta difícil de responder. Nem eu mesmo sei tudo que aprendi, ás vezes me lembro de algo numa determinada situação. De qualquer forma, o estúdio é bem legal porque tem trabalhos variados, desde rock a bossa nova, jazz, blues. Isso exercita muita coisa e sempre noto que falta muita coisa para aprender e dominar. De qualquer forma, em matéria de equipo sempre bate uma GAS, uma vontade de renovar ou mesmo oportunidades, então sempre tem projetos...

has4
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy e MMI

É isso mesmo! A gente vai tentando firmar com o pé no chão.
MMI - sobre estúdio - curto pra caramba tudo sobre o assunto, apesar de não dominá-lo, tenho alguns equipos no meu home studio. Pouca coisa, mas muito a ser explorado, todavia, o tempo... o tal do tempo me persegue. Não trabalho onde resido (onde o home studio se encontra), e como disse acima, só nos fins de semanas - pouco tempo para explorar e fixar o aprendizado. Enfim, muitas coisas paradas lá! É phoda!

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


jimmy vandrake

buddy guy

É bem nessa. Tive que desprender anos de estudo e experimentos em regulagens, até aprender o mínimo sobre ambiência. Só consegui arrancar um som legal do mesmo equipamento um monte de tempo depois. No começo era terrível, distorção em excesso, falta de médios, sobra de agudos e graves geravam um som sem força e farinhento pra cacete. Se aumentava o volume piorava ainda mais. Volume que sempre estava em excesso e sem qualidade e principalmente definição.



has4

buddy guy e MMI

É isso mesmo! A gente vai tentando firmar com o pé no chão.



Podes crêr !!! Me lembro de quanto mais gâna de aprender tocar,menos eu aprendia.As coisas começaram fluir melhor para mim,à partir do momento que comecei deixar as coisas rolarem.Sem ficar muito na nóia com as coisas !! E muita das coisas que conheço na construção de guitarras etc,aprendi muito por aqui no Cifra(lendo e relendo uma infinidade de posts).Em verdade,não sou um músico,sou mais "um experimentador"!!Gosto de montar coisas,ver como funciona,explorar sonoridades dos meus instrumentos.Não tenho compromisso em me tornar guitarrista,gosto de tocar.Mas não faço disto uma obrigação.Pois nunca tive anseio de ser mais do que um músico de quarto.Procuro fazer disto um passa tempo,algo para me ajudar exorcizar meus demônios,só isto !! Sou um cara que pende sempre para o lado prático das coisas.Faço tudo na base do emproviso,não me atenho a papel nem nada.Eu simplesmente vou deixando as coisas rolarem,sem compromisso !! Acho que por isto eu sofro menos com o aprendizado da guitarra !!!


EDIT É bem como o camarada MMI relatou:"A ignorância é uma benção" !!

jonas.hetfield
Veterano
# jun/11
· votar


Bom tópico!
Bem, aprendi que devemos 'sentir' a música, abusar da dinâmica, dos controles de volume, e tone, que estão tão próximos de nós e muitas vezes não usamos.
Aprendi que não é legal tentar soar como outro músico, e que temos que tocar por diversão, respeitar nossos limites e ter a mente aberta.

Enfim, o legal da música, em comparação com outros hobbies, para mim, é que é um aprendizado sem fim, algo sempre desafiador e que mexe com os sentimentos! rs

abçs

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Já passei várias fases como guitarrista. Me recordando um pouco do início era uma barulheira infernal, timbres abelhudos pedais fajutos uma vez que não se podia comprar Boss, porque era proibida importação e tinha que usar amplis nacionais.
Somado a isto um guitarrista ancioso e tentando tocar sem aulas, sem tempo sem amigos musicos etc. . .
Rapidamente depois disto consegui comprar o set que uso até hoje.
Aí veio o pior, ter um belo equipamento de primeiríssima e não saber tocar praticamente nada. Um pouco, mas muito pouco de pentatonicas.
A paixão pelo violão também andava paralelamente, fui lá comprei o violão e aí piorou ainda mais, uma vez que no violão não tem onde se esconder. Tem que tocar mesmo. Mais um investimento em um amplificador de primeira para o violão e mais uma vez outra surra do instrumento e equipamento.
Dei um tempinho por aí e comecei a questionar os investimentos em relação a minha qualidade como guitarrista. Peguei para valer no violão e dei uma segurada na guitarra. Aí sim veio o aprendizado de verdade, e por consequencia um resultado muito melhor na guitarrra. O violão foi decisivo para desenvolver uma " pegada " na guitarra.
Nesse meio tempo dediquei-me a timbrar os equipos, que julgo uma experiência tão importante quanto saber tocar. Foi preciso aprender a tocar guitarra e tocar amplificadores também.
Resolvido? ainda não. Sou um guitarrista que aprendi sozinho e por tanto fiquei extremamente limitado a resolver a musica através de muito pouco conhecimento.
Como a paixão pelo instrumento é incurável, sempre respeitei muito outros guitarrista e também minhas influências.
Raramente copiei solos, exceto aqueles obrigatórios e que servem como aula. Stairway, Confortably Numb, primeiro solo, os demais é tudo improviso e dentro da velocidade da música ao vivo você acaba sendo altamente instintivo e portanto pouco inteligente, por mais que vc consiga arrancar frases muito bem elaboradas e etc. . , mas mesmo assim vc executa e não curte o que está fazendo, apenas percebe.
Como a idade já deu certos ares da graça e os vícios adquiridos acabaram se tornando marca registrada não é mais possível elimina-los e iniciar em um novo estilo. Então o negócio é tocar do jeito que se sabe, mesmo com as limitações e fazer o melhor possível.
Depois de muitos anos tocando, este ano aconteceu algo realmente bacana. Tenho tocado conseguindo pensar o que fazer, curtindo o timbre e principalmente a fusão do solo no conjunto da banda ouvindo cada musico um por um. É tocar quando vc nem olha mais para o instrumento, apenas curte a atmosfera sonora e o acontecimento com raciocínio e lucidez.
Enfiar aquele bend furioso e sustenta-lo no ar só para ver a guitarra berrar é sensacional. Sentir a eletricidade correndo pelo amplificador, e a pulsação do falante a cada palhetada marrenta. Sentir a sintonia de todo o conjunto você > conhecimento > equipo > banda > atmosfera > musica, é diferente de tudo que já tinha feito. Confesso que hoje gostaria de ter alguns anos a menos para aproveitar mais uns 30 anos de carreira.

has4
Veterano
# jun/11
· votar


jimmy vandrake
curtindo o timbre e principalmente a fusão do solo no conjunto da banda ouvindo cada musico um por um. É tocar quando vc nem olha mais para o instrumento, apenas curte a atmosfera sonora e o acontecimento com raciocínio e lucidez.
Enfiar aquele bend furioso e sustenta-lo no ar só para ver a guitarra berrar é sensacional. Sentir a eletricidade correndo pelo amplificador, e a pulsação do falante a cada palhetada marrenta. Sentir a sintonia de todo o conjunto você > conhecimento > equipo > banda > atmosfera > musica, é diferente de tudo que já tinha feito. Confesso que hoje gostaria de ter alguns anos a menos para aproveitar mais uns 30 anos de carreira.


Simplesmente show - emocionante \º/ E é aí que tudo vale realmente a pena!

Bicho, realmente é sensacional mesmo: Enfiar aquele bend furioso e sustenta-lo no ar só para ver a guitarra berrar

rocknroll1234
Veterano
# jun/11 · Editado por: rocknroll1234
· votar


olha,eu ainda uso um amplificador transistorizado,e com o tempo eu percebi que dá pra fazer ajustes para ficar mais maneiro.


o melhor som limpo que você vai tirar de um transistorizado é assim:
gain no 1
volume master no maximo
overdrive ligado(devido ao baixo gain,não será possivel distorcer,mas dá um som limpo com timbre)

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar



olha,eu ainda uso um amplificador transistorizado,e com o tempo eu percebi que dá pra fazer ajustes para ficar mais maneiro.


o melhor som limpo que você vai tirar de um transistorizado é assim:
gain no 1
volume master no maximo
overdrive ligado(devido ao baixo gain,não será possivel distorcer,mas dá um som limpo com timbre)




http://www.youtube.com/watch?v=zCfyOXJf3ZM

Paulo Heineken
Veterano
# jun/11
· votar


meus 10 principais pontos de amadurecimento são:

1°Antigamente, eu sempre queria enfiar um quatrilhão de notas por segundo..hj eu prezo mais uma boa melodia que possa dar sentido ao som, e talvez levar pra esse lado mais veloz..ou não.

2°Pra mim, só prestava guitarra com floyd rose, e eu alavancava até base de reggea.
Hj as minhas favoritas são com ponte Fixa.Floyd, só em casos especifico....Mas eu adoro um sustain de ponte fixa.
(ps: não to julgando o floyd, e sim por eu ter achado uma preferência)

3° Gosto musical...antigamente, só ouvia heavy metal.
hj eu ouço um bucado de coisa além do metal. (menor forró, axé bahia, funk carioca e musiquinha de novela)

4°Roupas! eu só andava de preto!!!!!
nada a ver com guitarra!!!hahahaha

5° Timbre..a meu timbre era fechado, distorção sempre no máximo, e medio lá em baixo.

Hj eu deixo o ganho sempre antes da metade, e o médio lá na casa do caralho..maneirei no volume..minhas ultimas bandas, não tive uma reclamação de som alto, kkkkkkkkkkk

6° Aceitei novamente efeitos digitais..antes eu era fechado pra pedaleiras.

7°presto mais a atenção em pequenos detalhes..antigamente, eu tirava o começo da musica... o resto..bem o resto a banda segurava e os solos eu fazia qualquer coisa com lick manjado de penta.

8° Já achei teoria um porre...hj de vez em quando, eu pego pra estudar e tentar entender o que faço..fica tudo sempre mais facil.

9°com o tempo, percebi que eu sou parte da banda, e não que a banda é parte de mim.
Procuro somar algum som interessante com o baixo/batera/vocal, pesquisar um bom timbre, construir um bom arranjo, ao invés de tentar fazer uma porrada de coisa técnica e cheia de notas, e no final, caio no obvio.

10° Antigamente, eu não ligava muito, mas hj e no futuro, qualquer um que eu tocar, vou sempre exaltar os seus pontos fortes..parece besteira, mas isso ajuda um pouco na moral da banda e a atiçar mais a parte criativa de cada um....Antigamente, eu prestava mais a atenção nos defeitos.


é isso ai, esse foi os meus 10 conceitos mudados ao longo dessa eterna jornada de ser um mero aprendiz de guitarra

Digo_Alkan
Veterano
# jun/11
· votar


Deve-se ter experiência pra tocar banda?
vejo o ensaio da banda como um aprendizado...por isso creio q seja necessário... teremos opiniões,encontros de ideias, aprenderemos a ter controle de dinamica....é igual jogar bola,não adianta só ficar chutando a bola na parede, é necessario praticar em grupo....

Você toca em alguma banda ?
tenho uma banda semi-profissional... hehe estamos preparando algumas midias para divulgação....deem uma visitada no site dpois ...www.wix.com/arc_79/arc

consegue usar tudo que sabe e o que tem ?
- fui e ainda stou aprendendo....um dia chego lá rs
tenho uma gt-10 e uma tagima toda personalizada

- percebemos, como muitos falaram, que você não é o principal da banda, e q mtas vezes aquelas 2h de solo no qual vc fica fazendo no estudio, é legal somente para você rs

- percebi que o gain e os tones devem ser dosados e alterados...

- sempre procure caminhos nunca explorado...por mais q não tenha sentido rs explore!

- crie solos originais!era o fim para mim quando acabava uma apresentação e os amigos comentavam,...."cara achei mt loko vc ter colocado akela frase do paul gilbert no final daquele solo" eh triste rsrs

- percebi q qdo eu tocava como se fosse a ultima apresentação da minha vida, transmitia mais feeling.

ouça a banda e ouça você "misturado" e envolvido no som. Qdo pararmos de somente ouvirmos a guitarra e ouvirmos o todo, estaremos gerando música que é o nosso principal objetivo.

acho q é isso ...^^

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu participo o necessário pras músicas serem executadas. O ideal é deixar o som enxuto pra que os instrumentos e vocais possam ser identificados, sem ficar aquela zorrra sonora! O foco não está em mim, mas na banda, no time!!! Essa coisa do "EU", "MEU", não existe e se o cara entrar numa de egocentrismo, tá sozinho e nem se tocou! Os equipos que eu tenho "encostados" são meras opções e não preciso, e nem quero, usar todos no meu set. O menos é mais. :)

Sobre tocar com banda, diria que "ao vivo" é como se a gente estivesse sempre em constante mutação. Um quadro que nunca termina! hehe O ensaio é pra definir a "cozinha", alguma metas pra cada musica do setlist e para avaliarmos até qdo está bom pra banda.

Minhas dicas:

1) Fazer regulagens "milimétricas" em casa, não funcionam na prática. Não funcionam pq a dinâmica sonora é outra com banda (ou mesmo se mudar o ambiente) e, com isso, aquela regulagem caseira de horas vai por água abaixo. É por isso que a passagem de som é crucial, mas isso não garante as regulagens! hehe

2) Não tenha pressa pra solar.

3) Volume alto demais é irritante. Se vc não tá se ouvindo ou com dúvida, experimente dar uma "voltinha" pelo palco.

4) Tenha sempre de reserva: jogo de cordas, cabos, extensão pra ligar as tralhas, muitas palhetas e fusíveis reservas pro seu amp!!! Uma chave de fenda faz falta.

5) Marque seus cabos para não confundí-los com os dos outros.

6) Se errar, ria disso! Tudo mundo erra e vc não é diferente de ninguém! :)

Abs

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


has4
buddy guy
Paulo Heineken
Digo_Alkan
MauricioBahia
Doggy
MMI
jonas.hetfield
Putz, pela primeira vez aqui no fórum vejo depoimentos mais voltados à música, execução, experiência compartilhada mesmo.
Claro que o fórum é bem mais amplo em sua finalidade voltada a dúvidas, equipamentos, reviews, opiniões e etc. Uma fonte inesgotável de informação.
É muito bacana trocar a vivência musical de cada um dentro do processo de maturidade, como propus no tópico.
E ver estas diversas experiência aqui compartilhadas é um aprendizado ainda maior.

Por muitos anos em minha vida eu quis ser Jimmy Page, hoje prefiro ser eu mesmo. Tocar guitarra e lembrar vários guitarristas e ao mesmo tempo não lembrar nenhum é o que há.
Obrigado pelos posts, espero que a gurizada aproveite estas valiosas experiências e dicas gentilmente doadas por todos.

guitarbeginner
guizimm

Mandem ver, olha o capricho.

2Humbucker
Veterano
# jun/11
· votar


Camaradas... Bom, eu tenho banda, somos um sexteto, estamos juntos a pouco mais de um ano, nesses ultimos 8 meses já tivemos 3 vocalista diferentes, dois baixistas e dois guitarristas (sem contar comigo). Acho que agora achamos a formação ideal, mesmo com o preconceito do vocalista em cantar música nacional. Sinto falta de um pouco mais de técnica do baterista, que infelizmente é o pior músico da banda. Ele nunca fez aulas e isso as vezes nós atrasa. Mas apesar de tudo acho que essa é a melhor formação que poderiamos ter!

Sobre o equipamento acho que sobra mesmo um pouco de potência no meu amp, as vezes o pessoal reclama da minha guitarra estar alta, mas isso tem diminuído. Sinto falta de uma distorção analógica, muitas vezes tenho ensaiado só usando a distorção do amp, a pedaleira só tenho usado quando preciso de efeitos, como flanger, chorus, etc.

E quanto a maturidade musical acho que depois da crise que tive umas semanas atrás em que quis largar a guitarra comecei a me entender mais, a prestar mais atenção no caminho que percorri e no que ainda tenho que percorrer. Ando pensando em tudo o que sei fazer e como evolui nos ultimos 5 meses desde que comecei a fazer aulas de guitarra.

A estrada ainda é bem longa e dificil, mas hoje me sinto muito mais preparado pra seguir em frente com a minha banda do que me sentia um tempo atrás.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bons depoimentos:





Aliás, vale a pena assistir todos os episódios.

Abs

Calime
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Gosto mto do vídeos desse kra.

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Muito bacana os videos,meu camarada Bahia !!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Calime
buddy guy

Ele sabe o que diz, e não é por teoria, mas prática!!!

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia

Calime
buddy guy

Ele sabe o que diz, e não é por teoria, mas prática!!!

Abs



Rááá.........isto eu percebi logo de cara !! E ele tem didática também !! Faz com que as dicas não sejam "massantes" de assistir,né? Muito bom mesmo !!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


buddy guy

Ele trabalhou como engenheiro de som pro Rick Bonadio quando este era o "cabeça" da Virgin Records no Brasil.

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

buddy guy

Ele trabalhou como engenheiro de som pro Rick Bonadio quando este era o "cabeça" da Virgin Records no Brasil.

Abs



Foda heim? E ele dá dicas bem bacanas,mesmo.Putz...........ele falou sobre afinação !!! Rapá,que "sofrimento" que era,antes de eu comprar um afinadorzinho !! Aff,vivia na onda de afinar de ouvido e bem dizer,ora ficava bom,ora ficava uma M !! A labuta acabou quando eu resolví deixar de sofrer e comprar um(bem baratinho da groovin).Mas que hoje não sei ficar mais sem ele !!!

ErickBassCover
Veterano
# jun/11
· votar


Sabe eu sou um pessimo guitarrista, mas não tenho do que reclamar acho que esta de acordo com que me empenho e pra mim o legal da guitarra ou de qualquer instrumento e saber que você não sabe tudo, essa coisa de olhar pra traz e pensar

nossa o quanto eu ja treinei, e olhar pra frente o quanto eu tenho ainda
mas saber com seu tempo e seu espaço, voce faz o que gosta e por que gosta e rapido ou devagar vem evoluindo e se aprofundar quem gosta gosta, treinar é como se divertir pois quem gosta do seu instrumento musical curte em estar mechendo, tocando, limpando, guardando, e assim por diante..

tecnicamente nao tenho nada a relatar, sou mt novato pra isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maturidade na guitarrra, suas experiências como músico.