como pegar musicas de ouvido na guitarrra no improviso?

    Autor Mensagem
    barretofla
    Veterano
    # set/11 · Editado por: barretofla


    caras valleu
    pelo os conselhos de vcsss me passarammm
    eu nunca tive aula com um professorr
    sempre aprende olhando os outros fazendo, perguntando com era,lendo revistas,vedeos,etccc.
    mas eu não sei cantar sou muito desafinado,será q issso vai me pedir de se tornar um guiattarrista?
    me disseram pra parar de tocar pois ñ sei cantar
    só sei muito pratica e teoria..
    isso vai me impedir de se tornar um guitarrista?
    valleuuuuuuuuuu

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    barretofla
    Já deve existir alguns milhões de tópicos aqui sobre isso...
    Mas enfim, se você quer tirar alguma base de ouvido e não consegue achar o acorde tenta achar primeiro o "baixo" do acorde, ou seja, a nota tonica, a partir dela você encontra as outras e monta o acorde... Se você tirar uma noção de campo harmônico e também ti ajuda.
    Agora se for pra solo não tem segredo huaehaueh a onda é ir tentando nota por nota até conseguir tudo, com o tempo você vai melhorando e vai conseguir tirar alguns de primeira inclusive :)

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    só tentando mesmo,e compreendendo a guitarra.

    com o tempo,você consegue.

    AleXtremePK
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu comecei recentemente, também ainda não tiro musica de ouvido mas se for o caso de um solo você tem que saber perceber, onde tem um ligado, um bend, um slide, etc, isso não é tão dificil, depois tente conhecer o som da maior parte de todas as cordas uma amigo meu falou que se deve saber a corda certa para isso, se vc achar uma nota parecida que vc acha q esta quase la mas 1 casa acima ou 1 atras fica diferente, tente essa mesma nota em outras cordas, ao certo mesmo é só ir tentando, seu conhecimento ira te ajudar bastante mas o que ira mais te ajudar e vc ouvir musicas e tentar tirar alguma coisa, o mais facil que for, se estiver com dificuldade muito grande (não sei se isso vai ajudar muito) veja alguns covers na internet, nem q seja pra vc reparar só na região do braço que é executado a musica (tipo da casa 5 até a 9 +/-), da uma olhada na busca pq eu não sei muita coisa afinal comecei recentemente, oq eu escrevi é algo que alguns amigos meus falaram e oq eu deduzi um pouco.

    Abraço... To torcendo pra vc conseguir começar a tirar de ouvido.

    Tchavo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    barretofla
    .é meu maior sonho tocar guitarra...as vezes eu choro, vivo angustiado com isso..tristes por não conseguir realizar meu sonhoo...vejo pessoas q ñ tem o conhecimento q eu tenho e já tiram musicas de ouvido e bem

    Quanto tempo, vc estuda efetivamente? O quanto vc ouve de música? Nem tudo sai de ouvido não. Quase ninguém tira solos rápidos (Petrucci, Malmsteen, etc) no ouvido.
    Eu criei uma certa memória musical (falível) do som dos acordes baseado no som deles em outra músicas. Sempre que ouço um acorde, tento lembrar onde ouvi o mesmo acorde em outra música.

    Mas adianta não chorar, nem se punir, nem pedir pinico; tudo é ouvir e estudar (50-50).

    AleXtremePK
    Veterano
    # set/11 · Editado por: AleXtremePK
    · votar


    barretofla

    é meu maior sonho tocar guitarra...as vezes eu choro, vivo angustiado com isso..tristes por não conseguir realizar meu sonhoo...vejo pessoas q ñ tem o conhecimento q eu tenho e já tiram musicas de ouvido e bem...


    Uma frase que ja ouvi aqui no forum que vai passando de pessoa em pessoa é que "aqueles guitarristas que recebem tudo de graça não vão muito longe, mas aqueles que tem dificuldade e correm atraz do seu sonho, esses sim vão longe"


    Lembre-se que ninguem que nunca tocou nem violão quando pega uma guitarra pela primeira vez consegue tocar tranquilo, é muito dificil no começo, eu ja chorei também, quase desisti, foi graças aos meus amigos e a força de vontade (e a essa frase) que hoje eu tenho minha guitarra e toco, foi graças ao pessoal do forum que persisti nisso e ganhei uma bolsa de estudo pra fazer aula, foi graçar a persistencia, corra atraz do seu sonho mesmo, sei que um dia você vai conseguir tocar bem, sempre que ficar triste por não conseguir fazer algo na guitarra, lembre desta frase, lembre-se que você deve correr para o seu sonho, é só treinar e tocar bastante.


    Se quer uma pequena dica, pegue uma parte de um solo bem pequeno mesmo e deixe o final pra tentar tirar de ouvido, fiz isso com o solo da you're gona go far kid do offspring, mas não desista.

    Curly
    Veterano
    # set/11
    · votar


    baixem o programa BestPratice, que permite reduzir a velocidade da música sem alterar a tonalidade:

    http://www.baixaki.com.br/download/bestpractice.htm

    se não conseguir tirar com isso, fure os tímpanos com caco de vidro e tente de novo, rsrs...

    dan_shencker
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Estude. Se toca a 4 anos e ainda não desenvolveu esse tipo de capacidade não seria a hora de procurar um professor que o oriente e o acompanhe nos estudos?
    A primeira qualidade de um músico é saber ouvir, pra depois executar algo e criar suas próprias coisas.

    Boa sorte.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # set/11
    · votar


    barretofla

    Rapaz, acho que você está estudando errado.

    Pegue a harmonia da música, estude ela primeiro, analise o que possa ser usado na melodia ou no seu caso no improviso, solo, riff, passagem, etc...

    Para canções mais rápidas siga a dica do nosso camarada CURLY. E para a galera 35+, LEVANTA A MÃO QUEM NUNCA COLOCOU UM VINIL MAIS DEVAGAR PARA TIRAR MÚSICA?

    hehehe eu não porque fui tocar guitarra apenas em 1997.

    Abraços.

    sidguitar1
    Veterano
    # set/11
    · votar


    barretofla
    vc tem q exercitar a sua percepçao , se seu amigo tira musica de ouvido melhor q vc e pq fez mais isso, nao tem jeito, cada exercicio serve pra algo especifico, nao vai ser treinando cromaticos q vc vai tirar musica , mas nao vai ser tirando musica q vc vai dominar alguma tecnica, o negocio e vc ir tirando solos mais faceis, errando, no começo vc tira e mostra pra alguem e perguntam q musica e essa?? heheh, depois vc vai percebendo mais onde o guitarrista fez slide, onde tem bend, onde tem corda solta, so com o tempo e tentando,abraço

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    barretofla

    Tenho um amigo que tem essa dificuldade, mas o cara faz a mesma besteira que eu acredito que você faça:

    Um pouco de filosofia barata mas bem intencionada:

    Cara, na vida tudo é evolução, rs. Não adianta tentar tirar de ouvido uma música inteira se vc mal reconhece uma nota. O negócio é se conectar com o instrumento e ir progredindo aos poucos. Comece tirando notas, acordes, licks, depois músicas simples com poucos acordes, como legião urbana e Green Day, e por fim vá dificultando o nível das músicas, mas somente após conseguir tirar as anteriores com clareza...

    Resumindo, um passo de cada vez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como pegar musicas de ouvido na guitarrra no improviso?