Les Paul Studio '60s Mahogany

Autor Mensagem
reydner
Veterano
# jun/11 · Editado por: reydner


http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Studio-Mahogany.aspx

alem da cor, ela é diferente da "Les Paul Studio Mahogany Exclusive?"

eu sei que é gibson, mas queria saber se ela é boa, afinal é uma das mais "baratas" da gibson.

Bruninho92
Veterano
# jun/11
· votar


Cara as studios são complicadas... levam o nome mas não a essencia da marca. eu particularmente não gosto muito da serie studio, porém há gostos e gostos... Experimenta ir numa loja e testar a guitarra.

Abraço e Sucesso ae

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


Bruninho92

Cara as studios são complicadas... levam o nome mas não a essencia da marca

Depois dessa, vai ser mais um tópico sobre Gibson que vai dar o que falar!

Digosambora
Veterano
# jun/11
· votar


Acho Les Paul sem binding, sem graça.

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


reydner
a 50's é a mais em conta. Tem a SG Special agora, bem em conta. A 60's entrou agora acho que na faixa de R$ 3900, seria isso? A SG Special Glossy, tá uns R$ 3200.
Pelo menos na loja que começou anunciando essas guitarras, a www.reference.com.br, a Studio 50 já esgotou. O pessoal que apareceu por aqui falando da 60, viu na mesma loja.

O tópico da 50's:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/253389/

O tópico da 60's:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261169/

amplexos

T.

Stevenzin
Veterano
# jun/11
· votar


Gibson Studio é tipo: uma excelente guitarra, mas não chegar a ser uma ''Gibson'' entende? É tipo melhor do que uma Epiphone e pior do que uma Gibson Standard

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Pessoal eu testei uma Studio e parece uma guitarra de outra marca sinceramente. A pegada é esquisita. O som é uma coisa mais pessoal, até porque quando se regula muda muita coisa, mas na primeira impressão eu fiquei decepcionado. Por exemplo...toquei uma epi standard e achei uma guitarrona em som e pegada comparada à Studio. Mas...a Studio deluxe é outro papo. Ah! E agora tá rolando uma Studio com captação da Classic com push/pull coil tap e neck 60'. Parece interessante.

http://guitars.musiciansfriend.com/product/Gibson-Les-Paul-Studio-Elec tric-Guitar?sku=H25218

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


ToCa2
Parece uma guitarra diferente e até é. São réplicas de séries antigas de Les Paul.

E custam algo em torno de 40% a menos do que uma Studio Standard. Estamos na faixa de R$ 3200~3900 quando falamos das Tribute 50/60. Studio Standard já começa a R$ 5900, nas mesmas lojas.

Algumas usam captadores P90, o que interessa alguns, e desinteressa outros. Veja os tópicos das duas tribute, que tem videos e comments mais legais do pessoal que colaborou nos tópicos e até foi nas lojas testar as guitarras.

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Hum...eu vi a do link lá em cima, que eu já conhecia.

É uma Studio mahogany.

As com P90 são tribute não é? Pelo menos as mais baratas...

É outra coisa, e lá fora mais barata que as Studios mais baratas.

Quis dizer que me decepcionei com as Studio "normais".


As Tribute não toquei ainda. Em breve poderei ajudar com impressões reais vou ter de experimentar todas na faixa de preço entre 800U$ e U$1400 da gibson que estiverem ao meu alcance para decidir qual comprar.

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


reydner, tenho uma Studio e te falo que, com exceção das Gibson top, foram as melhores Les Paul que já toquei.
As madeiras são boas (mogno de verdade) e o corpo às vezes é composto por 3 emendas. A parte elétrica é muito boa, e capatação varia de modelo.
A minha, por exemplo, tem captação Burstbucker Pro, que é um pouco mais forte que a mencionada por vc (490R e 498T). Mas aí vai do gosto mesmo.
Enfim, é uma guita muito boa sim. Não se pode comparar com Epiphone e outras. Está muito acima.
Esse papo de que "somente as Standard e as Custom é que prestam" é furada.......
Testa uma Studio nas lojas, e em seguida Epiphone e demais, que vará tamanha a diferença.

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


leandroantonioli

A tua Studio veio com Burstbucker?

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


Toca2,
Veio sim kra. A minha é esse modelo:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Studio-Faded.aspx

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Vou testá-la também. São bonitas.

Velho, eu juro. A Studio que testei (490R 498T) era ruim.

A pintura era ruim e o som ruim. Fiquei surpreso.

A epi standard falou mais bonito e era mais macia de tocar cara.

Lógico que vou testar outra porque adoraria gostar dela pois seria
mais barato do que as que estou inclinado a comprar:

Gibson(500T, 496R), BFG com tremolo ou Studio deluxe.

Alguém já experimentou uma dessas?

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


ToCa2, às vezes pode haver diferença no acabamento, o que nas Gibson é raridade.....
Mas preste bem atenção qto às condições e à numeração do encordoamento que está na guiatarra. Por exemplo, uma guita com cordas 0.10 enferrujadas podem dar uma sensação falsa de falta de conforto na hora de tocar, caso se compare com uma guita inferior porem regulada, com cordas macias e sem ferrugem.


Mas testa novamente em outra loja que sentirá a diferença gritante.....

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Eu concordo...mas neste caso as duas estavam na mesma loja e o encordoamento das duas (0.10) realmente não estavam novos.
O que mais me decepcionou foi uma imperfeição perto de onde encaixamos a correia(neck) parecendo aquele efeito de carro emassado mal feito. Esquisito velho. E o som tava ruim. Pode ser que ela estivesse especialmente comprometida...parte elétrica. Enfim...vou testar.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/11
· votar


reydner
a studio é uma otima guitarra... pode comprar sem medo a unica diferença é penas o acabamento que fica sem akelas bordas e o logo no head é silkado.

ps: cara, a meu ver a gibson ta se afundando, meu deus, aquelas guitarras cheias de luz me dao medo... cade a tradiçao??? puts, lamentavel, akela nova firebird X tem equalizaçao, distorçao e o caralho a 4. nao gostei...
abraços galera

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


cara, a meu ver a gibson ta se afundando, meu deus, aquelas guitarras cheias de luz me dao medo... cade a tradiçao??? puts, lamentavel,2
acho q eles n querem fica pra tras hj em dia com essas guitarras modernas,tipo ibanez e tal

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


The Man Who Sold The World

ps: cara, a meu ver a gibson ta se afundando, meu deus, aquelas guitarras cheias de luz me dao medo... cade a tradiçao??? puts, lamentavel, akela nova firebird X tem equalizaçao, distorçao e o caralho a 4. nao gostei...
abraços galera


Vc acha que uma grande fábrica de instrumentos musicais vai optar por cair no ostracismo ou acompanhar os avanços da tecnologia?

A tradição ainda existe, mas as tendências do mercado atualmente são essas, cara.

ToCa2

A pintura era ruim e o som ruim. Fiquei surpreso. O que mais me decepcionou foi uma imperfeição perto de onde encaixamos a correia(neck) parecendo aquele efeito de carro emassado mal feito. Esquisito velho. E o som tava ruim. Pode ser que ela estivesse especialmente comprometida...parte elétrica. Enfim...vou testar.

Cara, isso acontece nas melhores familias, hehehe. Sempre é complicado vc tentar justificar defeitos de fabricação, mas as guitarras Gibson, assim como outras, são produzidas em série, em larga escala.

Pode acontecer de alguma guitarra ou outra vir com algumas imperfeições sim, independentemente do modelo. Isso sem contar que normalmente guitarra nova já vem de fábrica desregulada, isso é fato. Logo de cara vc já gasta uma grana levando-a no luthier para regulagens. Pelo menos no meu caso, isso sempre aconteceu, hehehe.

Só que ainda tem gente que viaja na ideia de que a Gibson é uma guitarra cara pq é feita de forma artesanal, essas coisas. E isso muitos sabem que não é verdade.

Abs

maspn
Veterano
# jun/11
· votar


tirando o acabamento e que a madeira nao é selecionada que nem a std... é boa.

GustGuitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: GustGuitar
· votar


Acho Les Paul sem binding, sem graça.
Eu morro de vontade de tirar o binding da minha, Les Paul sem isso é muito mais estilo pra mim, hehe

edit: As studios são mais baratas que as demais Gibson, mas isso não significa falta de qualidade, até porque elas tem o nome GIBSON para zelar.

Ao contrário das Epiphone por exemplo, que tem a linha Special que é de qualidade inferior às demais. Já as Gibson Studio, o que difere das Standard até onde eu sei, é a ausencia de tampo de maple, binding e coisas do tipo, ou seja, acabamento puro.

Eu por exemplo acho uma Studio bem arrumadinha muito mais "charmosa" que uma Standard.
:-)

edit2: Mas as Faded são MUITO mais bonitas que essa preta, heheh

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


renatocaster
Cara, isso acontece nas melhores familias, hehehe. Sempre é complicado vc tentar justificar defeitos de fabricação, mas as guitarras Gibson, assim como outras, são produzidas em série, em larga escala.

Pode acontecer de alguma guitarra ou outra vir com algumas imperfeições sim, independentemente do modelo.


Se você procurar vai achar defeito até em Gibson L7 e PRS Private Stock ambas acima de 10mil dolares. É muita ilusão achar que preço tira defeito, diminui muito e o que é defeito em uma guitarra de 10mil dolares nem seria percebido em uma de 2mil dolares, mas estão sempre lá.

Bruninho92
Stevenzin
ToCa2

Pra dizer a bobagem que vocês falaram, com certeza vcs não estão muito acostumados a guitarra não. A série studio é a mais simples em termos de acabamento, ela tem uma proposta de ser mais leve e crua, logo ela é mais fina que as Standard, Fora isso é feita igualzinha as standards, se algum dia for fazer um tour na fábrica da Gibson, vai ver que são feitas pelas mesmas pessoas, com as mesmas maquinas e com as mesmas madeiras, a única coisa que muda é a espessura do corpo e obvio o acabamento que é bem mais simples que as standard.

Não vou contestar que possa se ter pego uma com defeito, seja de fabrica seja adquirido depois (não dá pra ignorar que a guitarra viaja quase 10mil quilometro pra chegar aqui).

Agora dizer que Epiphone é melhor e que Studio só é Gibson no nome é no minimo ignorância de como avaliar a construção de um instrumento. Já que som e pegada é gosto pessoal.

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix (2).

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Eu particularmente não acho que as Studio são piores que as epiphone não sabe...mas se eu tivesse uma gig pra fazer naquele dia dali a algumas horas, eu pegaria a epiphone, que falou mais bonito pra mim e mais macia(epi standard) considerando também o preço...sem querer ofender ninguém...

e como disse, vou testar outra Studio, acho que foi uma infeliz coincidência..não se apoquentem à toa amigos, diferenças são
essenciais ao crescimento da civilização, bem como o aprendizado
de lidar com elas de forma pacífica. Uma hecatombe ou guerra tem seu princípio sempre neste tipo de imcompreensão.

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Inclusive estou quase comprando uma Studio só que com Caps 500T e 496R ou a Studio classic.

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


ToCa2

Não houve incompreensão, também não houve nenhuma intenção de ser agressivo. Acredito que tudo na vida exige uma certa experiência pra se realmente ser capaz de apreciar algo, especialmente algo tão "imaterial" quanto a produção de um instrumento, que está mais pra arte que pra ciência, dado o numero de fatores que influenciam no resultado final, inclusive alguns tão subjetivos como gosto pessoal e percepção.

Dito isso, assim como pra saber a diferença entre uma boa cerveja e uma ruim é preciso acostumar a beber e sentir o gosto, entre um caro bem projetado e um carro mal projetado, entre um movel de primeira linha e um de segunda, etc. Tudo isso é preciso alguma experiência pra perceber a diferença entre o parecido e o real deal.

Guitarra é igual, pra quem toca com epiphone e nunca foi além, pegar uma Studio, não vai trazer uma diferença inicial na primeira pegada que faça realmente diferença, o mesmo vale pra standard e pra custom. A primeira vista são coisas que se equiparam, se tu tem 10min pra testar e nenhuma experiência com as duas não percebe diferenças significativas... mas se tu fica 3-4 meses com as duas em casa, podendo testar extensivamente, aí a diferença aparece e a medida que vai conhecendo as duas, vai ficando gritante. Coisas que antes passavam desapercebidas, se tornam diferenças muito grandes.

Como certa vem em outro tópico, um colega falou que pegou duas L7 com tampo levemente torto, e ele falou que era inaceitável, e eu falei, no dia quantos perceberam além de ti? e ele falou que só ele e o irmão dele, ambos acostumados a tocar e testar instrumentos de 10mil dólares pra cima, alguns instrumentos deles passariam fácil dos 35mil reais se fosse ser cobrado preço de revenda oficial aqui no Brasil (obvio pagaram bem menos que isso comprando direto lá), foi aí que eu disse, tu só notou porque o nível de qualidade que ele está acostumado é alto pra não deixar passar aquela diferença, mas quem compra instrumentos daquele tipo, naquela faixa de preços, ainda perdoa um tampo levemente torto, embora o ideal é que não fosse possível passar esse tipo de coisa.

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix

Sem querer ser agressivo ou incompreensivo... Ressalto que não estou falando de ninguém especificamente para não criar controvérsia. Essa Studio Mahogany é uma guitarra específica, não tem top de maple, não tem ornamentações e é da linha "Studio". Isso quer dizer que ela tem suas características tonais e de acabamento, feita para ter um som diferente e pelas suas características tem um preço menor. Ela não foi feita para ser uma Standard baratinha ou com "custo-benefício", como dizem aqui. O que vejo é um monte de gente que mal conhece uma Les Paul, geralmente buscando um som meio que de Standard, mas indo as vezes de Studio Mahogany e criticando. Isso para não dizer das aberrações, como falar que "minha Gibson tem que ser branca, então vou de Studio porque a Custom branca é muito cara" ou mesmo "a Custom é legal porque é preta". Outro dia tinha alguém dizendo que comprou uma Gibson Les Paul excelente porque não tinha a "heresia" de buracos no corpo, quando na verdade tinha weight relieve sim. É comum encontrar quem ache que no caso das Gibson, a Studio é a ruim, a Standard é a básica e a Custom é a top. Mostra um total desconhecimento e se esquece é legal buscar um instrumento bonito visualmente, mas antes de tudo ele tem que ser bonito no som e ser adequado ao que se procura, existem características diferentes. Isso sem falar de pessoas que são incapazes de ler e compreender um texto.

Para responder a questão, a Studio Mahogany é uma boa guitarra sim, mas feita para ter seu timbre único. Não vá compará-la com uma Epi Std ou mesmo Gibson, são diferentes. Se o que a pessoa procura é uma Studio sem top de maple, vai morrer de felicidade. Se estiver atrás de uma Standard ou Custom e pegá-la por "custo-benefício", grande chance de morrer de raiva (ou achar fantástica só porque está escrito "Gibson" no head e que se dane o som).

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Com certeza, por isso todo o meu comentário anterior sobre analisar a construção exigir uma certa experiência e conhecimento.

Pra mim o Santo Graal das Les Paul Custom, são as Black Beauty 56, com top em Mogno e P-90s, grande parte do motivo que me levaram a pegar a Studio Tribute 60's com P-90s era pegar um pouco da vibe dela e da Standard 1956, em um corpo mais leve (afinal 12 parafusos de titanio na coluna não me permitem ficar com uma tora de madeira nas costas).

Eu já testei as Mahogany, uma worn brown que minha irmã chamou carinhosamente marrom caganeira... hehehe.. e que som gostoso de mogno, um som mais dark e cru, gostei bastante.

Agora que fechei uma Lespa com P-90, é partir pra meu outro objetivo a ES-335.

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix

Pois é... E viva as diferenças, porque para mim o Santo Graal das Custom é a 68' 3 pickups (tá, pode ser a 57). Eu gosto, mas não sou tão tarado como você nos P-90.
Me ofereceram uma PRS McCarty Korina Soapbar bem em conta, parecida com essa. Tá em conta e fácil para comprar, mas estou bem em dúvida... Tenho até hoje (sábado) para fechar.

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

A 68 3pus é muito foda, mas tenho traumas com 68, um grande amigo meu tem uma Custom 1968 original, que ele deu a cagada de comprar num interior da vida por coisa de 500 reais (que na época era uns 500 dolares mais ou menos), ela é uma das 50 feitas com acabamento natural naquele ano.

Agora é como tocar com uma bigorna no pescoço, uma vez pude comparar ela com uma R9, e ela pesava quase 2kg a mais, já que a Custom 68 pesava em torno de 5,6kg e a R9 pesava pouco mais de 3,7kg. Meus titanios não são aerospace grade pra aguentar isso nas costas não ehehehhehehe

Sobre as McCarty, eu sou suspeito pra falar é uma das minhas PRS preferidas, e já testei uma com P-90s uma vez, por idos de 2000, foi uma das poucas PRS que eu fiquei naquela de compro ou não compro, mas a SG Standard '61 da Gibson Custom Art and Historic falou mais alto... hehehehhe

japss
Veterano
# ago/11
· votar


Comprei uma gibson mahogany 60...... Achei muito bom!!! Acabamento rustico que acaba deixando a guita com preço mais acessivel.... mas a guita tem um timbre maravilhoso.... apesar de ser studio.. é uma gibson....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul Studio '60s Mahogany