Gibson tribute 60's

Autor Mensagem
raf.pp
Veterano
# mai/11


Pessoal,

Recentemente fui a Teodoro Sampaio é me deparei com esses modelos gibson.

A Reference tinha a SG e Les Paul Tribute com os caps P-90, e para meu espanto os dois modelos estavam na faixa dos 3k reais.

Esse preço me deixou com um pé atrás, e infelizmente não consegui testa-las, alguém já testou??

Vale lembrar que a construção da les paul é basicamente como a versão studio.

Abs

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Esse preço me deixou com um pé atrás, e infelizmente não consegui testa-las, alguém já testou??

Eu tenho uma dessa, a minha é gold top. Particularmente, eu gostei muito dela, apesar de não ser muito fã de captadores P-90. Mas isso é outra história.

A guitarra no geral é excelente, cara. E ela é basicamente uma Studio sim, logo um pouco mais leve que as standards. Mas tem todas as características que uma Gibson Les Paul pode ter.

Agora, julgar pelo preço é complicado. Se vc desconfia que ela é ruim só porque é mais barata que as demais, então seria o caso de testar mesmo.

EDIT: Ainda com relação às "diferenças" entre os modelos de guitarras Gibson, veja o que o Bertola disse neste tópico.

Abs

raf.pp
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster
Agora, julgar pelo preço é complicado. Se vc desconfia que ela é ruim só porque é mais barata que as demais, então seria o caso de testar mesmo.

É cara, como escrevi lá infelizmente não consegui testar no dia, e minha ansiedade me fez criar o tópico. Vou passar lá essa semana.
Mas diga uma coisa, quanto vc pagou??

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


raf.pp
De fato, por 3k está bem barato. É uma oportunidade única de se comprar uma guitarra destas por um preço tão bom.

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


raf.pp

Mas diga uma coisa, quanto vc pagou??

EU paguei na minha 4k com case. Mas a minha é left handed, são uns 200 dólares mais caras. Enquanto as destras custam em torno de $850.00 dólares, as canhotas custam $1049.00. Só a case custa $200.00 dólares.

Esse preço de 3k que vc viu está muito bom. A minha eu comprei fora.

raf.pp
Veterano
# mai/11
· votar


Legal,

No site da Reference eu não achei, mas pelo que me lembro é esse modelo aqui.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster
Vale lembrar que cabem uns Mini HB no lugar do P90!

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


bom, a Reference tá em promoção essa semana.
A Studio 50 foi a primeira que chegou a R$ 3650 na época, isso em fevereiro, como comentamos nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/253389/

Juntando as duas coisas, talvez o negócio é aproveitar.
Mas vai lá e testa antes, ué.

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Marcosrcf

Vale lembrar que cabem uns Mini HB no lugar do P90!

Sim, sim!!! Já providenciei isso, hehehehe! (GAS detected).

Lembrando também que este modelo Tribute é série limitada. Ou seja, daqui a pouco a Gibson para de fabricar.

E as vendas dessa guitarra lá nos EUA estão bombando. Um amigo meu de Belém foi lá em Miami Mês passado e só conseguiu comprar uma, honey burst. A gold top tá esgotadíssima, na Samash tinha uns 50 pedidos de encomenda.

Com a crise né, a galera de lá tá meio dura, hehehe. Quem é de lá e quer comprar guitarra, tem que ser uma mais em conta mesmo, hehehe.

Abs

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


EDIT: Post duplicado.

Overdriver
Veterano
# mai/11
· votar


Pelo que ví ela não tem o corpo em peça única de mogno. São duas partes coladas, mas isso não deve interferir muito no som.

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


Overdriver
Pelo que ví ela não tem o corpo em peça única de mogno. São duas partes coladas, mas isso não deve interferir muito no som.

Nem as Standards são muito comuns vir em peça única, fica tranquilo.

Overdriver
Veterano
# mai/11 · Editado por: Overdriver
· votar


Nem as Standards são muito comuns vir em peça única, fica tranquilo.

Spect

Nunca ví uma Standard que não tivesse o corpo em mogno de peça única, mas já ví algumas antigas, da década de 70, com o tampo de maple dividido em três partes. Já ví também algumas divisões no headstock, nas fabricadas nos anos 70. Talvez na década de 70 tenham feito isso com o corpo também mas não acredito.

Skandeer
Veterano
# ago/11
· votar


Tenho uma "Cherry" Tribute 60´s. Simplesmente percebe-se pouca diferença tonal entre uma studio e essa menina aí. As duas foram testadas em um Blues Junior III e num Vox AC30. A studio tem melhor acabamento e um som mais cheio, obviamente pelo captador humbucker, mas nada que desmereça os P90. Para vcs terem uma idéia fui na loja e testei as duas, com a intenção de pegar uma Studio por R$6150,00. Quando toquei a Tribute 60's, percebi que seu custo benefício era "anos lux" superior. Com o que "sobrou", peguei um Fender Blues Junior e fiquei feliz da vida :)

*Mais leve que a Studio;
*captação/timbre a la Fender Strato, porém com mais sustentação;
*Harmônicos riquíssimos;
*Braço colado;
*Acabamento super Vintage - Para quem curte, é muito, muito show.
*Apresenta um leve ruído de fundo como as strato, sem perturbar, devido aos single coils;
*Virniz de nitrocelulose - vc terá que ter mais cuidado aonde encosta sua guitarra...
*macia, boa pegada, ótima para timbres 100% valvulados...
*Mantém muito bem a afinação.

Enfim, o instrumento é excelente por R$3400~800,00 contos. Quem quer uma Gibson nova e curte o estilo Vintage, não tem nada melhor.

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Skandeer

Cara, eu tenho uma dessa. A minha é Worn Gold Top. Vou deixar algumas impressões minhas em cima do que vc disse:

*Mais leve que a Studio;

Mas a Tribute é uma Studio tbm. O processo de construção e madeiras utilizadas são os mesmos. A diferença entre as duas basicamente é pintura e captadores. Acho que isso não é o suficiente para dar essa diferença de peso.

*captação/timbre a la Fender Strato, porém com mais sustentação;

Hum, não é bem isso não, eu acho. Se for para comparar, eu achei mais parecido com o som clean da Tele, usando a chave na posição do meio. E olhe lá. Os P-90 são singles de fato também, mas isso não os fazem soar parecidos como numa Strato. As características são bem distintas, pq aí envolve vários outros aspectos em relação a cada modelo.

Sobre os demais pontos, realmente é bem isso o que vc escreveu.

daniel.damin
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

Vc está gostando dos P90?

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


daniel.damin

Vc está gostando dos P90?

Cara, de inicio eu confesso que não. Mas é bom vc ouvir um tempo para se acostumar com o timbre deles, tem umas nuances bem legais.

Apesar de serem "sinlges", eles tem uma sonoridade bem distinta dos singles tradicionais. O problema do chiado pode ser resolvido fazendo uma blindagem.

daniel.damin
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

O que te fez não gostar muito deles no início?

Conseguiu um timbre bom pra tocar um hardzinho???

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
O problema do chiado pode ser resolvido fazendo uma blindagem.

Ops, a blindagem não "cancela" o Hum dos ciclos dos singles, hein!!
Blindagem pode ajudar em ruidos de interferencias, mas não em relação ao Humm especifico dos singles...Que na minha opinião, se forem bons singles, nao existe problema algum, ruido totalmente inofensivo.

Ate gosto da barulheira quando sóco minhas strats + fuzz/TS/Valvulas fritando, bem perto do maximo!! ahuehuhaue

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


ogner

Ops, a blindagem não "cancela" o Hum dos ciclos dos singles, hein!!

Pois é, mas nessa minha Lespa com P-90's rola um chiado que eu acho que não é oriundo apenas dos ciclos dos caps...Parece ser algo relacionado a aterramento, ou da minha rede elétrica que é uma mierda, hehehe.

Inclusive toda a vez que eu vou desligar o amp rola aquele "ploct" no falante. Andei conversando com o carlos.adolphs sobre isso e ele me disse que pode ser o aterramento da rede.

Se for isso mesmo, nem adianta fazer blindagem né?

ogner
Veterano
# ago/11 · Editado por: ogner
· votar


renatocaster
Se for isso mesmo, nem adianta fazer blindagem né?

Se for rede não vai ajudar. Blindagem da guitarra é fazer a famosa gaiola de faraday, é como se vc colocasse a parte eletrica da guitarra dentro de um caixa isolada, isso faz com que interefencias externas não "contaminem" o sinal, hehe!! Mas só vai funcionar para os componentes que estao dentro da "gaiola"..Sinal de radio por exemplo, "barulhinhos" ( ahuheuha) que estao no ar, que por ventura poderiam gerar interferencias pelas conexoes/ligaçoes dos caps nas chaves, etc... Sou muito didatico, não?! ahuhuhae
Se algum tecnico ler aqui vou tomar bronca!!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


ogner

Se for rede não vai ajudar.

Hum, saquei. Mas o processo de blindagem na guitarra tem um custo relativamente barato e simples de se fazer né? De qualquer forma acho que vale a pena fazer, já que nem sempre eu vou tocar usando a rede elétrica da minha casa.

Quando eu for tocar num local que tenha uma rede eletrica mais adequada, o lance da Gaiola de Faraday vai surtir efeito.

Valeu pela dica!

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

É barato sim, da pra fazer..só ter cuidado e fazer no capricho.

Eu fiz numa strat minha, fiz um topico meio tutorial, ó:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/247835/

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


raf.pp
E aí, cara? Comprou ou não comprou?
Essa guitarra é boa prá caceta, já passei um bom tempo com uma dessas em teste.
Olha que se não aproveitar a chance pode ficar com dor de corno mais tarde. Vai que sobe o dólar... aproveita esse momento único da nação do Grande Satã !!

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Valeu, Óg! Tu é fera mesmo, manolo!

Marcelo Bico

Olha que se não aproveitar a chance pode ficar com dor de corno mais tarde.

Fala tú, Marcelão!

E vai ficar com dor de corno mesmo. Esse modelo é edição limitada, a Gibson fabrica poucos exemplares. Daqui a pouco sai das vitrines! Se não correr...

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Falaê, doido!
Pois é, cara! Sou da seguinte opinião: tá com dinheiro, tá com vontade de ter a guitarra, tá com oportunidade de comprar... então vai lá e compra logo! Ainda mais essa aí, boa prá caceta e edição limitada. Daqui a uns vinte anos, tá valendo uma nota legal, DESDE QUE COM CAPTADORES ORIGINAIS, CERTO?

he he.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Marcelo Bico

Daqui a uns vinte anos, tá valendo uma nota legal, DESDE QUE COM CAPTADORES ORIGINAIS, CERTO?

Hehehe. Pode ficar tranquilo que eu não vou mais "mutilar" ela não ,hehehe.

Aliás, não é que esses sacanas dos P-90's tem me agradado bastante?

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Cara, no primeiro momento que eu toquei na Tribute, eu achei o som magrinho prá caceta. Mas é que eu tinha acabado de usar uma Standard. Foi só ajustar o amp. A onda dela é bem diferente, mas é muito maneira, véio.
Que nem a Teleca que eu peguei. Já acostumei com o som magro dela, mas é cortante, sacou? No som da banda aparece bem.

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Marcelo Bico

Cara, no primeiro momento que eu toquei na Tribute, eu achei o som magrinho prá caceta. Mas é que eu tinha acabado de usar uma Standard. Foi só ajustar o amp. A onda dela é bem diferente, mas é muito maneira, véio.

Pois é, cara! É pq os únicos parâmetros em termos de timbres que eu tinha eram de algumas guitarras com humbuckers e outras com singles-coils convencionais.

Então, inicialmente, a minha vontade era de colocar uns mini-hb's nessa Tribute. Só depois de um tempo ouvindo o timbre dessa guitarra com P-90 que eu percebi que esses caps tem uma vibe interessante.

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


som dos P-90:

crunch
http://www.youtube.com/watch?v=jNSbHtfXx0E

Drive
http://www.youtube.com/watch?v=MijRFQHXqSI&feature=related

Se liguem no ajuste de altura dos caps, faz diferença...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson tribute 60's