Autor |
Mensagem |
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 quero saber porque acho que terei que mandar fazer.. será que se eu comprar um padrão serve nela? alguns dizem que as gianninis sao fora do padrao mas que eu acho distorcidas sao as antigas.. esse modelo é também ou não? to com medo de comprar e não servir.. att
|
fconde77 Veterano |
# jun/11
· votar
Olha, acabei de ver a foto que vc postou no início do tópico e visualmente parecem iguais... não ví nada de diferente! Vc já esta com ela em mãos? se tiver fica mais fácil.. leva o escudo "velho" pra comparar... Não sei se esse links vão ser apenas uma curiosidade ou vou estar atiçando pra um trabalho maior...
http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/chapa-sanduiche-para-escudo/ http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/escudo-para-instrumentos/
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 ainda não chegou.. esta na cidade do lado já.. amanha ou segunda chega.. se precisar mandar fazer vo usar o original como amostra.. mas queria que um padrao mesmo servisse.. vlws
|
fconde77 Veterano |
# jun/11
· votar
Pô sacanagem... na cidade do lado em plena sexta-feira... tão perto e tão longe... rsrsrs Agora só pra semana que vem, a maioria das transportadoras não costumam entregar encomendas aos FDS... Eu estaria me coçando pra colocar minhas mãos nela!!!
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 to coçando bagarai;; doido p ela chegar eu colocar umcas cordas velhas ligar meia hr dpois desmontar toda.. vlws!
|
monstrona Veterano |
# jun/11 · Editado por: monstrona
· votar
fconde77 ih rapaz.. foi mal, eu vacilei.. é que eu respondo tantos tópicos que eu pensei que tivesse posto dicas de pintura aqui nesse mesmo post.. referente ao passo-a-passo de pintura em guitarra, eu encontrei nesse fórum:
Link:nullLink brasiliro e em bm português brasileiro na próxima postagem eu coloco o link português
quanto a tal "polêmica" ou suposta briga não achei que foi essa a tal interpretação do ato.. mais o que eu escrevi sobre pintura, foi algo que testei com ajuda de amigos e manuais autodidata Posso até não saber o nome certo dos materiais, mas sei para que cada um serve.. não sei algo algum em parte teória sobre esse assunto... '-'
Abraços (:
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
theblackstrat o Link,não quis abrir aqui no pc o das fotos D:
fconde77 realmente, mais tb o marupá e Jacarandá não precisa de tantos reparos, o maple´so precisa na maioria das vezes de uma boa lixagem.. bom,cada caso é relativo.. sinseramente, eu só experimentei 1 vez faver essa pintura "amadeirada" pq a maioria das vezes, faço no papel e desenho no corpo,seguindo ou não um anti-projeto... eu não sabia dessa história '-'
linhares80 eu acho que isso está aconteçendo,pq os caminhoneiros estão de greve.. o.O bom.. pelo menos aqui na minha cidade D
Abraços '-'
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
Bom pessoal não vou mais comentar nesse tópico pra não criar polêmicafconde77 fconde77
BOm, comenta *_* por favor'-'
vc pelo menos tem experiência e sabe explicar e expor a sua opinião, e não é um "pintor"-curioso assim com eu,que fica pitando toquinhos de madeira antes de passar a pintura na guitar... (kkkkkk... :D q paia,micão aqui no FCC )
Abraços (:
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77
Bem, como havia falado anteriormente,aqui o link que prometi :
Link:link porguês aportuguesado'-'
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
falando nisso.. aqui está o passo-a passo que eu achei com vários acabamentos diferentes (:
PU (poliuretano)
material: fundo PU (seladora) tinta automotiva (cor desejada) verniz PU estopa para limpeza jornal para forração fita crepe diluente ou thinner especial para PU lixa dágua 220 a 1200 máscara com respirador óculos de proteção
Ferramentas: pistola de tinta pequena (melhor se for de gravidade e HVLP) compressor de ar (melhor se tiver filtro e reservatório)
Cuidados: O fundo e vernix PU são bicomponentes, então vc deve preparar apenas o que irá usar naquele momento. O catalisador PU não possui vida útil muito londa depois de aberto, portanto compre pouca quantidade se for usar pouco. Evite estocar depois que estiver aberto. Sempre limpar a pistola com diluente ou thinner especial para PU depois de cada demão passada. Forrar a volta com jornal para evitar sujeira. Utilizar máscar com respirador e óculos de proteção (muito importante) e pintar num local livre de poeira e bem ventilado (exaustão forçada é bom).
Depois de tirar toda a tinta antiga. Mascareie onde não irá ser pintado (câmaras dos captadores, dos controles e etc) com jornal e fita crepe. Regule a pressão da pistola (varia para cada modelo - aprox. 15 lbp) Prepare pouca solução (máx 30 ml). Passe uma camada de diluente (com pincel) no corpo para retirar gordura e melhorar a adesão (apenas nesta primeira camada) e rapidamente passe uma demão de fundo PU com a pistola, sempre na mesma direção e com cobertura de 50 % do leque para cada faixa. Como assim? Passe o verniz com a pistola fazendo uma faixa horizontal (por exemplo) da esquerda para a direita. Volte a pistola fazendo outra faixa da direita para a esquerda logo abaixo da primeira, mas com o "leque" da pistola cobrindo a metade inferior da primeira faixa. Faça isso até cobrir toda a superfície do instrumento. Ápós 1 hora (aproximado para dias não muito quentes e secos) lixe com grão 220, depois com grão 320, 400, 600. Limpe a superfície com uma boneca de estopa e tire os fiapos (com a pistola de ar - cuidado, apenas ar). Passe outra demão de fundo PU, desta vez com a demão cruzada, isto é: se a primeira demão foi na horizontal, agora é vertical. Após mais uma hora, mais lixa, mais limpeza, mais demão cruzada... repita esse ciclo até que os poros e os veios estejam todos fechados. Após a última demão de fundo PU lixe até grão 1200 ou mais fino (se vc encontrar) Limpe com estopa + ar e está pronta para receber a pintura. Esse primeira camada de fundo é a mais importante e mais trabalhosa. Se ele estiver benfeita a chance do resultado final sair perfeito será grande; caso contrário, nunca ficará bom.
Utilize a cor que vc quiser (não utilize tinta DUCO - pois, dependendo da tinta ela poderá craquelar... a não ser que esse seja o efeito desejado, faça um teste antes). Pinte com a pistola, sempre com movimento contínuo e sem paradas para evitar escorrimento. Seque com a pistola de ar, aplique logo em seguida a segunda demão (aplique de 3 a 4 demãos). Espere a secagem total da tinta. Lixe com grão 1200 (ou mais fino) com água. Está pronta para o verniz.
Com a guitarra, já pintada, bem limpa e seca; prepare o verniz para uma demão. Pinte com a pistola, espere 1 hora para secagem e aplique a segunda. Mais uma hora e aplique a terceira (sempre com demãos cruzadas e cobertura de 50% do leque). Após 3 ou 4 demãos espere a secagem total do verniz (aprox. 6 horas). * não espere mais de 3 horas entre demãos de verniz, pois o PU totalmente polimerizado dificulta a adesão de mais camadas.
Lixe com grão 1200 com água seque dê polimento com massa branca (fina) limpe bem dê polimento com creme de polimento (caso encontre) limpe melhor ainda passe cera automotiva (de preferência cera líquida, pois é mais rápida e faz menos sujeira) e se ofusque com o brilho da guitarra e edpois... passe 8 a 10 camadas de verniz, com intervaldo de cada passagem de 30 minutos
PS: o nome do usuária que postou essas dicas , é: Fábio Seiji
para quem não sabe.. ele é luthier :D
Portanto... créditos de: Fábio Seiji
abraços (:
|
fconde77 Veterano |
# jun/11 · Editado por: fconde77
· votar
monstrona
Tem nada não, sei que sou uma pessoa direta e consequentemente acabo sendo rude, tratei vc fui com palavras duras aqui e peço desculpas. Vi seus post's acima falando de madeiras e detalhes para acabamento de cada uma, que vc é uma autodidata como eu, e acabei lembrando de um arquivo em PDF que guardo com maior carinho e imagino que vc e muitos outros do fórum podem se interessar. São plantas bem detalhadas com indicações de madeiras e esquemas elétricos para a construção de guitarras dos modelos:
Gibson Les Paul Gibson SG Gibson Flynig V - (Korina Reissue 83) Fender Stratocaster Fender Telecastes Ibanez Jem777
Segue o Link: http://www.4shared.com/document/xdNJ892v/Guitar_Building_Plans.html
depois vou criar um tópico pra disponilizar esse e outros projetos (eletrônica) de pedais e Mini-Amp pra HeadPhones com distorções e equalizações de 3 bandas pra galera aqui do fórum.
|
axleWs Veterano |
# jun/11
· votar
theblackstrat inox, com vintage? não vai fugir da temática?
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77
sem problemas ;) desculpado
abraços '-'
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
axleWs bom, se ele for criativo, inventar desings de vintage, pode ser que ele possa criar algo dentro da temática com esse escudo
eu batizaria a guitarra de: tecno vintage
se esse fosse o caso ai colocava uma porrada de coisas,tais como: acabamento e pintura vintage + tecno futurista e novíssimas modificações nas partes elétricas...
Bom.. é uma sugestão a parte (se esse for o caso)
Abraços (:
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
chegou GUITAA!!
TO PENSANDO EM METER LIXA E VER SE CONSIGO TIRAR ESSE FUNDO PU E DEIXAR NA MADEIRA/TINTA ORIGINAL..
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
quanto ao escudo eu vo comprar um branco ou mint green padrao mesmo e ver se serve..
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
monstrona
eu tinha colocado o link na pag 3 de novo..\ ta ai..
http://imageshack.us/g/18/gianniniblocoponted.jpg/
assim que comecar a mexer nela postarei mais fotos. vou tirar esse fundo branco dela,que na verdade é tinta branca mesmo,muito mal pintada e cheio de escorridos.. por baixo tem a tinta vinho original..vo sentar a lixa e ver se fica massa o visual madeira e tinta original lixada. a cor desse cedro do corpo é muito bonita nas partes onde aparece. abracos galera..
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
e que corpo pesadin viu..to de cara..
|
fconde77 Veterano |
# jun/11 · Editado por: fconde77
· votar
Cedro pesado? "Características Gerais: Madeira leve, ceme variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até o castanho avermelhado, textura grossa; grã direta ou ligeramente ondulada, superfície lustrosa e com reflexos dourados; cheiro característico, agradável, bem pronunciado em algumas amostras, quase ausente em outras; gosto ligeramente amargo." Fonte: http://www.madeiras.cc/cedro.html
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 estou até achando que seja mogno.. é castanho avermelhado,e mais pesado que de uma fender.
att
|
fconde77 Veterano |
# jun/11
· votar
Mas o cedro pode ter essa cor também... existem vários tipos de cedro... Veja mais sobre essa madeira aqui: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arvores/arvores-cedro.php
Não entendo muito sobre madeiras por isso não posso afirmar nada com propriedade... mas pode ser o cedro vermelho...
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 segundo as especificacoes da giannini da epoca eh de cedro rosa o corpo,mas se era pra ser levinho vou te falar que nao eh leve nao. bem pesadinho mesmo,o corte dos captadores eh do tipo piscinao de ramos e ainda assim eh mais pesado que uma fender.sera que os captdores dela sao tao ruins mesmo?da dó jogar fora..rss..ta toda original a eletrica,até a chave de 3 posicoes..
a ponte tem um bloco grande de latao mesmo.queria por cordas pra testar mas as tarrachas estao faltando as pecas da frente.. acho que vou montar um pickguard com os tex mex e deixar esse integral pra qualquer hora eu testar,o ex dono me mandou umas gravacoes com ela em ampli bom e pedais bons,e o som dela é bem agradavel..abri pra ver e os pots sao de 500 k acredita?se fossem de 250 será que o som seria melhor?nada ne..
att
|
fconde77 Veterano |
# jun/11
· votar
fuçando a web vi esse site com adesivos para o corpo da guitarra e achei interessante passar p/ vc.. http://www.inlayer.com.br/
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
fconde77 massa ein velho.. vi uma guitarra alí que eu acho que é a ibanez mais doida de todas, a antiga john petrucci model!muito loka,rola demais fazer a personalizacao de uma rg ,ficaria show! vo olhar se tem algo que eu gostaria na strato! vlw!
|
Paul.Gilbert Veterano |
# jun/11
· votar
theblackstrat
Os captadores são quase sempre ruins, apesar de serem boa parte de marcas famosas, em especial, muitos Dimarzios e Gotoh.
Mas o curioso, é que mesmo essas fábricas famosas nessa época, tinham a qualidade muito instável. Por exemplo, o baixo Giannini Arrow do baixista da minha banda, veio com um Dimarzio PAF excelente, mas já o Dimarzio do Meu Jazz Bass Stratosonic, é bem precário.
Mas não jogue fora de jeito nenhum, tem muita gente que pode comprar a parte elétrica original. E Se for jogar fora mesmo, me avisa onde fica sua lixeira.
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
Paul.Gilbert vo jogar fora nao,, nao vo dar pros outros como dei o da gbs inteiro ,, e agora to precisando de um escudo pra passar essa eletrica da giannini.. vou deixar montado original com pots de 500 e chave de 3.. vale ao menos 100 aí... e vale guarda também..gosto de coisa velha... só é bem tosco o material d escudo e os knobs.. to precisando disso..enconedei tudo de fora..(pra 2 stratos)
agora to liso...osssooo
contando as moedas prum escudo e knobs...huashua
vlws
|
monstrona Veterano |
# jun/11
· votar
theblackstrat
aê
aleluiaaaaa
\o/
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
monstrona hehehe,chegou,as partes onde aparece a madeira mostra uma madeira muito bonita.. já to lixando pra acertar,vou escolher tinta,to com preguica de lixar ate a madeira. acho que vou lancar um creme mesmo..com brilho um pouco queimado,, abraco
|
theblackstrat Veterano |
# jun/11
· votar
monstrona hehehe,chegou,as partes onde aparece a madeira mostra uma madeira muito bonita.. já to lixando pra acertar,vou escolher tinta,to com preguica de lixar ate a madeira. acho que vou lancar um creme mesmo..com brilho um pouco queimado,, abraco
|
monstrona Veterano |
# jun/11 · Editado por: monstrona
· votar
theblackstrat faz o seguinte.. usa Um formão, mais com bastante cuidado, pra não furar a madeira Formão : é essa,a ferramenta '-'
falo isso, pq eu uso formão pra remover totalmente a tinta do instrumento
abraços '-'
|