Reformando uma ''Guitarra-Violão'' antiga!

    Autor Mensagem
    felipelfln
    Veterano
    # mai/13


    Essa guitarra tem historia..
    Foi um presente do pai da mulher de pai do sei la quem que mudou pra seilaonde blablabla.... Enfim, ela foi achada no lixo ha muito tempo (nem faço ideia o quanto, uns 20 anos ou mais), era um violão, provavelmente clássico de nylon e cutway. Foi trocado o tampo por um grosso, um reforço aqui, um ali, um braço novo. A ideia era fazer uma guitarra acustica, porem flat top (as guitarras acusticas costumam ser archtop), entao tem F-holes, ponte de guitarra acustica, escala arredondada, um captador single coil meio diferente (nem imagino de onde veio), volume, tom, e o jack.
    Estranho é que o headstock é pra 12 cordas, mas o resto todo é pra 6 .O braço não tem tensor.
    A pintura era um lixo, devia ser tinta de parede, algo assim.
    A escala tava descolando do braço.

    Minha ideia é retirar toda a tinta (feito), retirar a escala (feito), trocar os trastes por jumbo, dar uma geral na escala, trocar as marcações, dar um jeito no headstock, colar a escala reformada, pintar a guitarra de novo, montar.

    FOTOS AQUI

    Vou postando a evoluçao da reforma aqui.

    Deem sugestões para a pintura!

    astrataranis
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    bom pelo visto eh vc q vai realizar a obra prima né?

    se for pelo gosto e pela experiencia é valido, por qqr outra razao...

    vai pondo as fotos ai

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    astrataranis

    É só pela experiencia, gosto, curiosidade, etc. Sempre é um aprendizado a mais. Até porque não vou gastar um centavo.. Só com trastes

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    felipelfln
    Ah, bacana... vai ser única.... hehehehe...

    E essa Encore aí??? Tá rodando direitinho??? rs

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Will Bejar

    Com certeza vai ser única, hoje colei a escala, ta bem legal. Montei as cordas com ela fretless, parecia um violoncelo.
    A encore desmontei, fiz um corpo de tele e to montando as peças dela no corpo novo. Ta andando legal.

    eckstyle
    Membro
    # mai/13 · Editado por: eckstyle
    · votar


    Cara muito bacana, uma bela iniciativa e esta se tornando um belo instrumento mais eu tenho uma pergunta, eu tenho um violao com cordas de aço tem possibilidade de com algumas reformas o tornar uma guitarra acustica tambem? Pensando pelo lado financeiro compensa mais comprar uma guitarra nova ou reformar ele?

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    eckstyle

    Não vai ficar a mesma coisa, mas pode ficar bem interessante. Tipo uma guitarra acustica, mas flat top. Eu tamparia o buraco dele, faria dois f holes, poe uma ponte de guitarra acustica, um captador vintage e manda ver. E cordas de guitarra. Vai ficar bem legal

    eckstyle
    Membro
    # mai/13 · Editado por: eckstyle
    · votar


    felipelfln

    No caso do custo, seria melhor comprar uma guitarra mesmo ou fazer essas adaptações?

    Ps.: Sou leigo nessa parte de flat top, f holes, captadores entao me desculpe se nao entender alguma das coisas que voce disser

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    eckstyle

    É so traduzir
    F-Holes: Buracos em F
    Flat Top: Tampo plano

    Você só precisa por um captador magnético de guitarra e cordas de níquel em vez das de violão comuns, que são de bronze se não me engano
    Vai sair uns 200 reais
    E não vai virar uma guitarra acústica, mas pode ficar bem legal o som plugado. E o som desplugado ainda vai ser o do seu violão
    Mas guitarra é guitarra. Tem umas de 1000 reais, até menos. Da Condor, Hofma, etc..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reformando uma ''Guitarra-Violão'' antiga!