Opinião: Steve Ray Vaughan

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
Eu sei disso, pois tenho vários discos do Robin Trower e um DVD que é sensacional (recente). A forma como ele toca é totalmente inspirada em Hendrix, mas ele não pode ser chamado própriamente de imitador.
Cara, Jeff Beck só não está ao lado do Jimi por uma questão de impacto estético e social, mas musicalmente, é "pau-à-pau" ou adiante. Afinal, ele foi um dis definidores do Jazz Rock (coisa que o hendrix não teve tempo de explorar).
Abç

Penta_Blues
Moderador
# jun/09
· votar


Bom dia!!!

brunoliam
Pois é. A primeira vez que vi e ouvi Jeff Healey foi num filme se não me engano chamado "Matador de Aluguel". Depois disso procurei conhecer melhor o trabalho dele.
Achei bacana o vídeo pela presença dos dois feras: SRV e Jeff.
Valeu!!!

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, Jeff Beck só não está ao lado do Jimi por uma questão de impacto estético e social,

Além disso, prefere dedicar-se a seus carros a passar tempo em estúdio....
O que quis dizer com " impacto estético"?

Abç

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Penta_Blues

Sim, o vídeo é interessantíssimo, pois mostra o Jeff com menos de 20 anos.... Muito talentoso.
Procure a versão de "As the Years Go Passing By" .... Belíssima também.

Abç

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Opinião: Steve Ray Vaughan

Muitos vão discordar, mas junto com o Johnny Winter, acho ele um dos bluseiros mais técnicos e com mais pegada de todos os tempos. Na minha opinião são os 2 melhores, fato.

Outro dia tava conversando com meu amigo, ele é meio leigo, daqueles que conhece o "melhor" de cada coisa e acha que aquele ali, porque a TV fala é o melhor e pronto.

Dai né ; "cara, quem vc acha o melhor bluesman?"

Eu falei "cara, SRV ou Johnny Winter com certeza"

Ai ele falou "Não vei, o BB King é o melhor de todos, altas revistas, TV, pesquisas falam isso"

E o cara nem sabia quem eram os 2 eu acho =/

Sabe, odeio isso. Não pode falar que tem guitarrista no rock melhor que o Hendrix, que não tem bluesman melhor que o BB King, povo cabeça fechada.

É só isso, =P

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


janick

Sabe, odeio isso. Não pode falar que tem guitarrista no rock melhor que o Hendrix, que não tem bluesman melhor que o BB King, povo cabeça fechada.

É só isso, =P


Cara, não tem isso não, uma coisa é o gosto pessoal, outra coisa é o que um cara representa pra um estilo. SRV e Johnny Winter são muito fodas, são muito bons.

O Johnny Winter tem uma puta contribuição pro texas-blues, já que foi o primeiro a fazer o Texas Blues moderno, veio no rastro do Freddie King que tinha suas experimentações com Rock and Roll e levou mais além, outro que estava nessa geração e que é do caralho é o Jimmie Vaughan.

O Stevie também é foda, mas se tu comparar com uma ou duas gerações antes dele, termina percebendo que por mais genial que fosse, ele era só mais um puta guitarrista.

Tanto que hoje, muitos bluesmans depois eu não consigo achar ele tão bom quanto eu achava no começo, mas admiro a capacidade dele de ser quase que uma enciclopédia do Blues do Texas, pq ele copiou tanta gente, mas tanta gente que terminou virando um cara bem original.

Agora se você for analisar as contribuições desses caras para o estilo que tocam e para a musica em geral e comparar com o que fizeram B.B. King e Hendrix, então não tem nem comparação.

O B.B. King é o cara que que começou a levar o Blues pra platéria branca, ele e o Gatemouth Brown, foram os caras que pegaram o legado do T-Bone Walker de fazer um Blues mais sofisticado e levaram adiante. Muito antes das bandas inglesas chegarem para fazer a fama dos Bluesmans negros, o B.B. King já era o numero de abertura das turnês do Frank Sinatra, o Gatemouth Brown (que é praticamente o invetor do Texas Blues Eletrico, junto com o T-Bone Walker), já era o bandleader de programas de TV, numa época em que a TV, via de regra, não mostrava negros.

Nesse ponto de vista, a unica coisa que o SRV fez, foi mostrar o Blues para a garotada mais nova, criar um blues acessível pra maioria. Era um guitarrista genial, mas a contribuição dele está mais para o próximo passo lógico da evolução do estilo, do que para uma ruptura com o que foi feito antes.

Da mesma forma o Hendrix é o melhor, não porque ninguém toque ou componha melhor que ele, mas porque a contribuição dele para o instrumento e o tipo de musica que fazia são inestimáveis. Tecnicamente, qualquer menino desses tocadores da velocidade da luz toca tecnicamente melhor que o Hendrix, mas quantos representam uma ruptura tão grande em relação as gerações anteriores?

Nesse ponto as pessoas que chegam mais perto de ser o que o Hendrix, são o Jeff Beck, porque já explorou de tudo e mais um pouco, sempre foi um pioneiro, e o Clapton, que no início, influenciou muito o Hendrix, deu a ele um norte para onde as coisas deveriam apontar... mas depois do Experience formado, o negão foi e rasgou os livros de regras da época e explorou campos da musica que ainda nem sequer existiam.

E isso pra não falar no impacto social que esses caras tiveram.

Enfim, esses caras podem até não ser, de fato os melhores, mas representam uma ruptura tão grande com as gerações anteriores, que faz com que eles estejam em um nível acima de qualquer comparação.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Então, cara, eu sei. cada um tem seus gostos e meritos, e eu respeito bem isso.

Mas sou apenas contra essa ideia - equivocadamente criada por alguns fãs - que os caras são "Deuses intocáveis" e você não pode achar outros melhores que ele que isso é heresia.

Mas cara, concordo inteiramente com seu post, bem massa mesmo =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


janick
brunoliam
Cara, eu concordo com vc ( Mas sou apenas contra essa ideia (...) que os caras são "Deuses intocáveis" ).
O meu argumento para destacar a grandez quase insuperável do Hendrix é a questão do "impacto estético e social" que citei acima (e que o brunoliam perguntou). O que o Jimi criou, para além do simples ato de tocar a guitarra, mas também a forma COMO ele o fazia, como ele causava um impacto visual, performático, além da questão sonora, do uso da microfonia, da combinação fuzz-wah e depois do rotovibe, etc. Foi algo absolutamente inédito em sua época, que foi o que mais causou espanto sobre sua figura, sobre o seu papel artístico. Depois dele, o ato de tocar guitarra deixou de ser uma coisa para ser outra.
Socialmente falando, o seu engajamento político, apoiando a luta pelos direitos civis dos negros (de uma certa forma "musicando-a") junto com outros artistas da época, fizeram com que ele seja até hoje uma referência como músico, como artista e como guitarrista.
Se vc fizer uma obra de arte (como fez o Hélio Oiticica), ou apenas uma camiseta com a cara dele, e andar na ruas, as pessoas leigas em música e em rock vão reconhecer: "...Hí, óálá, o cara tá com uma camisa do Jimi Hendrix!!!..." (mesmo que não se lembrem do nome dele). Se vc sair com uma camisa do Jeff Beck ou do Jonh MacLaughin, só os músicos e guitarristas saberão quem é.
É a esse fenômeno que eu me referí, é algo social, cultural, para além mesmo da música pura e simples. Muito poucos artistas (ou outras profissões) conseguem dar este "salto à frente", tornarem-se um paradigma, um ícone cultural.
Albert Einstein conseguiu isso na ciência, Pelé conseguiu isso no esporte, Hitler conseguiu isso na "encarnação" do mal e da crueldade (honra duvidosa essa!), Pitanguí conseguiu isso na Medicina, etc (daria para citar mais alguns aqui...).
Abç

Konrad
Veterano
# jun/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix
SRV(...)
Era um guitarrista genial, mas a contribuição dele está mais para o próximo passo lógico da evolução do estilo, do que para uma ruptura com o que foi feito antes.


Bem colocado, mas um pouco injusto com Stevie. Mas ele não se importa mesmo.

Mauricio Luiz Bertola

Entendo. Não é de graça que Mr. Hendrix tem a aura de divindade que tem. Por mais clichê que possa parecer: estava no momento certo, lugar certo, fazendo aquilo que deveria ser feito.

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vi uma entrevista do Beck em que ele diz ter feito o mesmo que Hendrix estava a fazer (próprias palavras), mas que não estava procurando a mesma "atenção" que Hendrix....

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Mas sou apenas contra essa ideia - equivocadamente criada por alguns fãs - que os caras são "Deuses intocáveis" e você não pode achar outros melhores que ele que isso é heresia.


O problema é que as pessoas não sabem a diferença entre opinião e facto, além de se limitarem por comodidade. Igualzinho à religião. Hheheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Cara, Jeff Beck é um "Deus da guitarra", mas é um cara soberbo às vezes, falar isso agora, é fácil.....
Abç

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
brunoliam
Cara, Jeff Beck é um "Deus da guitarra", mas é um cara soberbo às vezes, falar isso agora, é fácil.....
Abç


É inglês....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Ah,ah,ah,ah,ah.......................

Kamus23
Veterano
# jun/09
· votar


Estou percebendo que estão falando do Hendrix e queria adicionar a minha opnião, mesmo o topico sendo pelo SRV

Para mim Hendrix é o "Rei da Guitarra" pois ate os mais leigos conhecem, na ultima festa de familia eles perguntaram como eu estava no violão, e do nada soltaram

"Quem sabe um dia você vira um Hendrix ou um Pepeu Gomes"

É assim, a maioria das pessoas conhecem Hendrix, mesmo sem ter ouvido uma musica dele, e aqui no Brasil você pergunta para o pessoal mais velho que é o rei da guitarra e eles respondem

"Pepeu Gomes"

Então internacionalmente é Hendrix
Nacionalmente é Pepeu

Por isso que eu acho que Hendrix é o "Rei da Guitarra", pois ate os que nem gostam de rock sabem que ele existiu...

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É a esse fenômeno que eu me referí, é algo social, cultural, para além mesmo da música pura e simples. Muito poucos artistas (ou outras profissões) conseguem dar este "salto à frente", tornarem-se um paradigma, um ícone cultural.
Albert Einstein conseguiu isso na ciência, Pelé conseguiu isso no esporte, Hitler conseguiu isso na "encarnação" do mal e da crueldade (honra duvidosa essa!), Pitanguí conseguiu isso na Medicina, etc (daria para citar mais alguns aqui...).
Abç


É mais ou menos por aí, os caras conseguiram chegar a um ponto, onde estão acima do bem e do mal, por tudo que representam não só pra área de atuação em que atuaram, mas para toda a sociedade ao seu entorno, para o mundo por assim dizer.

É engraçado ver que o B.B. King diz q sofreu muito preconceito dos musicos negros de blues, mesmo sendo um deles. Porque logo no início da carreira aceitou ser o numero de abertura do Frank Sinatra, porque tocava sempre bem arrumado, vestido como branco, não bebia, não fumava e era vegetariano (em grande parte por causa do diabetes). Mas como ele uma vez disse numa entrevista, se eu fosse só mais um negro bebado e pobre tocando blues numa esquina, eu estaria só fazendo o que todos esperavam de mim, eu preferi lutar contra o preconceito dos dois lados e mostrar o meu valor do que aceitar que as coisas tinham que ser como eles achavam que deveriam.

Por isso eles chegaram a este lugar onde bem e mal não existem mais, eles se tornaram unanimidades, icones de uma profissão, de muitas gerações, e simbolos daquilo em que acreditavam. São o que são independente do quão bem, ou não, toquem.

brunoliam
Bem colocado, mas um pouco injusto com Stevie. Mas ele não se importa mesmo.

Cara eu não acho injusto não, quem conhece a história dele e do blues, sabe que a contribuição do Johnny Winter, do Jimie Vaughan, do Roy Buchanan, do Loonie Mack e de outros pioneiros desse Texas Blues moderno é muito maior que a do Stevie, eles pegaram um estilo e fizeram misturas a partir do Rock and Roll e o Blues-Rock e definiram a nova estética do Blues Texano.

O Stevie não fez nada de realmente relevante pro estilo, não criou nada realmente novo. Mas teve uma contribuição enorme em outros quesitos, pois querendo ou não, ele é meio que um resumo do Texas Blues, ele pega tudo que veio antes e mistura pra fazer a parada dele, e faz muito bem feito mesmo, e muitas vezes de forma genial. Ele também é o cara que troxe o blues de volta dos mortos, junto com o Bono Vox e outros astros dos 80 e 90 que gravaram com o pessoal do Blues, e se hoje a gente vê a geração do Jonny Lang, Kenny Wayne Shepherd, John Mayer e afins tocando blues, em grande parte é por causa do SRV.

Então, o cara é um gênio, tem seu mérito, o Clapton mesmo diz que no periodo em que o SRV ficou na casa dele (na fase de deixar as drogas), ele ficou bestificado com o cara, e decidiu que era a hora de voltar a se trancar no quarto pra treinar se não ia ficar pra trás. Isso vindo de um cara que já foi chamado de o Deus da Guitarra, é o maior elogio que pode existir.

Konrad
Veterano
# jun/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix
Cara eu não acho injusto não, quem conhece a história dele e do blues, sabe que a contribuição do Johnny Winter, do Jimie Vaughan, do Roy Buchanan, do Loonie Mack e de outros pioneiros desse Texas Blues moderno é muito maior que a do Stevie, eles pegaram um estilo e fizeram misturas a partir do Rock and Roll e o Blues-Rock e definiram a nova estética do Blues Texano.

De uma forma ou de outra, SRV levou o blues ao grande público..... popularizando-o, não? Isso é algo relevante.

Bom lembrar do Buchanan, o melhor guitarrista desconhecido do mundo.

No mais, acho que ele fez coisas relevantes sim.... Lenny, Riviera Paradise, Stang's Swang são pequenas jóias encrustadas na rocha que é o trabalho dele, além de mostrar toda a capacidade de criar coisas belas e simples.

Enfim, estamos a discutir o sexo dos anjos. Hheheheheh

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
De uma forma ou de outra, SRV levou o blues ao grande público..... popularizando-o, não? Isso é algo relevante.

De certa forma sim, como eu disse, esse é um dos maiores meritos dele, quando falei que ele não deu nenhum salto maior, é porque como eu disse, ele é a evolução natural do movimento que começou nos anos 60 e 70 e que definiram a cara desse Texas Blues mais moderno, movimento que ele pode beber na fonte, já que o irmão dele era um dos principais membros e através dele, ele teve acesso a varios dos mestres do blues.

Inclusive a primeira guitarra de qualidade que ele teve foi uma Les Paul Goldtop que foi do Albert King, que havia dado ela de presente pra o Jimmie Vaughan e que o Stevie usou pra aprender a tocar, anos mais tarde o Jimmie deu ela de presente para ele.

No mais, acho que ele fez coisas relevantes sim.... Lenny, Riviera Paradise, Stang's Swang são pequenas jóias encrustadas na rocha que é o trabalho dele, além de mostrar toda a capacidade de criar coisas belas e simples.

Como eu disse, ele foi um guitarrista genial. Copiar os outros já é um trabalho difícil, ele não só copiou um, mas copiou praticamente todos os principais mestres de um estilo inteiro, depois misturou tudo isso e criou uma voz própria, isso já é trabalho de gênio, tanto que leva anos pra perceber o que é dele e o que não é na maneira dele tocar, fez canções que acrescentaram novas cores ao cancioneiro do estilo, enfim o trabalho do cara é incrível.

Porém isso não faz dele o Deus que o pessoal mais jovem ou que ainda não conhece o Blues direito costuma pregar. Ele é bom, um desses genios que aparece 1 vez a cada decada, fez musicas maravilhosas. Mas no geral ele não invetou a roda de novo. Não é como o Hendrix, ou Clapton, ou Jeff Beck... Não é como o irmão dele, o Johnny Winter, Ray Coppeland, Roy Buchanan, Loonie Mack e outros.

Acho que é mais fácil ouvir e constatar do que explicar, tenta ouvir Albert King, Freddie King (no começo), Gatemouth Brown, T-Bone Walker, Lightining Hopkins, Blind Lemmon Jefferson, os primeiros discos do Albert Collins e depois compara com o Johnny Winter, Jimmie Vaughan, Lonnie Mack, ROy Buchanan... vc vai ver que apesar de se perceber que é o mesmo estilo, hpa uma ruptura enorme na maneira de tocar, na estética desse estilo... agora pega essa geração do Johnny Winter e compara com o SRV, a semelhança é muito maior, você vê que o SRV trouxe algo novo, aquele lance Jeff Beck, Jimmie Hendrix alguns elementos dos Beatles, e outras influências que não tem haver com o Texas Blues, mas no geral o que ele faz é muito mais próximo da geração anterior do que essa geração do irmão dele com a que os antecedeu.

Enfim, estamos a discutir o sexo dos anjos. Hheheheheh

É o grande problema de discutir sobre um cara que é tanto um gênio, quanto uma unanimidade...hehehehehe

Mas enfim, acho interessante discutir essas coisas, até pra ver se essa molecada daqui para pra ouvir, pra ver como as coisas evoluem.

Eu acho muito irado, pegar e fazer uma playlist que pega musicas de um estilo desde os primordios até a atualidade em uma ordem +- cronológica, pra poder ver como as coisas evoluiram, e como apesar de tão diferentes, o Texas Blues do SRV ainda tem as mesmas bases do Texas Blues do BLind Lemmon Jefferson e do Lightning Hopkins.

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
BLind Lemmon Jefferson

Rapaz, você deve ser a terceira pessoa que eu sei que conhece o Blind Lemon Jefferson. Vipor aí que estão a compilar todo tipo de material sobre ele assim como a restaurar seu túmulo.

Abç

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Rapaz, você deve ser a terceira pessoa que eu sei que conhece o Blind Lemon Jefferson. Vipor aí que estão a compilar todo tipo de material sobre ele assim como a restaurar seu túmulo.

Abç


Se vão restaurar e compilar eu não sei, mas aqui eu tenho uns vinis dele que meu pai tem desde os anos 70... hehehehehe

Eu tenho um monte de coisa deles, gosto desses negões que tocam country blues.

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Vou entrar na discussão contando minha história na guitarra.
Meu primeiro guitar hero, ou influência, como queiram, foi Angus Young, mais pelo lance do "meu batismo no rock and roll" ter sido feito ao ouvir AC/DC do que pelo Angus em si, apesar de q ainda sou muito fã dele.
Posteriormente fui apresentado ao Blues ouvindo Chuck Berry (há quem vá me repreender dizendo q o Chuck Berry não tocava blues), e depois fiquei fascinado por SRV. Como a galera disse aki, acho q fui mais um dos garotos q se empolgaram com Blues por causa do SRV, mas o fato é q destrinchei cada nota e acorde da vasta e ao mesmo tempo curta carreira dele.
Agora, quando parei pra prestar atenção em Hendrix, não teve mais jeito. Fiquei estarrecido. Não era possível q akele cara fizesse aquelas coisas, tocar dakele jeito, praticamente sem fazer pestanas, dar bends dentro do shape da escala onde ninguem dá, mistura de acordes, passar os braços na guitarra, e etc. Fora as musicas, harmonias q a principio não fazem sentido, e q depois parecem muito coerentes, tocar blues dakela maneira peculiar, fazer infinitas versões dfiferentes a cada apresentação das próprias músicas, fazer um power trio parecer uma orquestra, fazer riffs e cantar ao mesmo tempo, etc etc etc. Posso falar milhões de coisas q fizeram eu enlouquecer ao ouvir seu som.
Claro, há quem diga q mesmo o Hendrix copiou muita coisa dos outros. Eric Clapton disse q quis montar o Cream pq viu o Buddy Guy tocar em power trio nos anos 60, ficando admirado como o negão entretia a platéia, e era um Showman. Esse mesmo Buddy Guy é um dos fãs confessos do Hendrix. Enfim, talvez se o Hendrix não tivesse morrido, não houvesse mais espaço pra guitarrista algum ganhar alguma notoriedade.
Não por uma técnica apurada, mas sim pela maneira revolucionária do Hendrix de tocar esse instrumento objeto de nossa devoção.
Acho q os fatos falam melhor q nós. É como o pessoal disse, mesmo quem não entende p. nenhuma de musica associa guitarra a Hendrix. Ele é tido como o grande nome da guitarra por uns 80 % dos guitarristas, e 100% pelos leigos.
É minha maior e definitiva influência.
Abraço

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Claro, há quem diga q mesmo o Hendrix copiou muita coisa dos outros.

Claro que copiou, e uma das coisas mais interessantes é que ele tocou com boa parte dos caras que ele copiou

Eric Clapton disse q quis montar o Cream pq viu o Buddy Guy tocar em power trio nos anos 60, ficando admirado como o negão entretia a platéia, e era um Showman. Esse mesmo Buddy Guy é um dos fãs confessos do Hendrix. Enfim, talvez se o Hendrix não tivesse morrido, não houvesse mais espaço pra guitarrista algum ganhar alguma notoriedade.

Mas o Hendrix foi muito influênciado pelo Clapton, antes de conhecer o Cream o Hendrix tocava com muito menos distorção, com muito menos do que mais tarde faria ele Jimi Hendrix, inclusive a idéia de formar o Experience foi tirada principalmente do Cream, ele viu as possibilidades que um Trio tinha pra desenvolver a musica. Antes ele havia tocado em trio com o Billy Cox e o Buddy Miles, mas até onde se sabe, ele achava essa formação insipiente para uma banda de verdade. Só depois de ver as possibilidades de um trio com o Cream é que ele decidiu voltar a esta formação. A admiração do Hendrix pelo Clapton era tanta, que nos cover que ele fazia os mais comuns eram o Bod Dylan e Cream.

Will Bejar
Veterano
# jun/09
· votar


muito bão!!!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
É evidente q o Hendrix, como qualquer ser vivo nos anos 60, admirava o Clapton. Eu citei o Clapton apenas pra demonstrar como ja tinha gente q era "showman" (Buddy Guy) à época em q Hendrix surgiu. De qualquer forma, vale lembrar akela velha lei: "Nada se constrói, nada se destrói, tudo se modifica". E foi isso q o Hendrix fez, mudou a história da guita e da música tb como ao meu ver pouquíssimos artistas fizeram. Hendrix bebeu de varias fontes, pegou a revolução musical q os Beatles fizeram e injetou Blues de raiz, tacou energia, muito ruído e feedback, imaginação sem limites. Resultado: Outra revolução. Essa, mais voltada pra guitarra em si. O q ele fez foi escandalizar a guitarra. Abusou dela e das possibilidades, isso tudo sem ter uma grande formação musical como uns e outros q estudaram música nas melhores escolas dos EUA e Europa. Enfim, o cara era extraterrestre, tenho certeza, hehe.
Como o tópico é sobre o SRV, concordo com as opiniões acima. Ele não fez grandes revoluções, mas levou além do limite a exploração e revitalização de um estilo que vinha em baixa desde os anos 60, de forma virtuosa em muito criativa, o q faz dele um dos ícones do Blues ao meu ver. O resultado disso é q SRV é hoje tb uma unanimidade entre os guitarristas mais "entendidos" sobre guitarristas.
Em resumo, a grosso modo, minha influência em guitarra se expõe em:


Blues: SRV
Rock: Angus Young
Guitarra em si: Hendrix

Valeu

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


inclusive a idéia de formar o Experience foi tirada principalmente do Cream, ele viu as possibilidades que um Trio tinha pra desenvolver a musica.

nichendrix

Quanto a isso acho q pode haver controvérsia, pois quando o Hendrix aportou em Londres pra formar o Experience (final de 1966) o Clapton tinha acabado de deixar os Bluesbreackers e formar o Cream tb em 1966. Apesar d q o Clapton nessa época já era o "Eric is God"...
Quanto aos covers do Cream pelo Hendrix, o único q já ouvi foi Sunshine of your love... Sabe d outros?

Valeu

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes

Cara, o Cream foi formado no meio do ano, em Julho de 66, o Hendrix só formou o Experience na virada de 66 pra 67. Dizem que a idéia de ser um trio foi justamente porque ao chegar na inglaterra em novembro, ele viu um show do Cream e ficou impressionado com a performance do Clapton.

Já ouvi corvers do Hendrix pra Strange Brew, Sunshine of Your Love, uma parte de Tales of Brave Ulisses e White Room, Outside Woman Blues, I'm So Glad, e da versão do Cream pra Born Under a Bad Sign... a maioria tu acha é em bootleg, alguns são bem raros, mas outros nem tanto. Eu perdi um HD com vários bootlegs do Hendrix, que era o que tinha um show onde ele tocava partes Tales of Brave Ulisses e White Room, esse nunca mais achei pra baixar, mas vou continuar procurando até achar.

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Ah, boto fe. Born Under a Bad Sign eu tenho aki no disco "Blues", do Hendrix. Mas achava q era um simples cover do Albert King mesmo, não sabia q a versão era baseada em versão do Cream.
Mas o q vc disse sobre a influencia do Cream quando da montagem do Experience parece fazer sentido mesmo, pois li q o Cream foi o primeiro "power trio" da história. Deve ser o primeiro do rock, ou o primeiro a fazer grande sucesso, pq na autobiografia do Clapton q li recentemente ele mesmo assume q foi motivado a juntar mais 2 caras e montar a banda após sair do bluesbreackers depois de se encantar ao ver o Buddy Guy em performance num power trio.
Enfim, essas histórias tem suas controvérsias, como tudo q envolve música/show business/dinheiro/etc
hehehe
Abraço

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Muito boas informações :)
Isso sim é curioso!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Blues: SRV
Rock: Angus Young
Guitarra em si: Hendrix

Metal: Tony Iommi

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Mas o q vc disse sobre a influencia do Cream quando da montagem do Experience parece fazer sentido mesmo, pois li q o Cream foi o primeiro "power trio" da história.


Na verdade o termo Power Trio se caracteriza o Trio de guitarra, baixo e bateria pra tocar Rock and Roll, já que na época era uma formação bem incomum neste estilo. Mas em outros estilos como o Jazz e o Blues, ele sempre foi uma formação basica para improvisadores que queriam tocar sem ter que adicionar um piano à musica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião: Steve Ray Vaughan