[Video] Steve Ray Vaughan Little Lamb Cover

    Autor Mensagem
    TubeScreamer
    Membro Novato
    # set/15


    Saudações musicos do forum,blza?
    Esse é meu primeiro post no forum, então perdoem algum erro kkkk.
    Bom, eu acabei de começar um canal do Youtube, o que eu queria fazer faz tempo, e como primeiro video resolvi tocar uma musica que poucos conhecem mas que é excelente, Mary Had a Little Lamb,do mestre Steve Ray.
    Se puderem por favor opinem sobre o video, estou aberto a críticas, seriam bem vindas.
    É isso ai, espero que gostem, um abração.


    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    TubeScreamer
    Fala cara!

    Muito legal! Não conhecia a música, mas você a tocou legal. Gostei do seu fraseado. Quanto ao timbre, achei que ficou "sujo" além do necessário. Um pouco menos de drive daria para ouvir melhor as notas. Mas a qualidade em si do som ficou bem legal! O que tu usou para gravar?

    No mais, parabéns pelo cover e sucesso com o canal!

    Abraços

    TubeScreamer
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Abraços
    [/i]

    TubeScreamer
    Fala cara!

    Muito legal! Não conhecia a música, mas você a tocou legal. Gostei do seu fraseado. Quanto ao timbre, achei que ficou "sujo" além do necessário. Um pouco menos de drive daria para ouvir melhor as notas. Mas a qualidade em si do som ficou bem legal! O que tu usou para gravar?

    No mais, parabéns pelo cover e sucesso com o canal!

    Abraços

    Valeu cara!
    Eu usei um amp da Yamaha, Thr 10, gravado direto em linha e uma webcam da digitech mesmo.
    Então, acho que o que prejudicou a clareza do som foram os caps da guitarra,que são de fábrica, por isso embolou um pouco.
    Mas obrigado pelas dicas,um abração :)

    Frankie
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Frankie
    · votar


    TubeScreamer

    SRV é foda. \o/
    Achei bacana, cara. E ah, o timbre poderia ter menos drive como dito acima mesmo, pra ficar mais bluesy. Experimenta depois colocar só um Tube Screamer com menos drive e ao invés de usar captador do braço, usa a posição do meio. Fica estaladinho gostoso, rs.

    Ramsay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    TubeScreamer

    O seu solo ficou muito bom, parabéns, só acho que ficou um pouco baixo no volume em relação ao resto da música.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Opa, seja bem-vindo ao fórum.

    Cara, vou fazer uma crítica construtiva, certo? Vou descer o pau, mas você vai sair com coisa nova para aprender.

    É o seguinte...

    Comparativamente com outros guitarristas, o Stevie Ray Vaughan foi um cara de poucas composições marcantes. O lance dele não era composição, era execução. O que faz o Stevie ser admirado é a PEGADA dele. Eu costumo dizer que o Stevie tinha pegada de brasileiro: consigo imaginá-lo facilmente fazendo levadas de chorinho, forró ou axé music. Você pode até não curtir esses estilos, mas uma levada de axé music bem feita é difícil de ver. Stevie tinha swing na palhetada, tocava de forma muito dançante, coisa que americano não sabe fazer. E aplicou esse swing no blues, que americano adora... por isso ele virou rei!

    Lembre-se: pegada não é força, é jeito; pegada é articulação nas notas. Seu cover ficou bom, você conhece a música, toca no tempo certinho, tem uma boa técnica... mas está loooonge do swing. Sua pegada é "quadrada", com poucos bends, palhetada retinha em cima da nota, tudo muito monótono. Chatinho de ficar assistindo. Eu diria que, ironicamente, o Stevie tem pegada de brasileiro, e você tem pegada de americano.

    Para aproximar sua pegada da do Stevie, comece estudando as técnicas mais características dele: muitos bends e racking. O racking é, grosso modo, um barulho colocado na hora certa, geralmente no contratempo. O Stevie abusava desta técnica. Repito: ele ABUSAVA desta técnica: fazia racking para baixo (que é o normal), e também para cima, o tempo todo. Se quer ter o swing dele, é obrigatório saber fazer um racking bem feito.

    Mas, ei... nunca tinha ouvido falar de racking? Sério? Então hoje é seu dia de sorte. Pare tudo que estiver fazendo, pegue sua guitarra e assista a aula desse cara:



    Divirta-se.

    TubeScreamer
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Opa, seja bem-vindo ao fórum.

    Cara, vou fazer uma crítica construtiva, certo? Vou descer o pau, mas você vai sair com coisa nova para aprender.

    É o seguinte...

    Comparativamente com outros guitarristas, o Stevie Ray Vaughan foi um cara de poucas composições marcantes. O lance dele não era composição, era execução. O que faz o Stevie ser admirado é a PEGADA dele. Eu costumo dizer que o Stevie tinha pegada de brasileiro: consigo imaginá-lo facilmente fazendo levadas de chorinho, forró ou axé music. Você pode até não curtir esses estilos, mas uma levada de axé music bem feita é difícil de ver. Stevie tinha swing na palhetada, tocava de forma muito dançante, coisa que americano não sabe fazer. E aplicou esse swing no blues, que americano adora... por isso ele virou rei!

    Lembre-se: pegada não é força, é jeito; pegada é articulação nas notas. Seu cover ficou bom, você conhece a música, toca no tempo certinho, tem uma boa técnica... mas está loooonge do swing. Sua pegada é "quadrada", com poucos bends, palhetada retinha em cima da nota, tudo muito monótono. Chatinho de ficar assistindo. Eu diria que, ironicamente, o Stevie tem pegada de brasileiro, e você tem pegada de americano.

    Para aproximar sua pegada da do Stevie, comece estudando as técnicas mais características dele: muitos bends e racking. O racking é, grosso modo, um barulho colocado na hora certa, geralmente no contratempo. O Stevie abusava desta técnica. Repito: ele ABUSAVA desta técnica: fazia racking para baixo (que é o normal), e também para cima, o tempo todo. Se quer ter o swing dele, é obrigatório saber fazer um racking bem feito.


    Valeu pelas dicas cara!
    Realmente, a pegada e o swing do Steve são lendárias, e é o que mais faltou na minha cover.Já conhecia sobre o racking, mas fiquei com "timidez de câmera" na hora e esqueci de aplicar no solo.
    Tentarei melhorar na dinâmica em futuros vídeos, agredeço pela crítica.
    Um abração

    raphael.rui
    Veterano
    # set/15
    · votar


    TubeScreamer
    Curti, ficou legal, mas compartilho exatamente a mesma opiniao do Rachmaninoff euheuhe. Pelo SRV ser um dos guitarristas que mais admiro, estando meu top 3, identifiquei a mesma coisa. no mais ficou legal, é so uma questao de ir praticando mesmo, timming, tecnica ja tem, so questao de dar uma lapidada.


    Rachmaninoff
    Agora veja só, eu uso e abuso disso e nem sabia que isso tinha nome uEHuehuEHueh. faço muuito isso, batida percursiva tambem, atacar todas as cordas mas abafando pra sair só o som de uma é uma coisa que faço muuito tambem e é algo que dá um swing e caracteristica muito foda. Frusciante é um mestre nisso tambem.

    Floydniaco
    Veterano
    # set/15
    · votar


    TubeScreamer

    Olá amigo ! Seja bem vindo ao fórum !

    Bom , reparei que houveram algumas criticas quanto ao seu desempenho no solo. Isso serve sempre para você melhorar e se dedicar mais. Alguns passam dicas e sugestões de maneira mais amigável , outros nem tanto ( o que não foi o caso deste post ), então já esteja preparado para ouvir asneiras de vez em quando.

    Bom , no meu ver , acredito que não convém comparar ou nem esperar que você soe como SRV , até por que isso é realmente impossível. Eu digo isso até por que deu pra perceber que a intenção não foi copiar nota por nota nem nada disso. Você tocou a sua maneira , dando a músicas as suas características. Eu não diria nem que é um cover, e sim uma interpretação sua.

    A única coisa que eu "criticaria" , seria o tanto de drive que usou. Isso é particular, você pode tocar com o drive no máximo usando uma Flying V e vai ter gente gostando e outras não. Isso é muito particular e varia de pessoa para pessoa. Eu sou strateiro , gosto muito de timbres low gain , stratocaster com trio de caps. Single e um bom amp de válvula + tube screamer. Mas como eu disse, tudo uma questão de gosto !

    Quanto ao SEU solo , achei legal. Achei que ficaria preso a uma região apenas do braço, mas conseguiu alterar. Isso é muito importante, uma nota tocada na corda Si na casa 12 soa completamente diferente dela ser tocada na mi na casa 9 !

    Abraço !

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Cara adoro essa música! A única coisa que realmente me incomodou foi o excesso de ganho! No mais parabéns!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Video] Steve Ray Vaughan Little Lamb Cover