Pq reviews no Youtube, usando simuladores, são tão criticados?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia


Olá! Gastando meu tópico de hoje... hehe

Leio muita gente pedindo "Pô, próxima vez, grava microfonando" e fico pensando:

- o som que vc ouve é reproduzido por suas caixas de som ou fones (que alteram freqüências e soam diferentes, entre outras, de acordo com a marca e modelo);
- o som é provenientes de vídeos do Youtube, que acaba também reduzindo a qualidade;
- microfonando o amp obtem-se resultados diferentes dependendo do tipo/marca/modelo do(s) mic(s), e a distância/posição para os falante;
- a guitarra/amp/mic, provavelmente, são equipos diferentes dos seus e de outros reviews.

1) O que torna uma gravação microfonada para um review no Youtube mais verídica/confiável que uma em linha, usando simuladores, como o Amplitube Free?
2) Não seria até mais realista se comparássemos (caso queira comparar) baixando o Amplitube Free, já que estaríamos eliminando "n" variáveis?

Abs

ps. existem reviews que o áudio é capturado pessimamente. Mas se está microfonado, mesmo de forma bisonha, o pessoal parece respeitar mais. Eu não entendo.

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
existem reviews que o áudio é capturado pessimamente. Mas se está microfonado, mesmo de forma bisonha, o pessoal parece respeitar mais. Eu não entendo.


Já fiz alguns reviews usando o GR4 e o resultado SEMPRE é diferente do amp que uso (VOX). Testei todos os amps e gabinetes disponíveis no GR e nenhum ficou igual ao que ouço.
Óbvio.
Duvido que alguém consiga a perfeição.

Então decidi pelo "Twang", que simula o Fender, teoricamente, com um clean mais bonito (pro meu gosto).

Como disse em outro tópico, nem usando o H1 o resultado foi 100% fiel... (quando não distorcia).

Tem gravações até com áudio de câmeras fotográficas compactas... E tem gente que acha melhor que um simulador.............

Acho que rola um certo preconceito, devido à fama dos simuladores terem sons digitais.
Mas acho isso viagem porque o "digital" agride mais a parte de drives e distorções. Sem falar que muita gente consegue coisas incríveis com simuladores (vide ogner)

E geralmente os reviews são de pedais de drives, logo, não inflenciaria usar um simulador, já que não estaria usando o drive digital do programa, mas sim o pedal.

Um aceno de longe!!!

EDIT:
Avaliar som/timbre de amps é muito complicado.
Se vc colocar um amp numa sala, e duas pessoas ficarem em posições distantes, separadas uma da outra, dependendo da disposição/acústica da sala, cada pessoa ouvirá o som de uma forma.

Rafa-Ban
Veterano
# mai/11
· votar


Como o Amigo Del-Rei falou,rola um grande preconceito com relação a simuladores.Tem gente que mal escuta e ja desce a lenha por saber que se trata de um simulador,tem outros que tentam justificar o ato de gastar uma fortuna em valvulados porque é mais real,e tem gente que simplesmente prefere o som de um amp.Eu,por não estar tocando com banda,vendi meu amp e agora só uso os vsts,e com um bom fone,eu não preciso de mais nada pra tocar em casa

Uma pena eu ja ter visto um laptop cozinhar durante uma apresentação,senão era só o lap,a fcb1010 ,o PA e as guitarras e buenas

joas souman
Veterano
# mai/11
· votar


Mas acho isso viagem porque o "digital" agride mais a parte de drives e distorções.
Com certeza! Eu tenho tido boas experiências em usar o tubescreamer para tirar o "rastro digital" em distorções. Com relação ao clean acho que os softwares conseguiram um ótimo nível.

Não seria até mais realista se comparássemos (caso queira comparar) baixando o Amplitube Free, já que estaríamos eliminando "n" variáveis?
Uma ótima solução! Mas penso que esse tipo de aplicação sem uma interface de áudio, não é uma boa.

joas souman
Veterano
# mai/11
· votar


Rafa-Ban
vendi meu amp e agora só uso os vsts,e com um bom fone,eu não preciso de mais nada pra tocar em casa

Fiz o mesmo que você!hehe

SmugShooter
Veterano
# mai/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


ja foi a epoca que o youtube reduzia a qualidade bruscamente... Hoje ja não é mais assim.

Só que muita gente não sabe que a resolução do video é proporcional a qualidade do audio. Muita gente tambem não tem conhecimento sobre as configurações na hora de salvar o video.

Se voce fizer upload de um video com 280 pixels de altura (360x280 por exemplo) o youtube automaticamente vai reduzir a qualidade do audio para 128kbits e acaba ficando aquele som meio robotico. (porque dessa forma eles reduzem o tamanho em MBs do audio e a pessoa que tem internet lenta pode ver sem problema)

Agora se voce salva o video em 1280x720 (resolução HD) o youtube deixa a qualidade praticamente igual a do arquivo de origem que voce fez o upload, sem reduzir nada.

O que eu mais recomendo é salvar o no formato mp4 que é bastante compativel com youtube. Ou se for salvar em AVI não escolha o formato mp3 pro audio, deixe no formato PCM que não tem perda de qualidade.

Ah, o youtube converte sim o audio que voce enviar, só que para o formato .ACC que tem bem menos perda de qualidade em relação ao mp3.

Resumindo: Audio com qualidade no arquivo original = audio com qualidade depois de ser convertido pelo youtube

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


vendi meu amp e agora só uso os vsts,e com um bom fone,eu não preciso de mais nada pra tocar em casa


Cara, este é o futuro iminente: equipamentos totalmente digitais tão boms quanto ou até melhores que os analógicos. Mas por enquanto eu ainda prefiro meu half-stack valvuladão hahahaha

Michel Top
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
O que diferencia um simulador de um amp real não é o timbre, e sim algumas propriedades que são perdidas com a simulação, tais como: sustain e feedback. Isso geralmente é mais notado pelo guitarrista que está executando (desconforto, etc...) do que por quem está apenas ouvindo.

Resumindo, simuladores não me incomodam o ouvido, mas afetam sim o meu "tocar". Quando comparamos simuladores com bons amplificadores valvulados essa "diferença" aumenta consideravelmente.

Fica minha humilde contribuição. Forte abraço!

ogner
Veterano
# mai/11 · Editado por: ogner
· votar


Sou um desses chatos e minha resposta é bem clara e simples.

Nao uso nem sinto necessidade de usar meus pedais ou possiveis pedais que eu comprar no futuro para serem usados com simuladores..Ja testei muitos pedais juntos com simuladores e o resultado nao é taaaao melhor que usando as feramentas disponiveis nos proprios simuladores ou o uso misturado de varios, logo eu nao compraria um pedal pra ser usado com simulador nunca... Logo(2) reviwe de pedal na minha opiniao deve ser feito em amp, pois ele responde de uma forma completamente diferente..Isso pra EU levar um review de pedal a serio..Os que sao feitos com simuladores nao me servem muito de referencia pois nao uso pedais com simuladores como disse acima, uso com amp....Só isso mesmo...


De qualquer forma o reviwe tem que ser bem feito, pois idependente da forma que for, se for mal feito fica uma bost@!! hehehe..E nao é facil fazer um bom review, pode-se ate fazer um review bonito, mó sonzeira sem chiados produzido, mas que nao tem nada a ver com o som do pedal..Simuladores fazem isso mole, mole...

So esclarecendo pros que nao sabem interpretar texto. Nao sou comtra simuladores nem estou entrando no merito simulaçaoxReal..Estou apenas respondendo a perdgunta do topico de acordo ocom minhas escolhas e gosto...

abços!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Bom, eu fiquei sem amp por um mes, só usando VSTs. O amplitube principalmente. É difícil conseguir um timbre legal com ele, mas consegui timbres até que satisfatórios. Não fica ruim por serem digitais, mas por não terem vida, brilho... As dists são beem melhores que a do meu amp, o que foi legal. Mas quando peguei meu amp foi um alívio gigante. Nem achei que fosse ser tão diferente. Eu REALMENTE não gosto de tocar no PC. Não por ser digital, até porque no meu set dos sonhos tem uma M13 no meio, é pelo som não ser cheio, brilhante, não faz tremer o chão, não se sente o som, apenas se ouve. Com amp é outra coisa. Isso porque meu amp é um Frontman 15r...

Paulo Heineken
Veterano
# mai/11
· votar


ps. existem reviews que o áudio é capturado pessimamente. Mas se está microfonado, mesmo de forma bisonha, o pessoal parece respeitar mais. Eu não entendo.


Dois que não entendem
acho que é o efeito placebo

o lance da historia

"puta que o pariuuuuuuu, o cara gravou com um valvuladão!!!!ficou animal"
e quando vai ver a captação tá um pior que freqüência errada de radio AM

Floydniaco
Veterano
# mai/11
· votar


Para início de conversa , o que vou dizer é a minha opnião ... antes que alguém venha com palavras mais ácidas para cima de mim.


Respondendo a pergunta :

Porque não existe ainda um simulador ( e acredito eu que vai demorar MuIiTo , se não dizer jamais ) que produza um som que um amplificador de verdade , de preferência valvulado produz.
Ainda mais se for um review de pedal ... simuladores mascaram SIM o timbre real da guitarra. Em gravações , sons que escutamos na internet , pode sim enganar bem , mas ao vivo ... rá ... a historia é outra !
Se vc quer sentir o que o pedal ou guitarra realmente produz , vc tem que escutar num amplificador de verdade ! Pois consigo fazer uma Memphis soar quase como uma Fender num simulador , mas isso jamais vai acontecer qnd ligar direto na válvula ...

Tiro ótimos timbres no GR4 e talz ... fico bem satisfeito ... mas jamais será como o SOM de um amp de verdade ....e eu tenho um valvulado !


Resumindo , mesmo gostando de usar simuladores , tirando bons timbres , que as vezes me agradam mais que o próprio timbre do meu valvulado ... tem MTS propriedades do áudio que não passam nem perto dos originais Guitarra + amp !

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Pq reviews no Youtube, usando simuladores, são tão criticados?
Não acho que tenha a ver com a fidelidade do som e sim com a natureza humana quando se trata de encher o saco.... Independente do que seja, para cada um que faça alguma coisa aparecem 50 pra cornetar... Já vi o contrário do que vc falou, no review de um baixo um cara pediu pra plugar direto na placa de som pra ver o "som real do instrumento"... Se fosse um vídeo microfonado alguém iria sugerir que o microfone ficasse um pouco mais pra esquerda ou afastado pra pegar a ambiência.... no youtube o que não falta é especialista....

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho que o negócio é um review bem captado, não importa onde ou como! hehe Feito de preferência por um bom guitarrista e, no mínimo, usando uma guitarra afinada. :) Guitarra desafinada, pra mim, estraga qq coisa.

Agora, eu acho que nenhum chegará exatamente igual ao som tocado, na "vida real".

O que fica é sempre uma idéia aproximada do que vc terá, até pq os equipos que a gente tem, geralmente não são iguais aos dos reviews.

Não estou reclamando de nada, até pq antigamente só tínhamos reviews escritos pra gente imaginar!!! Viva a tecnologia!

Abs a todos e espero que o tópico seja divertido e nos faça refletir!

ps. para quem toca, sim a história é outra, mas aí ele está na "vida real"!

ohm777
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa
no youtube o que não falta é especialista....


No youtube, no fcc...
Já começaram a aparecer os exemplos.

Rabbit
Veterano
# mai/11
· votar


Nunca leve a sério comentários e "rates" no youtube. Não vale a pena...

Paulo Heineken
Veterano
# mai/11 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


Floydniaco
Concordo
Mas no youtube, testar uma guitarra em um simulador que não haja muitos exageros, passa de boa sim e da pra ter a noção do que vem.

até porque, segundo me dizem, dois valvulados não soam igual.
como dois equipos totalmente identicos não vão soar igual na mão de 2 guitarristas diferentes.

Acredito que não existe melhor ou pior entre os dois mundos.

Agora, me passa essa formula ai de fazer uma memphis soar proximo de uma fender com simuladores :)

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Paulo Heineken: me passa essa formula ai de fazer uma memphis soar proximo de uma fender com simuladores :)

Aqui está a fórmula!

Abs! ;)

Paulo Heineken
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Bem falado.

As pessoas tem essa idéia de que vão pegar um mic vagabundo, microfonar um amplificador desses de estudo básicos, gravar numa fast track pro e tirar um som muito melhor.

Claro que gravar microfonando em condições ideais é bem legal, mas é difícil, dá trabalho!
E mesmo assim, não é necessariamente melhor. Gravar em linha não é gambiarra, como muita gente pensa.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minow

Pois é... E digo mais, até agora ninguém respondeu (pelo menos e não saquei) à pergunta 1!!! hehe

1) O que torna uma gravação microfonada para um review no Youtube mais verídica/confiável que uma em linha, usando simuladores, como o Amplitube Free? ]

Abs

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Nada.
O único 'review' que é realmente confiável é segurar a guitarra/pedal/amp/etc na mão e tocar.
Qualquer gravação é adulterada, seja pelo pré, pelo microfone, pela conversão, pela mixagem, pela conversão DA (na hora de ouvir), pelas caixas de som/fones...
Microfonado ou em linha, dá no mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Minow: Qualquer gravação é adulterada

Isso é crime! heheh

Vlw mestre!

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Hahaha, ser adulterada não é necessariamente ruim, né... tudo é canetinha colorida pra brincar com o som! :)

Vlw mestre!

Que isso, champs!
Não jogo RPG não, haha.

clebergf
Veterano
# mai/11 · Editado por: clebergf
· votar


A resposta da pergunta 1 é simples, tem pessoas que nunca nem sequer tocaram eu um ampli decentemente microfonado e crítica quem consegue tirar um bom timbre em um VST, ou seja, quer ser chato mesmo.
Como já foi falado quem mais sente a diferença de simulador e real é quem está tocando e não quem está ouvindo...

Quanto a confiabilidade não tem jeito, ou você tem fé ou não tem...huahuahua...

Ser humano é chato cara, vejo review de TV, Bluray, Notebook e afins e é sempre assim, cara crítica coisas que nunca teve na vida...

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
1) O que torna uma gravação microfonada para um review no Youtube mais verídica/confiável que uma em linha, usando simuladores, como o Amplitube Free? ]

Po, eu respondi. Um pedal num simulador é uma coisa num amp é outra..Consigo traçar um parâmetro ( pro meu gosto) muito mais facilmente se o cara microfonar, mesmo sendo qualquer amp...Um simulador é uma caixinha mágica!! como o Flyodiaco disse, é possivel fazer tele soar com uma lespa....hehe!!

Novamente, nao estou entrando no mérito comparativo de melhor/pior....E estou supondo que é um review bem feito como muitos ja "pontuaram" aqui no topico....

Um bom review pra mim tem que ter um mic na cara do amp e um consenser pra ambientação, e o cara que o fizer ter a sensibilidade de ajustar a mix pra chegar o mais próximo possível do som real ( do ambiente que ele estiver).

E chega um ponto que vc ouve o pedal em determinado amp, uma "vibe" Marshall, Fender ou um Machless e já sabe o quanto o amp esta adicionando a própria "vibe", caracteristica, no som do pedal...No geral claro, nao sou o fodao que conhece o som de todos os amps....Ate pq a maioria dos fodasticos só conheço o som de youtube mesmo, ahuehuahuehuhae!!!

É fundamental ser mostrado os parametros usados na EQ, volume e ganho do amp e também os parametros usados no pedal.

É claro que sempre podemos ser enganados...mas como disseram é preciso ter fé!! hehe!!

Minow
Qualquer gravação é adulterada, seja pelo pré, pelo microfone, pela conversão, pela mixagem, pela conversão DA (na hora de ouvir), pelas caixas de som/fones...

Concordo, mas ae acho que existem 2 tipos ( resumidamente ) de interesses:

1 - O cara que essas ferramentas disponíveis, que independente do equipo, quer tirar/gravar um som foda, esse visa o resultado final EX:

Tem um equipo mediano mas é craque em DAW, Pluguins e tem todo o tempo do mundo....Vai mexer muito na pós gravina e o resultado vai ser demais

2 - O cara que usa todas essas ferramentas pra tentar reproduzir na gravação o som que ele esta ouvindo/sentindo na hora que esta tocando.

Esse, independente do equipo ( mas claro, pra se querer reproduzir o som que esat ouvindo é pq ele deve ser bom, logo equipo bom amp+guitarra) usa as ferramentas disponiveis e ajustes tentando passar uma veracidade maior e nao camuflar as nuances.

Vinicius Nogueira
Veterano
# mai/11
· votar


Simples, plugin não tem gordura, é muito fácil fazer quase tudo ficar com o mesmo timbre, mascarado demais.

Eu que usei plugin a vida toda e agora estou microfonando um valvulado, senti um baque violento nos ouvidos quando consegui microfonar legal meu amp, senti realmente a diferença no resultado final.

Sem dúvida microfonar é muito mais difícil e demanda mais equipamento e experiência, mas o resultado pra mim é 100x melhor.

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa
Minow

+1 para cada um de vocês!

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


ogner
Acontece que pra reproduzir mesmo as nuances do equipamento você precisa de mais equipamento além de um know how fudido, as pessoas acham que basta enfiar um SM57 na frente do amp e plugar numa fast track pro que vai ter um resultado ótimo e fiel. Não é bem assim...

Vinicius Nogueira
Sem dúvida microfonar é muito mais difícil e demanda mais equipamento e experiência, mas o resultado pra mim é 100x melhor.


Concordo, mas discordo que o resultado é 100x melhor. Tudo depende, gravar em linha não é plugar a guitarra na placa onboard. Gravando num bom pré (pré não é só pra microfone) e num bom direct Box dá pra ter resultados surpreendentes, pode apostar.
Não é gambiarra não.

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Minow
as pessoas acham que basta enfiar um SM57 na frente do amp e plugar numa fast track pro que vai ter um resultado ótimo e fiel. Não é bem assim...


hehehe eu aprendi na pratica que não é assim!!!! Suor não faltou, foi equipo mesmo!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq reviews no Youtube, usando simuladores, são tão criticados?