Palhetada alternada invertida

Autor Mensagem
Algoz Lúgubre
Veterano
# mai/11


eae pessoal!
tenho um dvd aqui da Lick Library.. é o Extreme metal pentatonic licks com o Andy James..
E o kra faz umas palhetada invertida que me deixou pensativo sobre como é o jeito certo..

Explanando: por ex. quando ele desce da 6ª corda pra 5ª.. em vez de dar a palhetada pra baixo na 5ª.. ele dah pra cima.. e dae começa a alterna as palhetada.. mas td invertido..
Tanto faz ou assim tah certo? ou esse cara é uma excessão?

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


Algoz Lúgubre

Se eu entendi o que tu tentou explicar, ele toca exatamente igual a qualquer um que toca palhetada alternada...

zugo
Veterano
# mai/11
· votar


Normal... Cada um faz do seu jeito!
Creio que isso não da nenhuma diferença no som...
é como o De Ros falou!

Abç! ;)

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


zugo

Desculpe, mas, ao meu ver, não é bem assim "cada um faz do seu jeito".

Palhetada alternada é sempre alternando!
Sempre: cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo ou baixo, cima, baixo, cima, baixo.

Qualquer variação, deixa de ser alternada...

Abraço!

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros

De novo ensinando a mulecada a andar hein? admiro sua paciência.

Sauro
Veterano
# mai/11
· votar


Se escreveu certo ele desce da E para A

E com palhetada pra baixo e A com palhetada pra cima: realmente isso sim é alternada...

Mas escrevi pra dizer que as vídeo aulas do Andy James são ultra boas...

Recomendo fortemente!!!


MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


De Ros: Qualquer variação, deixa de ser alternada...

É a popular "Palhetada Variada"!

hehe

Carregando
Veterano
# mai/11 · Editado por: Carregando
· votar


unico jeito de inverter a alternada seria

esquerda, direita, esquerda, direita.

eu acho que não funciona hehe.


quando o cara passa da 6ª corda, para a 5ª. se ele passa com uma palhetada pra baixo. Pra ser uma palhetada alternada, na 5ª corda ela vai ser pra cima.

se passar palhetando pra baixo na sexta corda, e na 5ª pra baixo também, não é alternada. O proprio nome ja diz.
alterna sempre, até quando muda de corda;

eu cometia esse erro, até que um professor me viu palhetando e corrigiu. Tive que reaprender a palhetar. Mas melhorou 800%

cordassi
Veterano
# mai/11
· votar


Algoz Lúgubre
Tá meio mal explicado isso..
O cara quebra o padrão cima-baixo-cima-baixo-etc?

Porque se não, não importa, é alternado, como o De Ros disse..
pq se vc começa na corda de cima:
baixo-cima-baixo

e desce, fica:
cima-baixo-cima

Ou seja, não quebrou o padrão alternado..

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Na minha opinião não existe uma regra assim, creio que o correto é dizer que a palheta alternada você alterna até na hora da mudança de corda nunca dando a palheta no mesmo sentido mais de uma vez não importa a situação, isso é corda 6 pra baixo passando pra corda 5 você palheta pra cima, eu não gosto de trabalhar dessa forma, quando eu passo pra corda de baixo eu palheto no mesmo sentido se a palhetada anterior for pra baixo ou seja uso o sweep, assim acho mais confortável usar a alternada e o sweep juntas. Na verdade pra mim o ideal é sempre dar proxima palhetada no sentido que a corda está, se a proxima corda é embaixo a palheta vai pra baixo e se a corda está pra cima a palheta vai pra cima e evidente se eu estou trabalhando em uma corda só uso a alternada convencional, acho o que a palhetada rende mais dessa forma, mas claro não é regra é apenas gosto pessoal.

zugo
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros

Desculpe, mas, ao meu ver, não é bem assim "cada um faz do seu jeito".

eu quis dizer que cada um faz a palhetada alternada do seu jeito... tanto começando de baixo para cima quanto de cima para baixo...

Sacou?! hehe# :P

Abç! ;)

cordassi
Veterano
# mai/11
· votar


Drinho
Frank Gambale palheta assim, ele defende que é um "jeito inteligente", economia de esforço, e ergonomico.
Isso de fato é verdade, porém produz um efeito diferente, porque tem haver com a cadência do som, nao da pra dizer q é igual alternada.

Mas pra quem gosta da idéia ele fez até um livro de exercícios :P

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


Não seria a famigerada palhetada híbrida?

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Se eu pensar nisso eu não toco. Não consigo. Palheto intuitivamente. Alternando entre alternada e varredura °.°

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


Se eu pensar nisso eu não toco. Não consigo. Palheto intuitivamente. Alternando entre alternada e varredura °.°

Eu mal mal consigo tocar depois desse tempo todo, se fora pra pensar no que eu to fazendo ainda por cima eu volto ao "come as you are" ou pro "que país é esse!" huahuahua

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


heuahuheahe

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Isso de fato é verdade, porém produz um efeito diferente
Realmente produz (pelo que falam) mas pra te ser sincero meu ouvido não é apurado o suficiente para distinguir essa diferença de efeito pois um sweep firme soa tão definido quanto.

Se eu pensar nisso eu não toco. Não consigo. Palheto intuitivamente. Alternando entre alternada e varredura °.°

É bem por ai, se gambale falou que é um jeito inteligente de se tocar posso ficar tranquilo hehehe.

Jube
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros
Desculpe, mas, ao meu ver, não é bem assim "cada um faz do seu jeito".

Palhetada alternada é sempre alternando!
Sempre: cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo ou baixo, cima, baixo, cima, baixo.

Qualquer variação, deixa de ser alternada...

Abraço!


Mas é uma palhetada alternada do mesmo jeito, afinal ele está alternando entre as variações!

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


Jube

Alternar as variações não é a mesma coisa que variar as alterações, umas vez que a palhetada, se vier de cima para baixo, durante a noite, onde estamos de cabeça para baixo do ponto de vista de Saturno, num movimento diastólico em relação ao Sol, produzimos uma camada foto-sintética que alterna entre as senóides produzidas pela vibração da mesma.

Por outro lado, pode ser que talvez! Mas só em ano bissexto (tão óbvio que vou me abster de explicar).

No fim das contas, justamente para evitar esse tipo de mal-entendido que recomendo enviar um e-mail para:

marcosderos arroba hotmail ponto com

E adquirir um "Peças de Bravura", resolvendo assim todos os problemas de aritmética-fisico-aristocrática que abala a vida dos moluscos em geral!

Sacou?

Algoz Lúgubre
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros
Carregando
todos que ajudaram

Valeu!!
Agora entendi.. se estiver alternando nao tem erro!!

Sauro

Realmente são ótimas as video-aula do andy james.. phoda.. o kra é um demônio pra tocar guitarra..

muellerviana
Veterano
# mai/11
· votar


Vi o Paul Gilbert palhetar assim fiquei confuso,toquei a alternada original e não dou conta de tocar em velocidade,toco igual o Drinho falou,afinal alguém sabe se tem um nome para isto?

Pablo_HPN
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pablo_HPN
· votar


iMPeLLiTTeRi
Não seria a famigerada palhetada híbrida?


palhetada hibrida eh quando se usa a palheta e os dedos...
geralmente palheta o baixo e as cordas agudas com os dedos.


ajuda no salto de cordas.


se eu tiver errado alguem CORREJE.

muellerviana
deve ser "palhetada confortavel" hahaha, brinks.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


Pablo_HPN
palhetada hibrida eh quando se usa a palheta e os dedos...
geralmente palheta o baixo e as cordas agudas com os dedos.


essa aí se chama chicken picking.

A que o cara quer saber, que mistura um "mini sweep", se é q me entende, e palhetada alternada é comumente chamada de palhetada hibrida mesmo.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


Nomenclaturas frescas, eu diria...

ohm777
Veterano
# mai/11
· votar


iMPeLLiTTeRi
Errado. Palhetada híbrida não tem nada a ver com palhetada alternada, a definição do Pablo está correta.

E o fato de você usar palhetada híbrida não quer dizer que esteja usando chicken picking.
Na realidade no chicken picking você combina abafar e deixar outra nota soar para conseguir o som. São duas coisas diferentes e você também pode usar palhetada híbrida para diferentes aplicações.

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


iMPeLLiTTeRi

chicken picking não tem nada a ver com hibrida.

o proprio nome ja diz, abafa as cordas pra parecer uma galinha, pra ter o som caracteristico da palhetada.

a hibrida usa palheta e dedos.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


ohm777
Carregando
Pablo_HPN

Correto pessoal! Vcs tem toda razão... Peço desculpas, me confundi com os termos todos uhahuau. Obrigado!

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/11
· votar


Me ajudem aí então... pq acho q lembrei de outro desses termos! huauha e creio ser o X da questão! Economic Picking! ou Palhetada Econômica!

Acho q agora sim....
ou nao...

Jube
Veterano
# mai/11
· votar


iMPeLLiTTeRi
Nomenclaturas frescas, eu diria...

E coloca frescuras nisso!!!

De Ros
Estou esperando meu exemplar de "Peças de Bravura" com palhetadas alternadas na terra, palhetadas variadas do ponto de vista de Saturno, num movimento diastólico em relação ao Sol, produzimos uma camada foto-sintética que alterna entre as senóides produzidas pela vibração da mesma, com palhetadas variadas alternadamente revezadas

Joel_ESP
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
ÂÂÂÂÂÂÂÂ...
Quando vai gravar mais Metallica, porra??????
Tamo esperando!
Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetada alternada invertida