Gibson SG - Compro ou não?

Autor Mensagem
Alemaocl
Veterano
# mai/11


Já acompanho o fórum há algum tempo, mas como sou iniciante na guitarra (comecei há 4 meses) nunca tive algo para "agregar" e, portanto, este é meu primeiro post.

Sempre tive vontade de estudar guitarra, e neste natal ganhei da minha esposa uma Ibanez Gio e um cubo Meteoro, e comecei a fazer aulas de guitarra em fevereiro.

Sempre fui doido por uma Gibson SG, por adorar AC/DC e ter o Angus como um ídolo da guitarra. Como aqui no Brasil o preço é muito alto, nem cogitava a hipótese de comprar uma. O fato é que surgiu de última hora uma viagem a trabalho para San Diego, California, e bateu aquela vontade de comprar uma Gibson SG. Pesquisando encontrei a Special a U$700,00, que com impostos ficaria U$800,00 (aprox. R$1400,00), que a meu ver é barato perto do preço vendido no Brasil.

A outra alternativa seria trazer um amplificador bom (não faço nem idéia de marca ou modelo) e ficar com a Ibanez.

O que me deixa relutante em comprar a Gibson é que sou muito iniciante ainda, e que teria uma !@#$% guitarra pra tocar num cubinho sem graça (meteoro) pra ela.

Ainda tenho dúvida sobre as diferenças entre a Special e a Standard (que é bem mais cara)...

Sei que um gosto vale mais que um caminhão de melancia, mas gostaria de saber qual a opinião dos amigos a respeito...

Abraços
Alemão

Esgualepador
Veterano
# mai/11
· votar


Na minha opinião, se você tem essa oportunidade e o mais importante, tem grana, vale sim muito a pena... o fato de você ser iniciante não significa que você não possa ter um bom equipamento.

No entanto, eu descartaria essa série Special pois ela é muito inferior se comparada com a série Standard...

[]'s

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


O grande problema é que a Standard está cara pro meu bolso no momento... será que a Special é tão ruim assim? Imagino que até a Special dá um pau na minha Ibanez, estou certo?

Digosambora
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl

Cara, se tiver oportunidade compre sim.

Eu daria o mesmo conselho que o Esgualepador mas, como disse que só tem grana pra Special, vá em frente.

Você até vai reparar que o incentivo pra estudar e tocar vão aumentar com a guitarra que realmente curte.

O problema aí é se a sua esposa não vai ficar chateada por trocar o equipo que ela te deu hehehe. (sou casado e sei como essas coisas são) demais, boa sorte e boa viagem.

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Digo, minha esposa sabia antes de me dar a guitarra que o meu sonho sempre foi uma Gibson SG, mas eu não tinha nenhuma perspectiva de viajar pra fora então ela me deu a Ibanez. Mas eu já previa que ela podia ficar chateada então conversei com ela, e ela entendeu, mesmo ficando um pouco chateada, por saber que sempre foi meu sonho.

Mulher é tudo igual, rsrsrs

jonas.hetfield
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl
Bem-vindo ao fórum, e parabéns por seguir as regras do fórum...
Coisa que é muito incomum, principalmente quando se é um membro novato..

Bom, aproveite essa oportunidade, como disseram, se puder juntar mais , compre logo a standard...

Ah, também dê uma olhada nas usadas, o preço pode cair muito, é só verificar se ela esta em bom estado, e comprar em uma loja de confiança..
No fórum mesmo há informações sobre usados no exterior e como verificar o estado de um instrumento usado...

abraços!

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Na sua situação eu comprav sem dúvidas. Aparentemente nao há muitas diferenças entre a special e a standard. O principal é um captador diferente e um bag no lugar do case. Vide este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/56828/

De qualquer forma, sugiro que vc toque a guitarra antes de se decidir. Lembre-se tambem do imposto de venda que é cobrado nos estados unidos, que varia de acordo com o estado.

Flw.

Tulio Estevam
Veterano
# mai/11 · Editado por: Tulio Estevam
· votar


Com U$700, você compraria uma Gibson SG Special bem legal, porém não seria um Standard né?! Mas já parou pra pensar no que você poderia escolher entre excelentes combos com U$700? É só entrar entrar em sites de lojas americanas e ver por si só! (: o Blues Jr. mesmo da série hot rod, é possível achá-lo por 500 doletas... E sem falar que ligar uma SG (nem se fosse uma standard) num cubo da meteoro, não iria soar tão legal não. Entre uma guitarra SG Special e um amp quase que top, eu iria de amp, mas se você tá se referindo a guitarra como "sonho" aí eu não sei não, mas se a questão for um melhor timbre, é amp novo sem dúvida.

Lerxst 2112
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl

Eu acho que voce deve aproveitar a oportunidade.
A Special por mais que seja inferior a Standard, deve ser uma ótima guitarra, e acho que você ficaria muito feliz com ela (estou falando isso porque eu ficaria MUITO feliz com uma Gibson Sg Special), acho que vale a pena.Eu poderia dizer pra você procurar outros modelos e outras marcas na mesma faixa de preço, mas como seu sonho é uma Gibson Sg, tudo bem, e acho que a Gibson Special deve ser muito legal.

Tchavo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Tchavo
· votar


Alemaocl

Não perca a oportunidade, a maioria dos reviews indicam a Standard.
Faça a analogia da troca (não use esse termo) da Ibanez pela Gibson, exemplificando roupa ou algo que mulher entenda (pais, mulheres e vizinhos nunca entendem)

Mulher é tudo igual, rsrsrs
Sem faltar com respeito, se ela ficar muito chateada, sua cabeça pode ficar com a forma do corpo da SG.

Unknown
Veterano
# mai/11
· votar


Faz que nem eu, fala que o seu hobby é colecionar guitarras, que daí ela não fica chateada, hahahaha

Digosambora
Veterano
# mai/11
· votar


Unknown

Nem sempre funciona hehehe

Estou com 7 guitarras e minha esposa sempre pergunta:

- Você tem 14 braços?

E eu sempre respondo:

- Você tem um closet lotado, por acaso voce se veste com todas as roupas de uma vez?

Toda vez que comento sobre alguma guitarra que queira comprar ou montar, ela já torce o bico tipo: "Já, já aparece com outra guitarra." hehehe

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl

Gibson é Gibson!!!

Mas nem tudo é perfeito leia essa matéria!

Mas se você tem essa oportunidade de comprar uma vai em frente, pois caso você não goste dela você poderá vendê-la depois, pois aqui no Brasil ela vai custar o dobro do preço mesmo sendo usada!

Semana passada eu comprei uma Gibson LP Studio e estou muito satisfeito com ela é uma ótima guitarra!

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


pode crer, gibson vale muito a pena,
também, da uma conferida nas musicman já que tu tem acesso... cara, se voce pode ir pra fora, tu acha muita coisa boa e barata, aqui é no brasil é foda... pouca variedade e muito preço.

Alex Vaughan
Veterano
# mai/11
· votar


Vai para lá, compra uma standard.
Eu tive uma; ótima guitarra.

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar


Se tu for pegar um amp. Ateh 700 dólares, mesmo sem testar eu sou apaixonado pelos amps da Orange, mesmo podendo nao ser uma boa pedida vou trazer pra mim ano q vem um desses.

Abç.

http://m.guitarcenter.com/Orange-Amplifiers-PPC-Series-PPC212-C-120W-2 x12-Guitar-Speaker-Cabinet-424069-i1568705.gc

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Fala galera


Não esperava tanto retorno assim, já vi que a galera aqui ajuda mesmo.

Convencer a patroa até que não foi tão difícil, ela é pianista e violinista e sabe bem o que é o gosto pela música. Além disso, sou atirador esportivo e, entre uma arma ou uma guitarra, é muito mais fácil argumentar sobre uma guitarra....

Sobre a SG Standard ou Special, resolvi fazer um comparativo com as informações do site da Gibson e montei esta tabela aqui. Os itens destacados em amarelo são aqueles diferentes entre a Standard e a Special, o resto é igual. Se alguém precisar de ajuda com o inglês é só falar, se eu puder ajudar tá valendo. Tirando a parte estética, a única diferença apontada no site da Gibson são os captadores da ponte (498T na Standard e 490T na Special). Estes captadores dão muita diferença no som?

Sobre o amp, decidi mesmo vender a Ibanez e o Meteoro e comprar um amp lá. Alguém indica algo legal até uns U$400,00? Existe amplificador valvulado a este preço ou estou viajando?

Dá pra comprar um pedalzinho barato só pra tirar um AC/DC?

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Ah, não posso esquecer, obrigado pelas dicas!

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


Alemaocl
Bicho, o captador dá uma diferença brutal. Com dois captadores diferentes a guitarra fica mais versátil. Eu, se fosse você, faria uma forcinha e traria a Standard. Mesmo porque você vai ficar com a maior dor de corno quando , daqui a um tempo, se der conta que teve oportunidade de trazer uma puta guitarra e deixou prá trás.

Ah, e quanto à sua Ibanez... também tenho mulher em casa e quatro guitarras. É só prometer que vai vender a Ibanez mas vai ficando, vai ficando... quando se der conta, a esposa já esqueceu dela.

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Marcelo Bico


Eu estou doido pra comprar uma Standard, mas acho que a grana não vai dar desta vez....

Sobre a Ibanez, acho que vai virar um amp....

Achei um vídeo bem legal mostrando a diferença das duas, o som não é dos melhores, mas dá pra ter uma base:



"Comparing the tone /sound of a Gibson special faded SG to a Gibson SG Standard guitar.Not intended to be a contest or which is better ,but to point out the differences for anyone looking to buy one or the other and not sure which they want.Both using same exact amp ,same volumes on amp and guitar volumes/tones.Just unplugged one guitar and switched to the next.Both guitars had volume and tone controls all the way up.Amp was on about one fourth of the way up in volume.Hopefully this will help and answer some of the questions regarding the difference in sound between the faded and the standard.
faded has:
1-2 thin coats of nitro laquer
no neck binding
dot pearl inlays in the neck
uncovered pickups
490r(neck) and 490t pickups(bridge)
body is more than 1 piece of wood

The standard has:
numerous coats of nitro laquer
neck binding
trapazoid pearl inlays in neck
chrome covered pickups
490r(neck) and 498t pickups(bridge)
body is either 1 or 2 pieces of wood"


Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Dúvida: Dá pra trocar o captador da ponte futuramente?

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl
Dá.
Presta atenção em uma coisa que o cara fala:o corpo da faded é em mais de um pedaço de madeira. O da standard é em um ou dois.
Eu nunca consegui perceber diferença, mas dizem que quanto mais inteiriça é a peça, mas sustain e timbre ela tem... tem uma galera fera aqui no FCC que pode te informar isso bem melhor do que eu !

The Man Who Sold The World
Veterano
# mai/11 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Nem sempre funciona hehehe

Estou com 7 guitarras e minha esposa sempre pergunta:

- Você tem 14 braços?


7 guitarras??? afff troca...











de esposa

Alemaocl
Veterano
# mai/11
· votar


Pessoal, tá foda... como não vou ter muito tempo livre, preciso sair daqui com a guita já reservada... decidi que vou de Special, mas agora tá difícil achar alguma loja que tenha perto de onde estou....

Achei uma loja que vende a SG Special 60s Tribute, que vem com captadores P90 single coil.... Só o fato de saber que o Tony Iommi usava a guita com esses captadores, fazendo aquele som animal já me anima bastante....

Qual a opinião de vocês?

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Hmm estou quase que exatamente na mesma.


Me surgiu uma viagem surpresa no início de Agosto e estou pensando numa SG e estou entre a Standard, a 50th Anniversary e a '61 RI. O problema não é bem o modelo, que isso eu vejo na hora, mas o transporte.


Me cago de medo com a finura da SG, parece ser muito fácil de quebrar a guitarra na junção braço-corpo. Procede?

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl

Vai reservar?

To pensando em fazer o mesmo pra não ter que rodar de cidade em cidade lá. Como você reserva? Pela internet com o Guitar Center/Sam Ash?

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


Excel Lion
Me surgiu uma viagem surpresa no início de Agosto e estou pensando numa SG e estou entre a Standard, a 50th Anniversary e a '61 RI. O problema não é bem o modelo, que isso eu vejo na hora, mas o transporte.

Me cago de medo com a finura da SG, parece ser muito fácil de quebrar a guitarra na junção braço-corpo. Procede?


Se tiver a grana, eu iria sem dúvidas na 61.

Sobre quebrar, o único ponto mais vulnerável é a junção braço-headstock, mas aí também é problema das Les Paul.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl
Cara, uma Gibson Special é uma excelente guitarra.
Essa estória de que ela é inferior à Standard, não procede, pois as diferenças são, no mais das vezes, estéticas. E é uma Gibson!
Esse modelo com P90 é excelente! Timbre clássico do Tony Iommi e Pete Townshend! Ela tem um pouco mais de ruído por conta dos P90's serem "single-coils" de alta saída; nada que desabone a guitarra.
Recomendo que vc compre um cabeçote de 15WRMS, como o Tiny Terror (ou equivalente), e depois compre ou construa uma caixa aqui. Por conta do peso e do volume.
Não esqueça de, ao chegar, levar sua guitarra imediatamente a um luthier para a regulagem geral inicial: Isso é imprescindível!
Abç

Jinkxs
Veterano
# mai/11
· votar


Alemaocl

Cara... ótima compra. Você vai ter uma exelente guitarra para te acompanhar pro resto da vida.

Se tiver grana, faça como o Bertola falou... traga um cabeçote pequeno (15W) e compre (ou monte) a caixa aqui. Com mais uns pedaizinhos você terá um set praticamente profissional.

Agora se a grana estiver curta, aguenta um pouco mais com o Meteoro depois compre um amp aqui mesmo.... opções é o que não vão faltar. Dê um pulinho no forum de amps que lá tem diversas discussões sobre valvulados.

Não compre SS.... uma guitarra dessas pede um All Tube.

Boa viagem e boas compras.... ahhhh.... e não se esqueça de estudar, porque um set desses só vai mostrar sua qualidade nas mãos de quem realmente toca...

bruzdo
Veterano
# mai/11
· votar


Acrescenta mais 60% do valor do produto porque podem te parar na alfândega! Vai com o dinheiro contado não achando que vai pagar so 1,400 numa Gibson SG. Dica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson SG - Compro ou não?