Gibson Owners Club

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mai/11
· votar


MMI
Bog

Cara desculpem o comentário. Até concordo que o fanatismo extremo não é saudável.
Quanto a Gibson's e Fender's e tê-las como sonho acho natural.
Estas duas marcas e seus impressionantes modelos cruzaram décadas e nada nada escreveram a história da musica moderna do Blues, Jazz ao Rock e Pop. Suas características sejam de design ou sonoridade foram infinitamente copiadas ao extremo. Natural que sejam referência como instrumento e natural também que sejam emocionalmente o sonho de muitos. Se quiserem discutir outras guitarras que copiaram estas duas marcas num âmbito racional, até pode ser, mas Gibson's e Fender's para mim são sim o último biscoito do pacote, são a palavra definitiva como produtos originais e tudo que veio depois pode ter suas virtudes, mas jamais terão a emoçao de Gibson's e Fender's.

Pronto, me taquem pedras !

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


Comprei minha Gibson ontem!!!

É uma Les Paul Studio Fireburst:

Minha criança!!

Minha Criança 2

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Sir.Paulo

"Essa é nossa vida, esse é nosso clube" - By Nextel, hehehe.

Seja bem-vindo ao Gibson Owners Club

Abs

Ian Anderson
Veterano
# mai/11
· votar


Ainda comprarei uma LP Studio

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster

Valew velho!!

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


jimmy vandrake

Ow, calma lá! Eu só disse que aqui tem um punhado de fanáticos por Gibson - às vezes, beirando o exagero - em resposta a um comentário de que Aqui no fcc só pagam pau para stratocaster, o que obviamente não é o caso.

Não considero saudável endeusar uma marca - afinal de contas, as mentes criativas e as mãos hábeis por trás dos produtos de uma marca mudam com o passar dos anos, e Fender por Fender, sou mais as G&L (onde L = Leo Fender). Mas eu não tenho muito o que falar mal de Gibson. Quando finalmente tive condições de ter uma guitarra de gente grande, foi uma Gibson que eu comprei (tá, era uma das mais baratas, mas...). A melhor guitarra que eu tenho - e que provavelmente não será ultrapassada por outra - também é uma Gibson. Eu entendo perfeitamente a "mística" por trás do nome, mesmo sabendo que existem coisas com qualidade equivalente ou mesmo superior por aí.

felipegoffi
Veterano
# mai/11
· votar


Bom... Mais um para o clube.

Eu tenho uma Gibson Les Paul Studio Deluxe.
Paguei $1648 dollares + R$1200,00 de imposto.

Saiu algo em torno de R$4000.
ela custa 1900 dollares, mas tava com desconto no dia que eu fui comprar na guitar center.

Ela é tem um BurstBucker Pro e um 490R no braço.

Eu peguei ela, porque eu achei a sonoridade dela melhor que o da standard ( pelo menos da que eu testei ), e tambem, o fato de ela ter o Split Coil, que é uma função que toda gibson deveria ter, fez a diferença na hora de eu pegar ela. Se não me engano, tem um outro modelo que tem esse split coil. mas é mais cara.

Para quem quiser ver o que é um Split coil, olhe esse video de eu tocando:

Coloque em 2:15 que dá para escutar bem:

http://www.youtube.com/watch?v=Yw_7RiFxQWg

No solo dela eu faço com o captador BurstBucker pro mesmo em modo normal, sem desligar uma bobina dele.

Nesse video da even flow, eu uso o 490R, o solo tá lá por 1:40-1:50.

http://www.youtube.com/watch?v=-fPtXRzSQ14

Nessa banda que só faz cover de pearl jam, eu uso só um Jackhammer e um CryBaby e um chorus, ligado no Peavey bandit 112.

Até mesmo porque o Jackhammer tem um timbre bem " Pearl Jam " rsrsrs...

Mas agora estamos montando uma banda paralela, com a mesma formação, só que agente vai tocar de tudo.

Nessa outra banda eu uso um Fulltone GT500, que tem um timbre animalestico! heheheehehhe

Hammer
Veterano
# mai/11
· votar


MMI
belas guitarras..!!

vc que entende de guitarrase ... em 1959 as les paul standard burst colors ja vinham com os captadores burstbuker ou era vintage 57?? grato

Mad Dock
Veterano
# mai/11
· votar


fabioche
Welcome aboard!!!

MMI WOW....cara que colírio essas suas fotos!!! e essa strato!!! que lindezura!!!

Durante muito tempo eu pensava que quem dava o peso (kg) da minha les paul era o Mogno!! mas depois pesquizando aprendi que era o Maple....aí peguei a LP Studio White Alpine Mohogany...que show de guita, é ainda mais brilhante do esperava...acredito que ela seja a Tele das les pauls!! hehehe e o melhor!! levinha!! Brilhante e com um puta sustain!! to no céu!!
E vamo aproveitar o Dollar heim!! todo mundo embarcando aí de Gibson...dá até gosto de ver!!

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Mad Dock

...acredito que ela seja a Tele das les pauls!! hehehe e o melhor!! levinha!! Brilhante e com um puta sustain!! to no céu!!

Concordo com vc! Minha Studio Tribute 60's tem as mesmas características, muito boa mesmo.

E vamo aproveitar o Dollar heim!! todo mundo embarcando aí de Gibson...dá até gosto de ver!!

Isso aê! Vamo botar essa G.A.S pra funcionar aí galera, hehehe.

Abs

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


felipegoffi
Paguei $1648 dollares + R$1200,00 de imposto.
serio?isso eh quase o dobro,pq vc pago tanto?

felipegoffi
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Paguei $1648 dollares + R$1200,00 de imposto.
serio?isso eh quase o dobro,pq vc pago tanto?


Paguei tanto o que?

Imposto? Pergunta pro pessoal da receita que aprenderam minha guitarra. aeuhauauae....

Na guitarra, eu paguei isso porque era o preço dela. hehehehe... Com desconto ainda. rsrs

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Hmm, alguém com uma SG aí pra me dar uma luz aqui? Estou a fim de comprar uma, mas SGs são realmente finas, e como nunca tive uma SG, queria saber se alguém que tem, ou ouviu falar de algum problema de durabilidade, como quebrar o braço na junção com o corpo, etc...


Aquele corpo fininho me dá uma má impressão do 'carvalho'.

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Excel Lion

Dizem que a SG tem um problema chamado "Neck Dive", onde o braço é mais pesado que o corpo e faz com que o mesmo "tombe" para baixo, forçando o guitarrista a ter maior esforço para controlar o peso da guitarra em relação ao corpo.

Como nunca toquei com SG, não sei se isso procede. Mas já disseram que quem toca de SG tem que controlar isso, hehehe.

Abs

MMI
Veterano
# mai/11 · Editado por: MMI
· votar


jimmy vandrake

Calma lá... Claro que são marcas pioneiras, clássicas, essenciais para a história da música popular e por aí vai. Não se discute. Como o Bog disse, minha primeira guitarra de verdade foi uma Gibson. Fui para os EUA e realmente me deu um arrepio na espinha entrar na fábrica da Gibson e na loja de fábrica deles, onde vi e toquei em guitarras bem diferentes. A Fender tem essa mítica toda também, mas para mim não faz minha cabeça.
A questão que são fábricas que produzem em série, sai muita coisa imperfeita, mas de forma geral até poderia se chamar de "guitarras perfeitas". A questão é que ao se comprar com as tops da G&L ou PRS, as Tom Anderson, Suhr se nota que tem coisa melhor. Isso para não falar das Benedetto (considerado o maior luthier do mundo) ou de grandes luthiers, como Foster, essas sim têm emoção e são a última bolacha do pacote. Não à toa, valem duas ou três Gibson com facilidade, sem dúvida.


Em resumo, "esse fanatismo exagerado" não está com nada.



Hammer

depois dos P-90 veio uma era de PAF. Ou seja, nenhum desses captadores que você citou. Pesquise por "Gibson PAF" que você vai conhecer sobre o captador mais mitológico que existe e o mais copiado. Mais um crédito para a Gibson... rsrsrsrsrs

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Excel Lion
Opa!
Aqui:

http://dl.dropbox.com/u/16128043/nighthawk.jpg

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Minow

Essa Nighthawk é mto foda mesmo né. O Edu Ardanuy tinha uma dessa com floyd rose, não sei se ele tem ainda.

O captador do braço é um mini-humbucker?

Abs

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster
É um mini humbucker, sim!

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Minow

Mandou muito em comprar ela.

Dá uma boa diferença o humbucker inclinado quando toca as corda E ou A?

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Excel Lion
Valeu!
Não dá não, é um cap bem normal.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


felipegoffi
eu quis dizer de imposto,eu achei sacanagem o imposto ser quase o preço da guitarra

felipegoffi
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
eu quis dizer de imposto,eu achei sacanagem o imposto ser quase o preço da guitarra

Sim... foi calculado 50% acho...

Porque a guitarra foi $1650 dollares e não reais. em reais dá mais q isso...

calcularam metade, deve ter saido 2400 a guitarra...

Unknown
Veterano
# mai/11
· votar


felipegoffi
Se não me engano, tem um outro modelo que tem esse split coil. mas é mais cara.

É isso msm! A minha (Traditional Pro) tb tem... Realmente, é uma funcionalidade bem legal, e dependendo da regulagem, dá pra chegar perto do som de uma Tele =)

fabioche
Veterano
# mai/11
· votar


em 1959 as les paul standard burst colors ja vinham com os captadores burstbuker ou era vintage 57?? grato

as reedições da 59 q estao fazendo e q eu vi (vi na Two Tone), os caps são Burstbucker 1 e 2.

Se não me engano, tem um outro modelo que tem esse split coil. mas é mais cara.

vi um review da Traditonal Pro e o cara mostrava bem a funcionalidade do split. Dá uma maior versatilidade À Lespa, o humbucker passa a funcionar com uma bobina só, vira um single praticamente. Achei bacana, mas em relação À LesPaul, sou meio purista... além do mais, pra ter o som próprio de single, como uma Tele, acho q a madeira influencia demais... de mogno da Lespa pra um ash ou alder de uma Tele, interfere bastante no timbre... pra tirar som de single, eu prefiro uma Tele mesmo.

Na minha opinião, uma Lespa ter ou não o split deve ser um item a mais a ser considerado, não o ponto central. Mas acho q a Lespa tem várias características q são contestadas, como pouca versatilidade, acesso não tão confortável às notas mais agudas da escala, peso... sempre farão algumas alterações no modelo original pra tentar agradar mais...

Eu continuo absolutamente fascinado e encantado com a personalidade e a pegada da Lespa... é emocionante... esse sim, é o ponto central de vc escolher uam Les Paul...

Ah, e em relação Às Semi-acústicas da Gibson? Apareceu alguém aqui? O cara q toca comigo tem uma 137 Custom.. acho q é esse o modelo... linda... caps 57... com um tal de Varitone, q muda bastante a timbragem dela... uma obra-prima tb...

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


Edit: deixa para lá.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


fabioche
Cara, legal o seu post, mas essa história de chambered body ser heresia, eu discordo.
Andei testando um monte de Lespas, comprei a minha Studio, levíssima, e é boa prá cacete.
Isso aí é coisa de quem nunca tocou em uma.
Você já experimentou uma chambered body?
Viu o que de errado nela?

Tô editando aqui, deixa eu falar algumas imperssões que tive:
bicho, eu passei umas quatro horas na Sam Ash testando guitarras, e também já tive oportunidade de tocar frequentemente em outras :

Testei as Lespas Standard, Sumpreme, 60's Tribute, Studio , Studio Faded, Studio Junior e toco na guitarra do meu professor, uma Classic, além de já ter experimentado uma Traditional.
Prá mim o que fez a diferença em todas elas foram os captadores, que variam de uma prá outra:

Burstbuckers ( das Standard e Faded ) têm um som mais "quente", com bom sustain.

496R/500T ( da Classic ) têm um som mais cheio e sustain infinito.

490R/498T ( das Supreme e Studio ) muito semelhantes ao 496/500. Talvez um pouco menos de gordura no timbre, sustain bem próximo.

'57 ( das Traditional ) têm o som mais magro, assim como os P90 que vêm nas Tributes.

Na boa, eu acho isso aí muito subjetivo. Concordo que a gente se sente mais inspirado com uma guitarra clássica nas mãos, mas eu acho que heresia é sair detonando uma guitarra só porque tem umas câmeras no corpo...

Cara, e vou te falar mais uma coisa: além da minha Studio, eu tenho uma Nighthawk special 1994... na boa, no final das contas ela dá o mesmo resultado que a LP... e ainda é versátil prá caramba !

felipegoffi
Veterano
# mai/11
· votar


fabioche
Achei bacana, mas em relação À LesPaul, sou meio purista

Mas se você é purista, é só não utilizar o split coil... Já que ele não tem nenhuma coisa visível na guitarra, mesmo com o split coil ligado, ninguem percebe aparentemente que o botão tá levantado, já que é um click bem pequeno que só você sente puxando.

E outra, a guitarra fica tão versátil, mas tão versátil dessa forma, que fica uma guitarra extremamente completa, não fica aquela guitarra para tocar apenas um tipo de som. Lógico, que 75% do tempo eu uso ela em modo normal, mas na pearl jam cover eu sempre acabo usando em uma musica ou outra, para dar aquele timbre mais estalado.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Em resumo, "esse fanatismo exagerado" não está com nada.

Eu diria que qq fanatismo exagerado/extremismo não tá com nada. :)

Como sempre falo e acredito, a marca é um parâmetro, mas isso não influencia quase nada, na minha visão, em relação aos quesitos fazer música, tirar bom timbre ou mesmo tocar guitarra. Não ter uma Fender/Gibson não vai impedir que alguém alcance os 3 quesitos com sucesso. Enfim, pode ajudar de alguma forma mas não é fundamental pois se fosse, não teríamos alguns clássicos do Rock, como Sweet Child o'Mine". Óbvio que não estou comparando uma guitarra top-top com uma que não afina, etc. Esse extremismo também é péssimo! :)

Tem um papo que o Mark Knopler tinha (ou tem) uma Strat vermelhinha do início da carreira e o John Suhr, que trabalhou nessa guitarra, na qual o braço era em Maple laminado por sinal, diz que é uma réplica japonesa. No final das contas o que isso influenciou na música da banda e maestria do Mark? Da mesma forma a LP do Slash não era uma Gibson.

"Pelamordedeus", não estou desmerecendo quem tem Gibsons e/ou Fenders, pois sou fanático por essas marcas, que também são meu sonho de consumo. Como disse o MMI: "Claro que são marcas pioneiras, clássicas, essenciais para a história da música popular e por aí vai. Não se discute"

renatocaster: Dizem que a SG tem um problema chamado "Neck Dive", onde o braço é mais pesado que o corpo

É verdade. Isso, pra mim, é um erro do projeto, mas não vai impedir que sejam guitarras maravilhosas!

Abs

fabioche
Veterano
# mai/11
· votar


bom galera, qto ao chambered body, eu realmente testei algumas Lespaul assim... provavelmente eu fiquei sugestionado, pois qdo peguei a guita, vi q era bem mais leve q o tradicional...mas o fato é q eu gostei mais da minha mesmo q é mais pesadona.

testei Standard chambered (2008), Studio tb... tem uma Tribute com P-90, a Gibson mais barata q vi... pode ser até uma boa guitarra, mas eu não curti... a Studio eu achei bacana, mas eu gosto mesmo é de Standard. Testei até um custom, com escala em ébano, mas gostei mais da standard.

uma coisa é certa: madeira boa está acabando... as boas marcas tÊm mesmo q encontrar boas alternativas... talvez o Chambered e o releaf sejam feitas assim por conta disso, não sei...

a certeza q eu tenho é q, qdo chega um ponto em q vc quer ser feliz de verdade com um instrumento, e se propõe a pagar o preço de uma guitarra como uma Gibson, vc acaba cedendo a vários caprichos, q se aliam a uma série de propósitos racionais e principalmente emocionais... mas afinal, músico é um ser bastante emocional... gostar de uma LesPaul pesadona mesmo talvez seja essencialmente um capricho, mas afinal, eu mereço...rsrs

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


fabioche

tem uma Tribute com P-90, a Gibson mais barata q vi... pode ser até uma boa guitarra, mas eu não curti...

Opa, essa é a minha, hehehe. É uma guitarra bacana. A minha é Gold Top, mas todo o resto da guitarra não é pintado, é faded.

Acho que é por isso que ela é um pouco mais barata que a Studio convencional.

Mas a tocabilidade é muito boa, o som dos P-90 é muito bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Owners Club