[Dúvida] Captadores para Epiphone Black Beauty

    Autor Mensagem
    NanHonda
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: NanHonda


    Eai galera, beleza? Sou novo aqui no forum sendo este meu primeiro post. Já procurei tirar minhas duvidas tanto em forums nacionais quanto internacionais porem apenas vejo discussões, bate boca e nenhuma conclusão em comum, além de ser um tema um tanto quanto raro de se encontrar. Então resolvi procurar respostas por aqui.

    Bom vamos lá...

    Possuo uma guitarra Epiphone Black Beauty coreana de 2004 com tudo original. Gostaria de trocar os 3 captadores de fábrica dela por outros melhores, porém nao sei quais. Me indicaram várias combinações ate hoje, mas cada um da uma opinião ou até mesmo se contradizem.

    Me indicaram captadores:

    - EMG: 85/81/?

    - Seymour Duncan: JB/59/?

    - PRS Dragon Nickel: BASS/TREBLE/?

    - Gibson: Burstbuckers ( nao sei que combinação )

    - Gibson: 498T/490R/?


    Como podem ver, alem de nao saber qual destes se encaixaria melhor no estilo, não sei qual captador por no meio.

    Meu gosto musical é voltado para o gênero metalcore e post-hardcore, sem ser trash ou hardrock, etc. Sei que este estilo musical é indicado captadores com muita saida e tal, mas nao quero que meu clean esteja comprometido tambem caso eu venha a tocar algo mais "calmo" pra frente.

    Bandas conhecidas que toco ultimamente: August Burns Red, As I Lay Dying, Killswitch Engage, A Day To Remember, etc. Mas de vez em quando toco um Paramore, Foo Fighters, etc.

    Ja tive comigo guitarras com:

    - EMG -> ESP Eclipse II

    - Seymour Duncan -> LTD EC-1000

    - Gibson 498T-490R -> Gibson Les Paul Studio


    Particularmente achei o ganho que o EMG proporciona muito legal, porem o clean ficou comprometido, então meio que descartei esta opção, mas gostaria de opiniões caso alguem queira considerar.

    Bom, é isso....gostaria de suas opiniões quanto a qual captador se encaixaria melhor, e qual seria legal por na posição central da guitarra.

    Obrigado!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Os EMG são ótimos mesmo, mas é necessário fazer uma adaptação na guitarra para colocá-los!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Os EMG são ótimos mesmo, mas é necessário fazer uma adaptação na guitarra para colocá-los!

    Acrescentando: Os captadores da EMG que vc citou são ativos e operam com bateria. Daí a necessidade de fazer adaptação como nosso amigo Sir.Paulo bem lembrou.

    Mas cara, 3 captadores EMG ativos na sua Les Paul? Vc toca numa praia estilo Zakk Wylde, ou Metallica, algo assim? Se for, tudo bem, até rola. Mas vai ficar um som bem agressivo, acho que perde um pouco da versatilidade (me corrigam se eu estiver errado, por favor)

    Eu colocaria os Burstbuckers da Gibson. Acho que seria de bom tamanho.

    Abs

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    Mas cara, 3 captadores EMG ativos na sua Les Paul? Vc toca numa praia estilo Zakk Wylde, ou Metallica, algo assim? Se for, tudo bem, até rola. Mas vai ficar um som bem agressivo, acho que perde um pouco da versatilidade (me corrigam se eu estiver errado, por favor)

    tipo depende de quais emg´s ele vai colocar, o 89 tem um lance bem interessante que pode ser defasado obtendo uma sonoridade bem semelhante ao EMG SA talvez com esse captador no meio tivesse uma versatilidade legal, mas sei lá é bem complicado escolher um humbucker para o meio...

    StratoBlues
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Botaria um DiMarzio PAF Pro, um DiMarzio Humbucker From Hell e um DiMarzio Super Distortion.

    Acho que ficaria legal pra sua proposta de som.

    Espero ter ajudado.

    Abraço.

    Stevenzin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tenta um SH-13 (é o dimebucker neh?), no braço coloca um 59, bota um captador com clean bom no meio

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    Eu colocaria os Burstbuckers da Gibson. Acho que seria de bom tamanho.

    Você acha que conseguiria uma versatilidade boa com estes captadores, partindo desde um rock até um metalcore? ( lembrando que sem comprometer o som limpo ) E quais burstbuckers voce recomendaria? Valeu pela resposta!

    -----------------------------------------

    StratoBlues
    Botaria um DiMarzio PAF Pro, um DiMarzio Humbucker From Hell e um DiMarzio Super Distortion

    Não conheço os captadores da DiMarzio ( só de ouvir falar na marca ). Qual a proposta de cada um destes que voce citou? Valeu pela resposta!

    ----------------------------------------

    Stevenzin
    Tenta um SH-13 (é o dimebucker neh?), no braço coloca um 59, bota um captador com clean bom no meio

    Qual a proposta destes captador SH-13 que voce citou? E conhece algum clean pra por no meio? Valeu pela resposta!

    StratoBlues
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    PAF Pro - Bom Clean - Drive Cremoso;
    Humbucker From Hell - Clean Cristalino e Definição de notas;
    Super Distortion - Distorção pesada e definida;

    Espero ter ajudado.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Você acha que conseguiria uma versatilidade boa com estes captadores, partindo desde um rock até um metalcore? ( lembrando que sem comprometer o som limpo ) E quais burstbuckers voce recomendaria? Valeu pela resposta!

    Cara, acredito que sim. Vc tbm poderia usar configuração parecida com o modelo signature da Gibson Les Paul Peter Frampton.

    57 Classic in the neck position, a 57 Classic Plus in the middle, and a 500T in the bridge


    http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custo m/Peter-Frampton-Les-Paul.aspx

    Veja as opções de burstbuckers:

    http://www.allparts.com/Gibson-Factory-Parts-s/56.htm

    Abs

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Talvez no seu caso uma combinação como a da Les Paul Ace Frehley seja boa, com 3 DiMarzio Super Distortion (DP100). São captadores cerâmicos de saída alta, deterioram um pouco o som limpo, mas nem tanto como os EMG ativos.

    Stevenzin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    O SH-13 é um captador com muito ganho, ele tá entre um JB e um Invader. Pro meio tenta um 57' ou um PAF PRO mesmo

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mais uma observação:

    Eu uso muito afinação em DROP C -> mizona 2 tons abaixo, e resto 1 tom abaixo
    ( 1- D / 2- A / 3- F / 4- C / 5- G / 6- C )
    Banda como exemplo: August Burns Red

    , e também DROP D -> mizona 1 tom abaixo
    ( 1- E / 2- B / 3- G / 4- D / 5- A / 6- D )
    Banda como exemplo: Paramore


    Será que isso influencia no uso dos captadores? Porque vi uns captadores da Seymour Duncan que, de acordo com as recomendações do site, atuam bem em afinações dropadas.

    Stevenzin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Será que isso influencia no uso dos captadores? Porque vi uns captadores da Seymour Duncan que, de acordo com as recomendações do site, atuam bem em afinações dropadas.


    Isso eu não sei te dizer, mas olha:

    EMG - Metallica - Padrão
    EMG - Slipknot - Drop B
    EMG - Alex Laiho - Drop C
    EMG - Pink Floyd - Padrão

    No caso do Seymour, mesma coisa:

    SD - A7X - Drop D
    SD - Slash - Eb
    SD - Slipknot - Drop B

    Eu acho que não muda muita coisa, acho que no caso de um captador de alto ganho eles, coloquem que funcione com afinações baixas, por achar que vc vai tocar algo com Drop ou algo assim.

    PS: Falei muita merda? Malz... :)

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: NanHonda
    · votar


    E o que vocês acham do que o renatocaster opinou? Dos captadores da signature Peter Frampton:

    57 Classic in the neck position, a 57 Classic Plus in the middle, and a 500T in the bridge

    Sei que o 500T tem uma saida e ganho legal, mas nunca os usei. Os 57 classic sei que são para um som mais tranquilo em comparação ao que eu quero. Como o proprio nome diz né, "classico", mais perto da gibsons antigas.

    Alguma combinação com o 500T talvez?


    Valeu pela ajuda de todos!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Ou então coloca apenas um Classic 57 no meio e coloca um com saída mais alta na ponte, tipo o 498T-Hot-Alnico. Ou então mescla com alguns desses burstbuckers abaixo.

    BurstBucker™ Type 1 features a lower output, excellent for the neck position.

    BurstBucker™ Type 2 features medium output, and is perfect for both positions.

    BurstBucker™ Type 3 is overwound and hot, which is typically ideal for the bridge

    Ou até mesmo o set acima só de burstbuckers.

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    Pensei exatamente nesta combinação de 3 burstbuckers cara, o tipo 1 no braço, o 2 no meio, e o 3 na ponte.

    Agora a questão, será que ficaria bom? Nunca vi alguem usar assim hehe, nem to achando na net tambem.

    E tem os Burstbucker Pro tambem, mas nao escuto muito bem deles geralmente.

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    To pensando seriamente em manter minha epiphone black beauty original, quem sabe no futuro mudar os captadores dela para um som proximo das gibson classic, e no momento comprar uma outra guitarra com EMG's, e ficar com duas guitarras, tendo maior versatilidade quanto à som e timbres.

    O que acham? Se concordarem, por favor dêem duas opinioes quanto à qual guitarra seria uma boa escolha. Eu particularmente gosto da LTD H-1001 de fábrica. Se discordarem, e apoiar ainda sim a troca dos captadores da epiphone, favor dizer o porque tambem.

    Valeu todos que ajudarem!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Pensei exatamente nesta combinação de 3 burstbuckers cara, o tipo 1 no braço, o 2 no meio, e o 3 na ponte.

    Agora a questão, será que ficaria bom? Nunca vi alguem usar assim hehe, nem to achando na net tambem.

    E tem os Burstbucker Pro tambem, mas nao escuto muito bem deles geralmente.


    Cara, como set de Burstbuckers vc ganharia um som bem encorpado e não perderia em versatilidade (acredito eu). Poderia tocar sons bem pesados como coisas mais light, podendo inclusive fazer um esquema de defasagem pra ter mais combinações de timbres.

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    então renato, como é esse "esquema de defasagem"? nao entendi

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    Pelo seu estilo de metal esse Burstbuckers não combinam muito. Mas é o que costuma ser usado nessas Les Paul de 3 captadores. Eu não curto muito tocar esses estilos de metal seus nem gosto de EMGs (caraca, 3 EMGs é muita sacanagem). Para esses estilos mais Hi-Gain eu uso minhas guitarras de captadores cerâmicos, ou a Peavey Wolfgang ou minha melhor guitarra para isso, a PRS Chris Henderson. A PRS tem 3 captadores cerâmicos e é excelente. Já tive uma Gibson Classic com 500T e 496R, seria questão de você experimentar, porque o 500T acho forte demais e perde som limpo. Uma excelente Lespa que toquei tinha dois 496. Fica então uma sugestão, três 496 ou um 500+dois 496.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    NanHonda

    então renato, como é esse "esquema de defasagem"? nao entendi

    Ok, vamos lá.

    Defasagem geralmente vc faz em guitarras com captadores que possuem bobina dupla, que é o caso dos humbuckers e de alguns singles "stack".

    A grosso modo, seria vc transformar um captador humbucker em single, pois vc desliga uma das bobinas do mesmo. Geralmente para fazer isso, os captadores devem possuir 4 condutores.

    Normalmente instala um sistema push-pull em um dos potenciometros para fazer o desligamento das bobinas. Ou é adicionada uma chave extra para fazer esse desligamento.

    Como a sua LP tem 3 captadores, vc pode ter inúmeros timbres com o esquema de defasagem.

    Um luthier qualificado pode te dar mais detalhes sobre isso.

    Abs

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MMI

    Ah... Uma adaptação de sua guitarra para funcionar igual a Chris Henderson poderia ser legal numa eventual troca de captadores.

    NanHonda
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    Muito interessante isso. Seria ótimo ter várias opções de timbres em uma unica guitarra com este método. Obrigado!

    MMI
    Uma vez toquei uma LP com 496, lembro que no dia eu gostei, mas hoje já nao me recordo mais exatamente do som. É uma ótima opção também a se considerar. Valeu!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    NanHonda

    Muito interessante isso. Seria ótimo ter várias opções de timbres em uma unica guitarra com este método. Obrigado!

    Claro, com certeza :) Imagina o quanto vc vai ter de timbres com 3 captadores humbuckers???

    Numa guitarra strato, por exemplo, com a chave de 5 posições vc tem até 10 timbres diferentes com o push-pull.

    Se vc colocar uma chave extra de 3 posições na sua LP, vc terá ao menos 12 timbres diferentes!

    Vê legal esse lance aí, pode ser bacana fazer algo do tipo, já que como vc bem falou, mais pra frente vc quer tocar outros estilos que não seja só rock pesado.

    EDIT: Veja só esta guitarra. É a Music Man Steve Morse, guitarrista do Deep Purple.

    Tem 4 captadores e 3 chaves! Ele tira muito som dessa guitarra!

    Lembre-se de confirmar isso que eu falei com seu luhtier de confiança, mas acredito que dê pra fazer algo do tipo sim!

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Captadores para Epiphone Black Beauty