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augustoccm Veterano |
# mai/11
Pesquisador de um curso superior de lutheria no Paraná pesquisou cientificamente 9 tipos de madeiras para corpo. Testou elas com as mesas ferragens, mesmo braço e mesmas cordas. Resultado a Madeira do corpo para guitarras não influencia em nada no som. Chocante!!! Por favor alguém do Paraná pode pegar essa pesquisa e divulgar?
Fonte: Esta passando agora na Globo no programa Globo universidade.
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kyo_ryo Veterano |
# mai/11
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Tem o vídeo aqui:
http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,8748,00.html
Assistindo...
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Deiab Veterano |
# mai/11 · Editado por: Deiab
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O coruja, apelido do Marcos (professor), foi quem construiu o braço da minha frankenstrat, já tinha me falado desse teste quando estava fazendo o trabalho pra mim. Nunca comentei, porque aqui tem os xiitas por timbre de madeira e eu não poderia provar, mas agora está aí a prova. Instrumentos sólidos elétricos, não tem influência do tipo de madeira no som. Fim de papo. Mogno asiático, alder, basswood, maple, marupá, blá, blá, blá... Contem outra história agora, eheheheh!!!
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augustoccm Veterano |
# mai/11
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Pelo que vi na tv foi usado o desenho de telecaster com cap. Single na ponte
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R. Skipper Veterano |
# mai/11
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Tem o vídeo aqui:
http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,8748,00.html
Assistindo...
Clico no link, diz que precisa instalar um plugin e depois diz que "Nenhum plugin apropriado foi encontrado". Ê, ê... Tem no tubão, não?
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Pepe Le P Veterano |
# mai/11
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augustoccm Maravilha! To trocando o corpo da minha Golden de compensado por quem tiver um corpo inteiriço de mogno! E pago o frete ainda!
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R. Skipper Veterano |
# mai/11
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Interessante. Mas e a madeira do braço, não influencia? :) Agora tem que fazer corpo e captação igual, mas com braços de madeiras diferentes.
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Curly Veterano |
# mai/11
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Falo por mim, fiz minhas próprias pesquisas, montando stratocasters idênticas em ferragens e elétrica ora variando apenas o braço, ora variando o corpo. a madeira influencia SIM, não tanto como nos instrumentos acústicos mas tem uma influência nítida e perceptível. a vantagem de vc tirar as próprias conclusões é que deixa de depender das opiniões dos outros, sejam leigos ou profissionais, embora respeite opiniões diferentes...
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Pepe Le P Veterano |
# mai/11
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Agora falando sério... eu trabalho com pesquisa e agente ve muita coisa no mínimo duvidosa por aí. Não querendo desmerecer o trabalho de quem quer que seja que conduziu essa pesquisa, mas sair por aí afirmando algo com base em um estudo de um cara é, no mínimo, muito arriscado.
Minha opinião: acho que algumas vezes a diferença de timbre e etc. entre madeiras é de fato superestimado, mas existe (eu já tive há pouco tempo atrás essa nóia das madeiras e timbres e tal, hoje felizmente, estou mais intersado em aprender a tocar). Embora eu nunca tenha tocado em uma guitarra 100% identica a outra (mesmas ferragens, captadores e design) eu sinto uma diferença entre o som de guitarras desplugadas, se essa diferença se deve a outros fatores que não a madeira não posso afirmar.
Por acaso alguém teria como disponibilizar o estudo original? Foi publicado onde?
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R. Skipper Veterano |
# mai/11 · Editado por: R. Skipper
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Pepe Le P Trabalhando com pesquisa, sabe que, infelizmente, a única forma de refutá-lo é provar, também atrávés do método científico, que ele está errado. Eu gostaria, mas não sei nem apontar um lápis com estilete... Também estou muito curioso sobre o paper dele. Entrei no site do curso, mas está offline. http://www.et.ufpr.br/index2.php Gostaria de, além de pedir o artigo, ter questionamentos sobre: - Foi feito para todas as cordas? Foi considerado para notas que não cordas soltas? Quantas vezes foi tocada cada nota? Qual o método de união/interpolação/sei-lá-o-que entre estas idênticas? - Qual o nível de "aproximação"? É impossível que tenham sido COMPLETAMENTE idênticas, e sim no nível da percepção humana. Mesmo assim, é bom saber o que foi utilizado. - Captação ativa ou passiva? Eu como guitarrista iniciante nem entendo disso, mas só pelo significado das palavras já dá para desconfiar que pode ter diferença. - Aquela máquina de palhetar não tava muito bruta, não? :) - E... me diz que aquele netbook era só para aparecer na TV e que foi usada uma interface decente no estudo de verdade. Hahaha! Para trabalho futuro, eu recomendaria (quem sou eu pra isso, mas enfim) que fizesse agora um estudo com mesmo corpo e braços de madeira diferente. Ou então diferenças entre braço em peça única, colado e parafusado. Tem bastante coisa pra pesquisar, bem promissor.
EDIT: Olhando o Lattes, pelo jeito este não foi publicado. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=P8082116
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Viciado em Guarana Veterano |
# mai/11
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Eu queria ver a opinião dos luthiers aqui.
Sei não hein! Madeiras diferentes tem diferentes densidades, e acho que a densidade da madeira influencia sim. Queria ver como soaria uma Les Paul feita em Alder.
Mas eu ainda queria saber da opinião dos Luthiers aqui, isso pode desmistificar muitos mitos.
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Leomju Veterano |
# mai/11
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Pessoal, é assim, pra mim o q vale é a experiência...
Um só post do Bertola aqui... valeria mais que qualquer pesquisa!
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Pepe Le P Veterano |
# mai/11 · Editado por: Pepe Le P
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R. Skipper Lembrando os filõsofos da ciência: Uma afirmação que não é falseada não necessariamente é verdadeira. Mas sem entrar nesse mérito, é muito importante ter visão crítica sobre metodologia utilizada e afrimações feitas além da repetibilidade dos resultados.
Mas enfim, acho que o colega Curly fez uma colocação interessante. Tirar suas próprias conclusões é uma abordagem interessante. Várias opiniões convergentes podem indicar "aproximação da verdade".
Mas no final das contas, o que vale é tocar guitarra, seja com que madeira for!!!
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R. Skipper Veterano |
# mai/11
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Leomju
Um só post do Bertola aqui... valeria mais que qualquer pesquisa!
Desculpe, mas o método científico só pode ser refutado pelo próprio método. É o mesmo que diz... Não! Não começarei flamewars. É melhor esperar informações mais completas do pesquisador. Estou tentando entrar em contato.
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Saul Morello Veterano |
# mai/11
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rapaz axo que influencia como disse oo viciado em guarana madeiras diferenstes tem densidades diferentes....como soaria um lp em ash?alder? ou uma tele em mogno? se oos luthiers postarem provelmente vão tirar nossas duvidas...
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Curly Veterano |
# mai/11 · Editado por: Curly
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R. Skipper
Desculpe, mas o método científico só pode ser refutado pelo próprio método.
apenas para aqueles que o seguem, meu caro ! A luthieria não é ciência, é uma arte, a maior parte dos conhecimentos aplicados são puramente empíricos. Se alguém duvida disso, então convoque cientistas para construir um violino com sonoridade igual ou melhor que os stradivarius. aliás, quem conseguir isso está milionário...
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Valter Bergamo Veterano |
# mai/11
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Algo que temos que analisar sobre a pesquisa é:
Muitas madeiras tem timbre médio. Seria interessante avaliar as 9 madeiras utilizadas, se tem nesse corpo de prova madeiras com timbre graves, médio e agudo.
Outra coisa temos que dar crédito a pesquisa mas não utilizar como regra até que se tenha um estudo mais aprofundado.
Abraço!
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R. Skipper Veterano |
# mai/11 · Editado por: R. Skipper
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Curly apenas para aqueles que o seguem, meu caro Justo. Concordo plenamente, tanto que também estou cheio de dúvidas. Mas, se eu ouço uma diferença, você e todo mundo do fórum também encontrasse diferença, por que o método utilizado apresentaria estes resultados? O método deve ser corrigido, então. Todo progresso para melhor entender nosso mundo é bem vindo (pelo menos na minha opinião).
então convoque cientistas para construir um violino com sonoridade igual ou melhor que os stradivarius Rá! Mas a questão não é essa, e sim se haveria diferença entre dois violinos feitos pelo sr. Stradivarius, um de madeira X e outro idêntico de madeira Y. ;)
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augustoccm Veterano |
# mai/11
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Eu fiquei pensand tb que o timbre foi limitado pelo amplizinho e microfone que ele usou para registrar o som.
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Valter Bergamo Veterano |
# mai/11
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Curly R. Skipper
Acredito que a arte tem sua ciencia também. Quando um artesão por exemplo experiemnta novas tecnicas, mesmo não sabendo esta aplicando a ciencia.
Uma coisa é certa, musica e luthieria nao é uma ciencia exata como a matemática, tecnicamente sim, mas não há formulas predefinicdas quanto a isso.
Um ponto tambem, cada um houve diferente do outro, como analisar o que alguem esta ouvindo? E como analisar o timbre. Não basta comparar frequencias apenas.
É um estudo muito longo a ser feito para comprovar ou nao essa realidade que temos imposta pela industria e por nós mesmos sobre o som de cada madeira.
Tem muita variável nisso... um captador melhor que o outro, ai tambem faz diferença.... um cap ruim pode nao dar diferença e um bom sim.... há muitas possibilidades....
No dia a dia do meu trabalho eu percebo sim diferenças sonoras em alguns grupos de madeira.
Como falei a maioria que temos tende ao medio. Poucas com caracteristicas marcantes em grave e agudo.
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renansena777 Veterano |
# mai/11
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Instrumentos sólidos elétricos, não tem influência do tipo de madeira no som. Fim de papo. Mogno asiático, alder, basswood, maple, marupá, blá, blá, blá...
E eu achava que ja tinha lido muita merda no forum de guitarra
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Deiab Veterano |
# mai/11 · Editado por: Deiab
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Só pra complementar, ele tinha me contado que isso fazia parte de uma aula, onde todos davam suas opiniões sobre as madeiras puxando pro médio, médio-grave, agudo, e cada um tinha uma opinião. Depois mostraram o teste com a leitura do computador e os alunos se espantaram com o resultado, pois as diferentes freqüencias emitidas, não eram perceptíveis ao ouvido humano.
renansena777
Só estou comentando um estudo científico feito por professores de uma escola técnica federal com experiência larga em luthieria.
Se eu falei MERDA como você disse, prefiro a opinião dos profissionais habilitados que estudaram pra isso, do que de um sabugo qualquer.
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Drinho Veterano |
# mai/11
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Ai é complicado hein...querem me fazer quebrar um negócio que eu acredito há anos.... Uma coisa que pra mim é duvidosa até certo ponto é a madeira para braço, isso é uma coisa minha que eu nunca compartilhei com ninguém porque a tendência é que discordem, pra mim quem é responsável pelo som é o traste dependendo de seu tamanho, mas isso é meu e não faço questão que ninguém concorde. Agora no restante do conjunto temos corpo e captador que há muitos anos nos meus ouvidos têm influenciado muito no som do instrumento, e eu sinto sim diferença, e um monte de gente sente diferença.
tá todo mundo louco então?
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rafael_cpu Veterano |
# mai/11
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Interessante a pesquisa.
Seria necessário verificarmos os parâmetros utilizados na comparação entre os sons emitidos pelos diferentes corpos a fim de análise dos timbres (que segundo o professor, são exatamente indiferentes). Em outras palavras, quais foram os parâmetros utilizados para considerá-los (os timbres) exatamente iguais? São suficientes? Existem outros? E assim por diante. Tomara que seja publicado o trabalho. E que venham outros contradizendo ou corroborando este.
Agora, verdade seja dita, lindos aqueles corpos de tele um em cima do outro com as variações tão belas das diferentes madeiras. Vontade de ter todos!
T+
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paulinho pc Veterano |
# mai/11
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renansena777 Se eu falei MERDA como você disse, prefiro a opinião dos profissionais habilitados que estudaram pra isso, do que de um sabugo qualquer.
SASSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHHHSUAHSUAHSUAHSUAHSUSUAAHS UAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSHHSIAHSHSIAHSIASIAHSIAHSIAHSIAHSIAHSIAHIAHSIAH SIASUASASAHSIAAH SAUHUA
Foi malz...porém inevitável.
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Drinho Veterano |
# mai/11
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sabugo
uhauha essa é nova
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renansena777 Veterano |
# mai/11
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Deiab Só estou comentando um estudo científico feito por professores de uma escola técnica federal com experiência larga em luthieria.
Entao da proxima vez fale sobre algo que vc ja tenha testado e conferido pessoalmente, nao saia repetindo asneiras que vc leu em um forum ou uma revista por ai
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maspn Veterano |
# mai/11
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nao acredito nisso, tem guitarra que deixa o captador mais agudo, outras mais grave... nao vai ser um professor com pouca bosta na cabeça que vai mudar o que o mundo inteiro pensa
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Tsgk Veterano |
# mai/11
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não faz sentido um cara fica quase a vida toda fica buscando a madeira exata para chegar ao timbre perfeito sendo que a madeira não faz diferença.
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juniorguitarman Veterano |
# mai/11
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Sempre desconfiei que mdf era igual ao mogno!!!
uashuashasu isso na minha opinião é furada!
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