Hidratação da escala ?

Autor Mensagem
Mazzei
Veterano
# abr/11


Olá pessoal,

Tenho uma epiphone lp std e venho observando que a escala dela está seca, e meio clara. Já levei algumas vezes no luthier e ele hidrata, fica muito bonita e mias macia.
Queria fazer isso em casa, 1x por mes e gostaria de saber dos amigos qual o melhor produto para essa finalidade e gostaraia de saber também se há algum procedimento especial a fazer antes disso, tipo limpar com alguma outra coisa antes, etc.
Agradeço desde já ajuda dos amigos.
Abraço!

Dibilo
Veterano
# abr/11
· votar


normalmente eu uso um pouco de oleo de peroba e pra aproveitar que ja to ali pertinho do uma limpada nos trastes com cera altomotiva mesmo,aquela que o pessoal usa pra deixar carro brilhando =x,ja ouvi falar em passar um pouco de suco de limao(não é limonada o_O).
Bom,costumo usar isso ae que falei ai encima e tem me agradado,apesar de so fazer isso uma vez a cada 1 mes e meio por ai.

condor guitar
Veterano
# abr/11
· votar


OLEO DE PEROBA

Danilo Maggot
Veterano
# abr/11
· votar


Cara existem produtos especias para limpeza de guitarras , e o melhor a fazer retirar as cordas para a limpeza do seu instrumento!!!

LuksPrando
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
rsrsrsrs....
eu fasso assim..
toda vez q eu troco as cordas...eu passo olho de peroba nas casas e no corpo...
e nos caps eu passo oleo de maquina p n enferrujar....
daew quando tuas cordas começarem a se entregar a ferrugem, mete um oleo de maquina nelas q da pra segurar...
eu toco todo dia 2 ou 3 hrs por dia...
ee ja to com um ernie ball a 2 messes.....vai mas umas semanas ainda(eu espero)...

VLW Espero ter ajudado!!!

buddy guy
Veterano
# abr/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Óleo de peroba>>>>>>>>> em escala escura !!!

Óleo de limão >>>>>>>>>>>>>Escala clara !!!!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


buddy guy

Desde que usado com moderação pode sim velho!!!

buddy guy
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo


buddy guy

Desde que usado com moderação pode sim velho!!!


Certeza,não vai escurecer a escala não? Oia !!!

will789
Veterano
# abr/11
· votar


buddy guy
O gente,a escala da guitarra dele é toda maple.

Tenho uma epiphone lp std

a escala é de rosewood, num é não?

buddy guy
Veterano
# abr/11
· votar


will789

buddy guy
O gente,a escala da guitarra dele é toda maple.

Tenho uma epiphone lp std

a escala é de rosewood, num é não?



Ví alguém aí,indicar perroba para escala clara,quando o certo é óleo de limão !!!!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


buddy guy



Certeza,não vai escurecer a escala não? Oia !!!

Por isso é importante passar pouco e passar com um pano limpo ehehehehee

buddy guy
Veterano
# abr/11
· votar


will789


Tenho uma epiphone lp std e venho observando que a escala dela está seca, e meio clara.



Will,estou viajando aqui.Confundi as coisas.Eu lí este trecho do texto "clara" e pensei que a escala seria maple !!! Que doidera,lí rápido demais.Bom,mas fica aí as dica !!!

buddy guy
Veterano
# abr/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Sir.Paulo
buddy guy



Certeza,não vai escurecer a escala não? Oia !!!

Por isso é importante passar pouco e passar com um pano limpo ehehehehee




Podes crêr,mas eu viajei grandão aqui agora!!! Eu lí escala clara.Quando na verdade não era escala clara.Ele no texto quis dizer clara,mas clara de esbranquissada,e não clara de escala maple !!! Agora que eu fui me dar conta !!! Heheheheehehe.......................lí rápido demais o texto................hahahahaah

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


buddy guy

uhauhauhauhauauh

Pois é eu também achei estranho você discordar huahuhauhua

Abç!!!

buddy guy
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo

buddy guy

uhauhauhauhauauh

Pois é eu também achei estranho você discordar huahuhauhua

Abç!!!




Hhehehehehehehe.........................maior viajem da paróquia aqui !!!!!!

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
A escala é escura né!

Se for, passa somente óleo de peroba ( desses comuns que se compra em mercado), aproveita e da uma polida nos trastes passando um bombril (de leve).

Geralmente faço isso todo mes, quando vou trocar as cordas, eu dou uma polida nos trastes e hidrato a escala.
Fica uma beleza!

marcio_smdo
Veterano
# abr/11
· votar


Prezados,

Eu moro em Maricá/RJ, lugar de umidade alta.

A escala da minha guitarra é em rosewood. Eu usava normalmente óleo de peroba a cada troca de cordas, o que acontecia a cada 3 ou 4 meses.

Sempre aparecia um esbranquiçado na escala, parecendo mofo.
O luthier Rodrigo Cotia me recomendou óleo de limão.
Mudei de Elixir para Ernie Ball, que troco todo mês, e passei a aplicar o óleo de limão Dunlop 65.

Uma ou duas vezes por ano passo o óleo de peroba no lugar do de limão. Nestas ocasiões limpo os trastes com Silvo, tendo o cuidado de cobrir a escala com fita crepe.

A cada troca também escovo a escala com uma escova de dentes velha (dura), com mais atenção para os cantinhos dos trastes.

Não tive mais problemas.

Uso o Shine da Planet Waves para limpeza do corpo. Aplico o GHS Fast Fret nas cordas e na parte de trás do braço. Quando tiro as cordas não há o menor sinal de oxidação. Não passo nada nas lâminas dos captadores.

Não sabia que o óleo de limão também serve para escalas claras. Pensei que nestes casos se aplicava polidor de móveis mesmo.
Isto é recomendado tanto para escalas com e sem verniz?

Abraço.

Maximun-EGS 216
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
Se for escura, usa tranquilo oleo de peroba, faz assim, passa na casa, espera uns 10 segundos, e limpa a casa, pra tirar o excesso, eu faço assim na minha, casa por casa xD e fica linda, escuram brilhando e macia.

Faço de 2 em 2 meses e uso oleo de peroba com aroma *-*, minha escala fica com cheirinho de tuti-fruti! << MENINÃOO!!!!
SAHUSHAUSHUSHUA'

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Maximun-EGS 216
Tuti-fruti?
Para mano! xP

Melhor usar a normal que fica um aroma mentolado de limpeza (parecendo Pinho Sol).

=)

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


bem.. eu uso cera de canaúba,óleo de peroba ou óleo de limão

Abraços
(:

DINO EK
Veterano
# abr/11
· votar


OLEO DE LIMAO ESCALA CLARA? ACHO QUE NAO HEIN...

BrianZakk
Veterano
# abr/11
· votar


opa tambem tem algumas duvidas sobre isso, tipow quantas veses por ano passar o oleo de peroba? em que quantidade ? não estraga o estrumento ?

Mazzei
Veterano
# abr/11
· votar


Maravilha pessoal, quantas respostas !!!!
Agradeço mesmo a juda de todos !
Tuti fruti foi boa kkkkk

Sim, minha escala é escura mesmo.

Óleo de peroba ou de linhaça também né ? (andei lendo sobre o de linhaça, e serve tb!)

Bom saber sobre os trastes também....vou proteger eles com fita e dar uma limpada, talvez com silvo ou bombril..tem que passar bem de leve né ?

Outra coisa....andei vendo que o alcool isopropilico também é bom, mas ele seria para uma limpeza antes de usar o óleo de peroba ?

Andei lendo muito bem sobre o dunlop 65, mas não achei uma loja virtual que tenha ele, se alguem souber e puder indicar !

Acho que é isso. Mais uma vez obrigado !!

Abraço!

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
andei vendo que o alcool isopropilico também é bom

Isso é para parte elétrica e não para o braço, mas mesmo na parte elétrica, ele resseca os componentes com o tempo. Eu usei durante muito tempo, ultimamente tenho usado silicone em spray, achei bem melhor!

Eu também costumo dar uma polida com cera pra carro nos trastes.

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


quando eu quero hidratar guitarra e guitarrista eu passo um limãozinho aki
o que sobre faço uma caipirinha pra dar um felling


há produtos específicos que acho mais seguro, mas nunca testei.
nem lembro aonde vi essa dica.

Bereta
Veterano
# abr/11
· votar


Algo pra passar nos braços de suas guitarras???

Peroba neles!!!

marcio_smdo
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
Andei lendo muito bem sobre o dunlop 65, mas não achei uma loja virtual que tenha ele, se alguem souber e puder indicar !
R$ 25 na Musicware. Boa loja.

O Cotia limpou uns potenciômetros e o contato do seletor de captadores pra mim com WD40. O chiado que acontecia ao girar sumiu.

Nas ferragens só passo pano seco. As minhas são pretas.
Este limpador Shine da PW é à base de cêra de carnaúba.
Não conheço o óleo de linhaça.

....vou proteger eles com fita e dar uma limpada, talvez com silvo ou bombril..tem que passar bem de leve né ?
Isso, bem de leve. Dá um trabalho ferrado colocar a fita crepe no final da escala. Se alguém tiver solução melhor agradeço.

Abraço a todos

LuksPrando
Veterano
# abr/11
· votar


n é melhor manda um luthier faze o trabalho...em vez de fik discutindo entre oleo de peroba ou de limao...??? qm sab hidrata..hidrata...qm n sab...pesquisa na net..ouu fale com seu luthier,,,!!

VLW galera!!

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


BrianZakk
Todo mês é bom você hidratar! Aí você passa o quanto você quizer (apenas na escala), só tem que tirar o excesso depois!

O máximo que pode acontecer é você não tirar todo o excesso de óleo e melecar tudo! No demais não estraga nada não.

Mazzei
Bom saber sobre os trastes também....vou proteger eles com fita e dar uma limpada, talvez com silvo ou bombril..tem que passar bem de leve né ?
Isso, só bombril ja basta. E passa bem de leve senão risca e desgasta muito os trastes.

Outra coisa....andei vendo que o alcool isopropilico também é bom, mas ele seria para uma limpeza antes de usar o óleo de peroba ?
Ouvi falar que esse alcool resseca ainda mais a escala! Acho que não é muito apropriado.

Óleo de peroba ou de linhaça também né ? (andei lendo sobre o de linhaça, e serve tb!)
Ja ouvi falar desse óleo de linhaça, acho que deve servir tbm. Só nunca achei pra comprar por aqui onde moro.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Mazzei: Hidratação
qual o melhor produto para essa finalidade


Daqui a pouco teremos guitarras metro sexuais! hehe ;)

Abs

ps. do jeito que a coisa tá, é bem capaz de luthier virar SPA!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hidratação da escala ?