Por onde começar a fazer solos?

    Autor Mensagem
    Villain XD
    Veterano
    # abr/11


    Olá,

    Estou com uma duvida...

    Quero aprender a fazer solos, mas eu não sei por qual parte começar.

    Estava fazendo aqueles "1, 2, 3, 4" para ganhar agilidade nos dedos a na palhetada, Agora estou vendo algumas pentatonicas... Estou meio perdido...

    Por onde começar??

    Me ajudem ai...

    celotoledo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Villain XD

    Procure usar a busca antes de abrir um tópico, pois está cheio de material já relacionado com sua dúvida.

    Para não ser só chatão. Ontem postei um material interessante nesse tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257921/

    Se tivesse usado a busca teria visto.

    Para solar é necessário técnica (a ferramenta para o trampo), paciência, presistência e dedicação. Tente pegar um solinho mais simples de uma música que gosta, deve ajudar também, pois não fica só na coisa chata dos exercícios.

    Boa sorte.

    Geist
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Villain XD
    Tente tirar músicas com solos simples e com o tempo você vai pegando o jeito. Você pode também improvisar nos solos, mesmo não sabendo tocar muito bem. Aí quando você notar que alguma nota não se encaixa, vá tentando até achar alguma que "sirva" ali.

    JuninhoCac
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Procure no youtube uma coluna da cover guitarra com o Gustavo Guerra, uma edição de 2008. É um vídeo de uns 16 minutos.

    Vai pegando as lições parte por parte.

    Ele aborda penta m7, jonio, mixolidio e arpejios.

    Vai estudando uma coisa de cada vez e unindo elas.

    Vai se dar bem!

    Villain XD
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Procure no youtube uma coluna da cover guitarra com o Gustavo Guerra, uma edição de 2008. É um vídeo de uns 16 minutos

    Eu achei o video, Muito bom... Mas não sei o desenho do modo Jônio, nem o desenho do modo Mixolídio da pentatonica de Ré Menor....

    Alguém pode me passar????

    --> Aqui o link do Vídeo... nullhttp://www.youtube.com/watch?v=-hQDr_vvrlk

    JuninhoCac
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, é tudo igual!

    O Gustavo nem perde tempo mostrando os desenhos das escalas no vídeo pq isso tem pra todo canto na internet, hehe...

    Mas:
    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/6-guitarra/tw-escala-mai or--modos-gregos-p0.html

    Villain XD
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Agora estou com outra duvida...

    Ele usou no video só os modos Jônio e Mixolidio, E não mostrou como usar os outros....

    Vocês poderiam me explicar como posso usar os outros modos???

    Obs: Se tiver um video que explique isso, Me passe o link... :D

    Villain XD
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Outra coisa,

    A escala pentatonica é igual para Notas Maiores e Menores???

    Ou Para notas menores é uma, e para notas maiores é outra???

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Villain XD
    a escala pentatônica eh mesma para a nota relativa

    por exemplo a escala de C eh a mesma de Am
    pois Am eh relaticvo de C

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Quero aprender a fazer solos, mas eu não sei por qual parte começar.

    Pelo começo, seria o ideal...

    Cara se vc está começando agora, arruma um professor antes de tudo...aqui as pessoas vão falar um monte de coisa diferente pra vc e isso pode confundir ainda mais a sua cabeça.

    Vá por partes.

    Abraço.

    Villain XD
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara se vc está começando agora, arruma um professor antes de tudo

    Daqui uns 2 meses eu vou entrar em uma aula, mas até lá quero ir aprendendo alguma coisa pra chega lá e já estar um pouco avançado.. :D

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Villain XD

    Daqui uns 2 meses eu vou entrar em uma aula, mas até lá quero ir aprendendo alguma coisa pra chega lá e já estar um pouco avançado.. :D

    Entendo a sua ansiedade, comigo tbm foi assim qdo comecei a tocar...Pelo menos comigo não funcionou,pois meu professor perguntou se eu sabia alguma coisa e eu falei o que sabia. Aí, ele me falou o seguinte: Cara, vc mal começou e já precisa se reciclar!!! Esqueça tudo o que vc viu naquelas revistinhas de cifras de música, a maioria daqueles acordes são escritos de forma errada.

    Por exemplo, em uma música ou outra, vinha a peste do acorde C/D (|Lê-se: Dó com o baixo invertido em Ré). Ora, se a regra para inversão de acordes diz que a inversão só acontece na 3ª, 5ª ou 7ª de um determinado acorde, que raio de C/D é esse? O exemplo correto seria C/E, tendo em vista que E é a terça de C! E eu ficava me achando qdo fazia um C/D, rsrsrsrs.

    Portanto, repito o discurso: cuidado com o que vê e o que se fala por aí, tem muita gente por aí que toca de "orelhada" e acha que é pica.

    ppaulo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    cara vc está aprendendo, vai estudar mais entao,não só treine agilidade, estude horizontalmente,todos os tipos de escalas, e saiba q agilidade nao quer dizer qualidade em um solo..

    De Ros
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    renatocaster

    Tu acha que o C/D não existe?

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    De Ros

    Tu acha que o C/D não existe?

    Vivendo e aprendendo, mas achava que não existia! Pow então me explica aí cara!!! É a mesma história do E#, que muitos dizem que não existe mas na verdade existe.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    De Ros

    Pow, vc é o De Ros que eu estou pensando? Marco De Ros? Um que era (ou é) endorsado pela Washburn? Tocava de CS780???

    Pow admiro muito seu trabalho cara, já vi e ouvi muito do seu trabalho.

    De Ros
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    renatocaster

    Opa, tudo beleza? Sou eu mesmo!

    No lugar de escrever um D7sus(9), eu acho mais simples escrever C/D. Tem gente que não gosta dessas simplificações, mas isso não significa que estão erradas.

    Sobre o E#, qual é a sétima maior de F#? Lembre-se das regras do campo harmonico: Não pode misturar sustenidos com bemóis e não pode repetir ou pular notas (sempre C D E F G A B ).

    Abração e muito obrigado pelos elogios!!

    Monsfogueri
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Por onde começar a fazer solos?


    Pelas escalas uai.. AUHIAHE

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    De Ros

    No lugar de escrever um D7sus(9), eu acho mais simples escrever C/D. Tem gente que não gosta dessas simplificações, mas isso não significa que estão erradas.

    Valeu pela dica! Eu não costumava tratar acordes sus, onde vc suspende a 3ª e aplica uma 2ª ou 4ª (ou 9ª e 11ª) como inversão do baixo de um acorde. Achava que eram conceitos diferentes!

    Sobre o E#, qual é a sétima maior de F#? Lembre-se das regras do campo harmonico: Não pode misturar sustenidos com bemóis e não pode repetir ou pular notas (sempre C D E F G A B ).

    É, levando em consideração o intervalo de 1 tom inteiro, realmente é E#.

    Luis Bergamin
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pela guitarra.

    xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por onde começar a fazer solos?