Escalas ... por onde começar?

    Autor Mensagem
    BodeNinja
    Veterano
    # abr/05


    Galera gostaria de bastante licks e escalas pra poder começar a brincar na parte dos solos... nao tenho mt noçao de teoria tambem , queria que me recomendassem um site legal , falem aew por favor galera , flwz

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    começa por aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/busca.php

    Diego P Monteiro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aprende os 5 modos da pentatônica. Começa com a Pentatônica de Lá Menor (A C D E G) que fica mais fácil pra tu. Depois pega os modos gregos (escalas derivadas da escala maior de Dó, akela q tu aprendeu quando era criança no colégio Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó, C D E F G A B C). Depois estuda os modos derivados da escala menor harmônica, depois pega os modos derivados da escala menor melódica, depois pega umas escalas bizarras tipo orientais pra estudar (japonesa, egípcia, árabe, enigmática, etc). Ah! quase esqueci! Aprenda a solar em blues tbm!

    BodeNinja
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tem algum site com bastantes escalas ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    BodeNinja

    www.bendseligados.hpg.ig.com.br

    Freedon
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pra vc que ta começando, não recomendo aprender escalas pois eh algo chato pra quem não tem muita noção de musica... aposto que vc vai desistir delas... acho melhor vc tentar tirar solos de musicas pra acustumar mais e pegar mais as tenicas da guitarra ! é minha dica... valeu !

    banido
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu to assim tamem.Tipo eu ateh consigo sola ums baguios mas num sei nada de teoria nem improviso nem porra nenhuma.Ae eu entro nesses topicos de escala e os caras falam outra lingua pra min haehuea ai eu num entendo nada.Nem nakele topico oficial de escalas num deu pra entende pq tava usando uma linguagem que ja precisa de uma certa noção pra intende

    Igor Martins
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Igor Martins
    · votar


    banido
    Tb. não sei grande coisa de teoria, mas acho q consigo te ajudar um pouco.

    Toda escala é formada por notas, e seus intervalos.
    Tu sabe o que é um intervalo certo?????
    entre A (lá) e B (si) tem 1 tom de intervalo, por exemplo, ok?

    Então, para a formação da escala é só seguir a formação.

    Tipo, a pentatônica menor é formada assim (se eu estiver errado avisem)
    I __ III IV V __ VII VIII

    Logo a penta de E menor é

    E __ G A B __ D E

    Aprende as pentatônicas primeiro. Tenta descobrir a posição no braço.

    Mas aí vai um exemplo (da mesma q citei)

    <pre>
    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-12------14--------------------------------------------
    A-12------14--------------------------------------------
    E-12------15----------------------------------------------

    e ela pode repetir, já que a última nota foi mi, então faça isso


    e-12-------15------------------------------------------
    B-12-------15------------------------------------------
    G-12------14---------------------------------------------
    D-12------14--------------------------------------------
    A-12------14--------------------------------------------
    E-12------15----------------------------------------------

    </pre>

    Diego P Monteiro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    banido

    conhece as notas musicais? conhece boa parte da localização das notas que estão no braço da guitarra? saiba que na Música existem 12 notas:

    A A# B C C# D D# E F F# G G#

    Ok.. sabendo disso fica mais fácil você aprender a teoria musical mais avançada.

    A minha dica é:

    Aprenda a Pentatônica Menor de Lá!

    As notas dessa escala citada acima são: Lá, Dó, Ré, Mi, Sol (A C D E G)

    A escala Penta de Am se divide em mais quatro modos (totalizando cinco modos, já que existem cinco notas nessa escala e cada nota dessa, gera uma escala diferente).

    A C D E G (Pentatônica de Lá Menor)

    C D E G A

    D E G A C

    E G A C D

    G A C D E

    Veja que são as mesmas notas da escala da Penta de Am. O que muda é a tônica dessas outras escalas (tônica = primeira nota).


    ESCALA PENTATÔNICA DE LÁ MENOR

    E -------------------------------[5]-8----------------------------
    B --------------------------5-8--------8-5------------------------
    G ---------------------5-7------------------8-5-------------------
    D --------------5-[7]----------------------------[7]-5--------------
    A ---------5-7------------------------------------------7-5---------
    E --[5]-8----------------------------------------------------8-[5]----

    Os números que tiverem entre [ ] são as notas Lá. Tipo... têm três notas "Lá" aí nessa tablatura se você perceber.. Uma grave, uma intermediária e uma aguda. Analise.. Eu comecei a aprender a improvisar e a solar com a Pentatônica de Lá Menor porque é uma escala simples e legal de se tocar.

    Qualquer dúvida, pergunte véi.

    Espero ter ajudado. ^^

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Comece estudando intervalos e escala maior. Tem tudo aqui (use a busca) e no site que o Panucci indicou.

    Domine
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Comece pelas mais graves

    Palota
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Conheça todas as notas no braço da guitarra primeiro. Entenda as escalas, não apenas decore-as. A escala maior eh o principio do estudo, eh apartir dela que as outras são formadas. Veja um exemplo: partindo da escala de Do maior (C,D,E,F,G,A,B), se tu começares pelo VI grau (A) e tocar as mesmas notas, tu teras a escala de La menor. Ainda na escala de Do maior, obedecendo a formação das pentatonicas menores, tu vais encontrar as pentas de Re menor, Mi menor e La menor. Use estas 5 escalas quando estiveres na tonalidade de Do maior. Transfira isto para outras tonalidades. Tendo dominado isto, procure outras escalas.

    heathcliff
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olha cara...se você quiser aprender uma escala só pra ficar brincando, sem pretensão nenhuma, aprenda a pentatônica.

    Mas eu acho que se você viciar em Pentatônica vai ser um pouquinho mais complicado para você passar para a diatônica completa (a pentatônica nada mais é do que a diatônica sem a 2ª e a 6ª notas). Eu aconselharia você a aprender a escala diatônica e seus modos primeiro, aí depois para você tocar a pentatônica é só você tocar as mesmas escalas que aprendeu anteriormente sem a 2ª e a 6ª nota. Alêm de que você vai saber empregar as notas de passagem que não pertencem a Penta(2ª e 6ª) com mais fluência.

    Resumindo, a escala pentatônica é uma forma simplificada da diatônica.
    Aprenda a forma "desenvolvida" primeiro.

    É que nem na escola, você aprende a classificar as orações desenvolvidas primeiro, para depois aprender quando, como e porquê utilizar as reduzidas.

    Deji
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    começa por aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/busca.php[/i]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas ... por onde começar?