Autor |
Mensagem |
Villain XD Veterano |
# abr/11
Olá,
Estou com uma duvida...
Quero aprender a fazer solos, mas eu não sei por qual parte começar.
Estava fazendo aqueles "1, 2, 3, 4" para ganhar agilidade nos dedos a na palhetada, Agora estou vendo algumas pentatonicas... Estou meio perdido...
Por onde começar??
Me ajudem ai...
|
celotoledo Veterano |
# abr/11 · Editado por: celotoledo
· votar
Villain XD
Procure usar a busca antes de abrir um tópico, pois está cheio de material já relacionado com sua dúvida.
Para não ser só chatão. Ontem postei um material interessante nesse tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257921/
Se tivesse usado a busca teria visto.
Para solar é necessário técnica (a ferramenta para o trampo), paciência, presistência e dedicação. Tente pegar um solinho mais simples de uma música que gosta, deve ajudar também, pois não fica só na coisa chata dos exercícios.
Boa sorte.
|
Geist Veterano |
# abr/11
· votar
Villain XD Tente tirar músicas com solos simples e com o tempo você vai pegando o jeito. Você pode também improvisar nos solos, mesmo não sabendo tocar muito bem. Aí quando você notar que alguma nota não se encaixa, vá tentando até achar alguma que "sirva" ali.
|
JuninhoCac Veterano |
# abr/11
· votar
Procure no youtube uma coluna da cover guitarra com o Gustavo Guerra, uma edição de 2008. É um vídeo de uns 16 minutos.
Vai pegando as lições parte por parte.
Ele aborda penta m7, jonio, mixolidio e arpejios.
Vai estudando uma coisa de cada vez e unindo elas.
Vai se dar bem!
|
Villain XD Veterano |
# abr/11
· votar
Procure no youtube uma coluna da cover guitarra com o Gustavo Guerra, uma edição de 2008. É um vídeo de uns 16 minutos
Eu achei o video, Muito bom... Mas não sei o desenho do modo Jônio, nem o desenho do modo Mixolídio da pentatonica de Ré Menor....
Alguém pode me passar????
--> Aqui o link do Vídeo... nullhttp://www.youtube.com/watch?v=-hQDr_vvrlk
|
JuninhoCac Veterano |
# abr/11
· votar
Cara, é tudo igual!
O Gustavo nem perde tempo mostrando os desenhos das escalas no vídeo pq isso tem pra todo canto na internet, hehe...
Mas: http://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/6-guitarra/tw-escala-mai or--modos-gregos-p0.html
|
Villain XD Veterano |
# abr/11
· votar
Agora estou com outra duvida...
Ele usou no video só os modos Jônio e Mixolidio, E não mostrou como usar os outros....
Vocês poderiam me explicar como posso usar os outros modos???
Obs: Se tiver um video que explique isso, Me passe o link... :D
|
Villain XD Veterano |
# abr/11
· votar
Outra coisa,
A escala pentatonica é igual para Notas Maiores e Menores???
Ou Para notas menores é uma, e para notas maiores é outra???
|
Bruno_guitar123 Veterano
|
# abr/11
· votar
Villain XD a escala pentatônica eh mesma para a nota relativa
por exemplo a escala de C eh a mesma de Am pois Am eh relaticvo de C
|
renatocaster Moderador
|
# abr/11
· votar
Quero aprender a fazer solos, mas eu não sei por qual parte começar.
Pelo começo, seria o ideal...
Cara se vc está começando agora, arruma um professor antes de tudo...aqui as pessoas vão falar um monte de coisa diferente pra vc e isso pode confundir ainda mais a sua cabeça.
Vá por partes.
Abraço.
|
Villain XD Veterano |
# abr/11
· votar
Cara se vc está começando agora, arruma um professor antes de tudo
Daqui uns 2 meses eu vou entrar em uma aula, mas até lá quero ir aprendendo alguma coisa pra chega lá e já estar um pouco avançado.. :D
|
renatocaster Moderador
|
# abr/11
· votar
Villain XD
Daqui uns 2 meses eu vou entrar em uma aula, mas até lá quero ir aprendendo alguma coisa pra chega lá e já estar um pouco avançado.. :D
Entendo a sua ansiedade, comigo tbm foi assim qdo comecei a tocar...Pelo menos comigo não funcionou,pois meu professor perguntou se eu sabia alguma coisa e eu falei o que sabia. Aí, ele me falou o seguinte: Cara, vc mal começou e já precisa se reciclar!!! Esqueça tudo o que vc viu naquelas revistinhas de cifras de música, a maioria daqueles acordes são escritos de forma errada.
Por exemplo, em uma música ou outra, vinha a peste do acorde C/D (|Lê-se: Dó com o baixo invertido em Ré). Ora, se a regra para inversão de acordes diz que a inversão só acontece na 3ª, 5ª ou 7ª de um determinado acorde, que raio de C/D é esse? O exemplo correto seria C/E, tendo em vista que E é a terça de C! E eu ficava me achando qdo fazia um C/D, rsrsrsrs.
Portanto, repito o discurso: cuidado com o que vê e o que se fala por aí, tem muita gente por aí que toca de "orelhada" e acha que é pica.
|
ppaulo Veterano |
# abr/11
· votar
cara vc está aprendendo, vai estudar mais entao,não só treine agilidade, estude horizontalmente,todos os tipos de escalas, e saiba q agilidade nao quer dizer qualidade em um solo..
|
De Ros Veterano
|
# abr/11
· votar
renatocaster
Tu acha que o C/D não existe?
|
renatocaster Moderador
|
# abr/11
· votar
De Ros
Tu acha que o C/D não existe?
Vivendo e aprendendo, mas achava que não existia! Pow então me explica aí cara!!! É a mesma história do E#, que muitos dizem que não existe mas na verdade existe.
|
renatocaster Moderador
|
# abr/11
· votar
De Ros
Pow, vc é o De Ros que eu estou pensando? Marco De Ros? Um que era (ou é) endorsado pela Washburn? Tocava de CS780???
Pow admiro muito seu trabalho cara, já vi e ouvi muito do seu trabalho.
|
De Ros Veterano
|
# abr/11
· votar
renatocaster
Opa, tudo beleza? Sou eu mesmo!
No lugar de escrever um D7sus(9), eu acho mais simples escrever C/D. Tem gente que não gosta dessas simplificações, mas isso não significa que estão erradas.
Sobre o E#, qual é a sétima maior de F#? Lembre-se das regras do campo harmonico: Não pode misturar sustenidos com bemóis e não pode repetir ou pular notas (sempre C D E F G A B ).
Abração e muito obrigado pelos elogios!!
|
Monsfogueri Veterano |
# abr/11
· votar
Por onde começar a fazer solos?
Pelas escalas uai.. AUHIAHE
|
renatocaster Moderador
|
# abr/11
· votar
De Ros
No lugar de escrever um D7sus(9), eu acho mais simples escrever C/D. Tem gente que não gosta dessas simplificações, mas isso não significa que estão erradas.
Valeu pela dica! Eu não costumava tratar acordes sus, onde vc suspende a 3ª e aplica uma 2ª ou 4ª (ou 9ª e 11ª) como inversão do baixo de um acorde. Achava que eram conceitos diferentes!
Sobre o E#, qual é a sétima maior de F#? Lembre-se das regras do campo harmonico: Não pode misturar sustenidos com bemóis e não pode repetir ou pular notas (sempre C D E F G A B ).
É, levando em consideração o intervalo de 1 tom inteiro, realmente é E#.
|
Luis Bergamin Veterano |
# abr/11
· votar
Pela guitarra.
xD
|