acordes com sétima?

Autor Mensagem
The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics


bom gente eu já sei as regras para montar acordes maiores,menores,justos(ou aumentados) e diminutos.

alguem poderia me dizer as regras para montar um acorde com sétima?

ps:moderação corrigi o tpitulo fazendo favor (ao inves de sétim coloca sétima)

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


Aqui

mr.moretti
Veterano
# abr/11
· votar


então cara, é só vc montar a tríade normal e adicionar a sétima (vc precisa saber montar escalas). Por exemplo: C7M (dó com sétima maior):
I-Dó III-Mi V-Sol VII-Si

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# abr/11
· votar


mr.moretti
a sétima fica um tom a cima da quinta?

Tchavo
Veterano
# abr/11
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

A sétima fica um tom acima de sexta.

Ou seja, 1/2 tom abaixo da tônica I.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
· votar


Tchavo
a pergunta que eu vou fazer pode não ter nada a ver,mas...a ultima nota da escala eh sempre a sétima?

fiz a pergunta pq vc flw que a sétima fica 1/2 tom abaixo da tônica e a unica nota que fica 1/2 tom abaixo da tonica é a ultima nota da escala.

ps:essa regra vale para todos os acordes de uma nota?

por exemplo:Cm,C,Cdm ,C°

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
C.....C#.....D.....D#.....E.....F.....F#.....G.....G#.....A .....A#.....B.....C

Ou seja:

I: C
II: D
III: E
IV: F
V: G
VI: A
VII: B
VIII: C

Fonte: Formação de acordes

Aproveita e lê o tópico inteiro, lá tem muita coisa boa. Hehe.

LeandroP
Moderador
# abr/11 · Editado por: LeandroP
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

Temos 3 tipos de sétima: maior, menor e diminuta.

A sétima diminuta só existe em acordes diminutos.

Pra montar as tríades: maior, menor, aumentada e diminuta, utilizamos os empilhamentos de terça.

maior: 3M + 3m
menor: 3m + 3M
aumentada: 3M + 3M
diminuta: 3m + 3m

Onde: 3m é a terça menor (1 tom e meio) e 3M é a terça maior (2 tons).

Para montar as tétrades com sétima basta empilhar mais uma terça.

maior: 3M + 3m + 3M
menor: 3m + 3M + 3m
dominante: 3M + 3m + 3m
diminuta: 3m + 3m + 3m
menor com 7a maior: 3m + 3M + 3M

Veja com notas:

maior: Dó + Mi + Sol + Si --> C7M
menor: Dó + Mib + Sol + Sib --> Cm7
dominante: Dó + Mi + Sol + Sib --> C7
diminuta: Dó + Mib + Solb + Sibb --> Cdim7
menor com 7a maior: menor: Dó + Mib + Sol + Si --> Cm7M

Não se esqueça de respeitar os graus ao empilhar as terças ;)


(ps.: título editado)

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# abr/11
· votar


olá!
Cara, sempre digo que não se deve levar teoria musical como regra a risca, mas sim como sugestões e vocabulário, porque existem várias abordagens. 8)

Mas enfim... Leia isto com muita atenção:

Pra montar um acorde de 3 sons (tríade) você usa os tonos e semi-tonos, que são como os centímetros da geometria e os números da matemática, eles medem!

1 Tono = 2 semi-tonos.

A escala maior tem 7 Graus e é composta por 6 tonos:
Graus:
I II III IV V VI VII VIII
| | | | | | | |
DO - do# - RE - re# - MI - FA - fa# - SOL - sol# - LA - la# - SI - DO
| | | | | | | |
^-----T-----^-----T----^-S-^-----T-----^------T------^----T-----^-S-^
Tonos:---------------------------^

Pra formar um acorde de tríade você usa um grau, o terceiro e o quinto em relação a ele. Essa distância, entre a Tônica, terça e quinta do acorde irá denunciar suas propriedades harmônicas.

Acorde Diminuto: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde.
Acorde Menor: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 2 tonos entre a terça e a quita do acorde.
Acorde Maior: 2 tônos entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde.
Acorde Aumentado (uso ocasional): 2 tônos entre a tônica e terça e 2 tônos entre a terça e a quita do acorde.

Chegando a tétrade...
A sétima do acorde se denuncia:
Sétima maior quando está a 1 semi-tono abaixo tônica oitavada.
Sétima menor quando está a 1 tono abaixo tônica oitavada.
Sétima diminuta quando está a 1 tono e 1 semi-tono abaixo tônica oitavada.

Como um exercício, monte os possíveis acordes de tríades e tétrades usando cifra e partitura em todas as tonalidades diatônicas.

Abraço!

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# abr/11
· votar


galera,vlw pelos comentário.

tenho uma duvida sobre acordes oitavados e como não posso criar outro tópico por hoje, eu vou aproveitar esse.
eh o seguinte:pra fazer acorde oitavado eh soh tocar duas oitavas ao mesmo tempo de modo que soh apareça o som das duas?

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

Não entendi bem o que você chama de acorde oitavado.

Se for o que estou pensando, o acorde oitavado seria isso:


e----------2--------------------------14---------------
B--------3---3---------------------15----15------------
G------2-------2----------------14----------14---------
D----0-----------0-----------12----------------12------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Ré maior Ré maior oitavado



[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/11
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.

erickx
Veterano
# abr/11
· votar



e-----------------------------12-------------------------
B-----------------------------12-------------------------
G-1---------------------------12-13----------------------
D-2---------------------------12----14-------------------
A-2---------------------------12----14-------------------
E-----------------------------12-------------------------


E maior, E maior oitavado

Carregando
Veterano
# abr/11 · Editado por: Carregando
· votar


conheço pessoas também que chamam de oitavado acordes que usa a tonica oitavada. ou seja não toca os baixos.


mas o correto é isso ai encima mesmo.

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Carregando

Então, eu pensei que pudesse ser isso também. Neste caso eu digo que estou tocando em oitavas, só isso.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# abr/11
· votar


Carregando
eh exatamente esse tipo de acorde que toh falando(malz por não saber a nomeclatura correta)

Tchavo
Veterano
# abr/11
· votar


Carregando

Pensei também que poderia ser isso ae. Mas sem o tônica no baixo, não seria uma inversão de 3ª ou 5ª, ou o modelo Acorde/Nota (com baixo em)?

Mas como se chamaria isso?
Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.
Oitavado também?

The Dark Shape of Pentatonics

Essa sétima não vale pra todos os acordes não.

Depende do campo harmônico que vc está trabalhando.

A 7M fica 1/2 tom abaixo Ex: C7M - C E G "B"

A 7 fica 1 tom abaixo Ex: C7 - C E G "Bb"

starling_music
Veterano
# abr/11 · Editado por: starling_music
· votar


Regrinha basica:
Pegue os 4 tipos de triades e coloque setimas maiores e menores:

Triades maiores: T,3,5 pode virar T,3,5,b7 (acorde dominante) ou T,3,5,7 (acorde com setima maior)

triades menores: T,b3,5 pode virar T,b3,5,b7 (menor com setima menor) ou T,b3,5,7 (menor com setima maior)

triades aumentadas: T,3,#5 pode virar T,3,#5,b7 (dominante com quinta aumentada) ou T,3,#5,7 (setima maior com quinta aumentada)

OBS: As triades diminutos geram 3 tipos de tetrades:

Triades diminutas: T,b3,b5 pode virar T,b3,b5,bb7 (tetrade diminuta) ou T,b3,b5,b7 (tetrade meio diminuta) ou T,b3,b5,7 (tetrade diminuta com a setima maior)

Eu fiz uma materia que saiu na capa da cover guitarra do ano passado com 24 folhas que fala sobre acordes e começa nas triades e faz um passeio ate tetrades com tensão, harmonia quartal e acordes hibridos, qualquer coisa da uma conferida no meu site.

abs e fica com Deus.
Mateus Starling

De Ros
Veterano
# abr/11
· votar


starling_music

Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...

3. É proibido!

3.10. Criar mais de uma conta. Cada usuário pode usar somente um apelido.


Mas fora isso, valeu pela resposta!
Abraço!!

Carregando
Veterano
# abr/11
· votar


Tchavo

sim, quando se tira o baixo da tonica vira uma inversão.

Mas como se chamaria isso?
Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.
Oitavado também?



vai ser o acorde normal, mas uma oitava a cima. Ae pode se chamar de oitavado mesmo, eu acho.
não uso esse termo, e as pessoas que eu conheço que usam falam das inversões.

quando eu toco um acorde "oitavado", eu só digo que toquei o acorde em tal casa. o Ré por exemplo... eu digo que toquei o Ré na 12ª casa. igual quando eu uso o Ré na 5ª casa, ou na 10ª.

Marc Snow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marc Snow
· votar


De Ros
starling_music

Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...



Ahhh...e voce acha que isso vai dar problema?

O cara é famoso, contribui com o fórum, tira dúvidas, explica, monta tópicos com textos inteligentes...

DeRos larga de ser rabugento!

Encher o saco de cara famoso dá cadeia!
(olha eu aí sendo preso!)

De Ros
Veterano
# abr/11
· votar


Marc Snow

"DeRos larga de ser rabugento!"

Uhauhauhauhauhauha!!! Tá certo, vou ficar na minha, hehehe!!

Marc Snow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marc Snow
· votar


De Ros
To brincando! Regra é regra e qualquer um mortal aqui é punido com porrete, suspensão, banido e o escambau! Só quero ver o que vai acontecer com celebridade

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Acredito que o sentido de não se criar 2 contas é para que uma pessoa não tire proveito disso, o que não é o meu caso. Eu criei uma conta em 2006 aqui e nunca mais usei, mas ano passado eu comecei a postar por aqui e criei uma nova conta porque tinha esquecido a senha da anterior. Essa semana mudei de computador e obviamente perdi todos os dados do historico então fiquei tentando lembrar qual era a minha conta e derrepente vi que tinha entrado na minha outra conta e so depois percebi isso.
Essa é a minha explicação, toda lei é subjetiva e da margem a interpretação, então o que aconteceu comigo esta explicado, não tenho o intuito de me beneficiar com 2 contas, sem querer reavivei um login antigo que nunca usei.
Respeito as normas mas se o que eu escrevi for plausivel permanecerei por aqui, se não for fica para a proxima, rs...E nos vemos na vida real.

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Valeu mateus! To contigo e não abro! Se o cara só contribui para o forum e para os usuários, qual o problema???

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


da uma ouvida no the police :D

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


a não, esquece o the police acho que é com 9° viajei, kkkkkkkk
mas mesmo assim ouça, que a banda é muito boa

De Ros
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

Espero que tu não tenha se ofendido! Te peço desculpas, afinal, isso é problema dos moderadores, eu é que estou "de metido" aqui.

Abraço e continue com os teus posts e tópicos, sempre de excelente conteúdo!

beu
Veterano
# abr/11 · Editado por: beu
· votar


gosto de pensar q uma tétrade são a junção de duas tríades, isso me faz entender melhor as variações sonoras das inversões

um C7M é a tríade da tonica (c - e - g) com a tríade montada sobre a sua terça (e - g - b), concluimos q:

triade M + m = Maj 7M
triade m + M = m7
triade m + aum = m7M
triade dim + m = m7b5
triade aum + M = Maj 7M+

nao é possível M+M porque a triade montada sobre a terça da tonica tem q ser necessariamente menor ou diminuta. o mesmo acontece com m+m, a segunda triade obrigatoriamente é maior ou aumentada



interessantíssimo notar q :

um acorde m7 são as mesmas notas de um Maj6, o q define a sonoridade é a montagem do acorde e suas inversões e o encadeamento dele com outros

falei merda?

ludwig_vanhalen
Veterano
# abr/11
· votar


Galera gostaria que me tirassem uma duvida por favor. Por exemplo na escala de G# a setima nota da escala seria um F com sustenido dobrado? nem sei se existe sei que existe bb. Ou simplesmente uso a escala de G maior e subo meio tom? Essa pergunta na verdade é pq eu gostaria de descobrir como fazer um arpejo de G#(b5). Se vcs puderem me ajudar agradeço! se nao puderem agradeço do mesmo jeito...vlw :)

abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a acordes com sétima?