Autor |
Mensagem |
The Dark Shape of Pentatonics Veterano |
# abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
bom gente eu já sei as regras para montar acordes maiores,menores,justos(ou aumentados) e diminutos.
alguem poderia me dizer as regras para montar um acorde com sétima?
ps:moderação corrigi o tpitulo fazendo favor (ao inves de sétim coloca sétima)
|
Marc Snow Veterano
|
# abr/11
· votar
Aqui
|
mr.moretti Veterano |
# abr/11
· votar
então cara, é só vc montar a tríade normal e adicionar a sétima (vc precisa saber montar escalas). Por exemplo: C7M (dó com sétima maior): I-Dó III-Mi V-Sol VII-Si
|
# abr/11
· votar
mr.moretti a sétima fica um tom a cima da quinta?
|
Tchavo Veterano |
# abr/11
· votar
The Dark Shape of Pentatonics
A sétima fica um tom acima de sexta.
Ou seja, 1/2 tom abaixo da tônica I.
|
# abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
· votar
Tchavo a pergunta que eu vou fazer pode não ter nada a ver,mas...a ultima nota da escala eh sempre a sétima?
fiz a pergunta pq vc flw que a sétima fica 1/2 tom abaixo da tônica e a unica nota que fica 1/2 tom abaixo da tonica é a ultima nota da escala.
ps:essa regra vale para todos os acordes de uma nota?
por exemplo:Cm,C,Cdm ,C°
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# abr/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar
The Dark Shape of Pentatonics C.....C#.....D.....D#.....E.....F.....F#.....G.....G#.....A .....A#.....B.....C
Ou seja:
I: C II: D III: E IV: F V: G VI: A VII: B VIII: C Fonte: Formação de acordes
Aproveita e lê o tópico inteiro, lá tem muita coisa boa. Hehe.
|
LeandroP Moderador |
# abr/11 · Editado por: LeandroP
· votar
Temos 3 tipos de sétima: maior, menor e diminuta.
A sétima diminuta só existe em acordes diminutos.
Pra montar as tríades: maior, menor, aumentada e diminuta, utilizamos os empilhamentos de terça.
maior: 3M + 3m menor: 3m + 3M aumentada: 3M + 3M diminuta: 3m + 3m
Onde: 3m é a terça menor (1 tom e meio) e 3M é a terça maior (2 tons).
Para montar as tétrades com sétima basta empilhar mais uma terça.
maior: 3M + 3m + 3M menor: 3m + 3M + 3m dominante: 3M + 3m + 3m diminuta: 3m + 3m + 3m menor com 7a maior: 3m + 3M + 3M
Veja com notas:
maior: Dó + Mi + Sol + Si --> C7M menor: Dó + Mib + Sol + Sib --> Cm7 dominante: Dó + Mi + Sol + Sib --> C7 diminuta: Dó + Mib + Solb + Sibb --> Cdim7 menor com 7a maior: menor: Dó + Mib + Sol + Si --> Cm7M
Não se esqueça de respeitar os graus ao empilhar as terças ;)
(ps.: título editado)
|
Lucas Power Metal da Silva Veterano |
# abr/11
· votar
olá! Cara, sempre digo que não se deve levar teoria musical como regra a risca, mas sim como sugestões e vocabulário, porque existem várias abordagens. 8)
Mas enfim... Leia isto com muita atenção:
Pra montar um acorde de 3 sons (tríade) você usa os tonos e semi-tonos, que são como os centímetros da geometria e os números da matemática, eles medem!
1 Tono = 2 semi-tonos.
A escala maior tem 7 Graus e é composta por 6 tonos: Graus: I II III IV V VI VII VIII | | | | | | | | DO - do# - RE - re# - MI - FA - fa# - SOL - sol# - LA - la# - SI - DO | | | | | | | | ^-----T-----^-----T----^-S-^-----T-----^------T------^----T-----^-S-^
Tonos:---------------------------^
Pra formar um acorde de tríade você usa um grau, o terceiro e o quinto em relação a ele. Essa distância, entre a Tônica, terça e quinta do acorde irá denunciar suas propriedades harmônicas.
Acorde Diminuto: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde. Acorde Menor: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 2 tonos entre a terça e a quita do acorde. Acorde Maior: 2 tônos entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde. Acorde Aumentado (uso ocasional): 2 tônos entre a tônica e terça e 2 tônos entre a terça e a quita do acorde.
Chegando a tétrade... A sétima do acorde se denuncia: Sétima maior quando está a 1 semi-tono abaixo tônica oitavada. Sétima menor quando está a 1 tono abaixo tônica oitavada. Sétima diminuta quando está a 1 tono e 1 semi-tono abaixo tônica oitavada.
Como um exercício, monte os possíveis acordes de tríades e tétrades usando cifra e partitura em todas as tonalidades diatônicas.
Abraço!
|
# abr/11
· votar
galera,vlw pelos comentário.
tenho uma duvida sobre acordes oitavados e como não posso criar outro tópico por hoje, eu vou aproveitar esse. eh o seguinte:pra fazer acorde oitavado eh soh tocar duas oitavas ao mesmo tempo de modo que soh apareça o som das duas?
|
LeandroP Moderador |
# abr/11
· votar
Não entendi bem o que você chama de acorde oitavado.
Se for o que estou pensando, o acorde oitavado seria isso:
e----------2--------------------------14--------------- B--------3---3---------------------15----15------------ G------2-------2----------------14----------14--------- D----0-----------0-----------12----------------12------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------ Ré maior Ré maior oitavado
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# abr/11
· votar
The Dark Shape of Pentatonics Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.
|
erickx Veterano |
# abr/11
· votar
e-----------------------------12------------------------- B-----------------------------12------------------------- G-1---------------------------12-13---------------------- D-2---------------------------12----14------------------- A-2---------------------------12----14------------------- E-----------------------------12-------------------------
E maior, E maior oitavado
|
Carregando Veterano |
# abr/11 · Editado por: Carregando
· votar
conheço pessoas também que chamam de oitavado acordes que usa a tonica oitavada. ou seja não toca os baixos.
mas o correto é isso ai encima mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# abr/11
· votar
Carregando
Então, eu pensei que pudesse ser isso também. Neste caso eu digo que estou tocando em oitavas, só isso.
|
# abr/11
· votar
Carregando eh exatamente esse tipo de acorde que toh falando(malz por não saber a nomeclatura correta)
|
Tchavo Veterano |
# abr/11
· votar
Carregando
Pensei também que poderia ser isso ae. Mas sem o tônica no baixo, não seria uma inversão de 3ª ou 5ª, ou o modelo Acorde/Nota (com baixo em)?
Mas como se chamaria isso? Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17. Oitavado também?
Essa sétima não vale pra todos os acordes não.
Depende do campo harmônico que vc está trabalhando.
A 7M fica 1/2 tom abaixo Ex: C7M - C E G "B"
A 7 fica 1 tom abaixo Ex: C7 - C E G "Bb"
|
starling_music Veterano |
# abr/11 · Editado por: starling_music
· votar
Regrinha basica: Pegue os 4 tipos de triades e coloque setimas maiores e menores:
Triades maiores: T,3,5 pode virar T,3,5,b7 (acorde dominante) ou T,3,5,7 (acorde com setima maior)
triades menores: T,b3,5 pode virar T,b3,5,b7 (menor com setima menor) ou T,b3,5,7 (menor com setima maior)
triades aumentadas: T,3,#5 pode virar T,3,#5,b7 (dominante com quinta aumentada) ou T,3,#5,7 (setima maior com quinta aumentada)
OBS: As triades diminutos geram 3 tipos de tetrades:
Triades diminutas: T,b3,b5 pode virar T,b3,b5,bb7 (tetrade diminuta) ou T,b3,b5,b7 (tetrade meio diminuta) ou T,b3,b5,7 (tetrade diminuta com a setima maior)
Eu fiz uma materia que saiu na capa da cover guitarra do ano passado com 24 folhas que fala sobre acordes e começa nas triades e faz um passeio ate tetrades com tensão, harmonia quartal e acordes hibridos, qualquer coisa da uma conferida no meu site.
abs e fica com Deus. Mateus Starling
|
De Ros Veterano
|
# abr/11
· votar
starling_music
Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...
3. É proibido!
3.10. Criar mais de uma conta. Cada usuário pode usar somente um apelido.
Mas fora isso, valeu pela resposta! Abraço!!
|
Carregando Veterano |
# abr/11
· votar
Tchavo
sim, quando se tira o baixo da tonica vira uma inversão.
Mas como se chamaria isso? Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17. Oitavado também?
vai ser o acorde normal, mas uma oitava a cima. Ae pode se chamar de oitavado mesmo, eu acho. não uso esse termo, e as pessoas que eu conheço que usam falam das inversões.
quando eu toco um acorde "oitavado", eu só digo que toquei o acorde em tal casa. o Ré por exemplo... eu digo que toquei o Ré na 12ª casa. igual quando eu uso o Ré na 5ª casa, ou na 10ª.
|
Marc Snow Veterano
|
# abr/11 · Editado por: Marc Snow
· votar
De Ros starling_music
Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...
Ahhh...e voce acha que isso vai dar problema?
O cara é famoso, contribui com o fórum, tira dúvidas, explica, monta tópicos com textos inteligentes...
DeRos larga de ser rabugento!
Encher o saco de cara famoso dá cadeia! (olha eu aí sendo preso!)
|
De Ros Veterano
|
# abr/11
· votar
Marc Snow
"DeRos larga de ser rabugento!"
Uhauhauhauhauhauha!!! Tá certo, vou ficar na minha, hehehe!!
|
Marc Snow Veterano
|
# abr/11 · Editado por: Marc Snow
· votar
De Ros To brincando! Regra é regra e qualquer um mortal aqui é punido com porrete, suspensão, banido e o escambau! Só quero ver o que vai acontecer com celebridade
|
mateusstarling Veterano |
# abr/11
· votar
Acredito que o sentido de não se criar 2 contas é para que uma pessoa não tire proveito disso, o que não é o meu caso. Eu criei uma conta em 2006 aqui e nunca mais usei, mas ano passado eu comecei a postar por aqui e criei uma nova conta porque tinha esquecido a senha da anterior. Essa semana mudei de computador e obviamente perdi todos os dados do historico então fiquei tentando lembrar qual era a minha conta e derrepente vi que tinha entrado na minha outra conta e so depois percebi isso. Essa é a minha explicação, toda lei é subjetiva e da margem a interpretação, então o que aconteceu comigo esta explicado, não tenho o intuito de me beneficiar com 2 contas, sem querer reavivei um login antigo que nunca usei. Respeito as normas mas se o que eu escrevi for plausivel permanecerei por aqui, se não for fica para a proxima, rs...E nos vemos na vida real.
|
Marc Snow Veterano
|
# abr/11
· votar
mateusstarling Valeu mateus! To contigo e não abro! Se o cara só contribui para o forum e para os usuários, qual o problema???
|
Paulo Heineken Veterano |
# abr/11
· votar
da uma ouvida no the police :D
|
Paulo Heineken Veterano |
# abr/11 · Editado por: Paulo Heineken
· votar
a não, esquece o the police acho que é com 9° viajei, kkkkkkkk mas mesmo assim ouça, que a banda é muito boa
|
De Ros Veterano
|
# abr/11
· votar
mateusstarling
Espero que tu não tenha se ofendido! Te peço desculpas, afinal, isso é problema dos moderadores, eu é que estou "de metido" aqui.
Abraço e continue com os teus posts e tópicos, sempre de excelente conteúdo!
|
beu Veterano |
# abr/11 · Editado por: beu
· votar
gosto de pensar q uma tétrade são a junção de duas tríades, isso me faz entender melhor as variações sonoras das inversões
um C7M é a tríade da tonica (c - e - g) com a tríade montada sobre a sua terça (e - g - b), concluimos q:
triade M + m = Maj 7M triade m + M = m7 triade m + aum = m7M triade dim + m = m7b5 triade aum + M = Maj 7M+
nao é possível M+M porque a triade montada sobre a terça da tonica tem q ser necessariamente menor ou diminuta. o mesmo acontece com m+m, a segunda triade obrigatoriamente é maior ou aumentada
interessantíssimo notar q :
um acorde m7 são as mesmas notas de um Maj6, o q define a sonoridade é a montagem do acorde e suas inversões e o encadeamento dele com outros
falei merda?
|
ludwig_vanhalen Veterano |
# abr/11
· votar
Galera gostaria que me tirassem uma duvida por favor. Por exemplo na escala de G# a setima nota da escala seria um F com sustenido dobrado? nem sei se existe sei que existe bb. Ou simplesmente uso a escala de G maior e subo meio tom? Essa pergunta na verdade é pq eu gostaria de descobrir como fazer um arpejo de G#(b5). Se vcs puderem me ajudar agradeço! se nao puderem agradeço do mesmo jeito...vlw :)
abraço
|