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Felipe R. Veterano |
# jan/08
eae povo no livro do almir chediak tem uma parte dedicada a isso ae
1 a denominaçao dada a esta categoria como sendo d setima dom deve se ao fato deste acorde ser construido diatonicamente sobre o V grau da escala maior. Q q quis dizer?
2 o q é acorde substituto de V7?
3 epliquem ass resoluçoess d tritonos pra mim
algem abe algo obre isu?
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Penta_Blues Moderador |
# jan/08
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Boa noite!!!
Felipe R. Cara, na boa. Não deu pra entender nem o que vc escreveu; o que dirá entender qual é a sua dúvida... Valeu!!!
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Felipe R. Veterano |
# jan/08
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Penta_Blues
po foi malsz reformulando
1) estudando as categorias de acordes, em especial as d setima dominante, vi q elas sao formadas pelo tritono 3M e 7M. Ate ai d boua. dpois veio escrito q esses acordes eram construidos diatonicamente sobre o V grau da escala maior usada. Aí q eu num entendi
2) nessa categoria eu vi os acordes substitutos de V7, ou SubV7. N entendi nada deles
3) Estudando tbm tritono entendi o q e tritono. mas por exemplo, n entendi a resoluçao V7 para I e SubV7 para 1
kra issu se chama preguiça d digita... agora axu q da pra entende
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_FrEd_ Veterano |
# jan/08
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Felipe R.
1) Cara, pegando o campo harmonico de C, o quinto grau eh o G7, ou seja, setima dominante.. As notas do acorde são formadas com notas dentro da escala de dó maior, ou seja, diatonicamente a dó maior...
2) o SubV7 eh um acorde com a mesma função do V7, e que resolve no mesmo grau.. a diferença eh que o SubV7 eh contruido a partir do segundo grau bemol (IIb), no caso de C seria o Db7... Tanto o G7 como Db7 podem resolver em C, soh que o Db7 eh um substituto, grosseiramente falando, não eh tão "bom" quanto o V7. Perceba que o subV7, nesse caso, não eh diatonico à tonalidade...
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Felipe R. Veterano |
# jan/08
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_FrEd_
brigadu kra a 1 entao eu sabia , com outra palavras a 2 vc me esclareceu. Conhece alguma musica famosa q tenha issu? brigadu hein
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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Felipe R.
vi q elas sao formadas pelo tritono 3M e 7M. Ate ai d boua.
Na verdade o trítono está entre a 3a maior e a 7a menor (7), não 7a maior (7M).
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47978/
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Penta_Blues Moderador |
# jan/08
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Boa noite!!!
Felipe R. Estudando tbm tritono entendi o q e tritono. Trítono é o nome dado ao intervalo formado entre a tônica e a nota situada entre a quarta e a quinta, ou seja, a quarta aumentada ou por enarmonia a quinta diminuta. A qualidade sonora desta intervalo é um tanto ambígua e por isso ele é classificado como neutro ou instável por si só, mas dissonante num contexto diatônico.
mas por exemplo, n entendi a resoluçao V7 para I e SubV7 para 1 O movimento de acordes segue uma regra baseada na concepção do que constitui consonância e dissonância, organizando as mudanças de acordes dentro de uma tonalidade de modo a fazer o acorde de tônica aparecer como acorde central e criar o melhor e mais lógico efeito linear entre dois acordes. A esse movimento se dá o nome de cadência. Existem quatro cadências: - Cadência Perfeita: é a resolução do Acorde V para o I - Cadência Imperfeita: progressão do Acorde I para o Acorde V ou de Acordes II, IV e VI para o Acorde V. - Cadência Plagal: resolução do Acorde IV no Acorde I. - Cadência Interrompida ou Evitada: progressão do Acorde V para o II, IV ou VI. Cada uma dessas cadências tem uma sonoridade própria que você pode considerar como se fosse a pontuação num discurso. As Cadências Perfeitas e Plagais terminam sobre a tônica e têm um efeito conclusivo, correspondendo ao ponto final. Já as Imperfeitas e Interrompidas (ou Evitadas porque resolvem em outro Acorde "evitando" a tônica) têm um efeito suspensivo e pedem uma continuação da progressão harmonica, correspondendo portanto aos dois pontos.
nessa categoria eu vi os acordes substitutos de V7, ou SubV7. N entendi nada deles Para substituir Acordes é importante compreender como os acordes são construídos e ser capaz de ouvir a mudança em um acorde quando uma ou mais notas que o constituem são alteradas. No caso de acordes de sétima agindo como acordes de dominante (V) existem duas possibilidades: por um acorde menor com sétima ou por um acorde de décima primeira.
Valeu!!!
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Bolo de laranja Veterano |
# jan/08
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Boa noite!
o trítono é o nome dado a nota que possui a mesma distancia entre a tônica e a oitava.
1) Cara, pegando o campo harmonico de C, o quinto grau eh o G7, ou seja, setima dominante.. As notas do acorde são formadas com notas dentro da escala de dó maior, ou seja, diatonicamente a dó maior...(2)
só pra acrescentar e não confundir a cabeça dele,no lugar de sétima dominante coloque acorde com sétima dominante!
pois ele pode confundir com notas.
e mais,bela resposta!
só mais uma coisa:
se V7 é acord dominante com sétima,
SubV7 é acorde dusbdominante com sétima,
só não coloquem no sub na formação do acorde!
- Cadência Perfeita: é a resolução do Acorde V para o I - Cadência Imperfeita: progressão do Acorde I para o Acorde V ou de Acordes II, IV e VI para o Acorde V. - Cadência Plagal: resolução do Acorde IV no Acorde I. - Cadência Interrompida ou Evitada: progressão do Acorde V para o II, IV ou VI. Cada uma dessas cadências tem uma sonoridade própria que você pode considerar como se fosse a pontuação num discurso.(2)
nem eu sabia dessa hehe.
entrei só pra encrementar;
Abraços!
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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Bolo de laranja
o trítono é o nome dado a nota que possui a mesma distancia entre a tônica e a oitava.
Boa noite!
Cara, de onde você tirou isso?
O trítono é a metade da distância entre a tônica e a oitava.
Entre a tônica e a oitava existem 6 tons e o intervalo trítono possui 3 tons, por isso o TRÍ.
Este intervalo divide a escala exatamente ao meio, formando o intervalo de 4a aumentada ou 5a diminuta.
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Lak Lak Veterano |
# jan/08
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caraca a galera aki fala grego... querm manda ser autodidata?
T__T
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Richard Guitar Veterano |
# jan/08
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...a diferença eh que o SubV7 eh contruido a partir do segundo grau bemol (IIb)... O raciocinio não é esse.
Ele é construido a partir da 4# (Quarta Aumentada) do acorde em questão, pois existem SubV7 dos dominantes secundários também.
No caso o G7 tem como SubV7 o Db7. Já um dominante secundário, por exemplo A7, terá como SubV7 o Eb7, pois a 4a de A7 é Eb.
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_FrEd_ Veterano |
# jan/08
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Richard Guitar
eu quis dizer do IIb em relação ao acorde de resolução
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Felipe R. Veterano |
# jan/08
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eae gte dei uma sumidinha mas vortei gostei mto das explicaçoes e talsz
LeandroPanucci
gostei da sua explicaçao no link q vc postou, deu pra entende
quero ve se eu monto uns exercicios d reconhecimento d notas e intervalos no braço do violao, o q atrapalha e o vestibas
te + gte vlw
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Bolo de laranja Veterano |
# jan/08
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LeandroPanucci Boa noite!
eu apenas expliquei mal.
o trí vem de três certo,amigo?
Abraço
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LostPhilosophy Veterano |
# ago/09
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Ressucitando o Tópico para agradecer. Fiquei empacado na mesma questão do nosso colega, estudando o mesmo livro por sinal, e vocês me ajudaram. Valeu Mesmo!!!
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