Improviso usando Triades mutantes/ Mateus Starling

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# abr/11


Galera, tenho desenvolvido um lance que eu chamo de triades mutantes que é uma "evolução" pessoal das triades abertas mas colocando tensões no lugar das tônicas, o conceito é simples mas tenho trabalhado nisso a mais de 1 ano para encontrar os tipos de acordes mais tocaveis e tambem tenho aplicado esse conceito de forma melodia e não somente harmonica.

O resultado são esses tipos de acordes que rolaram na introdução e em alguns momentos no meio do solo onde há uns saltos de cordas bem evidentes.

É apenas um improviso, não tive a pretenção de fazer um solo, apenas toquei livremente sobre a progressão da musica SOLAR do Miles Davis.

Então, para quem curte ai esta o resultado:

http://www.youtube.com/watch?v=TbuJaqE7J5s

abs e paz.
Mateus Starling

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
aff cara vai se fuder, q noçao de musica do k7! tu nao prescisa nem de bt.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
aproveitando que ja estamos ai , sera q eu consigo entrar em berkelee ? pode responder com sinceridade se a resposta for negativa , tenho muita vontade de ir pra la.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

Caraio, mais torto impossivel. Muito bacana esse "approach"..

Gostei pra dedéu...

ta com a camisa do Jimi?? Imagino ele ouvindo isso. Ele ia ficar " de cara" e mandar um:
Hey man, i dig it!!

hehe!!

sidguitar1
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
toca demais, up q o topico merece

Dibilo
Veterano
# abr/11
· votar


babei

Carregando
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling


muito bom cara, essas triades mutantes são triades sem tonica?

JKPage
Veterano
# abr/11
· votar


Tríades sem tônica, gostei da idéia. Ficou legal o "Free Mode"!

De Ros
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

Muito massa velho!
Legal de ver como tu fica a vontade tocando nessa linguagem!!

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Po galera, legal mesmo o comentario de vocês.
Obrigado e fiquem com Deus.
Mateus Starling

Casais
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Parabéns, ficou muito bom!

will789
Veterano
# abr/11 · Editado por: will789
· votar


mateusstarling
kralho, vc toca mto msm mano, mto doida as triade dos X-men!! hehe, mas o q são na verdade as suas triades mutantes ae? qual a diferença das comuns?

mas tem q fazer igual eu te falei a um tempo, posta mais aki pra galera te conhecfer mais! vc fica esondido no forum!!! se der, faz ifual o De Ros, posta toda semana alguma coisa!


PS: depois tenho q conversar com vc por e-mail, pra resolvermos sobre o material do seu site, não sei vc lembra, mas eu ia comprar a um tempo, mas tava sem grana, mas fui juntano a mesada e agora eu tenho! hehehe o/

abçs

clebergf
Veterano
# abr/11 · Editado por: clebergf
· votar


mateusstarling

Ficou muito bom cara.
Não tenho o conhecimento teórico para entender tríades ainda, mas soa muito bem aos ouvidos.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


porra cara

acho q eu n tenho nem 1% do seu conhecimento

eu conheço :

TRIADS .. ALGUNS ARPEJOS Q NEM SEI O NOME

PENTATONICA , MODOS GREGOS , E MENOR HARMONICA


quem e q nem eu positiva ae


-10 :/

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


so achei o timbre mt agudo escutar no fone é tenso :/

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Casais Obrigado.

will789 Obrigado e fica a vontade par ame mandar um e-mail: mateusstarling@gmail.com

Agora explicando um pouco o conceito na pratica:
Eu comecei com um pensamento de pegar as triades abertas e colocar tensões no lugar das tonicas tipo (9,3,5 no lugar de 1,3,5) ou (3,5,6 no lugar de 3,5,1) para maiores, para menores: 9,b3,5 ou 11,b3,5 e etc., então entre as notas acabam se criando intervalos bem longos, tipo de sextas e setimas, o que não é uma sonoridade comum para a guitarra pois precisa sempre de saltos para isso. Lembrando que as triades são abertas e não fechadas, então o que era 9,3,5 agora fica: 5,3,9 ou qualquer inversão desse ultimo, mas nunca notas sequenciais.
Com o tempo comecei a harmonizar esses blocos para ter mais possibilidade para um acorde, ou seja, um acorde de C por exemplo agora passou a ter 7 blocos que foram gerados do primeiro modelo 9,3,5 e com o tempo eu comecei a emprestar esses blocos para outros acordes.
Imaginemos por exemplo a triade mutante D,Bb,A que inicialmente era uma triade de Gm9 mas esse mesmo bloco serve para muitos outros acordes como por exemplo Em7b5(11), Bb7M(4), Eb7M (#11) e etc...ou seja, pensando em substituições um novo mundo se formou.

Matheus Vengeance Valeu Matheus. Eu opto por esse som mais agudo que é algo mais tipico de telecaster mesmo, exatamente para não ter aquele som tradicional de jazz.
clebergf Muito obrigado

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Olha que legal galera, mandei esse video para minha lista de emails e o Mozart Mello esta na minha lista, veja o que ele escreveu:

"Mateus.....MUITO BOM! Gostei demais...taí algo "diferente" da mesmice...ufa!!!! Vai fundo....parabéns...abraço!"

O Mozart é um ser humano nota dez, gente finissima e humilde e dispensa comentarios a respeito do papel dele no ensino da guitarra no Brasil. Meu agradecimento ao Mozart.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


Matheus Vengeance Valeu Matheus. Eu opto por esse som mais agudo que é algo mais tipico de telecaster mesmo, exatamente para não ter aquele som tradicional de jazz.


ah ta botofé

entao e caracteristica da guitarra mesmo porque todos os videos de telecaster que eu vejo tipo de improviso e bem agudo

mas vc é foda *-*

LeandroP
Moderador
# abr/11 · Editado por: LeandroP
· votar


O legal disso é que tudo está em harmonia, combinam muito bem, e são caminhos diferentes... um tanto árduo porque parece que você teve que "começar de novo" pra tirar proveito disso tudo.
Parabéns cara!

(edit: vou ter que ler e ouvir umas 50 vezes pra assimilar isso aí... sendo modesto)

Rednef2
Veterano
# abr/11
· votar


Caramba vei, tu toca muito.

LipeGuitarrero
Veterano
# abr/11
· votar


Porra show de bola, puta noção musical você tem.

Apesar de eu não gostar desse estilo e preferir os acordes simples pela sonoridade, eu sei reconheçer como você toca.

Muito legal, mais torto impossivel.
Parabéns.

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Matheus Vengeance Obrigado irmão, minha teleca é aguda mas da para rolar um jazz.

LeandroP Valeu Leandro, eu estou nesse caminho de tentar buscar a minha linguagem a um tempo, parece é um caminho sem fim e sem volta, hehe.

Rednef2 Valeu irmão.

LipeGuitarrero Muito obrigado Lipe. Entortar, eis a missão.

Loues
Veterano
# abr/11
· votar


vou ter que ler e ouvir umas 50 vezes pra assimilar isso aí... sendo modesto (2)

mateusstarling
A música parece difícil de entender pra mim, talvez melhore se eu ouvir a progressão na música original... Mas tu parece saber, ter convicção no que tais fazendo, então acho que vale a pena tentar mais algumas vezes...

Também achei os agudos meio exagerados, não sei se o fone só piora...

Já usou esse conceito em alguma composição?

Gasparzim
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling


Nossa cara, show essa forma de trabalhar com tríades hein! Ainda to desatando os nós dos cérebro aqui mas blz rsrs

E poxa, receber elogios do Mozart não é pra qualquer um não viu!

Parabéns!

pedro-gustavo
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

Massa cara!!!!
Ficou fera!!!

Abração!!

pedro-gustavo
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

a sim cara,

"E poxa, receber elogios do Mozart não é pra qualquer um não viu!" [2]

hehehe

Bruno Floyd
Veterano
# abr/11
· votar


nussa, muito massa bem fluente da pra perceber que vc foge do lugar comum mesmo no jazz, parabéns, tem que tocar a muito tempo pra chegar nesse nivel aí!

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Loues Valeu, eu estou prestes a gravar o meu segundo cd e usei esse aproach das triades mutantes em 2 ou 3 composições, porque na verdade o interessante é misturar esse conceito com os outros conceitos de acordes sempre tentando conduzir as vozes de maneira interessante, eu acho que esse é o segredo de tocar acordes no ambiente do jazz, musica brasileira e fusion.
Quem conhece essa musica "solar" do Miles Davis acredito que consiga a todo momento ouvir a prograssão rolando atraves do improviso, ate porque na maior parte do tempo eu estou tocando acorde por acorde, alias, é uma musica importante de aprender para todos aqueles que tem interesse em jazz.

Gasparzim Obrigado irmão. Eu particularmente amo triades porque usando elas como sobreposição da para tirar um som mais fresco, diferentemente das tetrades que ja entregam mais a sonoridade.


pedro-gustavo Muito obrigado Pedro, valeu mesmo.

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Bruno Floyd Muito obrigado Bruno, eu tenho me esforçado em buscar a minha linguagem, estou ai no processo, hehe.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/11
· votar


mateusstarling
Sou ex-aluno (momentaneamente) de um grande guitarrista de jazz chamado Benoit Decharneux e ele sempre trazia idéias como essas, que saem do comum, mas que conceitualmente são relativamente simples, o que eu acho genial.

vou ter que ler e ouvir umas 150 vezes pra assimilar isso aí... sendo modesto 2

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso usando Triades mutantes/ Mateus Starling