Problema absurdo com intonação na mizinha ( Acorde Ré )

Autor Mensagem
felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Mauricio, Hoje vou trocar as cordas, colocar cordas novas. E vou fazer essa gravação caso o problema continue.


Christhian

Christian, o problema não ocorre envolvendo a corda SOL. Mesmo porque na gravação eu não toquei a SOL. Porém se eu tocar a SOL + Mizinha ( no acorde D ), ou Sí + Mizinha ( Acorde D ), soa desse jeito...

Se eu tocar SOL + sí no acorde de ré fica perfeito.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


felipegoffi: Mauricio, Hoje vou trocar as cordas, colocar cordas novas.

Agora sim! :) hhe

Boa sorte!

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Na verdade mauricio, to pensando em dar uma ligada para o luthier, e mandar ele dar uma regulada geral na guitarra.

Mauricio, deixa eu te fazer uma pergunta. Se já viu algo parecido com isso? de uma corda soar estranho somente em determinada combinação de notas?

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Acredito que seja o mesmo problema que esse cara está tendo:

http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-728580.html

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


felipegoffi: Mauricio, deixa eu te fazer uma pergunta. Se já viu algo parecido com isso? de uma corda soar estranho somente em determinada combinação de notas?

Acho que sim. Mas não lembro se eram cordas velhas e/ou oitavas desreguladas.

Tem aquela questão que o Michael Top disse sobre cordas muito próximas dos captadores, devido ao fato de eles estarem mui altos.

Enfim, pode ser um conjunto de fatores! O Bertola é um bom cara pra você falar sobre o assunto. :)

Abs

MMJr
Veterano
# mar/11
· votar


Acredito que seja o mesmo problema que esse cara está tendo:

http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-728580.html



felipegoffi

As respostas da galera aqui estao parecidas com as respostas dos gringos....Mesmas hipoteses e mesmas sugestoes...


Valeu...

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


Michel Top

Bom saber. Valeu a dica!

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


felipegoffi

Essa guitarra tá macumbada hein... Pô, vi nos seus tópicos que ela deu problemas diversos. Parava de funcionar por 15s, traste zuado na 15ª casa, imposto 9x maior que dos EUA quando trouxe e agora essa da mizinha.

Se vc não tivesse mencionado que comprou na Guitar Center, eu diria que era falsa!

Cara, leva numa rezadeira viu... hehe

Enfim, boa sorte.

Ryan Sambora
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi


Cara, não esquece de postar os resultados, mas se nada mudar, conte-me depois qual é sua impressão de tocar os acordes E, G e D, isso me lembra de algo muito familiar.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Ryan Sambora
Cara, não esquece de postar os resultados, mas se nada mudar, conte-me depois qual é sua impressão de tocar os acordes E, G e D, isso me lembra de algo muito familiar.


Pretendo postar o resultado sim... Sempre quando eu tenho um problema, 100% das vezes encontro alguem com o mesmo problema, porém no tópico nunca acho a solução.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Pessoal, falei com o Bertola através do tópico dele. Segue a resposta.

BERTOLA:
Cara, sim, já reparei nesse problema.
Não tem solução, pois instrumento algum "fretado" tem afinação perfeita, mas apenas aproximada.
`por isso que foram desenvolvidos sistemas de afinação como o buzz feiten e fanned frets.
Tente, através de uma regulagem de 8ªs apenas nessa corda, chegar a uma desafinação menos evidente.
Abç

Eu já imaginava que era algo meio comum, até mesmo porque meu violão faz a mesma coisa, a guitarra do meu primo também...

Eu vou trocar de corda hoje, subir um pouco a ponte ( pois está trastejando nos 3 ultimos trastes ). e ver se muda algo.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Eu dei uma olhada nesses tipos de fretamento que o bertola falou. O pessoal coloca o chamado " Traste Zero " meio torto, de uma forma que o comprimento da mizinha seja maior que o das outras cordas.

Ryan Sambora
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

Então cara, ia falar exatamente isso que o Bertola disse.

Esse problema me deixou louco há uns anos atrás. Fui ao luthier de sempre quando percebi isso, levando a guitarra que achei que estava desregulada ou "imprestavel" (coitada dela). Afinava a guitarra até no acorde D áté a afinação ficar "redonda" e então tocava o acorde G, vice-versa e nossa... que chateação. Então logo de cara ele me explicou a mesma coisa, e para a nossa percepção isso incomoda, demorou para me conformar. Isso porque eu ja sabia dessa explicação da afinação da guitarra, mas não tinha 'vivenciado' isso antes. E cara, depois de perceber isso na Squier, que era a guitarra em questão, testei novamente em uma Cort minha e uma Gibson Les Paul Custom(que não era minha) e aí... fim de história mesmo.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Poxa Ryan, é triste mesmo... Eu nunca havia percebido isso, mas todo instrumento que eu tenho escutado aparentemente faz isso. Alguns menos, outros mais. O próprio mauricio bertola tocando uns licks em D, eu consegui ouvir certas tremulações. A minha está maior.

Mas eu lembro que isso começou a fazer, logo após eu ajustar as oitavas da guitarra. ( deixei elas afinadas ), antes elas estavam desafinadas. Vou tentar ir mexendo na ré, até ficar o menor possível essa desafinação.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Troquei as cordas aqui, coloquei ernie ball. não pude levar no luthier, porque eu estudo denoite, e trabalho de manhã e de tarde, mas vou ver se consigo falar com ele para marcar um horario que seja bom para mim ir lá...

Então, troquei as cordas, subi a ponte, dei uma limpada no nut. Bom, não resolveu nada. Inclusive, agora o acorde lá tambem tá fazendo isso, quando eu bato o Sol e o sí...

=´[[[[[[

antes não tava.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Mostrei para um amigo meu a gravação, ele achou super normal tal. disse que esse intervalo com uma Terça maior soa desafinado facilmente em instrumentos.

Apartir dai comecei a ver alguns videos, e percebi que na maioria dos videos soam asim, não tão exagerado como a minha, mas soam...

Inclusive a musica do pearl jam ( in hiding ) que foi a musica que eu começei a perceber esse defeito na guitarra, na versão ao vivo as guitarras soam levemente assim tambem....

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

è velho, resolvi meio que pular fora do mérito da questão, pois apesar de vc mesmo reconhecer que a sua guitarra aparentemente soa um pouco mais "desafinada" que outras, por outro lado vc pode ter um ouvido mais "critico" digamos apurado, ou chato, hehehe!! Ae não tem saida, ou vc se acostuma com os instrumentos temperados ou parte para aquelas guitarras louconas

olha só:

http://www.truetemperament.com/site/index.php

Mas como vc não foi assim sempre desde o inicio ( imagino)
vc esta com Paranoium Afinates delirium

o/

ogner
Veterano
# mar/11 · Editado por: ogner
· votar


felipegoffi

O que eu quis dizer no texto, antes haja mal entendido, é que vc tem razão...Hehehe!! talvez a sua esteja mais gritante, como vc mesmo relatou, mas mesmo assim ( se estivesse "normal") pode soar desafinado/insuportavel para alguns ouvidos..

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


Tem um ditado antigo e verdadeiro: "o guitarrista passa a metade da vida afinando a guitarra e a outra metade tocando com ela desafinada".

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


felipegoffi: mostrei para um amigo meu a gravação, ele achou super normal tal

Pra mim, aquela sua gravação tá horrível. Algo errado tem ali.

Abs

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Pois é... hehehehehehheehhe... Mas é mais questão de ouvido... Além de que na sua gravação você tocou mais cheio o acorde. Eu fixei bastante nas 2 notas, F# na mizinha e D na sí...

Eu abri o guitar pro, falei não é possível que seja eu o problema...

coloquei as notas em questão no guitar pro, e dei play... Soou igualzinho minha guitarra. Tudo zuada...


O que eu achei estranho é o seguinte.. Eu toco guitarra à 8 anos. como eu só fui perceber isso agora? que terminadas notas, principalmente uma nota + a terça dela, soa extremamente zuado...

Eu não sei se tem algo na minha cabeça ressoando junto com essas notas que fez eu perceber só agora. Tipo um osso no ouvido que tá ressoando junto com a nota.... ( kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ) zueira. aehueu...

Façam o teste. Abre o guitar rig. e coloca na sí o numero 3 e na Mizinha o numero 2. dê play, veja se não soa igual minha guitarra naquela gravação.... Para mim soa idêntico.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


ogner

Para o guitar pro estar soando bizarro para mim, eu devo ter algo de estranho mesmo...

Eu só acho bizarro eu nunca ter percebido isso. só sei que de 2 semanas para cá eu começei a ouvir isso estranho...

vai ver que é por isso que quando levei a guitarra para o luthier ele tocou, e meio que me dispensou, falando que tava normal... hehehehe

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi
Cara... eu tenho um problema parecido. Mas meu "acorde problema" é o SOL. O som da corda Sí pra mim se destaca absurdamente com a minima variação e qualquer coisinha me faz parar pra afinar a bendita. Cheguei a perceber que afinadores não me satisfazem eheheh.

Acho que o jeito é conviver com isso mesmo. Pq se a gente fica encanando com isso, acaba virando uma mania ou obsessao hehe. Voto no que o ogner falou:
Paranoium Afinates Delirium
heheheh. Abraço

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


é cara... Ta foda, mas uma coisa eu percebi. Antes minha guitarra não fazia isso. Vi alguns videos do show, e ela não fazia tão absurdamente isso, aumentou bastante.

Tchavo
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

Voto no que o ogner falou:
Paranoium Afinates Delirium


Mas confesso que já tive essas palas, principalmente com a corda de sol, até o afinador mostrar que eu estava errado.

MMJr
Veterano
# mar/11 · Editado por: MMJr
· votar


felipegoffi

Veja o que alguns luthiers e, atualmente, ate mesmo alguns fabricantes estao fazendo para amenizar este problema...
Quando a regulagem das 8tavas, atraves da ponte, nao e satisfatoria usa-se, entao, um "nut compensado"

Confira...

http://www.mimf.com/nutcomp/nut_blues.jpg

http://www.jensenguitars.com/11f5e070.jpg

http://images.quickblogcast.com/1/4/0/0/8/190642-180041/earvana_compen sated_nut1.png


http://3.bp.blogspot.com/_jN4-MvQv3kw/SqXNrrDdQ8I/AAAAAAAACEs/84cnrfiH Lik/s400/Upright+Bass+Taylor+Guitars+Pink+Tele+004.jpg

Valeu...

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


MMJr

Eu já vi que é problema comigo. Pois até o Guitar Pro está soando estranho para mim... kkkk.. E meu violão faz a mesma coisa que a gibson faz..


Onde será que eu acho para vender um Nut desse? Será que resolve os problemas de afinações mesmo? Porque no caso, o afinador mostra que as notas estão perfeitas. Seria mais questão de sonoridade do que entonação acredito eu...

Michel Top
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi
Grave um áudio tocando cada corda separadamente, sem distorção ou efeitos. Depois poste aqui pra gente conferir, ok?

Se nenhuma das dicas lhe ajudou até o momento e se o problema ocorre apenas em acordes, é bem provável que você esteja apertando demais alguma(s) corda(s). Nesse caso, isso seria resolvido parcialmente ou totalmente se você colocar uma tensão de cordas maior em sua guitarra.

OBS: Gibson, não é? Você não usa cordas .009 né?

Abraço!

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi
]
vc viu o site qu eeu mandei?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257299/p1#7447459

Compra uma dessa!!! hehe

felipegoffi
Veterano
# abr/11 · Editado por: felipegoffi
· votar


ogner
vc viu o site qu eeu mandei?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257299/p1#7447459

Compra uma dessa!!! hehe


Fala ogner, eu tinha visto sim, deve ser uma merda tocar com uma guitarra dessa, além de ser feia pra caralho, melhor aguentar uma desafinaçãozinha...

Eu andei vendo no youtube, existe uns métodos de afinação para instrumentos temperados que prometem corrigir melhor esses problemas... Chama Thirdless Tuning, onde você desconsidera as terças na guitarra para afinar. Pois segundo o cara no video, ele disse que o grande problema dos instrumentos temperados são com as terças, ao tocar um acorde aberto com as terças, sempre acaba saindo ruim para o ouvido. ( o que é o meu problema, que só ocorre com as terças maiores ou menores. )

Quando estou tocando com guitarra limpa, o efeito diminui 80% diriamos, o grande problema é quando ligo a distorção, que amplia aquele efeito, e deixa como se tivesse muito desafinada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema absurdo com intonação na mizinha ( Acorde Ré )