Problema absurdo com intonação na mizinha ( Acorde Ré )

Autor Mensagem
felipegoffi
Veterano
# mar/11 · Editado por: felipegoffi


Pessoal. Estou com um grave problema. Levei no luthier a guitarra, no dia que ela começou a fazer isso. é uma Gibson Les Paul Studio Deluxe 60". A mizinha fica perfeita, até eu bater uma nota Ré. A mizinha soa como se tivesse totalmente desafinada, mas não está...

Eu tentei afinar a corda MIZINHA em Eb, e tocar a mesma nota ( como se fosse batendo um SOL na mizinha e na sí. ) E o problema apresenta tambem. Somente com esta nota, todas as outras notas soam perfeito.

Gravei um pedacinho para vcs verem... No começo eu demonstro que a guitarra tá afinada, e depois pego um Ré, batendo apenas na Sí e na mizinha, e voui andando ao longo do braço.

Link da gravação.
http://www.4shared.com/audio/Q0iPRRPY/Bug_guitarra.html

erickx
Veterano
# mar/11 · Editado por: erickx
· votar


edit: achei que era CORDA "D"

é uma Gibson Les Paul Studio Deluxe 60"
foi mal ae! ;D

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

é a mizinha heheheeh... Coincidentemente ou não, o meu violão está fazedo a mesma coisa, e meu primo comentou que a guitarra dele tambem tá fazendo isso... Mas eu to achando muito estranho.

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


felipegoffi

Parece que este problema de entonação se deve a um ajuste de oitava nesta corda. Ouvi o áudio mas não sei o que você está tocando. Seria legal se você tivesse gravado o acorde D na 2a casa e depois uma oitava acima, na 14a casa. É um ajuste fácil de fazer e as cordas devem ser novas. Leve novamente ao luthier. Ele deve resolver isso em 5 minutos se for o que estou imaginando.

Magrinho123
Veterano
# mar/11
· votar


mano, poe no 4shared, nesse dai complica tudo... mas realmente, seu problema é estranho, nunca vi isso acontecer

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Questão de oitavas não sei se acredito que seja... é bizarro, porque meu violão está igualzinho. Eu não sei se eu estou encanando com algo que é normal ( se é normal sair esse som no acorde Ré ). Ou se tem algo zuado. Eu não sei se é problema de afinação de oitavas, já que esse problema dá logo no começo do braço ( casa 2 ), e ao longo de todo o braço.

segue o link para o 4shared.


http://www.4shared.com/audio/Q0iPRRPY/Bug_guitarra.html

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

Cara, não entendi oq vc escreveu. Mas ouvi o som e chuto oitavas!! Só pode!! hehehe!!

E outra vc levou ou nao no luthier?!? Tb nao entendi...ahuehuhau!!

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


ogner

Boms vamos lá...

1 - A guitarra produz o som da gravação, quando tocado o formato do acorde D ( RÉ ) em qualquer região do braço. O intervalo de notas entre a Corda SÍ e MIZINHA faz o som produzido na gravação.

2 - Levei no luthier, no mesmo dia que ela começou a fazer isso. Ela começou a fazer isso, um dia antes do ultimo show que fiz. ( quinta feira ).

Eu tirei as cordas dela, comprei cordas elixir, passei grafite no Nut, Passei óleo de peroba na escala, poli os trastes. coloquei as cordas, regulei as oitavas no afinador. Quando fui tocar uma musica percebi esse som bizarro.

Levei no luthier, ele ligou a guitarra no ampli, começou a tocar, não viu nada de estranho. Disse que era porque a corda tava nova, e como arranquei todas as cordas e coloquei as novas. poderia demorar um pouco para o braço " assentar " de novo na posição. Mas na hora que ele tocou lá, não tava tão absurdo. Por um momento eu achei que tivesse consertado. Mas isto porque com o SOM limpo, sem distorção, o efeito não é tão ignorante. é mais quando tem algum drive ligado mesmo.

Então voltei para casa, e vi que não tinha resolvido. Liguei para o luthier denovo, e ele disse que não poderia pegar a guitarra naquele dia, pois ele estaria saindo para uma viagem. Toquei com a guitarra assim mesmo no show. E o outro guitarrista tambem está com a guitarra desse jeito, assim como meu violão também.



Quando eu bato na guitarra a nota da casa 2 na mizinha, no afinador aparece F# e mais umas oitavas para cima.

Então resumindo, a MIZINHA, está produzindo uma nota maior do que ela deveria. Porém, aparentemente O som só estraga quando faz o acorde D.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi
Pelo o que eu entendi, a mizinha tocada solta está afinada certinho em MI, mas quando você toca ela em alguma casa ela desafina, certo?

Se for isto que eu falei, pode ser nut muito alto. Sabe porquê? Se o nut está muito alto, você coloca muita força ao digitar a corda (principalmente nas primeiras casas), causando uma tensão extra nela que acaba por desafiná-la. Isto acontecia na minha SX e se resolveu com um novo nut de osso com altura mais adequada.

ogner
Veterano
# mar/11 · Editado por: ogner
· votar


felipegoffi

Quando eu bato na guitarra a nota da casa 2 na mizinha, no afinador aparece F# e mais umas oitavas para cima.

Não é possivel, e mais umas oitavas para cima, isso!! Vc sabe oq é uma oitava??

Cara, tem que dar um F#, se nao for cravado, tem que variar (pra cima ou pra baixo) muito pouco. Deve variar "*comas"

Faça isso em todas as notas (casas) na mizinha e veja o resultado.
Aperte na 12 casa e veja se da um Mi novamente ou o quanto esta fora...Mas oitava não é, alguns "*comas" telvez
Então resumindo, a MIZINHA, está produzindo uma nota maior do que ela deveria. Porém, aparentemente O som só estraga quando faz o acorde D.

Se a afinação estiver perto de meio tom de diferença, ae é oitava na certa. Tem que esta bem proximo da nota ( cravada), variar BEM pouco é aceitável, nao sei o tempo que sua guitarra ( Gibson) tem, isso pode influenciar tb numa afinação perfeita, desgaste hardware pode ir afetando a afinação...

Olha, pelo que vc esta escrevendo desconfio desse luthier, pois parece muito apenas afinação de oitavas!! oq teoricamente é um serviço basico que teria que ser feito.

Outra coisa. Esse problema é novo, certo? Ela já foi "normal" um dia?

*
http://caraipora.tripod.com/coma_.htm

auzenph
Veterano
# mar/11
· votar


Danousse, que viagem! hauhauah

Na boa, ou você é muito mal de ouvido, ou o luthier é muito ruim.

Não é possível que o problema esteja lá e o luthier não perceba e não saiba concertar.

Provavelmente é oitava mesmo, regula os saddles ai.

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


ogner

Me referi errado. Eu sei o que é uma oitava sim. Mas tentava me referir à diferença da nota padrão para a nota que estava saindo, seria um F# + alguns " COMAS " ( se é assim que se chama.. hehhe ).

A guitarra já foi normal um dia. Só sei que quando fiz a regulagem dele, troquei tudo, e fui tocar ela percebi na hora isso. Ela não fazia isso.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

Então velho, nao sei se vc sabe sobre os temas "entonação" "afinação de oitavas", da uma pesquisada, que acho que é isso!!

Trocou tudo oq??


Cara, vc tem uma puta guitarra, se fez o serviço num luthier, não da mole, fica em cima do cara!! Corre atras, vc pagou!! ( pagou né? )
Atenção aos seus direitos, nao se deixe enrolar, hehehe!! O serviço que vc pagou tem que ficar legal...

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Agora o estranho, estranho mesmo, é acontecer somente no acorde Ré...seja onde for que vc o faça.....tem certeza disso??

Fazendo um acorde Si, por exemplo, com pestana na 7 casa, a relação das notas (dedo na corda Ré, 7 casa) e ( dedo na corda Mi, 7 casa) não fica estranho tb não??

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


Falei que era regulagem de oitava... Eu te disse, eu te disse °.°

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Bom, vamos lá...

Peguei um afinador do guitar rig. Afinei a guitarra certinho, afinei as oitavas.

As notas estão saindo quase que perfeitamente F# e D. Quando eu vejo isso parece que eu tou ficando louco. Em termos, a nota está saindo perfeito, mas esse som está estranho para mim. Eu mostrei para um amigo meu, ele tambem achou estranho o som. Mas pelo fato de meu violão fazer e a guitarra do meu primo tambem, foi dai que eu to achando que é um problema mais comigo do que sei lá....

Mas uma coisa eu percebi. As casas 20-21-22 estão trastejando muito. é por conta da altura das cordas, vou comprar cordas novas hoje, e dar uma subida na altura das cordas. ver se resolve.

Segue a foto do afinador medindo as notas batidas.
Mizinha: 2º Casa - F# - http://img848.imageshack.us/i/mizinha.jpg/
Sí: 3º Casa - D - http://img840.imageshack.us/i/67176434.jpg/

Lembrando que quando o som fica perfeito para mim, sem essas tremulações, é quando eu bato o acorde e vou dando um bend na sí, até chegar em D+18 na sí. Assim o acorde fica perfeito, para você ter uma idéia.... heheheheheheeh...

Quando vocês batem essas notas em seus instrumentos, eles soam normal, ou soa parecido ( nota fica tremendo. ).
Mas lembrando que só percebe mais quando tá com distorção, apeas que com a guitarra desplugada eu consigo perceber isso.

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


felipegoffi

Não sei se ele mexeu nos trastes e na pestana. Caso ele tenha feito isso é possível que exista alguma diferença na altura dos trastes. Leve em outro luthier pra uma segunda opinião.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi

Ja não sei mais!! Talvez vc esteja com Paranoium Afinates delirium!! heuhauhuha!!!

Pela foto do Afinador esta tudo Okl....

Gravei o Ré aqui numa guitarra minha, acorde aberto na 2 e 3 casa...O acorde clássico!!

http://www.4shared.com/audio/Rom26JC2/Muito_R.html

auzenph
Veterano
# mar/11
· votar


Ja verificou "de ouvido" se o Ré da 3ª casa da corda Si está consonante com os rés das outras cordas?

E - 6ª corda casa 10
A - 5ª corda casa 5
D - 4ª corda casa 12
G - 3ª corda casa 7

se ela estiver consonante com todas, então está em ré mesmo (dur).

Só um adendo, por curiosidade e até coincidência talvez...

..ontem a noite eu estava tocando e percebi que ao afinar a corda Si usando o afinador da Zoom G1 ele indicava "E"...viajei nisso...
Não sei se foi falha do afinador...ou se eu tava mto chapado ahuahuah...mas foi estranho...em vez de indicar B, indicava E.

Hoje a noite vou testar de novo...

será que o Tsunami alterou as tonalidades musicais? hehe

abraço

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


ogner

Realmente, uma leve trepidação no acorde ocorre pelo jeito. Na sua dá muito pouco mesmo. Na minha tá absurdão.

Fui lá na loja, e comprei um jogo de cordas Ernie ball 0.10, vou instalar hoje de noite, limpar um pouco os nuts, vai que tem poeira ali, e coisas do tipo.

Michel Top
Veterano
# mar/11
· votar


felipegoffi
Tive a impressão que os captadores (ou um deles) estão muito próximos das cordas. Por causa do magnetismo deles, acaba oscilando as notas e comprometendo a afinação de seu instrumento. Pode ainda ser cordas velhas ou de baixa qualidade (menos provável). Particularmente, não me pareceu problemas com alinhamento dos trastes ou regulagem de oitavas. O negócio é ir por eliminação: baixe totalmente os captadores e faça o mesmo teste novamente. Caso o problema não seja resolvido, parta para o "plano B".

Espero ter ajudado.
Abraço!

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


auzenph
será que o Tsunami alterou as tonalidades musicais? hehe


Dizem que a o eixo da terra em relação a galaxia mudou!!!
aheuhauheuha!!!

É o fim? A gravidade mudou!? Se jogarmos uma bola de sinuca pro alto ela não volta mais!??!
hauheuhua!!

LeandroP
Moderador
# mar/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Michel Top

Eu sei que o captador muito próximo às cordas não fica legal, porque além de sujar o som, compromete a sustentação das notas. Mas chega a interfirir na afinação mesmo?

auzenph
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
raxei


sei não....mas que foi estranho foi...eu nunca tinha visto isso...e olhe que de B pra E tem uma boa diferença ne? huahauah

espero que o nosso amigo encontre a solução e poste aqui pra gente ver!

Michel Top
Veterano
# mar/11
· votar


LeandroP
Interfere sim. O captador estando muito próximo das cordas, faz com que as mesmas oscilem a afinação devido ao seu campo magnético. OBS: captadores ativos podem estar próximos das cordas, pois o campo magnético é menor.

Abraço!

felipegoffi
Veterano
# mar/11
· votar


Eu vou tentar dar uma abaixada nos captadores e ver se resolve....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


felipegoffi
Faça outros acordes usando a mesma nota e veja como soa. Dependendo do resultado, pode ser que você esteja pressionando a corda próxima demais do traste ou com força desequilibrada exatamente nesse acorde, o que pode mudar um pouquinho a percepção de afinação, especialmente se os trastes forem altos, mais ou menos como uma guitarra escalopada.

felipegoffi
Veterano
# mar/11 · Editado por: felipegoffi
· votar


Christhian

Fala chris. Em todos os acordes, soa perfeito. Sómente no RÉ que acaba tendo esse efeito. Eu testei pressionar bem a corda, algo do tipo, mas não mudou. Apenas fica legal, se eu tocar a nota e ir dando um Bend na sí, até bater as notas. é estranho, porque ambas oitavas e notas estão afinadas. Conforme a foto que eu postei acima, ambas tão quase 100% afinadas quando eu bato o F#(mizinha) e D(sí).

é muito bizarro. Eu comprei um jogo, to afim de levar a guitarra para o luthier ver novamente.

O duro que em bauru, só tem um Luthier de verdade. O resto é guitarrista que se mete a dar uma de regular guitarras.

Só que o cara é meio enrolado, ele é lotado de instrumentos para fazer, consertar. Então meio que demora muito tempo para ele fazer, e eu sempre acabo ensaiando de fim de semana tal... Mas vou ver se levo para ele hoje de noite.

Quanto aos captadores, eu acho que não são eles. Porque mesmo com a guitarra desplugada faz esse som...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


felipegoffi

Cordas novas?

Abs

ps. poderia faz uma gravação tocando as cordas soltas, uma por uma, deixando-as soar bastante e sem distorção?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


felipegoffi
Então pode ser que o problema seja na sol e o som da quinta fora está lhe dando a impressão de ser a B. Confira a regulagem de oitavas de todas as cordas.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema absurdo com intonação na mizinha ( Acorde Ré )