Músicos e o bom convívio.

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11


    A internet, principalmente as redes sociais e fóruns encurtaram a distância, democratizaram o espaço e o direito a opinião.
    A geração anterior a minha (pessoas com mais de 30 anos) nunca experimentou um lugar onde diariamente pessoas de todos os níveis e gostos musicais se encontravam e davam sua opinião sobre música.

    Através do facebook você, por exemplo, pode conversar diretamente com o suas referencias musicais através do chat ou deixando um recado. No Orkut as comunidades ainda respiram com força.

    A grande questão é que a 20, 30, 40 anos atrás os músicos se reuniam muito mais por um ponto comum. Quando um amigo comprava um disco todos iam à casa do mesmo para escutar. Existia uma compatibilidade de idéias e de gostos e um grupo de pessoas muito mais reduzido e divergências menores.
    Uma comunidade com 40 mil membros reúne pessoas que tocam o instrumento a 1 mês, entusiastas que nunca tocaram e músicos profissionais com 20, 30 anos de experiência. É claro que isso é muito bom, tanto para aquele que esta se iniciando, pois tem a oportunidade de receber informações valiosas de músicos mais experientes tal como para o músico profissional que tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho para possíveis consumidores.

    O ponto em quero chegar é que tudo aquilo que é amplificado para o bem também o pode ser para o mal. Muitas vezes vejo colegas, músicos profissionais fazendo uma propaganda negativa do seu trabalho por trocar ofensas com outros internautas, tudo isso na frente de um publico de milhares de pessoas e que dependendo do barraco pode virar uma novela vista por um numero infindo de expectadores.

    A grande questão é como um músico profissional deve se comportar nesse meio virtual. Tudo isso é muito novo e as relações não são como no mundo físico. É fácil ver pessoas que após 2 ou 3 posts já estão se agredindo mutuamente, duvido muito que essas pessoas se comportam dessa maneira na sociedade, o grande problema é que a frieza das palavras escritas e o anonimato virtual levam as pessoas a se comportarem de uma forma mais compulsiva. As coisas acontecem tão rapidamente que não dá nem tempo do cara esfriar a cabeça.

    A Rita Lee disse uma vez que ligou para um jornalista do jornal O globo, pois o mesmo havia feito uma critica super negativa do seu cd e desceu a lenha no cara. O resultado foi uma coluna no outro dia no jornal denegrindo a reputação da cantora. Enfim, o músico profissional precisa se colocar no lugar dele, não vai agradar a todos mesmo e ponto final. Da mesma maneira que existe um cara aqui que não gosta do nosso trabalho existem 10 ali que gostam.

    Pior do que não ter exposição é ter uma exposição negativa. Infelizmente existem muitas pessoas nas comunidades e fóruns que não tem compromisso nenhum com a imagem de artista, exatamente por não serem profissionais do ramo. Essas pessoas, muitas vezes de forma covarde, insultam pessoas com trabalho sério pelo simples fato de possuírem um teclado em suas mãos. Da mesma forma que a internet democratiza para o bem ela também o faz para o mal.

    Qual a opnião de vocês?

    abs e fiquem com Deus.
    Mateus Starling

    OBS: Visitem a minha pagina e vejam outras materias e lições gratuitas de guitarra.

    pulgadopc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, eu acho que acima de tudo tem que ter respeito ! Dos dois lados .

    Curly
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mateusstarling

    Uma coisa que a gente nota fácil é que rola muita inveja no meio musical, em especial com guitarristas. Basta o cara conseguir um certo destaque para ser criticado como músico e até como pessoa.

    jberbetz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Concordo.

    Agora, o que pode acontecer também é o artista ficar muito "políticamente correto" e com medo de expor suas ideias, tendo em vista que pode perder a simpatia do público e, por isso, prefere não "arriscar".

    Acho que criticar e expor opiniões é sempre válido. O que não pode é ocorrer insulto. Insultar não é saudável e nunca é necessário.

    Mas aí fica completamente difícil mensurar...às vezes a pessoa se sente insultada porque alguém falou que acha o trabalho dela fraco: como você falou, amplifica tudo, para o bem e para o mal.

    Abraços!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Acho que acima de tudo o artista tem que se preocupar com o processo criativo, mas infelizmente hoje o cara precisa se desdobrar com outros aspectos da profissão que são totalmente burocratico. Agora, o lance de participar de foruns nada mais é que uma extenção do que se faz no convivio humano, trocar ideias, aprender, ensinar, mas como eu falei existe muita gente que acaba usando o teclado como um chicote.

    Pepe Le P
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    mateusstarling
    Muito válida a sua colocação.

    Como você citou existe muita gente que se esconde atrás da carapaça virtual pra se comportar de uma maneira que, na "vida real" (obviamente não são coisas totalmente separadas) provavelmente traria consequências negativas. O lance é que talvez mesmo na internet esta pessoa esteja deixando de cultivar boas oportunidades. Quando alguém insiste em ser desrespeitoso ele vai perdendo o respeito dos outros, seja virtualmente ou não (o contrário geralmente também é valido).

    Você pega o exemplo do De Ros (talvez você esteja se encaixando neste mesmo perfil), ele tenta ser respeitoso (as vezes da uma ironizada "a mais" é verdade, mas sempre "mantém a compostura") e contribui de alguma maneira aqui no forum. Isso aliado a sua competência como músico faz com que muitas pessoas aqui o respeitem e se interessem pelo seu trabalho (basta ver os últimos tópicos dele como tem várias respostas).

    Isso demanda um certo investimento em tempo, mas possibilita com que ele venha a colher bons frutos mais tarde. Esse fórum parece ser muito acessado, tem muito garoto ae que não sabe quem é(foi) Wander Taffo, Faiska, Julio Herlein (não que seja obrigatório conhecer estes ou que eles sejam "melhores ou piores" que o De Ros, só citei para ilustrar), mas já acompanha o trabalho do De Ros (alguns até se dizem fãs). Isso é resultado do investimento do cara nesse modo de divulgação virtual e da postura que ele adquire aqui. Se ele chergasse "botando banca" e chineleando o pessoal que ta começando e ficasse num jogo de queda de braço com outros músicos eu te garanto que ele não teria um quinto da popularidade que ele tem hoje (falando em termos de forum apenas).

    Ser um músico com algum renome e dar atenção mesmo para um iniciante de 12 anos que tem uma dúvida sobre "por que ele deve usar sol maior e não menor numa determinada música" provavelmente cativa muita gente que se sente lisonjeada e possivelmente pode se tornar um admirador seja do trabalho como da própria figura da pessoa.

    Citei que você parece estar seguindo a mesma linha pois aparenta ser um músico muito competente, disposto a dar alguma atenção a divulgação virtual (explorando algumas de suas possibilidades) e adota uma postura respeitosa de "boas relações". Acho que dessa maneira músicos profissionais como vocês só tem a ganhar.

    Enfim poderia continuar divagando sore o assunto, mas não tenho mais tempo e provavelmente o número de pessoas que leria minha postagem seria inversamente proporcional ao número de linhas.

    Abraço!

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Acho que devemos manter a compostura, mas ao mesmo tempo não podemos nos passar por santos, temos que ser nós mesmos.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Enfim, o músico profissional precisa se colocar no lugar dele, não vai agradar a todos mesmo e ponto final. Da mesma maneira que existe um cara aqui que não gosta do nosso trabalho existem 10 ali que gostam.

    muito verdade isso o que vc disse!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pepe Le P Muito pertinente tudo o que escreveu e obrigado tamb aos outros colegas que contribuiram.

    Tem muito musico profissional que acha que é se misturar de mais vindo aqui e debatendo com a rapaziada e mesmo toco com grandes musicos que passam longe dos foruns e etc. Eu particularmente acho que isso aqui abre a cabeça do musico que já é profissional para voltar a ver a musica na cabeça de uma pessoa que esta iniciando, pois ao longo dos anos o musico vai esquecendo como foi os primeiros passos e abandona aquele lando "romantico" de tocar.
    Mas como ja falaram, tem que haver respeito sempre.

    De Ros
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: De Ros
    · votar


    Pepe Le P

    "e provavelmente o número de pessoas que leria minha postagem seria inversamente proporcional ao número de linhas."

    Isso deveria ir para o tópico "mitos e verdades", pois é uma verdade absoluta!!!

    Valeu por falar da minha participação aqui! E é verdade, as vezes eu uso uma certa ironia mesmo, mas é só quando o chimarrão tá estragado e eu não noto, hehehe!

    De resto, me divirto muito, dou muita risada e, quando posso, tento ajudar com o pouco que sei!

    mateusstarling

    Concordo 100% com todas as tuas colocações, mas, ainda acrescento alguns detalhes:

    Apesar de algumas pessoas se esconderem no anonimato, acho que não é só isso.
    Tem outros fóruns que, apesar do pessoal não ser lá muito anônimo, são um grupo fechado, onde qualquer novo integrante é recebido com desconfiança e pouca cordialidade... Bobeou tu até já passou por algo assim...

    O que faz a diferença (para mim) no FCC é que nas regras, está escrito que :

    1.6. Não se deve criar tópicos ou posts de comparação do tipo "Fulano VS Sicrano".

    1.10. Não crie tópicos para ofender ou denegrir alguém, sejam usuários, artistas, marcas etc.

    2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum, seja com usuários, artistas, marcas, etc.

    2.3. Cuidado com os palavrões. Modere seu linguajar.

    3.3. Divulgar músicas, vídeos, softwares ou produtos piratas/falsificados.


    E os moderadores fazem com que essas regras sejam seguidas!

    Então, com isso, pouquissimas vezes eu vi alguém insultando qualquer outro guitarrista, coisa que é corriqueira em outros locais da internet que acreditam numa "auto-moderação".

    Tenho certeza que, com o passar do tempo, alguns de nossos colegas mais conhecidos vão passar a frequentar esse fórum também, não só porque é uma boa maneira de divulgar o seu trabalho, mas sim porque é uma incrível fonte de informação e pesquisa, além de ser super divertido!!

    Não estou dizendo isso para "fazer uma média", mas a verdade é que, no tempo que estou aqui, eu mais aprendi do que ensinei!

    Tem muita gente super experiente e que escreve muito bem (por exemplo, não perco um post do nichendrix ou do makumbator), mas não só eles, tem muitos outros caras que considero meus amigos!

    Já fiz várias pesquisas, que inclusive, me levaram a mudar alguns pontos interessantes nos meus próximos trabalhos.

    Concordo que o fórum amplifica tudo, mas, quando usado com inteligência, pode proporcionar muitas coisas legais!

    Por exemplo, de que outra maneira eu poderia falar contigo? Quem sabe se, no futuro, não acabamos fazendo alguma coisa juntos graças ao fórum, né?

    Aliás, já tive o grande prazer de tocar com o pessoal daqui nas jams que participei!! Ou seja, já toquei com um monte de gente e há provas, hehehe!!

    Abração, parabéns pelo tópico , muito interessante e inteligente!!

    Overdrive CH
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Num tive saco pra ler todos os pots, desculpa... mas vim dar meu parecer sobre o assunto!!!

    Primeiramente quero parabenizar o mateusstarling pelo topico, talvez nem tenha passado pela cabeça dele, mas toda vez que um iniciante no mundo da musica ve pessoas discutindo sobre o assunto com esse tipo de atituide ajuda no crescimento do individuo como artista, principalmente pela parte do respeito e companheirismo!!!!!

    Temos muita sorte pois o nosso pais da grande valor para muitas forças de arte!!! Daqui do Brasil temos acesso ao exterior e temos acesso ao que temos dentro de nosso pais, que é maravilhoso em relação a musica!!!!

    Infelizmente o desrespoeito, a inveja e a falta de companheirismo existem em abundancia no meio musical, e que afeta tbm os admiradores da musica!!!

    Aqui, por muitas vezes, me referi a determinados artistas com brincadeiras, mas nunca disse a fim de ofendelos, já disse que o Malmsteen era viadinho, mas o considero um GRANDE musico, me refiro aos seus metodos e aos suas particularidades como "frescuras", mas msm utilizando dessa brincadeira não quero dizer que o cara é realmente viadinho ou que são frescuras, acho que ele conseguiu achar um metodo de tocar que exigia uma postura diferente com seu equipamento, nunca... NUNCA quiz desmoraliza-lo ou ofende-lo, apenas uma brincadeira....

    Porem, aqui no forum a pessoas que tem muito preconceito, por marcas, modelos, por outros instrumentos que não sejam os seus, por artistas, bandas, estilos... entre outras caracteristicas!!!

    Felizmente isso se da, para a maioria, pela falta de conhecimento!!! E aqui, o conhecimento é abundante tbm, tenho respeito por todos aqui, mas dedico um respeito maior por quem já interagi e aprovei a atitude diante de leitores que, talvez, nunca veremos.... como por exemplo o De Ros!!!

    Não é puxação de saco, existem caras aqui que mercem um reconhecimento msm, tanto como musico como copanheiro de foram....

    Espero que durante minha estadia aqui niguem me interprete mal, tenho muito respeito por vcs, e as vezes tomo medidas descontraidas, mas nunca com intenções ofencivas!!!!

    É um topico muito interessante e divertido, um assunto muito bom a ser discutido e colocado de forma inteligente.... Parabens!!!!

    Bigtransa
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marc Snow
    temos que ser nós mesmos.

    Eu sou contra essa coisa da sinceridade e da verdade, sempre fui muito mentiroso e convivo bem com os outros por conta disso. As pessoas até dizem da boca pra fora, mas no fundo preferem elogios falsos à verdades desagradáveis. Ser autêntico é outra coisa que não funciona pra mim, ser eu mesmo nunca foi muito legal, se fosse possível eu gostaria de ser o George Clooney.

    MMI
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mateusstarling

    É de fato algo bem interessante essa rede de informações e contatos. O uso disso, para o bem ou para o mal, na minha opinião é um reflexo da formação social e cultural das pessoas. Viver em sociedade requer alguns valores do indivíduo, vejo isso porque moro em São Paulo onde o pessoal facilmente lhe engole em qualquer descuido, seja no trânsito, seja em transportes públicos, seja na rua. Existe uma permissividade de "esperteza", muitas regras servem como desafio para serem burladas. Imagine numa comunidade virtual protegida pelo anonimato onde se pode despejar os complexos...

    Em meio a isso tudo, é legal que aparecem pessoas como você, De Ros e outros tantos que merecem consideração e respeito. Muitos músicos que eu conheço teriam muito a aprender nesse fórum, não tenho a menor dúvida disso.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
    · votar


    Respeito é uma coisa que se aprende em casa.
    Cada um tem que respeitar a si mesmo e ao próximo.
    Sempre haverão divergencias de opiniões, porém ambas devem ser respeitadas.

    Esse papo de sermos nós mesmos é uma meia verdade, todo mundo mente sobre algo, todo mundo age de um jeito diferente em certos lugares, acompanhados e não acompanhados, as coisas mudam drasticamente.

    O De Ros ganhou muito respeito aqui no fórum por ajudar sempre, com opiniões sinceras mesmo as vezes contrariando todo mundo.
    E ainda é um músico sensacional, e ótimo profissional, não o conheço pessoalmente, porém o jeito que ele age, postando videos, conversando e ajudando aqui no FCC ja da para saber um pouco de como ele realmente é. Isso vale para muitos outros aqui também...

    Conviver em paz com músicos é uma coisa cada vez mais dificil e complicada, cada um pensa uma coisa, cada um gosta de uma coisa e sempre acaba tendo uma treta.
    Se o cara usa a internet para prejudicar os outros o problema é dele, nunca vai passar de um simples babaca que jamais vai cresçer na vida.

    A internet é um meio muito bom para ser respeitado, reconhecido e ficar famoso, porém você pode acabar com sua reputação em apenas uma frase.

    Todo mundo um dia na vida ja foi ou vai ser criticado, é a vida. Porém existem pessoas que usam isso para tentar acabar com a moral do outro, sem ajudar em nada, e isso é pessimo.

    O negócio é ter bom senso, e sempre tentar ajudar na medida do possivel.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Hoje eu crio um tópico qualquer sobre teoria e ajudo o cara. O cara fica feliz porque aprendeu algo novo.

    Amanhã eu fecho o tópico dele e ele me odeia pro resto da vida.

    °.°

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bigtransa

    "Ser autêntico é outra coisa que não funciona pra mim, ser eu mesmo nunca foi muito legal, se fosse possível eu gostaria de ser o George Clooney."


    Uhauhauhauhauhauhauhauhauhauah!!!! Velho, quando eu disse que o fórum é super divertido, eu estava lembrando de coisas que tu escreve as vezes!

    Tá aí mais uma frase célebre! To rindo um monte aqui!!

    Super abraço!!

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bigtransa
    Eu sou contra essa coisa da sinceridade e da verdade, sempre fui muito mentiroso e convivo bem com os outros por conta disso.
    Por isso mesmo, sou autentico, não copio ninguem e tambem acho escroto quem copia.

    Já perdi muita amizade por eu ser do tipo: Gostou? Ok! Não gostou? Foda-se!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicos e o bom convívio.