Problemas de criatividade- improvisacao

    Autor Mensagem
    Ticoulat
    Veterano
    # mar/11


    E ae pessoal, bom eu to aqui agora pq eu to com um problema. Sempre q eu vo improvisa na pentatonica menor, a minha improvisacao sai sempre igual, sem graça, nao consigo criar uma melodia boa e consistente, e to assim faz um bom tempo ja. Alguem tem alguma dica pra melhora/ativar minha criatividade e "criaçōes melódicas instantâneas"?Meu som ta saindo sempre sem graca (nao o timbre, a melodia)

    Anderson_Matos
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ticoulat
    Isso aki vai ajudar a vc começar a transformar a escala em uma melodia.


    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ticoulat

    Ouça diferentes estilos de musica, boa ( prestando atenção não só na guitarra, caso tenha, mas em todos os intrumentos) e vá ler um bom livro.

    Oijpedro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    por isso que existem guitarristas famosos, tipo o slash(vai dá uma polemica do caralho) mas o cara não sabe porra nenhuma em teoria e cria uns solos feelentos do caraio. (falei, falei e não disse nada, um pouco de polemina não faz mal ;) )

    Broderick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, por mais bestinha que possa parecer, um dos melhores exercícios para desenvolvimento melódico que existe é tirar melodias de "musiquinhas" como parabéns pra vc, atirei o pau no gato, a tema do pica pau (que tem até um arpejo maior logo de cara),de músicas pop e das suas músicas favoritas em geral.

    Faça isso em vários tons, em vários shapes, começando cada vez em uma corda diferente, em uma corda só, etc. Eu te GARANTO que depois de 1 ou 2 meses praticando umas besteirinhas dessas todos os dias, o seu fraseado, seu ouvido e suas idéias melódicas vão ter melhorado bastante e você vai se sentir bem menos preso a shapes.

    Tente aprender a ler partitura e tente tocar algumas peças simples também.

    E o mais importante. Não seja bitolado, ouça MUITA música, dos mais variados estilos, e procure se atentar às nuances de cada estilo, cada timbre, cada harmonização vocal, enfim.

    Espero que esse post lhe seja útil.

    Abç!

    Ticoulat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valeu ae a todos! Achei o video muito bom, vo volta a treina amanhã. Vlw a todos ae, abç

    Loues
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Loues
    · votar


    Acho esse negócio de decorar "patterns", "licks" e essas coisas uma palhaçada... O melhor é procurar ouvir e entender de música. Pega aquilo que tu gosta de ouvir e presta atenção, tenta imitar aquilo, ver o que o cara faz... logo logo as idéias a começam a te procurar e quando ver já está criando teus solos...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ticoulat
    Ouça diversos tipos de músicas!

    Crie bases simples, vai ouvindo bastante e tentando improvisar. Uma hora sai algo legal!

    Mas primeiro de tudo... Ouça e tire músicas de diversos tipos e ritmos.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    hehe, quando tenho esse problema, sabe o que eu faço!?
    me limito a usa uma corda só ou duas no maximo

    tipo, tente criar frases se utilizando apenas da corda B, por exemplo
    isso te força a sair do sobe e desce, fazendo com que vc procure criar uma linhas melódica mais interessante!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ticoulat Você precisa estudar desenvolvimento de motivos.
    Existe muitas maneiras metodicas de se estudar isso.

    jberbetz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não tem milagre...isso vem com o tempo de dedicação. Criar frases exige criatividade e inspiração...além de técnica e pegada/intimidade com o instrumento. Às vezes o cara fica tempos sem isso...de repente pega a guitarra e sai fazendo coisas legais do nada (pra mim é assim hahaha)...o que ajuda bastante é pegar as frases que você mais gosta e aprender elas, nos mínimos detalhes...e também escutar COM ATENÇÃO aquilo que você gosta...o que mais ajuda mesmo acho que é NÃO DESISTIR...tenta nao trocar muito (muito rápido) de backing track pra que você possa desenvolver várias ideias em cima de uma...entende?

    Se fosse só pegar a guitarra e fazer um exercício pra sair compondo licks e frases belíssimas exisitiriam MUITOS, mas MUITOS Steve Vais e Satrianis da vida hahahaha

    Abrax!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas de criatividade- improvisacao