Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# mar/11 · Editado por: makumbator
Galera, resolvi regravar o primeiro movimento do concerto em lá menor para violino, de Bach. Já havia feito e divulgado uma versão com redução da orquestra no piano, mas dessa vez queria regravar com orquestra.
Não estava satisfeito com o som de orquestra sampleada, que por melhor que seja editada, ainda me soa artificial em comparação a um conjunto real tocando a peça.
Isso fica evidente quando a orquestra está sozinha na mix, sem outros instrumentos para encobrir(como guitarra base, baixo elétrico, bateria, vocal, etc...).
Quando integrado a muitos instrumentos reais, os samplers funcionam muito bem, mas para minha necessidade específica não soava real o bastante.
Pois bem, havia duas possibilidades para gravar sem usar samplers:
1. Contratar uma boa orquestra européia + despesas de gravação. Isso alcançaria fácil a casa de centenas de milhares de dólares...
2. A segunda opção era gravar com playback de orquestra da Music minus one, por meros U$ 29,98 + frete
Nem preciso dizer que escolhi a segunda opção!Para quem não conhece, a Music Minus One é a maior e mais antiga empresa de playbacks de música erudita e jazz atuando no mundo:
www.musicminusone.com
Aqui a edição que usei:
http://www.musicminusone.com/bach-violin-concerto-minor-bwv1041-violin -p-225.html
Portanto a base é da Vienna Festival Orchestra, sob a regência de Franz Liteschauer
Equipamento:
Jackson DX10 DFS Japan Prodrive II + Pod Farm(caixa virtual, EQ e delay curto) Reverb de convolução nativo do Cubase 5 (REverence)
Aqui o resultado:
mp3:
http://www.box.com/s/2a149b579b0c7059067d
http://www.youtube.com/watch?v=K2UYeHUZ1lw
Aqui link da base de piano que utilizei na primeira versão que gravei, para quem quiser tocar junto:
http://www.box.com/s/6aedeaeaf6adbabefa1b
Aqui a partitura da guitarra solo no formato PDF(em versão com e sem tab):
http://www.box.com/s/f026643d5768cf0f8b6f
partituras originais:
http://imslp.org/wiki/Violin_Concerto_in_A_minor,_BWV_1041_%28Bach,_Jo hann_Sebastian%29
Espero que gostem! Em breve publico o segundo movimento do mesmo concerto!
|
buddy guy Veterano |
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar
makumbator
Vc sempre muito féra,irmão.Parabéns,mais uma vez !!Grande abraço !!
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
buddy guy
Opa! Obrigado por ouvir e comentar cumpadi!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator
Nossa!! Excelente!!! A orquestra é fraquinha, mas o solista matou a pau!!
Uma pergunta - Como tu fez o piano nos 3'02''? Ficou muito massa!!
Se quiser colocar como resposta ao meu, eu vou adorar!!!
Parabéns pelo grande trabalho!!!
|
makumbator Moderador
|
# mar/11 · Editado por: makumbator
· votar
De Ros
Nossa!! Excelente!!! A orquestra é fraquinha, mas o solista matou a pau!!
Hashsha! Obrigado! sabe que tem mesmo uns erros na orquestra? Se vc prestar atenção, tem uma emenda meio porca que fizeram na base de playback no compasso 109, que no vídeo fica entre 02:47 e 02:49 (fica um pouquinho mais rápido, e observe que eu tive que "errar" junto deles. É obviamente uma colagem entre duas execuções diferentes da base).
No tutti inicial os violinos I tocam uma nota que na verdade seria ligada, no compasso 72 para o 73, no vídeo é entre 0:40 e 0:41. O trinado tinha que ficar ligado até o compasso seguinte, mas os malditos tocam a nota(e se não fizesse como eles ficava estranho, então também "errei" junto...hehehe)
Uma pergunta - Como tu fez o piano nos 3'02''? Ficou muito massa!!
Foi na palhetada + o abafamento com a mão. O fato da orquestra também fazer o piano ajuda a melhorar o piano da guitarra(dá um efeito psicológico maior do que a mudança real de volume).
Comecei o trecho em piano e palm mute bem extremo e fui crescendo na dinâmica da palhetada e liberando progressivamente o palm mute, até o momento que saio totalmente dele para fazer a frase seguinte.
Se quiser colocar como resposta ao meu, eu vou adorar!!!
Parabéns pelo grande trabalho!!!
Opa! Vou colocar sim! Valeu!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator Putz, não reparei nenhum desses detalhes! Para os meus ouvidos está para CD!!
Muito bacana o Music Minus One! Não conhecia!!!
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
De Ros
Putz, não reparei nenhum desses detalhes! Para os meus ouvidos está para CD!!
São pequenos erros que não comprometem a base como um todo, mas é aquele lance, tocando com playback o solista é que segue o acompanhamento e não o contrário, então não tem muita saída...hehehe
Muito bacana o Music Minus One! Não conhecia!!!
Tem muita coisa boa lá, o catálogo deles é imenso.
Já comprei recentemente deles o playback dos Romanzes para violino e orquestra do Beethoven(para tocar com guitarra...hsahshsa!). Nessa gravação a orquestra e regência é muito superior a essa do Bach. Além da gravação ser mais nova, então tem som mais limpo(eles tem gravações dos anos 70 transcritas em CD).
O legal é que tem como bônus uma sonata maravilhosa para violino e piano(também do Beethoven), e o pianista do playback é fantástico e bastante musical, coisa fina mesmo.
PS. coloquei lá como resposta ao seu vídeo.
|
pulgadopc Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator
Putz cara , mandou muito !! Muito bom . Realmente percebi uma emendinha , mas pensei que eram meus ouvidos . Enfim , ta muito foda !
|
Carregando Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator
muito massa cara, eu achei que foi muito bem executado demais. senti falta de umas cordas soltas, os seila. auhau.
muito bom.
|
MathGuitar Veterano |
# mar/11
· votar
tal cover merece uma palavra a altura: Estupêndo meu amigo hahaha muito bom meus parabens!
|
sidguitar1 Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator muito firme,limpo,show mesmo,parabens pelo som tambem,abraço
|
ogner Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator
Chique, finesse!!! hehehe!! Magnânimo!! hehehe!
Sério, execução esplêndida mesmo...4:00 tocando e executando dessa forma, tem que estar bem em forma!! hehe!!
Abço
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
pulgadopc Carregando MathGuitar sidguitar1 ogner
Obrigado galera! Valeu a todos!
|
MMI Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator
Parabéns. Muito legal mesmo. Você é um baita músico...
|
Bigtransa Veterano |
# mar/11 · Editado por: Bigtransa
· votar
makumbator Muito bonito! Parabéns pelo trabalho....
|
pscb Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator
Excelente. Além da interpretação de alto nível, acho muito legal disponibilizar as partituras, tablaturas, bases de piano etc., assim como fez com o tema de A Lista de Schindler.
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
MMI Bigtransa
Obrigado pelos elogios, camaradas!
pscb
Valeu!
acho muito legal disponibilizar as partituras, tablaturas, bases de piano etc., assim como fez com o tema de A Lista de Schindler.
Tenho prazer(e um compromisso pessoal) em dividir todo o material de estudo que produzo, acho muito mais importante que mostrar apenas um vídeo meu.
|
Gareth Veterano |
# mar/11
· votar
Simplesmente excelente! Parabéns pelo talento e humildade! na minha opnião, se melhorar estraga.
Abração!
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
Gareth
Agradeço as palavras! Obrigado por ouvir e comentar!
|
trevz Veterano |
# mar/11
· votar
Muito bom, casou bastante os timbres, ficou muito agradavel de se ouvir!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator
Rá! "Tuitei" o teu video!!!
Eu sou um cara cheio das modernidades e agora e "tuito" os videos legais!!
Uhauhauahuha! Parabéns novamente!!
|
Pepe Le P Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator Muito legal cara!
Fiquei impressionado com a precisão com que você toca.
Parabéns!
|
celotoledo Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator
Emocionante....para dizer o mínimo!! Adorei....ficou muito bom. Os timbres, a mix, a execução...
Valeu por disponibilizar o material também!!
|
makumbator Moderador
|
# mar/11
· votar
trevz
Obrigado!
De Ros
Hhsahas! Cheio de firulas "cibernético-sociais" Hhehehe! Vakeu!
celotoledo
Legal que vc gostou! Agradeço os elogios!
|
RenatoMota Veterano |
# mar/11
· votar
Parabéns, ficou excelente. E essa guitarra é linda.
|
tomcykman Veterano
|
# mar/11
· votar
makumbator
coisa linda! ta perfeito!
|
salton Veterano |
# mar/11
· votar
makumbator Excelente, ainda não tinha visto, o timbre está bem adequado... deve ter investido um bom tempo de prática pra memorizar e executar a peça com essa precisão... Parabéns, forte abraço!
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# mar/11
· votar
Uau, está otimo!! Parabéns cara, perfeito!
bravo! haha
abçs
|
guitarg3 Veterano |
# mar/11
· votar
parabéns! bela execução =D
só uma curiosidade de leigo.. qual escala foi utilizada?
|
Marc Snow Veterano
|
# mar/11
· votar
Muito legal! Execução e timbre animais! Um dia eu chego lá
|