EDGE III - ajuda para saber se é defeito ou não

    Autor Mensagem
    augustoccm
    Veterano
    # mar/11


    Pessoal eu comprei nova uma RG350DX a 15 dias, eu mesmo regulei a altura e a posição da ponte( seguindo os tópicos e o site da Ibanez). A ponte esta na posição correta as cordas estão com ação de 1,5 na mizinha e 2,0mm na mizona medindo no 14 traste e não esta trastejando nada. As oitavas já estavam certas.
    Agora o "problema" :
    Quando uso a alavanca para folgar as cordas mesmo que seja em um tom apenas a afinação se desloca levemente para a esquerda, se dou uma puxadinha de leve na alavanca para traz a afinação volta ao normal. Quando a afinação esta levemente para a esquerda eu não chego a perceber os acordes desafinados, mas o meu ouvido para essas coisas é péssimo. Isto é ou não é defeito?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm: Quando uso a alavanca para folgar as cordas mesmo que seja em um tom apenas a afinação se desloca levemente para a esquerda

    Explica direito o que significa esta "esquerda". Você quis dizer que após dar uma alavancada no sentido de afrouxar as cordas a afinação abaixou?

    dan_shencker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom algumas pontes podem dar mesmo essas coisas depende da regulagem, molas, ou seja, qualidade geral do equipo e da regulagem que vc fez!!! pela fato da guitarra ser nova tb a ponte pode naum estarmuito acostumada com os puxões e com o tempo isso pode se regularizar..

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Trocou as cordas recentemente?
    São as que vieram na guitarra ainda?
    Já estão amaciadas?
    Quantas molas está usando?
    Encordoamento 0.009?
    Tire uma foto da ponte para verificarmos se está nivelada.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A noite coloco uma foto, mas esta de acordo com a imagem do site da Ibanez . Inclusive o parafuso que ajusta a altura da alavanca esta bem alinhado com buraco da tampa trazeira.
    As cordas são novas mas já tem 4 dias de instaladas e não estão mais cedendo.
    Uso cordas 009 e a minha EDGE III esta com 3 molas , mas não adianta falar para colocar 4 molas porque não tem furo na base da ponte para encaixar a quarta mola.
    Quando uso a alavanca para ir de E para Eb a afinação fica tendendo para o lado Eb. Usando um afinador digital cromático korg o ponteiro fica um pouco para a esquerda em relação a nota E(centro).

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm
    Quando você regulou a guitarra você fazia aquele lance de dar um "puxão" na corda e reafiná-la? Este procedimento ajuda a lacear as cordas, ou seja, faz com que elas se acostumem com o estica-e-solta gerado pelas alavancadas.

    Eu acho que o que está acontecendo é normal. Faz parte da regulagem da Floyd Rose este processo iterativo de regula, alavanca, desregula, faz um novo ajuste e por aí vai. Seria grotesco se estivesse desafinando cada corda em diferentes "doses", ou se estivesse caindo a afinação em um tom.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu fiz sim esse negocio de puxar a corda, e se fosse isso com bend mais forte tb aconteceria a mesma coisa mas em uma corda so. Isto não acontece. Eu to achando que é preciosismo meu querer que a afinação fique perfeita depois de usar a alavanca

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm
    Na minha pedaleira o afinador tem um "quadradinho" em torno da nota afinada e além disso ele indica com uma setinha quando a nota está perfeitamente afinada. Se eu fosse preciosista, eu só aceitaria a nota como afinada quando aparecesse a setinha. Geralmente eu só verifico se ao atacar a nota ela já aparece com a setinha.

    Bomber Man
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Bomber Man
    · votar


    Faz um teste assim se suas molas estão assim /|\ deixe elas assim ||| na minha low pro edge eu usava assim /|\ depois que mudei pra ||| não tive mais problema com afinação, outra coisa e ver se a ponte esta bem lubrificada, e o mais importante é quando comprar uma guita levar ela num luthier de confiança pra regular ela nos minimos detalhes.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    As molas estão assim |||

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm
    É normal quando se regula o nível da ponte ela ficar alguns dias desregulando a afinação facilmente.
    Não raro, a ponte sobe ou desce um pouquinho além do nível após o nivelamento... e isso às vezes por alguns dias. Aí é necessário regulá-la novamente e assim por diante. Fique atento.

    Com o tempo deve regularizar. O problema ocorre porque houve alteração na tensão das molas.
    Pode ser isso.

    Quando regulei a minha, este quadro ocorreu. Também tenho uma RG.

    Espere mais alguns dias e siga utilizando a guitarra normalmente. Observe a evolução do caso e dê o feedback.

    T+

    P.S. As cordas com 4 dias podem estar novas, depende do uso durante estes dias. O procedimento indicado pelo erico.ascencao (de amaciar as cordas puxando-as para cima e reafinando) é importante também.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pessoal ontem percebi algo estranho. Se eu afino a guitarra com ela deitada no colo e depois levanto para a posição de tocar a afinação esta 1/3 de tom desafinada. Parece que o peso da ponte influencia na afinação. Se eu afino a guitarra na posição de tocar sentado e inclino ela para frente a afinação desce se inclino para trás a afinação sobe. Tudo isso segurando apenas pelo corpo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm
    Se você simplesmente encostar o dedo na ponte ela também vai desafinar. O que estou querendo dizer com isto? Acho que você está querendo achar pelo em ovo.

    Tenho uma Cort X6 há dois anos e neste tempo já fiz troca de cordas e regulagem da ponte algumas vezes. Posso te dizer que a guitarra leva uma semana ou até 10 dias para estabilizar a afinação. Neste período geralmente é necessário destravar o nut uma ou outra vez para corrigir a afinação pelas tarraxas. Depois deste período tudo vai se estabilizando.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Encostando na ponte ta certo, mas sem encostar? Mudando so a posição da guitarra no colo? Isso eu acho estranho

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    augustoccm
    Nunca reparei neste negócio de mudar a posição do corpo... talvez seja o peso da alavanca, não sei.

    No fim das contas, o que importa é o seguinte: quando você toca, você ouve desafinação? Pergunto isso pois às vezes uma desafinação de um pelinho passa desapercebido aos nossos ouvidos.

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Levei hoje a guita para o luthier que é a assistencia tecnica da Ibanez aqui em Salvador.

    Resultado:
    Ele disse que a regulagem que eu fiz estava boa e que o problema é a madeira do braço. Pasmem.... , isso mesmo, a madeira do braço está muito "mole".
    Ele fez um relatorio na mesma hora, ligou para a Equipo e me encaminhou para a loja que comprei a guitarra.
    A loja vai enviar a minha guita para a ibanez que me enviará uma guita nova.
    Agora é aguardar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EDGE III - ajuda para saber se é defeito ou não