[Review Completo] Dolphin Strato(antiga)

    Autor Mensagem
    Geist
    Veterano
    # mar/11


    Finalmente consegui tocar minha guitarra "de verdade" usando o Amplitube 2.0, e vou fazer um review agora contando com o som!


    Especificações:
    Corpo: Mogno
    Braço e escala: Pau-Marfim
    Nº de trastes: 21
    Controles: Um de volume e dois de tonalidade
    Cave seletora de cinco posições
    Captadores: Originais da Dolphin, Single-coils(daqueles e barra)

    Corpo
    O corpo tem um desenho bem bonito e confortável. Na parte debaixo da guitarra há uma leve "depressão", para o braço direito ficar mais confortável. Como ela é feita em mogno, é meio pesada, e as vezes chega a incomodar um pouco. Quando estou no pc com ela no colo, o peso incomoda depois de alguns minutos. Com ela em pé, incomoda um pouco também, mas é uma questão de costume.

    Braço
    Todo em pau-marfim. É fino e confortável para tocar. Tem 21 trastes e marcação em bolinha. É parafusado. Só há um probleminha de trastejamento na 6ª corda quando tocada na 15ª casa e na 5ª corda quando tocada na 14ª casa. Mesmo para fazer slides não incomoda.

    Headstock
    Igual ao headstock das guitarras Stratocaster originais da Fender. Nele está escrito "Dolphin" e ao lado "Strato".

    Tarrachas
    Não sei se são blindadas, mas aguentam a afinação por um bom tempo. Posso dizer isso pois faço muitos bends e ela demorar para desafinar.

    Som
    Fiquei impressionado com o som. Achei que seria um som bem pobre, mas me surpreendeu!Não gosto do cap. do braço, pois como ele está muito baixo em relação aos outros dois, o som fica bem abafado, baixo e pobre. A combinação entre o do braço e o do meio é uma das que mais gosto. Fica um som mais suave, ótimo para bases e músicas mais brandas, como Sweet Child O' Mine. O do meio é ótimo! Tem um som bem encorpado, redondo, cheio, adorei ele. A combinação entre meio e ponte é minha favorita. Tem um som bem brilhante como o da ponte e encorpado com o do meio, além de ter um ótimo sustain. Dando um bend com essa combinação lá pela 12ª casa da segunda corda fica um timbre orgasmico, ainda mais usando o Harmonnator do Amplitube. O da ponte é típico de stratos: brilhante e estalado, só que sem muito sustain. Ótimo para aqueles solos mais rápidos. Com distorção não embola muito, e sons limpos ficam bons também.
    Fotos:
    Dolphin Strato

    Antes de comprá-la, tinha um violão emprestado, onde aprendi a tocar alguns riffs. Então, no Natal, comprei ela por R$200,00 usada, no Primeiramão. Ela veio com correia, palheta(que foi para "a dimensão perdida"),um bag(aqueles de tecido, não case) e um encordoamento Nig Standard .009.

    Magrinho123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ótima aquisição... ja toquei numa dessas e concordo com cada letra do que vc disse

    strks
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Geist
    Manda umas fotos dela ae pra a gente...

    Rafick... XD
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu tbm tenho uma dessa
    no começo achei o som bem fraco
    mas quando coloquei ela em um sistema de som profissional
    chega me emocionei
    ela faz um som maneiro....

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Outro Review? PQ?

    Konrad
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Konrad
    · votar


    Geist

    Eu tenho uma Dolphin dos anos 80/90, da época do Assale, e de fato é bem pesada, muito mais que as outras strato e até do que minha semiacústica, poré, não tenho certeza de que seja mogno.

    nullO guitarrista do Moptop tem uma e afirma que é de mogno também, mas não se pode achar que isso fosse um padrão numa indústria em que padrão de qualidade é luxo.

    Na minha eu troquei os caps, porque estavam muito maltratados, tinham um som legal (não fantástico), saída de 4,7k..... bem baixa.

    Geist
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Fiz outro pois aquele eu nem testei ela ligada num amp. Resolvi fazer um tópico novo, mas vou fechar aquele outro.

    Fotos por enquanto não tenho, mas em breve(de verdade) vou colocar.

    mfwitzel
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: mfwitzel
    · votar


    Saudações a todos....meu primeiro post no forum!
    Estou ressuscitando este tópico pois nem acreditava que outras pessoas ainda tinham essa guitarra....rs...
    Vou me apresentar e tentar abreviar...se alguém acabar lendo isso aqui eu agradeço antecipadamente
    Em 1990 comecei a tocar guitarra e comprei essa Dolphin Strato baratinha.
    Na época tinha 15 anos e peguei gosto...treinava 6 horas por dia (o resto do dia eu dizia que estudava para a escola......rs..).
    Conforme fui melhorando aos poucos e tocando em outras guitarras de colegas e amigos, comecei a perceber que ela tinha algo de "diferente" de outras guitarras...
    Ela pesa mais de 5kg!!!! E hj, lendo o fórum eu descobri o porque....é de mogno maciço...(na época era barato....por isso fabricantes de entrada usavam). Para os mais desavisados ela não presta...rs....mas quando vc toca nela, sente que não é tranqueira não..
    Como não era e nem tinha pretensão de ser profissional, resolvi, ao invés de comprar uma guitarra top, melhorar a minha guitarra eu mesmo...ao invés de partir para outras que eu achava muito "casquinha de ovo", alem de caras...e com timbre que não me agradava..
    Na época eu usava para ensair, tocar em casa, em festivais de colégio, algumas gravações bobas em estúdio...
    Mesmo sendo um zero a esquerda eu percebia que todo o hardware dela era uma porcaria...pois bem...com o passar do tempo fui alterando a danada....eu mesmo arregaçava as mangas e mandava bala..resumindo:
    -Coloquei 3 captadores dimarzio sendo 2 humbuckers (paf pro e tone zone) e um single coil (HS2). ..detalhe: eu mesmo peguei um formaozinho e fui abrindo espaço para os bichinhos...hahaha..cortei o escudo...ficou razoável...nem perto do serviço pró de um luthier....mas eu curtia...isso para mim não tinha preço...o timbre e volume já ficaram animal...em algumas situações o pessoal da mesa até assustou com o volume dela...hahahaha

    captadores

    Recentemente voltei a tocar...mas chiava muito...coloquei knobs e chave seletora 5 posições originais fender ..troquei toda a fiação (eu mesmo...heheh) de acordo com o o esquema sugerido pela dimarzio (para a config da minha guitarra):

    knobs e seletor fender

    esquema fiacao

    A partir daí comecei a perceber melhor os timbres do contunto... A combinação dos captadores (ao mesmo tempo) não ficou boa, mas eles isoladamente ficaram bem legais (um HB mais agudo na ponte para distorcao forte, um HB mais grave no braço, com timbre lembrando jazz, e o single lembra uma strato orginal).....uma chave de 3 posicoes já daria legal

    -Mês passado troquei a ponte por uma floyd (paralela...licenciada...estou ciente que não é nenhuma floyd ou gotoh...porem já da para brincar legal)..de novo coloquei o formãozinho para funcionar...hahaha..loucura total...ficou "maomenus". Não curti a flutuação da ponte, pois muda o tom durante os bends e no momento de apoiar a mao na ponte para abafar as notas. Ia colocar um tremol-no, mas fiz uma solução fácil que li aqui no fórum: um pedacinho (ajustado) de madeira na parte traseira (para a ponte ficar paralela com o corpo)...aumentei a pressão na mola e já era...a alavanca fica apenas para dive bomb (para baixo) mas não muda o tom sem usar a alavanca....e não desafina se estourar alguma corda...

    corpo

    -por fim, dei um trato nos trastes pois estavam totalmente esbagaçados após 21 anos de uso...hahaha...limei, lixei e poli com cuidado e como manda o figurino...ficou bom e não esta trastejando...o único problema é que ficaram baixos e planos demais...mas não vou encarar a troca dos trastes..rs..depois levo num luthier para isso...
    -analisei o braço de todas as formas que consegui e zero de empenação...retinho..impressionante...mas sempre ficou guardada em case rígido..com o passar destes 21 anos pode ter contribuido para manter retinho.

    braco

    Sempre usei essa guitarra como laboratório, e hoje percebo que tenho uma materia prima relativamente legal nas mãos...um corpo maciço de mogno super pesado não é toda hora que se acha...
    Sei que foi idiotice eu mesmo mecher no corpo com formão e que devo ter alterado timbre gerando superfícies internas irregulares.......mas a diversão de mecher na própria guitarra é muito bacana, já que não tem valor comercial....e ter um timbre razoável....hj faria tudo de novo!!!!
    Grande abraço a todos...e atualmente (com 36 anos) pretendo voltar com força total ao mundo da guitarra...agora sonhando com uma Les Paul....essa para não mecher NADA...rs..e deixar ajustadinha em Luthier profissional....rs....mas isso deixa para outro tópico...rs...pois já escrevi muito aqui....
    Valeu!
    Marcelo

    Geist
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mfwitzel
    Cara, eu curto muito minha Dolphin. Agora que já toquei bastante com ela, posso dizer melhor que no review que fiz.Acho que pra melhorar bem a minha é só refazer a parte elétrica(o tone de agudos só funciona com o captador do meio, e o tone de graves nem funciona, o captador do braço às vezes tem som aberto e às vezes fechado). Dá pra tirar qualquer som com ela. O captador da ponte é bom para sons limpos ou com crunch, para OD/Distortion é muito ruim. Usando meio+ponte com o tone zerado fica ótimo para um som High-Gain, e o clean fica muito bom também. O do meio também é ótimo para tudo, já o do braço nem uso.

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Geist
    o tone de agudos só funciona com o captador do meio
    o botão de tone que fica mais próximo ao jack serve para isso mesmo, cortar os agudos do captador do meio!!!

    e o tone de graves nem funciona, o captador do braço às vezes tem som aberto e às vezes fechado
    já o botão de tone que fica entre o volume e o outro tone é pro captador do braço. Pelo que vc diz, ele deve estar oxidado internamente, por isso ele é "8 ou 80" (aberto ou fechado!!!). Sugiro a troca (sai até mais barato que a limpeza). Aliás, melhor refazer a elétrica, isso é facinho.

    Slash XxX
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    eu tenho uma dolphin antiga e é meu xodo... refiz a elétrica e em breve vou colocar 3 minis humbucking nela...
    O que eu mais gosto nela é o conforto do braço, não digo que é, mas se assemelha a Um braço Jackson, que pra mim também é outro braço top em questão de conforto...

    O som da minha é um pouco mais grave no captador do braço, mesmo com o tone aberto ele fica um pouco mais fehado mas, não satura o som...

    mfwitzel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Geist

    Na verdade a minha ja esta totalmente diferente da original (vide fotos do meu post). O esquema de fiacao que fiz, eliminou um dos "tone". Um luthier tinha me sugerido a fiação passar direto, e a guitarra ficaria sem nenhum botao "tone" funcionando. Assim o som ficaria mais limpo ainda...porem resolvi seguir o esquema da dimarzio, mantendo um botao de tone.
    Com a chave seletora de 5 posicoes da fender, percebi que os timbres mais legais vem com o uso isolado de cada um dos captadores.....pelo menos nesse setup que tenho....qq combinacao (meio+ponte ou meio + braço) o som fica baixo, sem muita definicao...
    Mas a guitarra é um show....acho que a guitarra mais injusticada que ocnheço..a madeira e sua construção são muito boas e muitos acham que é tranqueira....rs..

    Geist
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Will Bejar
    Pois é, descobri isso mexendo um pouco mais, nem sabia bem como funcionava, agora dá pra tirar um som legal com o cap do braço.

    Geist
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Revivendo o tópico para algumas informações importantes:

    Bom, passaram-se dois anos desde que abri esse tópico. Estudei muito sobre música, toquei em vários equipamentos e, agora, posso dizer melhor sobre a guitarra.

    Ela já foi para regulagem geral uma vez, e está bem legal. Sem nenhum problema de trastejamento.

    Quanto ao som é que veio a grande diferença do review anterior: a guitarra tem um timbre único. Toque em algumas outras guitarras( Les Paul acho que da Memphis, uma daquelas Memphis MG-32, uma outra Les Paul que não lembro a marca, uma Superstrato da Jackson e uma Ibanez Prestige de 7 cordas) e vi o diferencial da minha guitarra. Dessas, quanto a qualidade do som, a única que se saiu melhor foi a Ibanez Prestige. A Jackson tinha uma tocabilidade melhor, mas perdia em pressão sonora. A minha strato tem um peso muito grande e um som bem cheio. Para Heavy Metal é muito boa, o único problema mesmo é a tocabilidade que, por causa do modelo, não é das melhores para solos rápidos, mas é questão de costume, e já me acostumei. Aí vai uma gravação que fiz de Paranoid do Sabbath, usando ela e uma Zoom G1:

    Paranoid

    E também, uma gravação com som limpo e depois um drive. Usando ela ligada num Amp Newell GRX 200:

    Gravação

    Não dá pra ver tudo do som pelas gravações, mas dá pra ter uma ideia. É uma pena que as guitarras baratas de hoje em dia não tenham mais a mesma qualidade.

    mtjohnson
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    mfwitzel e Geist

    Que bom ver que tem pessoas que tocam essas dolphin antigas e até fazem upgrade como o mfwitzel!
    Tenho uma Dolphin gx3030 de 1992, com 2 humbuckings (os quais substitui por 2 da gotoh em 1995) e Floyd rose (o qual penso seriamente em colocar um de qualidade) e o som é como todos relataram: único e encorpado.
    No caso da minha com os caps gotoh (sim a gotoh fabricava captadores, não sei hoje em dia) o timbre ficou mais "transparente" e um pouco mais forte que os caps originais dolphin. Em amplificadores transistorizados ficou legal , porém, quando comprei meu ampli Fender Deluxe 40W valvulado aí foi possível ouvir e sentir o verdadeiro som dela. Provavelmente não é a mesma qualidade de uma importada, mas ainda assim é bom demais.
    O grande problema foi o braço dela. Levei para regular o tensor várias vezes porém não ficava reto como queria. Um belo dia tentei fazer eu mesmo; Resultado: estourou o tensor. Mandei a guitarra em um luthier e pedi para fazer um novo, sendo braço em marfim, escala em pau-ferro e trastes médio-jumbo da dunlop. Ficou espetacular, inclusive melhorou muito o timbre do instrumento.
    Estou com vontade de colocar os captadores Seymour Duncan e o som deve melhorar ainda mais!
    Abç
    Mtjohnson

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review Completo] Dolphin Strato(antiga)