Abaixando a ação das cordas: Regulagem do tensor?

    Autor Mensagem
    Doggy
    Veterano
    # mar/11


    Tô com minha guita "nova" há uns 3 meses e só agora tomei vergonha na cara e parei de tocar pra dar uma geral nela.

    Floyd regulada, oitavas ajustadas, mas ainda não consegui uma ação satisfatória das cordas.

    Fazem algumas semanas que tô "trabalhando" nisso (indo com calma, pra não fazer besteira e ter um resultado mais satisfatório), mas nunca consegui uma ação mais baixa que 4~5mm.

    Então a dúvida é: Até que ponto a curvatura do braço influencia na ação das cordas e os problemas passam a ser influência da ponte ou do "fretwork"?

    Magrinho123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    a curvatura do braço influencia pra caralho, o zakk por exemplo gosta das cordas beeem baixinhas e deixa o tensor um pouquinho mais solto, ele fala isso naquela entrevista do vídeo "epiphone guitars" que todo mundo ja deve ter visto (aquela que ele tbm fala do uso do wah, slide rápido, tapping etc)

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Magrinho123

    Então, deixei o braço reto e depois disso dei -acho que- uma volta completa no tensor (não tudo de uma vez, obviamente) para soltá-lo, e não consegui baixar desses mesmo 4~5mm.

    Não é algo que realmente tem me incomodado, mas que eu gostaria muito de melhorar, rs.

    Magrinho123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ah cara, então deixa assim do jeito que está mesmo, porque ficar "brincando" com o tensor pode acabar em tragédia kkkk

    além disso, quando vc deixa o braço da guitarra num ponto "não-reto", as notas vão soar "erradas", mas a mudança é pequena se o erro de regulagem for pequeno (exemplo do ZW novamente).

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sou teimoso, vou continuar tentando, rs.

    Valeu, abç!

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Doggy
    É, cara... uma BOA regulagem é difícil de fazer, se não for experiente.
    A maioria das pessoas consegue deixar a guitarra "pronta pra tocar", mas sempre fica aquele "podia ser melhor".

    Pra regular a guitarra de modo que as cordas fiquem BEM baixas (sem trastejar), é difícil... E é o resultado tanto da altura da ponte, do nut, posição do tensor e altura dos trastes.

    Trastes baixos dão a impressão de que as cordas ficam mais baixas... E ao tocar, os dedos têm mais contato com a escala, dando a sensação de ficar mais macia a guitarra.
    Quando os trastes são altos, visualmente parece que as cordas estão altas também, pois ficam mais afastadas da escala.
    Mas quando se toca, é possível ver que fica confortável.

    Naturalmente, minhas guitarras sempre deixo trastejando um pouco.
    Trastejar pouco não tem problema, porque o trastejamento não é captado no som, logo não tem problema, e as cordas podem ficar mais baixas.

    Pode continuar tentando, mas talvez seja necessário mexer no nut ou nos trastes, aí já é mais complicado.

    Boa sorte ae!!
    :)

    Um aceno de longe!!!

    MMJr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Doggy

    E bem simples....

    Basta seguir esta sequencia

    Primeiro: Deixe o braco reto....
    Segundo: Regule a altura da ponte ate atingir a altura desejada.


    Valeu....

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Del-Rei
    A maioria das pessoas consegue deixar a guitarra "pronta pra tocar", mas sempre fica aquele "podia ser melhor".

    Exatamente o meu caso, rs.

    Naturalmente, minhas guitarras sempre deixo trastejando um pouco.
    Trastejar pouco não tem problema, porque o trastejamento não é captado no som, logo não tem problema, e as cordas podem ficar mais baixas.


    Não pensei nisso... Mas ainda não consegui ouvir apenas o som de amp sem a acústica da guitarra, mas tá trastejando pouquinho, provável que nem se ouça mesmo...

    Obrigadão, velho!

    MMJr

    Uma leve angulação no braço ajuda nesse caso, amigão!


    Abç!

    MMJr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Doggy

    MMJr

    Uma leve angulação no braço ajuda nesse caso, amigão!



    Correto....

    Mas o que e "uma leve angulacao"?



    Quando se tem experiencia em regulagem...nao tem nada de errado deixar o braco "reto"....Porem , para iniciantes, e sugerido uma leve curvatura......

    Muita gente acha meio milimetro e uma "leve angulacao"... e na verdade nao e.....


    Valeu....

    Pelo jeito voce sabe o que esta fazendo.....

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Doggy
    Mas ainda não consegui ouvir apenas o som de amp sem a acústica da guitarra, mas tá trastejando pouquinho, provável que nem se ouça mesmo...


    A melhor forma de fazer isso, é tocar com o amp bem alto, pra cobrir completamente o som acústico da guitarra.
    Normalmente, eu faço isso no computador, usando o GR4 ou algo do gênero, e coloco o fone de ouvidos.
    É bem melhor assim pra saber se o trastejamento está sendo captado.


    Falou!!

    Um aceno de longe!!!

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    MMJr

    Pelo jeito voce sabe o que esta fazendo.....

    Soei arrogante? Não foi a intenção!

    MMJr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Doggy


    Nao,,nao...

    Ta tudo certo....

    Valeu...

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Normalmente em guitarras de clientes que pedem ação baixa deixo sempre com 1mm na miziinha na casa 14 e 1.5 no mizão na casa 14.

    Para mim isso ja é muito baixo, mais que isso perde muito sustain. A corda vibra muito perto do traste.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abaixando a ação das cordas: Regulagem do tensor?