Ibanez RG 350 - Dúvidas na regulagem da ponte e ação das cordas.

    Autor Mensagem
    MarceloS
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MarceloS


    Olá pessoal, blz?

    A um tempinho atrás comprei uma Ibanez RG 350 EX.

    Estou tentando dar uma regulada geral nela seguindo o manual de instruções. Levei a mesma em um cara para ele regular e trocar as cordas, mas não ficou 100%. Então, estou tentando fazer eu mesmo.

    1) Ponte:

    Apanhei mto para conseguir regular a ponte, finalmente na base da tentativa e erro consegui equilibrar a tensão molas x cordas. O problema é que a base da EDGE III não é uma placa reta, ela é meio triangular, não consigo saber se ela está nivelada.

    Alguém tem alguma dica para saber se ela está nivelada olhando para a mesma?

    Procurei bastante, mas num achei nada que mostrasse legal como fazer isso. Todo mundo fala do edge knife, apanhei e descobri o que é, mas essa parte da ponte fica bem abaixo do corpo da guitarra e simplesmente não é possível verificar se a ponte está nivelada olhando o tal do edge knife.

    2) Ação das cordas:

    Para regular a acão das cordas, de acordo com o manual, as cordas mais "graves" devem estar com 2mm de distância do traste e as mais "agudas" devem estar a 1.5mm do traste. No caso, o 12° traste.

    Se eu ajusto a ponte para essa regulagem eu percebo que lá pela 14° casa as cordas, principalmentes as mais graves, trastejam. Nas casas acima quando dou uma palhetada mais forte também percebo ocorrer o trastejamento.

    Pensei que isso pudesse ser causado pelo fato do braço estar desregulado, olhei o manual, pesquisei bastante e tentei deixar o braço do jeito certo e mesmo assim as cordas trastejam, um pouco, mas trastejam. Isso é normal?

    Uma coisa que eu estou achando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?

    Se alguém puder me ajudar, principalmente quem tem uma guitarra igual a minha ou com a mesma ponte, eu agradeço bastante.

    Estou querendo fazer as coisas eu mesmo para não depender de luthier. Além de cobrar caro eu vejo aqui no fórum que é difícil achar um que deixe a guitara do jeito que você quer. Então quero aprender a fazer as coisas eu mesmo.

    É isso aí pessoal, valeu mesmo.

    []'s

    sebastorama
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    http://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=750052

    Ta aí amigo :D Tem uma foto mto boa de como a ponte deve estar quando estiver regulada

    Abraços

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MarceloS: Pensei que isso pudesse ser causado pelo fato do braço estar desregulado, olhei o manual, pesquisei bastante e tentei deixar o braço do jeito certo e mesmo assim as cordas trastejam, um pouco, mas trastejam. Isso é normal?

    É normal. Isto é conhecido como solução de compromisso: ou você abaixa a ação das cordas e tem um trastejamento ou fica com as cordas altas e sem trastejamento. Como você prefere a primeira opção, tem que encontrar o melhor equilíbrio entre a ação e o trastejamento. Um bom indicador é o tastejamento não ser perceptível no amplificador - ele sempre é perceptível quando você toca a guitarra desplugada.

    Uma coisa que eu estou chando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?

    Isto é estranho. Mais encare estas medidas de ação das cordas apenas como indicação do fabricante, não as leve à risca.

    Necrophagist
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Necrophagist
    · votar



    Uma coisa que eu estou achando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?


    tem um slot pra chave allen bem embaixo de onde fica a alavanca,
    gire ele para aumentar ou diminuir a ação da alavanca, inclusive tem um furo no escudo traseiro justamente por isso

    ----
    tenho uma RG370 e acontece a mesma coisa, mas nao me importo muito com o trastejamento afinal um pouco é bem normal
    principalmente por que minha guitarra está com 1 tom abaixo e encordoamento .010, um pouco inaquado

    se voce realmente se importar com o trastejamento ou estiver muito absurdo mesmo a moral é levar em um bom luthier, ele pode querer fazer o rebatimento dos trastes com problema ou lixar todos eles (como ja fizeram como uma guitarra minha, mesmo sem explicitar...), ou simplesmente regular direirinho :)
    mas certo que mesmo assim vai permanecer um pouco de trastejamento

    esse lance de Knife tinha nas edges mais antigas e se tratava de um pequeno vinco na lateral da ponte que podia ser usada como referencia
    eu fiz a mesma coisa com a minha: marquei o ponto onde ela ficaria teóricamente correta

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    É como o Necrophagist e o erico.ascencao disseram.

    Leia o manual (se não o tem, baixe-o do site da Ibanez). Verá que há dois locais para regulagem da barra da alavanca. Um por cima e outro por baixo.

    O de baixo você aumenta ou diminui a distância da alavanca em relação ao corpo da guitarra. No seu caso, basta aumentar a distância dela em relação ao corpo da guitarra para que não encoste nos knobs. Abra a tampa traseira e verá o orifício. Simples.

    O de cima, na parte posterior da alvanca, no sentido oposto ao dos caps e ligeiramente atrás da própria (para vê-lo basta acionar a alavanca no sentido dos caps, ou seja, no sentido de afrouxar as cordas), aperta ou afrouxa a alavanca, ou seja, deixa-a mais solta, de modo a girá-la facilmente da direção dos caps ao jack e vice-versa, ou o contrário, ficará mais rígida.

    Boa sorte.
    T+

    MarceloS
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eae pessoal, blz?

    Valeu pelas respostas, ajudaram bastante.

    Esse segundo local da regulagem da alavanca, que é regulado por baixo, eu tinha visto no manual mas, confesso, que não tinha entendido direito o propósito do mesmo.

    Novamente, obrigado a todos.
    []'s

    augustoccm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sei que o post é antigo mas vale ressaltar que as medidas passadas para altura das cordas é no 14 traste , de 1,5mm a 1,7mm na mizinha e de 2,0mm a 2,2mm na mizona.
    Comprei ontem uma rg350dx e o manual veio com essas específicaçoes.

    lookp1
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ow augustoccm , a sua ibanez veio com a nova ponte (edge-zero 2 ) ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez RG 350 - Dúvidas na regulagem da ponte e ação das cordas.