Autor |
Mensagem |
Valter Bergamo Veterano |
# mar/11
· votar
buddy guy
Respondendo a pergunta, apos ler a postagem de cima.....
O oco na guitarra, juntamnete com o escudo, forma uma caixa de ressonância, que ajuda a propagar o som, e é retornado as cordas, aumentando a intensidade da nota.
Vemos isso em instrumento semi-solidos, e acusticos. Porem isso tambem altera consideravelmente o timbre, ja que harmonicos diferentes serao somados.
Por isso nao se resolve apenas o problema do sustain, mas tb alteramos o timbre. O quanto é alterado, ai é outra conversa. Teriamos que gravar nas duas formas, antes e depois.
Algo que quero fazer é gravar o som dos instrumentos antes de pintar e depois. Pra mostrar a diferença de timbres. Claro que há, mas nao de forma siginificativa. Seria so uma forma cientifica de comprovar isso.
Espero ter aujdado o pessoal e vc tb a entender um pouco mais sobre acustica.
Qualquer dúvida estou a disposição, se nao souber responder, vou estudar. Ate+
|
buddy guy Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho
buddy guy
Respondendo a pergunta, apos ler a postagem de cima.....
O oco na guitarra, juntamnete com o escudo, forma uma caixa de ressonância, que ajuda a propagar o som, e é retornado as cordas, aumentando a intensidade da nota.
Vemos isso em instrumento semi-solidos, e acusticos. Porem isso tambem altera consideravelmente o timbre, ja que harmonicos diferentes serao somados.
Por isso nao se resolve apenas o problema do sustain, mas tb alteramos o timbre. O quanto é alterado, ai é outra conversa. Teriamos que gravar nas duas formas, antes e depois.
Algo que quero fazer é gravar o som dos instrumentos antes de pintar e depois. Pra mostrar a diferença de timbres. Claro que há, mas nao de forma siginificativa. Seria so uma forma cientifica de comprovar isso.
Espero ter aujdado o pessoal e vc tb a entender um pouco mais sobre acustica.
Qualquer dúvida estou a disposição, se nao souber responder, vou estudar. Ate+
Beleza,agora entendi.Abração !!
|
Will Bejar Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho Que loucura, rapaz!!! hehehehe
|
# mar/11
· votar
Will Bejar
Vlw
|
rbrazz Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho Está ficando muito bacana, parabéns! Continue colocando as fotos do processo.
|
ogner Veterano
|
# mar/11
· votar
Espetinho O grande vilão nessa historia de sustain, que é por quanto tempo a nota soa sozinha, é a transferencia de som entre as cordas e madeira. O som passa peça ponte, uma ponte floyd tem apenas as molas e os dois pivos como area de transferencia, e uma tremulo por ex, tem alem das molas todo o bloco que fica encostado no corpo.
Muito interessante todo o texto. Mas nessa parte acho que aplica a explicçcao de um teste que fiz outro dia, sera (interrogaçao)
Em 2 stratos minhas, Uma em Alder( Fender Classic 50s) e outra em Basswood ( Fender 54 RI MIJ) testei diferentes materiais para bloquear a ponte. Tinha 3 blocos, metal, aluminio e madeira.
Como o aluminio ( era o menor bloco) e o de madeira, aos ouvidos, nao percebi grande diferença no som com a guitarra plugada direto no amp, usando pedais de drive para bosstar, percebia-se um pqno ganho de sustein, maas o timbre parece nao ter mudado. ( o teste foi feito, tirando e colocando os blocos rapidamente, sem nem desligar a guita)...Agora com o bloco de metal, solido e bem pedaso, mudou tudo, impressionate, mas nao gostei do timbre, e no final das contas deixei uma bloqueada com madeira e outra desbloqueada... Detalhe que (mesmo eu usando 4 molas apertadas) com a ponte bloqueada, totalmente imõvel a pegada da guitarra muda tb, sente-se isso nos bends..
|
Will Bejar Veterano |
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar
Espetinho cara, sabe que depois de muitos anos e muitas guitarras, começo a pensar como o Bertola... não existe madeira melhor que a outra... são diferentes!!! O que existe é madeira boa e madeira ruim... aí é outra história!!!
Aliás, como faço pra eu enviar uma cotaçãozinha com vc??? hehehehe
|
# mar/11
· votar
Will Bejar
Entao é isso mesmo, nao podemos julgar o que é melhor ou pior, e sim o que é mais agradavel ao ouvido. Ja na questao de trabalho de transformação , ai sim podemos falar com certeza se uma madeira é melhor que outra para se trabalhar na construçao, mas nao que sejam ruins de timbre.
Pode mandar email pra mim valter_bergamo@yahoo.com.br
|
# mar/11
· votar
Novas fotos da guitarra, braço esta praticamente pronto."!!!!!
Vejam no album oficial dela, ehehee
http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157626049624827/
|
JKPage Veterano |
# mar/11 · Editado por: JKPage
· votar
Caramba, que missão impossível. O negócio é dar um banho de soda cáustica. Mentira. Boa sorte aí. xD Se ela ficar bunitha posto no meu blog. E que trabalho lindo com o braço! D:
|
# mar/11
· votar
JKPage
Obrigado, a etapa mais dificil ja foi feita que era retirar a tinta e fundos, e arrumar o braço. Agora falta pouco pra eu concluir.
|
FRSouza Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho Opa, a guita tá ficando linda mesmo, vc trocou as tarraxas, trastes? Quais vc colocou? Abraço!
|
Knight Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho Muito bom cara, hehe tenho uma sts 01 tbm,só que com o headstock different, to querendo fazer isso dai tbm, :P
mto show, quero ve elea pronta! abç
|
# mar/11
· votar
FRSouza
Sim as peças são todas novas, comprei apenas o corpo e braço. Os trastes são traste jumbo Vangent.
As tarraxas são wilkinson com ezlok, modelo wj05.
|
# mar/11
· votar
SlipKnight
Então,. é uma guita boa ate, tem um potencial muito bom.
|
FRSouza Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho Vc deu sorte em comprar o braço e o corpo por um preço baixo, queria comprar também pra treinar um pouco de luthielaria, meu conhecimento é bem limitado, mas como sou "curioso" gostaria de aprender, acho que quando achar algumas partes assim vou comprar pra tenter aprender algo, vc fez um trabalho muito bom, parabéns.
|
JKPage Veterano |
# mar/11
· votar
Eu adoro luthierismo, vou ver se faço uns curso poderoso e arrumo grana pra montar minha guitarra. xD
|
# mar/11
· votar
JKPage
De que cidade vc é? Temos o curso online gratuíto e pode tambem fazer curso presencial, temos um ótimo preço.
|
Dibilo Veterano |
# mar/11
· votar
tah ficando massa. vai la mao na massa vai ficar do balacubaco.
|
# mar/11
· votar
Dibilo
vlw...
|
Knight Veterano |
# mar/11
· votar
Espetinho eu gosto mto dela, alias é minha primeira guitarra. ^^
ela não é uma guibson ou fender mais tem um timbre que me agrada :P com distortion, intaum, umm,, hehe
|
# mar/11
· votar
SlipKnight
Bacana, a guita é bacana sim....
|