Reforma impossivel - Eagle STS 001

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy

Respondendo a pergunta, apos ler a postagem de cima.....

O oco na guitarra, juntamnete com o escudo, forma uma caixa de ressonância, que ajuda a propagar o som, e é retornado as cordas, aumentando a intensidade da nota.

Vemos isso em instrumento semi-solidos, e acusticos. Porem isso tambem altera consideravelmente o timbre, ja que harmonicos diferentes serao somados.

Por isso nao se resolve apenas o problema do sustain, mas tb alteramos o timbre. O quanto é alterado, ai é outra conversa.
Teriamos que gravar nas duas formas, antes e depois.

Algo que quero fazer é gravar o som dos instrumentos antes de pintar e depois. Pra mostrar a diferença de timbres. Claro que há, mas nao de forma siginificativa. Seria so uma forma cientifica de comprovar isso.

Espero ter aujdado o pessoal e vc tb a entender um pouco mais sobre acustica.

Qualquer dúvida estou a disposição, se nao souber responder, vou estudar. Ate+

buddy guy
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

buddy guy

Respondendo a pergunta, apos ler a postagem de cima.....

O oco na guitarra, juntamnete com o escudo, forma uma caixa de ressonância, que ajuda a propagar o som, e é retornado as cordas, aumentando a intensidade da nota.

Vemos isso em instrumento semi-solidos, e acusticos. Porem isso tambem altera consideravelmente o timbre, ja que harmonicos diferentes serao somados.

Por isso nao se resolve apenas o problema do sustain, mas tb alteramos o timbre. O quanto é alterado, ai é outra conversa.
Teriamos que gravar nas duas formas, antes e depois.

Algo que quero fazer é gravar o som dos instrumentos antes de pintar e depois. Pra mostrar a diferença de timbres. Claro que há, mas nao de forma siginificativa. Seria so uma forma cientifica de comprovar isso.

Espero ter aujdado o pessoal e vc tb a entender um pouco mais sobre acustica.

Qualquer dúvida estou a disposição, se nao souber responder, vou estudar. Ate+



Beleza,agora entendi.Abração !!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Que loucura, rapaz!!! hehehehe

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Vlw

rbrazz
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Está ficando muito bacana, parabéns!
Continue colocando as fotos do processo.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
O grande vilão nessa historia de sustain, que é por quanto tempo a nota soa sozinha, é a transferencia de som entre as cordas e madeira. O som passa peça ponte, uma ponte floyd tem apenas as molas e os dois pivos como area de transferencia, e uma tremulo por ex, tem alem das molas todo o bloco que fica encostado no corpo.

Muito interessante todo o texto. Mas nessa parte acho que aplica a explicçcao de um teste que fiz outro dia, sera (interrogaçao)

Em 2 stratos minhas, Uma em Alder( Fender Classic 50s) e outra em Basswood ( Fender 54 RI MIJ) testei diferentes materiais para bloquear a ponte. Tinha 3 blocos, metal, aluminio e madeira.

Como o aluminio ( era o menor bloco) e o de madeira, aos ouvidos, nao percebi grande diferença no som com a guitarra plugada direto no amp, usando pedais de drive para bosstar, percebia-se um pqno ganho de sustein, maas o timbre parece nao ter mudado. ( o teste foi feito, tirando e colocando os blocos rapidamente, sem nem desligar a guita)...Agora com o bloco de metal, solido e bem pedaso, mudou tudo, impressionate, mas nao gostei do timbre, e no final das contas deixei uma bloqueada com madeira e outra desbloqueada...
Detalhe que (mesmo eu usando 4 molas apertadas) com a ponte bloqueada, totalmente imõvel a pegada da guitarra muda tb, sente-se isso nos bends..

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Espetinho
cara, sabe que depois de muitos anos e muitas guitarras, começo a pensar como o Bertola... não existe madeira melhor que a outra... são diferentes!!! O que existe é madeira boa e madeira ruim... aí é outra história!!!

Aliás, como faço pra eu enviar uma cotaçãozinha com vc??? hehehehe

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Entao é isso mesmo, nao podemos julgar o que é melhor ou pior, e sim o que é mais agradavel ao ouvido. Ja na questao de trabalho de transformação , ai sim podemos falar com certeza se uma madeira é melhor que outra para se trabalhar na construçao, mas nao que sejam ruins de timbre.

Pode mandar email pra mim valter_bergamo@yahoo.com.br

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Novas fotos da guitarra, braço esta praticamente pronto."!!!!!

Vejam no album oficial dela, ehehee

http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157626049624827/

JKPage
Veterano
# mar/11 · Editado por: JKPage
· votar


Caramba, que missão impossível. O negócio é dar um banho de soda cáustica. Mentira. Boa sorte aí. xD Se ela ficar bunitha posto no meu blog. E que trabalho lindo com o braço! D:

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


JKPage

Obrigado, a etapa mais dificil ja foi feita que era retirar a tinta e fundos, e arrumar o braço. Agora falta pouco pra eu concluir.

FRSouza
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Opa, a guita tá ficando linda mesmo, vc trocou as tarraxas, trastes? Quais vc colocou? Abraço!

Knight
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Muito bom cara, hehe
tenho uma sts 01 tbm,só que com o headstock different, to querendo fazer isso dai tbm, :P

mto show, quero ve elea pronta!
abç

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


FRSouza

Sim as peças são todas novas, comprei apenas o corpo e braço.
Os trastes são traste jumbo Vangent.

As tarraxas são wilkinson com ezlok, modelo wj05.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


SlipKnight

Então,. é uma guita boa ate, tem um potencial muito bom.

FRSouza
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Vc deu sorte em comprar o braço e o corpo por um preço baixo, queria comprar também pra treinar um pouco de luthielaria, meu conhecimento é bem limitado, mas como sou "curioso" gostaria de aprender, acho que quando achar algumas partes assim vou comprar pra tenter aprender algo, vc fez um trabalho muito bom, parabéns.

JKPage
Veterano
# mar/11
· votar


Eu adoro luthierismo, vou ver se faço uns curso poderoso e arrumo grana pra montar minha guitarra. xD

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


JKPage

De que cidade vc é? Temos o curso online gratuíto e pode tambem fazer curso presencial, temos um ótimo preço.

Dibilo
Veterano
# mar/11
· votar


tah ficando massa.
vai la mao na massa vai ficar do balacubaco.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Dibilo

vlw...

Knight
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
eu gosto mto dela, alias é minha primeira guitarra. ^^

ela não é uma guibson ou fender mais tem um timbre que me agrada :P
com distortion, intaum, umm,, hehe

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


SlipKnight

Bacana, a guita é bacana sim....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reforma impossivel - Eagle STS 001