Reforma impossivel - Eagle STS 001

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Valter Bergamo


Pra quem não me conhece sou o Valter, luthier da Nesher Instrumentos....

Recentemente adquiri um corpo e braço de guitarra. Modelo Eagle STS 001.

Modelo no site do fabricante: http://www.eagle.com.br/e_detprod_cordas.asp?txtID=42

A guitarra veio sem pelas nenhuma, pintada a guache em estado horrivel.

Dai vou postando o andamento da reforma desta guitarra!!!!!
Aceito sugestões de como posso deixar ela. A ideia inicial é fazer algo vintage.



Este é o album oficial, podem acompanhar a evolução dela
http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157626049624827/

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Espetinho

Grande espetinho,estava sumido heim? Abração.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Primeira foto é da guitarra como ela chegou aqui....


http://www.flickr.com/photos/espetinho/5488867691/in/set-7215762604962 4827/

Mesmo parecendo horrivel, vi um potencial nela pra reforma.
Apos o termino vou vende-la.

erickx
Veterano
# mar/11 · Editado por: erickx
· votar


Hum. legal !!
va postando mesmo ai ...
bom trabalho pra vc !!!
abraçç !

depois que terminar vende pra mim num preço bacaninha ;D

Insomniac_
Veterano
# mar/11
· votar


Eu tinha visto isso. Genial, cara.
A escala estava horrível, agora tá ficando muito legal.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


vlw pessoal, o q tiverem de sugestao...

mais tarde vou postar as fotos do braço , ja esta pronto ficou bem bacana, nem da pra saber que é o mesmo que chegou aqui

ja troquei os trastes, coloquei a logo de customização e passei selador nele.

celotoledo
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

Show de bola!! Diga uma coisa, o que está achando das madeiras, braço e corpo? Tem potencial mesmo?

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

Fala garoto!!

aWe legal vamos ver os milagres acontecerem hehehehehe

FRSouza
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Opa, tá ficando legal, quero ver o resultado..

Essa Eagle é do modelo antigo né? por que vc pode reparar no headstock na do site, é diferente.

Eu tenho uma das novas, mas é o modelo Sts-002, creio eu que seja igual a 001, só muda o escudo e o captador da ponte... Dá mais detalhe ai pra gente, sobre as madeiras, construção, etc...

Abraço!

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


FRSouza

Entao, é o modelo mas velho, mas sao as mesmas madeiras....
http://images03.olx.com.br/ui/9/56/54/1288960377_135245254_1-Fotos-de- -Guitarra-Eagle-STS-001-Black-Stratocaster-1288960377.jpg

o bico no head pe menos acentuado das antigas... to postando sobre o braço dela.....

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


celotoledo e TODO PESSOAL

Quanto ao braço, muito bem feito, apenas tive que retificar a escala, pois o raio que vem de fabrica é simples e nao composto, e ja coloquei trastes Jumbo.
A madeira do braço é maple com escala em jacarandá.

Em resumo, a escala de raio simples tem em todo seu comprimento o mesmo raio, imagine como um cilindro com o raio da escala, e tira desse cilintro a escala que tem formato de trapezio, isso faz com a corda nao fique paralela a escala.

Numa escala e raio composto, as cordas ficam sempre paralelas a escala. A diferença q ao invez de imaginar a escala como parte de um cilindro, ela é parte de um cone. onde o raio vai diminuindo gradativamente em direção ao nut.


Com isso se consegue uma ação mais baixa das cordas sem trastejamento.


Quanto ao corpo, por dentro nao tem um acabamento muito bom, ninguem ve mesmo, mas é algo a se falar, poderia ser melhor....

A madeira é ultra leve mesmo, nao é de peça unica, tem 2 partes Quanto a isso seria melhor se a colagem ficasse ao centro, e a madeira tambem fosse regular nas duas metades, pode se ver uma diferença de veios. Isso nao deixa o timbre igual nas duas metades da guitarra.
Mas isso é pedir muito pra uma guitarra barata. Pego muitas reformas e 100% nao tem esse cuidado.

Outro fator q ocorre em muitas quitarras com varias peças coladas, é que colam uma lamina fina de 1mm em cima e por baixo da guitarra, isso pra evitar que a pintura fique com marcas das emendas, e tb para disfarçar qdo a guitarra é na cor natural.
Sempre que veem elas naturais, tem o sunburst, justamente pra cobrir as laterais onde nao se tem a lamina colada.

Vi muitas fender squier de compendado com essa lamina, e algumas ibanez tb.

No resto o timbre tende a ser bem caracteristico da strato, apenas o sustain que é nulo, o unico sustain sera das cordas mesmo, na madeira o som termina qse q de imediato qdo percutido.

Mas em fim, o basswood tomou conta das guitarras e baixo chineses..... a madeira é horrivel pra se trabalhar, é muito mole e com veios abertos, sendo facil lascar ela qdo se faz o instrumento, por isso tambem o acabamento interno é bem ruin, pela madeira ser mole.

Vou ter q compensar de alguma forma isso nela.

to be continued ...........

Carregando
Veterano
# mar/11
· votar


Outro fator q ocorre em muitas quitarras com varias peças coladas, é que colam uma lamina fina de 1mm em cima e por baixo da guitarra, isso pra evitar que a pintura fique com marcas das emendas, e tb para disfarçar qdo a guitarra é na cor natural.
Sempre que veem elas naturais, tem o sunburst, justamente pra cobrir as laterais onde nao se tem a lamina colada.



ta ai uma coisa que eu nem desconfiava... sempre via uma guitarra sunburst com uma madeira bonita, e de baixo custo.. agora ta explicado.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Resolver o problema do sustain.........

Uma coisa que é quase certeza que vou fazer pra aumentar o sustain da guita, é fazer uma cavidade universal para os caps.

fiz um pdf pra mostrar os tres tipos q existem nas stratos....
http://www.nesherinstrumentos.com.br/downloads/tipos_de_cavidades.pdf

A dessa guitarra é o segundo tipo, dai quero alterar pro terceiro tipo, assim fica um oco maior por dentro. Penso em fazer o escudo de madeira, mogmo, marfim, alguma pra ajudar no sustain.

O corpo do instrumento funciona como um filtro para o som das cordas q sao transmitidas para a madeira pela ponte.

O captador nesse caso de guitarra nao capta nada de som do corpo, apenas das cordas. Porem o corpo influencia no timbre da seguinte forma, o som propagado no corpo pelas cordas retorna as cordas, somando-se os harmonicos. Isso faz com que a corda vibre por mais tempo e com intensidade diferente.

Dai com o escudo de madeira, consigo dar um timbre um pouco mais caracteristico, dai revisto o escudo com acrilico com uma chapa fina de 1mm pra evitar riscos na madeira.

A cor da guita nao sei se deixo natural, com um sunburst leve, e dar uma tonalizada deixando mais escura no centro do corpo, assim disfarça a colagem da madeira, fica mais bonita.
Ou se pinto com uma cor mais vintage... penso em um creme bem leve...

to be continued......

TeXuGo TuNeLoSo
Veterano
# mar/11
· votar


Aaa!

Toda vez que vejo o pessoal falando sobre o Basswood (geralmente mal) me da uma tristeza qdo lembro q minha Ibanez Rg1550 Prestige e feita de tal madeira hahah ^^

Ainda bem que o som, timbre e sustain me agradam =)

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


TeXuGo TuNeLoSo

Entao, o timbre dela é bem bacana. So tem o fato do sustain mesmo, mas que pode ser corrigido com um delay ou reverb.

E tambem se nota muito o sustain em musicas melodicas onde o musico deixa a nota por algum tempo. Se for em casos de pausar a nota rapidamente, nao se ve muito problema.


O maior problema é a seleção da madeira.....pode ate ser um mogno, mas se for uma madeira ruim, com veios ruins, secagem feita de forma acelerada demais, etc, é muito ruim de se trabalhar com ela.

No meu caso e dos demais luthiers, se tivermos que fabricar um instrumento com basswood, teremos alguns problemas qto ao peso e macies, qq coisa amassa a madeira. Outro fator é q uma madeira muito mole, em ferramentas de corte de alta rotação o acabamento nao fica tao bom. Qto mais consistente a madeira melhor pra se trabalhar com lixamento e corte/desbaste..

Mas é um timbre bacana, e pelo preço compensa o custo com o timbre desejado, porem muitas vezes pode deixar a desejar, nao so pelo fato da madeira, mas tb por toda a construção e peças.

Muitas ibanez são feitas na china em serie mas tem um bom acabamento e timbre Depende mesmo do valor que a fabrica investe em equipamento e mao de obra qualificada e seleção de materiais.

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

A questão seria se essa reforma compensa!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Ou melhor... se é viável financeiramente!

rocknroll1234
Veterano
# mar/11
· votar


passa verniz.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju

Bom como eu sou luthier, e eu mesmo farei a reforma, vai compensar sim, alem do que paguei incriveis 50,00 pelo corpo e braço.

As peças eu pego em distribuidoras e por isso a um preço bem abaixo do de mercado.

Talvez neste estado nao compensaria pra alguem mandar fazer.

Depois de terminar vou colocar o custo que tive com ela, tanto de tempo, peças e outros gastos...

pulgadopc
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

eu tenho umas dessas , só que sem a ponta no head , é um modelo mais velho/novo ?

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


pulgadopc

o modelo novo é igual ao do site... tem na priemeira postagem. mas passa uma foto dela pra gente

Bonnerfl
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
so não entendi muito bem esse lance do espaço pros caps, eu pensava q o tipo piscinão(o certo eh full hollow ,axo...) era o q tinha menos sustain, pois teria menos madeira e o com espaço individual o com mais sustain, pois teria "mais madeira"...
então o sustain seria maior no full hollow pq teria um espaço acustico maior q os outros tipos?
se vc pudesse esplicar isso pra mim eu ficaria bem grato!!!
flw!!!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
Então cara... ae muda a coisa mesmo, além do que ter a guita que a gente mesmo fez não tem preço né? Acho que minha pergunta foi incoerente! Mas valeu, vamos ver o resultado final ae campeão! Boa sorte!!!

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
opa cara beleza..
eu tenho uma strato aqui toda em maple ou seja corpo maple braço maple escala maple...

oq vc acha dessa madeira?
é boa para trabalhar?
visto q eu pretendo fazer uma ''reforma geral nela''

vlw
abç

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Espetinho


Resolver o problema do sustain.........

Uma coisa que é quase certeza que vou fazer pra aumentar o sustain da guita, é fazer uma cavidade universal para os caps.




Nesta "eu fiquei intrigado" !! Pois não corre o boato,de que este tipo de cavidade universal,costuma fazer com que ocorra o oposto disto que vc disse ocorrer? Ou seja,faz com que a guitarra perca o sustein(justamente pelo fato de se ter menos material no corpo)? Sei lá,se fosse eu,deixava S+S+S e tentava contornar o problema do sustein,de outra forma.Como por exempo:Trocando o bloco fininho destas pontes chinesas,por um bloco mais grosso.Que geralmente,o "ralo por onde escoa o sustein" destas guitarras,seria justamente por causa destas pontes chinesas de bloco fininho de antimônio !! Sei lá,é só uma opinião minha !! Abração !!

Mr. Danniel
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho

Cara, está fikando mt bom, estaremos acompanhando ae ^^

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


Bonnerfl

Extamente isso, esse espaço ajuda a ter um som acustico maior, a guitarra do Bruno (carregando) que fiz pra ele, foi desse tipo, e ela tem um som bem alto qdo tocada desplugada.

Essa acustica ajuda que o som retorne a madeira e se propague as cordas novamente.

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


mr.floyd

è boa sim, o maple tem um timbre legal alem do visual bacana tb.
POsta umas fotos dela pra gente

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


Espetinho
opaa
posto sim

alem dela tenho uma de luthier so q n sei a madeira dela!
se eu te mandar uma ft vc consgue descobrir?
ela era uma fender telecaster ai o luthier reformou toda e estribou ela..

vlwss
brigadão
abç

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


TODOS!!!!!!

Bom, os caps nao captam nada alem do som das cordas. Qdo q corda vibra, gera uma diferença de tensão na bobina dos caps. Tente colocar cordas de nylon e o som nao sai devido a isso. (exceto claro em caps q nao sao de bobina, como os piezo eletricos.

Pois bem, se o cap nao capta o som do corpo, como q isso influencia em algo? Muitos devido a isto erroneamente julgam dizendo q madeira ou formato etc, nao muda timbre de guitarra.

É so estudar um pouco de fisica pra analisarmos e chegar nesta conclusao, que oa materiais envolvidos e a forma q sao dispostos mudam o timbre.

No ar parado a 0ºC o som se propaga a 331 m/s e sobe cerca de 0,6 m/s a cada grau elevado na temperatura.

Nos metais (aço por ex) a velocidade do som é de cerca de 5060 m/s

ou seja, o som é passado rapidamente das partes de metal para a madeira, onde o som demora mais para percorrer e tem mais perdas, uma parte do som q saiu da ponte e foi para o corpo retorna pela ponte e assim para as cordas. Isso geram mais harmonicos nas cordas q estao sendo percutidas.

O timbre é a relação de 3 coisas no som:

1 - Intensidade;
2 - Altura;
3 - Harmonicos ou Multiplos

A intensidade é nada mais que o volume ou seja com q força o som foi gerado e chega ao nosso ouvido.

A altura esta ligada a frequencia, um som baixo (grave) tem uma freq baixa, e um som alto (agudo) tem uma frequencia maior.

Uma nota lá grave (5 cordas solta) tem 440hz, um lá mais agudo (5 corda na 12 casa) tem o dobro de altura, ou seja tem 880Hz.

Os Harmônicos, para entendermos primeiro temos que entender que os sons produzidos pelos instrumentos musicais não constituem formas de ondas simples, ondas simples são ondas puras chamadas de senóides, são ondas que contém apenas a frequencia pura emitida, sem interferencias.

Ou seja cada nota é resultante de diversas combinações de ondas


Tal complexidade resulta no timbre da nota de um instrumento específico. Até mesmo uma nota Dó por exemplo contem diversas
ondas de freqüências diferentes. Tais freqüências são conhecidas como harmônicos ou múltiplos da freqüência fundamental ou mais baixa, a qual possui dois nodos e um antinodo, sendo chamada de
primeiro harmônico.

O segundo harmônico possui três nodos e dois antinodos, em que o comprimento de onda é reduzido à metade e a freqüência é dobrada.

O terceiro harmônico possui quatro nodos e três antinodos; seu comprimento de onda corresponde a um terço do original e sua
freqüência, ao triplo.

veja uma imagem do que falei: harmonicos

Cada instrumento dá ênfase a um determinado harmônico. E dependendo da posição de cada captador temos uma enfase em cada harmonico.


Só como curiosidade, os sintetizadores musicais imitam os instrumentos produzindo eletronicamente uma mistura de harmônicos em várias amplitudes. Isso ocorre tambem em pedais de efeitos digitais, que simulam determinado efeito dessa forma.

Dito tudo isso, vemos que cada material tem comportamento diferente onde o som propagado gera harmonicos diferentes. Por isso nem mesmo um instrumento feito copia identica de outro não tem mesmo timbre, pois ate um veio diferente na madeira da um som diferente, porem claro q nao é perceptivel ao nosso ouvido de forma clara.

Algumas madeiras tem timbres e comportamento diferentes e outras semelhantes. Dai cabe um estudo pra ser comparar tais madeiras.

O grande vilão nessa historia de sustain, que é por quanto tempo a nota soa sozinha, é a transferencia de som entre as cordas e madeira. O som passa peça ponte, uma ponte floyd tem apenas as molas e os dois pivos como area de transferencia, e uma tremulo por ex, tem alem das molas todo o bloco que fica encostado no corpo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reforma impossivel - Eagle STS 001