Réplica/Tributo da Fender "BLACKIE" Eric Clapton - Processo e Relic

Autor Mensagem
Digosambora
Veterano
# mar/11 · Editado por: Digosambora


Fala galera!!!

Conforme havia dito em outro tópico, estarei dando início à esse "diário" da réplica/tributo da Fender "BLACKIE"!!!
A idéia inicial é fazer uma réplica/tributo dessa que é uma das guitas mais famosas e caras do mundo guitarrístico.

Pra quem quiser conferir só acessar o link abaixo da réplica original da Fender, você pode girar a guitarra para visualizar todos os detalhes:

http://www.fender.com/features/blackie/blackie_home.html

OBS.: Antes de mais nada, queria deixar bem claro para os puristas e defensores do relic natural que esse é um projeto que, além de ser apenas para uso pessoal, uma forma de repassar a experiência de fazer relic usando técnicas e materias caseiros.

Essa será a guitarra usada como cobaia para essa experiência:

http://img402.imageshack.us/i/guitadv.jpg/

A primeira coisa à ser feita é desmontar a guitarra, eu costumo guardar as peças em sacos plásticos, para manter uma certa organização e não ter o risco de perder nenhuma peça pequena.
Com a guitarra desmontada, darei início ao braço:

BRAÇO:

Como o braço veio sem verniz de fábrica, o trabalho que tive foi apenas de tirar o logo e passar uma lixa d´água 600 para que o verniz fixasse melhor.
Dado uma mão de verniz, lixei novamente com lixa d´água 600 e apliquei o waterslide (adesivo) com o logo da Fender.
Feito isso, dei duas demãos de verniz para nivelar o adesivo.
Com o verniz seco, lixei com lixa d´água 1200 para polimento, dêem uma olhada como ficou o resultado:

http://img192.imageshack.us/i/001dd.jpg/
http://img52.imageshack.us/i/002fbl.jpg/
http://img824.imageshack.us/i/003ixs.jpg/
http://img823.imageshack.us/i/004vyl.jpg/

Materias usados:

- Verniz em Spray para madeira; (Encontrado em qualquer casa de pintura)
- Lixa d´água Grana 600; (Encontrado em qualquer casa de pintura)
- Lixa d´água Grana 1200; (Encontrado em qualquer casa de pintura)
- Waterslide (Adesivo Logo)(Encontrado facilmente na net e fácil de se fazer se voce tiver uma impressora com impressora toner)

OBS.: O segredo da aplicação do verniz é aplicar em camadas finas e uniformes, esperar o tempo de cura e lixar com lixas d´água para polimento.

Ainda falta fazer o relic no braço, assim que for dando continuidade irei postando novidades.

O próximo post será do corpo, que foi dado start no relic.

Espero que gostem e qualquer opinião/sugestão/crítica/incentivo serão bem vindos.

Abraços!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Pow velho muito louco isso!!!!
Parabéns muito legal mesmo!

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora

Parabéns cara! Tá ficando legal! Quais as especificações da guit?


Info: A "Blackie" foi a segunda guitarra mais cara vendida na história (US$ 959.500,00), perdeu o título para uma outra guitarra assinada por vários artistas e leiloada em prol das vítimas da Tsunami na Asia por 2,6 milhões de dólares...

Tsgk
Veterano
# mar/11
· votar


me diguem uma coisa, é só no meu pc que as imagens do imageshack estão com um bug de um sapo ?

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Esse corpo é de qual guitarra??

E o braço???

Digosambora
Veterano
# mar/11 · Editado por: Digosambora
· votar


Sir.Paulo

Valeu cara, acompanhe a saga!!! Abraços.

Luiz Frusciante

Cara, peguei essa guita por R$ 230,00. Anuncio do corpo como Ash mas, ja falaram tambem ser de Basswood. Braço em maple. Com certeza não são madeiras "tops".
Peguei para fazer essa teste/réplica mesmo.
Hardware irei trocar e regulagem será feita depois de tudo pronto.
Colocarei todos os passos nesse tópico.

Valeu pela força e pela Info.

Acompanhe a saga!!! Abraço.

Tsgk

Cara, acho que é só contigo, estou abrindo de boas!!!
Acompanhe a saga!!! Abraço.

Will Bejar

GBS Pro
Acompanhe a saga!!! Abraço.

Digosambora
Veterano
# mar/11 · Editado por: Digosambora
· votar


Moderadores,

excluam esse post por favor!!!

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora

Cara ficou lindo o braço envernizado, parece que deu uma vida para a a madeira, muito linda a madeira do braço dessa guita.
Eu ficaria com pena de fazer o relic hsuhsau.

Agora minha dica vai: procure uma maneira de "sujar" o verniz do braço controlando para+e para - nas áreas corretas, pegue fotos em tamanho grande da original para ver bem onde vc tem que lixar, lembre de não deixar "arredondado" o lixamento das áreas que vc for lixar pois se não vai dar aquele tom de não original no relic, veja as guitarras dos caras da GuitarGarage para tirar como base, tem que dar um jeiyp de dar aquele tom de sujeira no corpo e no braço para ficar mais "real".

Troque aqueles saddles(muito importante) pois nem uma Fender custom vem com aqueles saddles cromados, tem que ser tipo metal escovado estilo vintage, as tarraxas da para usar Wilkson estilo kluson.
Veja essa foto: veja essa foto.

Você deve utilizar bloco largo com as 5molas do tremolo, só não vai tentar enferrujar de verdade, pois tem métodos de ferrugem falsa por aew que são mto bons.
Não esqueça do queimadinho de cigarro, compre um avulso e utilize asuhsausah, é vital.

Veja que na parte da frente do corpo ela não tem muitas marcas só umas marquinhas na pintura, porém tem nas ferragens e no braço:
Foto

E parece que o NeckPlate é liso sem o símbolo da Fender.

Não deixe de fazer uma blindagem nela, faz muita diferença no som!!!


Os captadores pode mandar fazer uma réplica pela Malagoli.

Eu utilizaria um estilete e não uma lixa para tirar a pintura da um ar bem mais original.

O abaixador deve colocar somente um com roller nas cordas primas(acredito que fique melhor assim se vc vai usar 5molas no tremulo), se vc vai comprar uma ponte nova já aproveite as molas que já tem nessa que veio.

O escudo deve ser branco de 1camada(não pode ser sanduíche).
Veja só:
Foto2

Vc deve entender mais do que eu sobre relic, mas quanto mais dicas melhor :D .

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi

É cara, realmente o braço ficou lindo, pessoalmente então nem se fala.
Minha mulher falou que vai chorar se eu "judiar" do braço KKKKKK.
Por isso deixei ele pra depois.

Valeu pelas fotos e pelas dicas, ajuntei varias fotos da Blackie e algumas replicas para ter uma nocao e base.

Realmente essa guitarra tem um relic heavy na parte de trás e um relic light na frente. O que ocorre oposto no braço, sendo heavy na frente e light atrás. Mas vamos indo, pra ver no que dá.

Valeu pela força e acompanhe a saga!!!

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Pode deixar estou curioso cara, eu sou viciado em instrumentos Vintage.

Pow cara que guita é essa sua?
Eu preciso duma dessas para colocar uns caps e uma ponte vintage enferrujada que comprei hehe.

Pensei em comprar uma Eagle velha porem o acabamento do corpo é poliuretana coisa que impossibilita um bom relic.
Abçs


Éssa sua parece perfeita p/Tunar.

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi

Cara, peguei essa guita por R$ 230,00. Anuncio do corpo como Ash mas, ja falaram tambem ser de Basswood. Braço em maple. Com certeza não são madeiras "tops".
Peguei para fazer essa teste/réplica mesmo.
Pra tirar um Gas serve.
Marca: GBS Pro.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Olha só que legal essa Fender, ela foi transformada em Fender SRV,mas o dono optou por fazer um Relic moderado para que com o passar do tempo ela tenha um envelhecimento natural:


Antes
Depois
Antes
Depois
Detalhes
Resultado

O trabalho é do Luthier Rafael Gomes!!!

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo

Show de bola essa guita!!!

Estou fazendo essa "BLACKIE" mas se o resultado ficar bom, vou partir para outras réplicas como a SRV Number One, John Mayer, Rory Galagher,...

O maior problema é seguir os "desenhos" das guitas e faze-los parecer natural.

Uma pelo fato do acabamento antigamente ser de nitro e de hoje ser em PU mas... testando de tudo pra chegar bem próximo.

Particularmente para mim, relic só fica bacana em stratos e teles!!!

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Parece bem honesta a guitarrinha, se o corpo for maciço ta valendo.

Outar dica: pegue uma chave de fenda e um martelo de borracha encoste a ponta da chave no corpo e de batidinhas com o martelo no cabo déla, assim fica bem natural o relic daqueles descascadinhos pequenos.

No mais essa guitarra tem o design visualmente muito próximo da Fender.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


porra, pegou um braço de flame maple!

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


Para fazer um bom relic, vc ira ter que tira toda a base, fazer TUDO DENOVO.

A Fender passava uma seladora amarela, dps primer branco, tinta e dps verniz nitro.

Ja mexi numa GBS PRO, ela tem fundo PU, que é MUITO DURO e expesso. Fica feio dps que vc tira a tinta.

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi

É sim cara, achei que valeu o investimento para a finalidade.

Rodrigo Torreso Takahara

Então cara, dei um rabo com essa guita, fora o braço que achei show de bola. Aqueles "problemas" que voce encontrou na que voce fez o review, nessa nao encontrei nenhum a nao ser o nut que esta alto pra cacete.

Fala uma coisa cara, voce é aqui do ABC???

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Sou sim. SBC.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora: estarei dando início

Telemarketing detected.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

Ultimamente em todo lugar que vou eu escuto isso chega até arrepiar quando ouço!

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Parece a Shelter(não SX) na época que tinha headstock estilo Fender.
Digosambora
Sabe me dizer se a espessura do corpo atinge os 45mmm ou 40epouquinhos?

Parece mais ainda com Squier California, porem tem uma aparência ainda melhor, achei incrível que algumas vem com aquela longarina na parte traseira do braço.
As vezes eu acho que a Squier California é Fábricada pelos mesmos que Fabricam a Shelter Califórnia, porém com algumas diferenças devido aos royalites exigidos pela

Fender, e acredito que o California na Shelter seja uma alusão a isso.

Até os captadores da Shelter se você abrir vai ver que são fisicamente idênticos aos da Squier com aquele imã cerâmico quadradão(eu tenho uma Shelter California), já minha SX e minha Eagle que possuem captadores tbm cerâmicos possuem aparência distintas no visual da parte "interna" dos captadores, bom vai saber neh.

Me impressionou uma guitarra desse preço possuir tarraxas blindadas, mas veja que alguns vendedores já estão vendendo elas por 500r$ exatamente pelo design, já as de 230 parecem ser do estoque antigo, logo ela vai estar custando cada vez mais cara.
No mais o preço só pelo braço jáh vale.

Vou procurar uma aqui nas lojas da minha cidade que assim posso comprar parcelado.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Telemarketing detected.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Digosambora
Fazer uma réplica acho bacana pelo prazer de fazer... agora, mandar fazer um relic só por fazer acho "nadas a ver".

Digosambora
Veterano
# mar/11 · Editado por: Digosambora
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara

Sou de Diadema, marcar um dia aí, pra trocarmos uma ideia!!!

erico.ascencao

Telemarketing detected.
KKKKKKKK Levando as coisas por trás né ?!

Philipi

Entao cara, tem 43 mm no corpo se nao me engano. Mas nao me liguei muito para isso, por se tratar de um teste.
Realmente as Squier e as Shelter tem muitas similaridades.
Em relação ao preço, tratei direto com o cara da Prisma, inclusive ele trocou o braço pra mim, a preta so tinha escala Rosewood e a escala maple ele conseguiu de uma sunburst, entao fez a troca. Dei sorte.

Will Bejar

Entao cara, o relic é pra acompanhar a réplica e como é para teste/pessoal, aí nãovejo problemas.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
que é isso rapá... quem fez a acusação foi outrém!!!
Cara, não deixa gozar na sua cara não!!! Cai de boca!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu quero ver se consigo o corpo de strato que eu queria... acho que R$450,00 hehehehehe,,, braço importado uns U$150 mas de primeira!!!

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Ow foi malz hehehehe (editado)

Cara, nao sei se voce ja viu mas tem um cara no Parana que faz corpo e braço do jeito e na medida que voce quiser. O trampo do cara é show de bola.

Só que usa Cedro no corpo e Pau Marfim para o braço.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Já que o assunto é guitarra barata vejam só isso:

Uma otima Teleca por 1250 reais!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Desse cara mesmo!!! Só que vou fazer só o corpo... o braço vou pedir pra minha prima mandar dos EUA, braço mightymite canadian maple headstock CBS... e não porei logo Fender... hehehehe... calma pequeno gafanhoto, logo postarei meu projeto... hehehehe.. abraço

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


Digosambora
Hahaha! Na realidade moro na divisa de Diadema e SBC.

Vou te mandar uma MP com meu msn.

Abraços

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


me diguem uma coisa
Digam*

Digosambora
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo

É cara, essas coisas é que matam meu bolso. hehehehe

Will Bejar

Bele velhinho, vai postando assim que for fazendo.

Rodrigo Torresmo Takahara

Bele Xara, vou dd la no MSN

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Réplica/Tributo da Fender "BLACKIE" Eric Clapton - Processo e Relic