Guitarra Relic finalizada! (confira o processo)

    Autor Mensagem
    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Edu_Afram


    Olá, a alguns dias criei um tópico perguntando de algumas técnicas para o acabamento relic. Tenho uma condor rx-30 que foi minha primeira guitarra, agora uso outra como principal, então tive vontade de fazer algumas alterações rs.
    obs: agradeço a todos que postaram no tópico antigo, thanks!!

    Vamos lá:

    Foto da guitarra original (no escudo fiz o desenho com caneta posca e apliquei verniz)foto1 foto2

    Ferramentas:

    Segue uma foto de tudo que utilizei para o acabamento, da esquerda para direita: Esponja de aço, Raspadeira, Lixa, Caneta Posca amarela, Chave de fenda. foto

    A raspadeira foi fundamental, na verdade é apenas um pedaço de metal que você afia para criando um corte na lamina. Nas etapas eu conto como utilizei cada ferramenta.


    1º passo: Lixar com esponja de aço.
    Ouvi que para diminuir o brilho do verniz, é bom lixar com esponja de aço e nunca utilizar lixa comum, pois risca muito. Fiz um teste atrás da guitarra pra ver como ia ficar esse negócio foto

    Depois apliquei em toda parte da frente do corpo(acabei com o Bombril em casa). Já se percebe a diferença.
    foto1
    foto2

    Nesse ponto ainda tem tempo de voltar atrás, pois não é uma diferença significativa na guitarra.

    2º passo: Raspar o Corpo.
    Primeiro usei uma faca media, mas deu muito trabalho, era muitas mão pra chegar no ponto, além de ficar desproporcional e aranhar os lados... Meu pai que é marceneiro viu meu sofrimento e me deu essa raspadeira. Uau, parecia uma manteiga, muito simples de usar. Ai fica a criatividade e o quanto você quer detonar. O legal é que com essa ferramenta fica bem preciso o corte, é só raspar a chapa de ferro nas quinas do corpo e já se obtém o efeito. Da pra fazer a marca bem fininha e depois ir abrindo de acordo com seu gosto. Foi o pulo do gato.

    3º passo: marcas e aranhões
    Esse não tem segredo, usei uma chave de fenda e risquei forte pra poder aparecer.
    Obs: derrubei um molho de chaves no corpo, mas nem fez cosquinha rs, o verniz e pintura são bem resistentes.

    nessa etapa você tem que ser cavalo mesmo, apesar disso não fiz muitos riscos.

    4º escudo
    Bom, só risquei e usei espoja e aço pra gastar bem o desenho. Depois peguei a caneta amarela, pintava umas partes e antes de secar passava o dedo pra ficar manchado e uniforme. O mesmo com os caps e pots de volume e tone.

    Resultado:
    Gostei bastante do resultado final, era isso que eu esperava, claro que da fazer alguns retoques pra melhorar, mas já me agradou muito, espero que tenham gostado!!! dúvidas, críticas ou sugestões é só dizer.

    Agora é a vez de vocês UAHuHAUHahuaaahaua quero ver quem vai ser o primeiro rs. Abraço!!!!

    resultado foto1
    resultado foto2
    Resultado foto3
    Resultado foto4
    Resultado foto5
    Resultado foto6
    Resultado foto 7

    Spect
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O que você fez na pintura ficou bom, até a parte onde você lixou as laterais, que ficou muito artificial.

    renatocaster
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    É assim, ficou bem artificial...Ficaram uns riscos que a gente sabe que não acontece naturalmente, além das partes descascadas. Mas eu acho que são detalhes que olhando de longe talvez não dê para perceber. Só achei que ficou legal o brilho do verniz que vc tirou com o Bombril.

    Porém, se vc gostou, está valendo.

    Deiab
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ficou um pouco artificial, mas eu gostei!!!
    Aliás, já vi fender relic de fábrica que ficou do mesmo jeito.

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Como diz o narrador esportivo Sílvio Luiz "Tá lá o corpo estendido no chão" rsrsrsrs

    Vossa Senhoria matou a guitarra. Menos mau que eu já não gostei dela antes, com os seus "grafites" no escudo.

    Sinceramente, para mim não se perdeu grande coisa....

    Sinto muito, não curti, cara...

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Edu_Afram

    Gosto é gosto...

    Prá mim "relic" é guitarra antiga...o resto é uísque paraguaio.

    Não curti....meus pêsames prá tua guita.

    gL.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gostei não.

    Marcellusf
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu me identifico!!!! Ta valendo!!! :)

    DevilLub
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Acho relic muito feio, nunca curti relic por mais real ou artificial que seja, porém eu tenho que confessar que esse foi o primeiro relic que eu achei massa, curti muito mesmo, gosto é gosto e não se discute, a opinião é minha e f* quem não concordar.. Achei foda.

    BJAofficial
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    muito legal cara, gostei mesmo.. pretendo fazer isso com a minha velha strato também.. (:
    mas acho que nao vou conseguir tirar o brilho do verniz com esponja de aco, já que ela é preta, e nao sunburst, nao acha?

    enfim, onde voce conseguiu esse escudo, achei bem interessante..

    edalko
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edu_Afram
    O legal do relic é fazer a guita parecer extremamente usada por muitos anos. O desgaste lateral da sua ficou até certo ponto interessante, mas ficou desacompanhado de outros elementos que lhe dariam originalidade do desgaste.
    Para se conseguir um desgaste lateral, ele deve vir acompanhado de outras batidas e descascados próximos, não podendo de forma alguma o resto da pintura continuar intacto.
    Olha esse exemplo:
    http://1.bp.blogspot.com/_xWjoeLNcmQo/Rl-Pus2lrnI/AAAAAAAAAY8/R4GtTUyv g64/s400/Bravewood_sunburst2.jpg

    Por isso que havia lhe dito para usar pregos, chaves, etc para serem soltos de determinada altura sobre o corpo, para criar esse efeito corroborando o resto do desgaste da guita.
    Mas tá ótimo... vc pode aproveitar e ver outras fotos na net e tentar deixar sua guita com ar mais próximo do original dando sequencia ao seu trabalho.

    Abrax

    Caixxa Escura
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Nossa cara, ficou bonita a sua guitarra...
    Para mim o questão "relic" é mais uma categoria de designer de guitarras, tem alguns que não gostam, outros que gostam das beeem desgasadas como o edalko postou e outros gostam de um "relic moderno"... Ficou bom o seu trabalho parabéns

    Abrç, até ++

    bezerrabru
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ficou até que legal embora um pouco artificial...

    Confesso que sou fã de relic natural...

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Muito obrigado a todos que postaram.

    Pude perceber que já sendo redundante "quem gostou gostou, e quem não gostou não gostou rs."

    Realmente é um quesito pessoal.
    Alguns defendem a relic original causada pelo tempo(conservadores He he), outros que se pode aprimorar o acabamento a gosto. E outros que simplesmente não gostam. Respeito todas as respostas.

    São muitas opiniões rs.

    Vou aproveitar as opiniões positivas e ver no que posso melhorar, apesar de achar que está em um bom nível... Entramos novamente na questão de gosto rs.
    Pra informação, tomei como referência esse acabamento com cortes secos. Mas também tem o estilo que o edalko enviou.

    Mas é isso ai, Obrigado a todos!!!!!!!

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    BJAofficial

    Cara, mesmo sendo preto acho que o bombril tira o brilho sim. Se você esta decidido, faça um teste atrás da guitarra pra ver rs.

    O escudo eu comprei branco comum, depois fiz os desenhos com caneta posca e apliquei verniz, não tem muito segredo.

    abraço!!!

    edalko
    Obrigado pela dica, vou ver se não faço mais alguns detalhes nas bordas, mas acho essa foto que enviou muito extremo rs, ela fica toda granulada, como postei anteriormente, a base é um acabamento com os cortes secos mesmo. Mas da pra melhorar em alguns aspectos. vlw.

    MMJr
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edu_Afram

    Ficou melhor que muitos Relic que apareceram por aqui...

    Valeu...

    Fábio Santiago
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pra ficar mais real as laterais sem pintura, cria umas imperfeições tipo ta muito uniforme daí fica com essa aparência artificial

    Plank
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    cara, não acredito que vou estragou esse teu escudo, pq ele era foda pra caralho hahahahaahahahaha. na real, curti demais e vi que foi vc mesmo que fez no outro topico. se eu tivesse esse talento artistico com desenhos eu faria um. bem psicodélico, em uma strat sonic blue ia ficar foda demais.

    não curti o relic, ficou muito artificial...

    BJAofficial
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edu_Afram

    cara, ainda lembra que captadore é esse que tu colocou na ponte?
    numa guitarra desse nível, valeu a pena trocar o cap? mudo bem o timbre? ficou minimamente aceitável ? hahaha :p

    SkyHawk
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Adorei !!! Sou fãn de Relic e a sua ficou muito bacana !!!! Esse negócio de relic artificial vs natural é bobagem, pois um acabamento Relic amadurece depois de uns meses e fica bem legal. Toca bastante, dá uma engordurada de mão nas partes relicadas que a madeira absorve, escurece um pouco e fica show !!!!!

    raphael.rui
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: raphael.rui
    · votar


    eu me amarro em relic's, ja vi muitos artificiais que ficaram bem estranhos. mas esse teu eu curti muito, acho que poderia ter lixado menos a bordas, mas mesmo assim ta show, parabéns.

    penso em comprar um escudo baratin pra minha e fazer uns desenhos tambem. minha é uma sst57 creme. e quera tirar um pouco do verniz do braço que é muito brilhoso, ja que tu fez esse trabalho, sera que com bombril ja consigo tirar esse verniz?

    Ascaris
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu não gosto de relic, mas a mulher que faz a limpeza no meu apto parece que gosta. Toda vez ela vem e eu esqueço de guardar a guitarra, de noite tem uma marquinha nova. Daqui a uns 6 meses tá uma relic "natural".

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MMJr
    valeu mano!!

    Fábio Santiago
    entendi cara, vou ver se não dou uma atenção pra essas partes. abraço!

    Plank
    HUAHUA quem é artista nunca fica satisfeito rs, mas é tranquilo, de onde sai um escudo, pode sair dois rs, mais pra frente eu faço um escudo com outros desenhos rs.

    BJAofficial
    Olá, então é um super distortion da dimarzio, ele não está pegando direito, não sei se por conta do cap ou parte eletrica, tenho que levar pra um luthier. Mas faz diferença sim, gostei muito, o único problema é que da vontade de trocar os outros caps de fabrica pra ficar tudo no mesmo nível, ai a brincadeira fica cara. tavez colocar alguns da malagoli, mas é apenas uma ideia. Daqui uns 10 anos faço isso rs. abraço!

    Fabio Rolim
    Olá amigo, pois é... mas nem todos tem a mesma opinião rs, mas estou satisfeito, agora só o tempo pra terminar o serviço.

    raphael.rui
    Que bacana compra o escudo sim.
    Na minha guitarra eu nem mexi no braço, mas acredito que o bombril vai ser perfeito, pois o corpo é bem mais espelhado, quando você lixa e coloca na luz, da pra ver o sentido dos arranhões. Agora no braço como é madeira, vai fica no ponto certo.

    Ascaris
    HAUHAu é capaz de ficar pior que a minha rs. abraço!

    raphael.rui
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: raphael.rui
    · votar


    Edu_Afram

    vou fazer um teste na parte de tras do headstock. e sobre o escudo, essa caneta posca se compra em qualquer lugar? nao me lembro de caneta com esse nome. é daquelas que tu coloca a tinta dentro?

    EDIT: Fiz um teste na parte de tras do headstock e quando vi tava lixando o headstock todo AUHAUHU. ficou muito mais bonito e nao perdeu a cor escura da madeira, que era meu medo. achei que era essa camada de verniz que dava a coloração envelhecida da madeira. unico porem é que fica a "marca" do bombril quando olha contra a luz. so nao tomo coragem pra fazer no braço todo por causa disso.

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    raphael.rui
    Olá, a caneta eu comprei nesse site pois tem todos os tamanhos e cores.
    Ela não é de recarga não.. e serve pra desenhar em tudo.. é bem usada pra fazer arte em pranchas de surf, desenhar em parede.

    so nao tomo coragem pra fazer no braço todo por causa disso.
    Pois é.. tem esse porém, como na minha guitarra o acabamento é relic, não faz diferença, mas que fica melhor que o verniz isso é rsrs. Abraço!!!

    Led Zé
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    raphael.rui
    Fiz um teste na parte de tras do headstock e quando vi tava lixando o headstock todo AUHAUHU. ficou muito mais bonito e nao perdeu a cor escura da madeira, que era meu medo. achei que era essa camada de verniz que dava a coloração envelhecida da madeira. unico porem é que fica a "marca" do bombril quando olha contra a luz. so nao tomo coragem pra fazer no braço todo por causa disso.

    Para diminuir esse efeito de riscado, faça os movimentos acompanhando os veios da madeira. Não sou muito fã de relic mas não gosto dessa pintura glossy em guitarras (a não ser que seja uma guitarra moderna). Eu já tirei o brilho de uma strato uma vez e depois apliquei um lustra móveis . Ficou perfeito. quase não se nota os riscos.

    Thejapamuri
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edu_Afram

    Como você tinha feito esses desenhos no escudo com a caneta??? Fez algum molde e sai pintando ou apenas desenhou mesmo??? Ficou irado a guitarra...

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Edu_Afram
    · votar


    Thejapamuri
    muito obrigado.

    Então, fiz o rascunho com lapis pra ficar bem clarinho, depois fui com a caneta por cima, os desenhos coloridos você pinta a cor do fundo primeiro, espera secar, e por cima faz o contorno com o preto.

    O problema é que se você errar ja era rs, até da pra apagar passando alcool, algo do tipo, mas é complicado ficar apagando o risquinho que você errou.. é mais facil desenhar por cima corrigindo, ou apagar o desenho inteiro e começar de novo.

    Abraço!!

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    achei que ficou um pouco artificial, tem uns riscos perto da ponte que ficaram muito feios, acho que se vc peguasse a guitarra e amarrasse ela num carro e saisse arrastando ela por uns 10 Km vc nao conseguiria aqueles arranhoes hahaha

    mas achei legal sua iniciativa, mas mesmo assim não gostei do resultado não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Relic finalizada! (confira o processo)