Depoimentos sobre a oxidação nos trastes

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: erico.ascencao


    Há algum tempo este problema vem me aborrecendo um pouco. Quando eu digo oxidação, não estou querendo dizer que eles estão igual aquele seu portão da casa da praia, mas sim que eles estão manchados. Dá pra perceber nitidamente que eles estão oxidados analisando a diferença entre as bordas do traste e o topo dele, pois o topo sempre é "descascado" pelas cordas ao fazer bends e se torna mais brilhante.

    OK, desde a última troca de cordas passei a tomar o cuidado de polir os trastes com Brasso. Porém fazem apenas 2 meses que eu troquei as cordas e os trastes já estão manchados de novo. Inclusive os trastes da minha stratinho já estão "amarrando" os bends.

    O meu "emputecimento" aumentou desde a semana passada, quando comecei as aulas de guitarra e descobri uma maravilha guitarra chamada Music Maker. Ao fazer os bends parece que o dedo flutua na escala de tão leve que é o movimento. Nas aulas toco numa stratinho com trastes jumbo CINTILANTES de tão polidos. Fiquei pensando: Será que eu estou sendo desleixado com os trastes da minha guitarra ou são os trastes da Music Maker que são fuderosos? Só para constar, os da MM devem ser Dunlop 6100.

    Pessoal, queria que vocês dessem depoimentos pessoais sobre suas experiências com oxidação nos trastes. Adoraria que alguém viesse aqui e comentasse: "Isso acontece na minha Gibson...".

    JJJ
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Mas qual é a guitarra que está dando isso?

    Se for guitarra barata... Guitarras baratas, trastes baratos... Infelizmente, essa é a realidade.

    Se for guitarra boa, tem que ver se tem algum problema aí: excesso de umidade, de sujeira, suor "poderoso"... rsrs

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    JJJ: Mas qual é a guitarra que está dando isso?

    Todas, sejam guitarras ou violões.

    Se for guitarra barata... Guitarras baratas, trastes baratos... Infelizmente, essa é a realidade. Se for guitarra boa, tem que ver se tem algum problema aí: excesso de umidade, de sujeira, suor "poderoso"... rsrs

    Concordo com a realidade dos trastes baratos. Mas o motivo que zoa trastes bons é o mesmo que zoa os "ruins". Ainda tenho a esperança de desmitificar as guitarras mais sofisticadas neste quesito.

    Magrinho123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mano, passa ultraglide/fast-fret/etc. ou vc acha que só servem para as cordas? eu passo até no alicate que eu uso no curso técnico! e na bicicleta, e no portão, e na moto, ....

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, isso acontece na minha Fender!!! Eu fui lá e dei uma polida, e até agora (depois de um mês ou pouco mais) não voltou!!!
    Eu havia passado uma lã de aço (bombril/assolan) e voltou rapidinho... daí passei essa última vez com mais firmeza e não voltou mais!!!

    Acho que tem que tomar cuidado mesmo, tipo dar uma limpada e tals...

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao

    Vc deixa suas guitarras expostas ou guarda em bags, por exemplo.

    Bom, as que deixo à mão, estão sempre deteriorando muuuito mais que as que guardo nos bags e que, por sinal, ficam dentro de um armário! Ou seja, bem guardadas. De quebra, ainda coloco saquinhos de sílica-gel pra reter a umidade.

    Cara, praticamente todo mês dou uma geral no "time", com Brasso, flanelas, etc. Deixá-las "paradas" é complicado. Vi que tem 7 instrumentos de cordas, portanto, haja paciência...

    Abs

    Hammer
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara na minha singela opinião... Esse fenomeno de oxidação ocorre em qualquer guitarra... cara ou barata... o melhor jeito de evitar é sempre passar uma flanela depois que tocar... e procurar tocar com frequencia...(a propria ação das cordas faz o polimento dos trastes)...


    Se você não toca com muita frequencia

    passar um oleo singer (oleo de maquina).. ou um antiferrugem tb serve.. Aplique em um pedaço de papel higienico (pouquissima quantidade.. jamais deixar ensopar) e passe nos trastes com cuidado para não tocar na escala.
    Obs: eu não aconselho passar na escala pois não sei se este oleo seria recomendado para escalas).

    lembrando passe o mínimo possível, senão na hora de tocar trará incomodos...bem como ficará com um cheiro de antiferrugem (ambos os oleos possuem esse cheiro) inconveniente...

    Outra opção que li uma vez no site do edmar lughi é usar o oleo de cozinha com limão.. (esse ele recomendava para ser usado tb na escala)... Ja testei em um violão meu e posso te dizer que funciona tanto para hidratar a escala quanto para conservar os traste.. Mas NÃO recomendo devido ao cheiro do oleo de conzinha que julgo muito inconveniente (o cheiro é fraco mas dura meses)... não gostei desse aspecto...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao

    É por isso que prefiro morrer em uma grana com meus Dunlop 6000!

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    além de sempre limpar o braço, quando for trocar as cordas faça uma limpeza nos trastes (tenho uma guitar player que Seiji recomendo passar LEVEMENTE bombril nos trastes mas cuidado para não passar na escala) eu sempre que guardo meus instrumentos com uma flanela entre a escala e as cordas também....

    Joel_ESP
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Suor Phuderoso

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    MauricioBahia: Vc deixa suas guitarras expostas ou guarda em bags, por exemplo.

    Deixo tudo nos hard cases. Desde a última troca de cordas tenho me disciplinado a limpar as cordas individualmente com perfex. Vi que a cada vez que vou limpar sai sujeira das cordas, portanto alguma coisa já estou combatendo.

    Sir.Paulo: É por isso que prefiro morrer em uma grana com meus Dunlop 6000!

    E aí, eles funfam mesmo? Até conversei com o meu luthier sobre o que ele achava dos trastes em aço inox, mas ele falou que, apesar da ótima durabilidade, ele é muito duro para fazer retífica, o que acaba tornando este trabalho muito mais caro devido à necessidade de ferramentas específicas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao: Vi que a cada vez que vou limpar sai sujeira das cordas

    Normal...

    Abs

    ps.: Copiando meu estilo de resposta hein... hehe

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    erico.ascencao

    O ponto é até eles precisarem de uma rética você já economizou muita grana então já valeu a pena colocá-los entendeu? A durabilidade e a qualidade deles me surpreenderam muito quando comecei a usá-los!

    Edit

    Strato
    Strato
    LP

    ___
    Geralmente os originais acabam ficando assim
    Depois

    LP Antes
    LP Depois

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    MauricioBahia: Copiando meu estilo de resposta hein... hehe

    Sim. E agora de novo!

    Sir.Paulo

    Belas fotos, mostraram justamente o que eu queria mostrar.

    d1rc3u
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao

    Blz cara? To aqui só pra elogiar seus tópicos. Até um tópico de dúvida sua gera muita informação legal.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    erico.ascencao
    Da minha Fender, depois que voltou da retífica ficou assim (só que só um traste)
    http://2.bp.blogspot.com/_u_cUgeVd5FY/SiPi-5UtkbI/AAAAAAAAATM/ZIvYCJwR y74/s1600-h/DSC01876.JPG

    Sir.Paulo
    Carai, mano... dá até pra se barbear frente esses trastes aí... hehehehe

    d1rc3u
    Até um tópico de dúvida sua gera muita informação legal.
    Caras como ele e outros tantos só mandam ver tópicos bacanudos e deveras pertinentes... com o tempo vc saberá quem é quem.

    Ah, mas não se engane, pq essa galera fica causando GAS nos outros... hehehehe

    Abraço

    EDIT: retirei os nomes que havia citado nesse post pra não ser injusto com tantos outros que tb ajudam a galera pacarai aqui no Fórum. Como dizem nos agradecimentos nos encartes de CDs, vcs sabem quem são!!! hehehe

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Will Bejar
    Cara, esta foto que você postou mostra exatamente como ficam os trastes das minhas guitarras e violões - no quesito manchado da coisa. O último traste, o mais à direta, parece bem polido, porém deve ser efeito da foto...

    d1rc3u
    Valeu pelos elogios!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Proteja a escala com fita crepe, passe bombril, evite passar com força na coroa do traste.

    Eu uso dremel com massa de polir, mais rapido, pratico, e acabamento superior.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erico.ascencao
    Após o uso, seja depois de duas horas de show ou meia horinha de treino, eu passo Fast Fret nas cordas. Isso tira o suor corrosivo de seus dedos.
    Aproveito e passo no braço e corpo, tira todas as manchinhas de suor.

    ogner
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Marcelo Bico

    Fast Fret no corpo da guitarra tb?? Eita!! hehehe!!
    Nela toda?!

    ogner
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: ogner
    · votar


    erico.ascencao

    Não tenho problema de oxidação nos trates, tenho de desgaste mesmo....To achando que esta na hora de mexer na minha Fender MIJ com trates ( baixissimos/vintage) e tô cagando de medo!!! Os trastes estão gastos, ela é de 95..ta na hora né!! hehe!!

    Cara e Fast Fret é muito bom, recomendo sempre sem medo. Se não usa, pode comprar um tubinho pra experimentar, vc vai gostar!
    Não sei sobre a atuação nos trastes, mas nas cordas ajuda muito, em varios aspectos.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marcelo Bico
    Pô, o produto é Fasfret, não Fastbody!!! Daqui à pouco sua guitarra será relic... hehehehe

    Marcelo Bico
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ogner
    Will Bejar

    he he, pois é!
    Seguinte: uma vez, depois de passar o produto nas cordas e braço, vi que o corpo ( na parte de cima onde fica o meu braço ) estava manchado - a guitarra era preta e tinha uma mancha meio opaca. Como a flanelinha já estava com o produto... experimentei . E não é que tirou a mancha?? A partir desse dia eu sempre passo a flanelinha com a sobra do produto no corpo dela todo!! Até hoje ela tá legal, venho fazendo isso há uns cinco anos!

    "Fastbody" - dá até prá registrar essa idéia!

    Overdrive CH
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, eu tenho torneira nos dedos, quando toco em show eu lavo a guita, mas isso nunca aconteceu comigo, e olha que a minha guita é uma Shelter muito zuada!!!!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    MauricioBahia

    Você não mora em cidade do litoral?
    - é mais complicado ainda manter as ferragens em geral, não?

    o básico de metal em cidade litorânea é aquele esbranquiçado, que depois vira ferrugem.

    Eu lembro de gente que perdia PC a cada 3 anos, por esse tipo de problema - em cidade litorânea.

    amplexos

    T.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Depoimentos sobre a oxidação nos trastes