Modos Gregos e Novo Campo Harmônico?

Autor Mensagem
Edward Malcolm
Veterano
# mar/11


Pessoal,
seguinte é uma dúvida rápida que eu tive após estudar os modos, decorar os shapes e etc..

Essa afirmação está correta ''cada modo grego gera um novo campo harmônico''?

mateusstarling
Veterano
# mar/11
· votar


Edward Malcolm
Não....mas a sua pergunta é pertinente. Vc vai encontrar campo harmonico maior e menor que estão contidos dentro dos modos gregros.
Normalmente encontramos o campo harmonico maior, gerado do primeiro grau, e o campo harmonico menor, gerado do sexto grau.
O que pode acontecer é vc pegar uma harmonia modal, mas isso não quer dizer que foi gerado um novo campo harmonico.
Existem tamb os campo harmonicos da menor melodica, menor harmonica e maior harmonica, mas que não são derivados do campo harmonico maior.

ghb
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling

Poisé, eu uso a idéia de dentro do CH maior estudar os campos harmonicos encarando-os como CH menor dórico e CH menor eólio, para depois partir para o estudo da Menor Melódica e Menor Harmonica, isso facilita no entendimento do "porque" das alterações hehe

De Ros
Veterano
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar


Edward Malcolm

Apesar de ser completamente absurdo alguém sem formação acadêmica discordar de um formado da Berklee, sou obrigado a fazer isso.

Para o meu modo de sentir e compor música, se estou compondo ou tocando um trecho lídio, por exemplo, eu não penso no tom, mas penso no modo.

Exemplificando: Temos dois acordes, um "A" e um "B/A", ambos maiores. "E" maior nem me passa pela cabeça. Para mim, o "A" é a tônica, o "B/A" é o segundo grau maior (sem função dominante, apesar do baixo na na sétima), e o modo é o lidio.

Não penso como quarta e quinto graus, a não ser que eles, mais tarde, vão resolver no E. Se resolverem, não era música modal...

Eu gosto de usar harmonia modal, mas quando se usa, o cara tem que abandonar a harmonia funcional, pois as funções "perdem a sua função", hehehe.

Claro, esse é o meu modo de pensar, lembrando que não tenho formação acadêmica...

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


De Ros

Eu que também não tenho formação acadêmica sou obrigado a concordar. Inclusive eu vivo tocando A e B/A com cordas soltas.... A minha viagem modal... E corro do E pra não virar tonal °.°

mateusstarling
Veterano
# mar/11
· votar


Respeito a opnião de todos e não sou mais sabio por ser formado na Berklee. Mas o fato de vc ter 2 acordes que ficam fazendo um loop na progressão lidia por exemplo não quer dizer que existe aqui um novo campo harmonico, é apenas um campo harmonico contido no maior.

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling

Deixa eu te fazer uma consulta, até para fins didáticos, para não prejudicar meus alunos!

No vamp acima mencionado, eu estou errado ao dizer que o "A" é o I grau e o "B" é o II grau do Lidio?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


De Ros
Talvez esteja "meio-errado".

Errado pq na verdade eles n tem função tonal (aquelas dom, sub, ton, meia-boca etc) como acontece no campo harmonico normal. A análise harmônica vai indicar de forma diferente a relação entre os dois. Na verdade vc acaba criando várias combinações de vamps, tendo q evitar uma progressao que "resolva" como falaram o mateus e o leandro no ex. da brincadeira dele.

Mas vc está certo pq se vc está amarrando o seu pensamento a uma visão particular musical relativa aos sons da escala (modo) em questão (pensando nela de forma independente à tonalidade de origem dos acordes) vc tá certo. Acho q se o aluno q está estudando isso já for bem cabeça em harmonia funcional vc n vai foder a cabeça dele, só adicionar.

Gostaria de publicar aqui humildemente um link com minha visão sobre a análise harmônica levando em conta vários estilos, uma tentativa de resumir várias visões que vi em livros mais antigos e outros modernos. Um amigo professor demonstrou esse pensamento uma vez pra mim, e eu uso pra tudo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194768/

Abraços!!!

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Rei Arthur Pendragon

"Errado pq na verdade eles n tem função tonal "

No meu primeiro post eu e escrevi:

"Eu gosto de usar harmonia modal, mas quando se usa, o cara tem que abandonar a harmonia funcional, pois as funções "perdem a sua função", hehehe."

Naturalmente eles não tem função modal, afinal, estamos falando de harmonia modal!

A minha pergunta é mais simples:

"No vamp acima mencionado, eu estou errado ao dizer que o "A" é o I grau e o "B" é o II grau do Lidio?"

Infelizmente uma resposta do tipo "meio-errado" é didáticamente inaceitável, hehehe!

Abraço!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


De Ros
Continuo achando que seria legal mostrar as duas visões da coisa, vários livros discordam. O q interessa mesmo é como ele vai ouvir essas coisas na cabeça dele, formando sua própria visão musical. :)

Se te incomoda meio-errado :) => diga meio-certo :).... ou vc pode colocar ambos certos, cada um a seu MODO ;)

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Rei Arthur Pendragon

"Se te incomoda meio-errado :) => diga meio-certo :).... ou vc pode colocar ambos certos, cada um a seu MODO ;)"

Uhauhauhauhau! Boa!!
Mas vou aguardar a resposta do
mateusstarling, gostaria de saber como uma das maiores escolas de música do ocidente encara essa questão!

Abraço!

mateusstarling
Veterano
# mar/11
· votar


De Ros A Berklee foi a primeira faculdade a difundir uma metodologia de harmonia, uma apostila que todos alunos seguem e essa metodologia se alastrou pelo mundo e virou um padrão ocidental, mas isso não quer dizer que a metodologia deles seja a unica correta, alias, não tem nenhum orgão regulador para dizer qual o padrão a ser seguido.
A analise harmonica antes de mais nada serve para facilitar as nossas vidas, ou seja, agente faz uma analise para entender a estruta harmonica da musica, para improvisar e se for precisar transpo-la para outra tonalidade, rearmonizar, arranjar, ou seja, aprendemos harmonia para uso pessoal, para facilitar a nossa vida, não é como cifra ou partitura que vc precisa escrever para se comunicar com outros musicos e você precisa ser bem especifico.
De Ros, a sua maneira de pensar esta correta para você e não existe impedimento acadêmico de ensinar dessa maneira, mas vc precisa pensar que existiriam 7 novos campo harmonicos da maior, mais 7 de menor melodica mais 7 da maior harmonica e mais 7 da menor harmonica, ou seja, vc esta sempre tendo que ver novos campos harmonicos dentro de outros campos harmonicos o que no meu ver prejudica o fluir, mas como eu falei, a analise é pessoal e talvez para você essa seja a melhor maneira de pensar mas eu prefiro simplificar, principalmente para improvisação onde eu quero ter que pensar o menos possivel.

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling

Saquei! Achei que seria academicamente errado pensar dessa forma. Por isso te perguntei!
Na verdade, não utilizo os sete modos nem mesmo da escala maior. Nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos.

Mas enfim, te agradeço pelos esclarecimentos! Abraço!!

Kold
Veterano
# mar/11
· votar


De Ros
Cara tu nem tem formação academica? HAHAHA e como tu sabe de tanta coisa assim, essas coisas ficam flutuando na minha cabeça saca? tu teve aulas?

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Kold

Tive aulas e li muito sobre esses assuntos. Na verdade, a informação está super acessivel hoje em dia, e talvez por isso, tem menos gente assimilando esses conteúdos!

Quando comecei a estudar, comprei os livros do Chediak e não parei até compreender os conceitos e como utiliza-los.
Hoje em dia, o pessoal baixa mil apostilas e não lê nenhuma, hehehe!!

Abraço!

celotoledo
Veterano
# mar/11
· votar


Caracas esse tópico está massa demais!!!

Viva o FCC com conteúdo!

Obrigado e Parabéns a todos.

Lg-slash
Veterano
# abr/11
· votar


uma duvida
q n foi respndida a mim em outro topico

os modos gregos geram ou n acidentes novos comparados as escalas maiores q as originam..

C jonio
C D E F G A B
D dorico
D E F G A B C

numa musica o acidente só seria gerado se eu tocasse um
C Dorico ou isso n é permitido( soaria estranho)

ex de base C G F

a base ta em C
eu posso usar um
C JOnio DOrico ou Mixolidio por exemplo ou só o C jonio ?

will789
Veterano
# abr/11
· votar


e maior harmonica

serio? galera, essa maior harmonica q o mateusstarling falou é como? pq a menor harmonica eles aumentam meio tom à setima, gerando assim uma maior tensão com resolução na tônica, tranformando de setima menor para setima maior, correto? a ,aior harmonica q ele falou, não poderia aumentar meio tom à setima, pq ela ja é maior, então seria mais meio tom à quinta? q é a setima do relativo da maior, é isso?

abçs

will789
Veterano
# abr/11
· votar


Lg-slash
a base ta em C
eu posso usar um
C JOnio DOrico ou Mixolidio por exemplo ou só o C jonio ?

nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior! mas pode usar o Jônio, Lidio ou Mixolidio, o 1º, 4º e 5º graus do campo harmonico, todos maiores e cada um com sua caracteristica peculiar.

flw

Lg-slash
Veterano
# abr/11 · Editado por: Lg-slash
· votar


ai eu poderia usar um C mixolidia
mas ele termina em A#
e gera um acidente fora do C maior
entao e isso q seria a caracteristica do modo, o acidente?
e poderia variar
F mixo,
G MIxo
por exmplo
usar cada acorde improvisando ele nesses 3tipos d emodo?

will789
Veterano
# abr/11
· votar


Lg-slash
sim, cada um tem um acidente diferente, no caso, o A# seria a setima menor, q existe, em modos maiores, apenas no mixo, isso é a caracteristica dele, o q lhe faz o moido dos acordes dominantes. mas isso de solar em diferentes modos em msmos acordes, serve se vc for solar por acordes e tem algumas situações q pode ser usado e outra não, dependendo dos acidentes.

entre o jonio, lidio e mixo, q são os modos maiores, a diferença esta entre a quarta, q é menor no jonio e mixo e maior no lidio e a setima, q é menor apenas no mixolidio, o dominante, q forma 5º grau, e maior no jonio e no lidio.

aviso, tem acordes q só podem usar um ou outro, tipo, um C7, só pode usar o mixo, pq ele é um acorde dominante, ou seja, menor com setima menor, e por ae vai, por isso é interessante vc estudar cada modo e suas peculiaridades, para saber onde pode e onde não pode usa-lo.

PS: posoo ter falado mta merda, entendo assim, pode ser q fiz uma confusão desgraçada, mas tem gente ae no FCC q fraga bem esse assunto e pode me corrigir ae.

abçs

will789
Veterano
# abr/11 · Editado por: will789
· votar


e maior harmonica

serio? galera, essa maior harmonica q o mateusstarling falou é como? pq a menor harmonica eles aumentam meio tom à setima, gerando assim uma maior tensão com resolução na tônica, tranformando de setima menor para setima maior, correto? a ,aior harmonica q ele falou, não poderia aumentar meio tom à setima, pq ela ja é maior, então seria mais meio tom à quinta? q é a setima do relativo da maior, é isso?

abçs


Lg-slash
Veterano
# abr/11
· votar


sim, cada um tem um acidente diferente, no caso, o A# seria a setima menor, q existe, em modos maiores, apenas no mixo, isso é a caracteristica dele, o q lhe faz o moido dos acordes dominantes. mas isso de solar em diferentes modos em msmos acordes, serve se vc for solar por acordes e tem algumas situações q pode ser usado e outra não, dependendo dos acidentes.

entre o jonio, lidio e mixo, q são os modos maiores, a diferença esta entre a quarta, q é menor no jonio e mixo e maior no lidio e a setima, q é menor apenas no mixolidio, o dominante, q forma 5º grau, e maior no jonio e no lidio

oque diferencia na pratica
mas ou menos na obejetividade
oq eu poderia usar nessa progressao relativo a modos
nos acordes simples C G F
e pq?

will789
Veterano
# abr/11
· votar


Lg-slash
kra, como nenhum deles tem nenhum intervalo alem da tonica terça maior e quinta justa, vc pode usar em qualquer um deles, qualquer modo maior(jonio, lidio e mixolidio) mas só se for solar por acordes, ou vc pode solar tudo na escala de Dó maior, normal.

flw

Lg-slash
Veterano
# abr/11
· votar


vlw xD

nIgHtWoLf
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros
Nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos.
http://www.youtube.com/watch?v=CMuWD0rvbS4

nessa video aula, o gambale mostra uma interessante aplicacao do locrio.

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


nIgHtWoLf

Hehehe, eu tenho essa video-aula a quase 10 anos...

Tenho certeza que muita gente sabe utilizar muito bem essas sonoridades, eu disse que eu "nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos".

Na mão do Gambale tá ótimo. Na minha, fica muito chato e sem graça...

Que droga!

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


will789

"nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior!"

Esse é o problema de tentar aprender coisas na net, todo mundo é professor, hehehe!!

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


will789

A maior harmônica que eu conheço é uma escala maior com 6a menor. Os intervalos estão dispostos desta maneira: T, 2, 3, 4, 5, b6, 7M, 8

Um Dó maior harmônico seria: C, D, E, F, G, Ab, B, C.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Eu pensei alto agora, mas que tal propormos um tópico em stick pra discutirmos sobre teoria musical?! Tenho dificuldade de achar alguém pra estudar harmonia funcional, pq o pessoal se conforma em alguns arpejos e pentatônicas, mas não se preocupa em estudar os modos, intervalos e harmonia (principalmente a funcional).
Seria uma ideia interessante, visto que vi no tópico uma galera boa que saca de teoria. O pouco que eu sei tbm poderia agregar, além claro de aprender com os quem mais sabem.
Fica a dica aí pessoal, e se rolar, estou dentro.
Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos e Novo Campo Harmônico?