Modos Gregos e Novo Campo Harmônico?

Autor Mensagem
ghb
Veterano
# mai/11
· votar

Anderson Eslie

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/145981/

E com alguns pedidos de stick...

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar

ghb
Taí. Seria uma boa upar esse tópico e continuar as conversas sobre teoria...

will789
Veterano
# mai/11 · Editado por: will789
· votar

De Ros
will789

"nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior!"

Esse é o problema de tentar aprender coisas na net, todo mundo é professor, hehehe!!

kkkkk, falei mta merda? se foi, desculpa ae, me corrige ae pro mano la não aprender errado e eu aprender certo aki tbm! :D

abçs

LeandroP
o q falei é mais ou menos isso então, mas troquei o in tervalo q tinha q falar, falei 5ª aumentada sendo q deveria falar 6 menor, ta blz, então a maior harmonica é o relativo maior da escala menor harmonica! vlw ae por ajudar kra!

abçs

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar

will789

"nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior!""

Ver "Intenção Blues" e assuntos correlacionados.
Aliás, a principal "blue note" é justamente a terça menor sobre um acorde maior! Essa é uma das maiores características do blues.

Abraço!

will789
Veterano
# mai/11
· votar

De Ros
puts, tem razão, kra, nem me toquei sobre isso, fui com um pensamento meio "bitolado" de não misturar terça de acorde menor com de maior e esqueci disso, pq só lembro da blue note como 5b da escala menor. foi mal ae pela ma nota! =P desculpa ae mano, mas avisei la q podia estar falando merda, e falei! hehehe.

desculpa ae mestre!

abçs

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# mai/11
· votar

Vocês estão falando grego.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar

Taquipariu! O que é isso?!
Parem!!! Vocês estão tornando a música numa "aula de física"!!!

Que chatisse é essa?!! A intenção não era compor e tocar músicas legais e que soassem agradável aos ouvidos?!

Então qual é a desse protocolo todo aí?

Parece até que tão querendo fazer da música uma coisa exata como a matemática.

2Humbucker
Veterano
# mai/11 · Editado por: 2Humbucker
· votar

Viciado em Guarana

Meu caro, se vc não sabe, música é pura matemática e física. ;)

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar

will789
então a maior harmonica é o relativo maior da escala menor harmonica!

Não pode ser. Veja o intervalo característico desta escala.

will789
Veterano
# mai/11
· votar

LeandroP
[i]will789
então a maior harmonica é o relativo maior da escala menor harmonica!

tem razão, ele retira o sexto grau normal da escala menor harmonica, vlw ae pela dica kra!

abçs

will789
Veterano
# mai/11
· votar

Viciado em Guarana
e vc tinha falado q tava com professor hein? kra, uma coisa q vc vai aprender é q a musica é pura matematica, como por exemplo os intervalos, pra estudalos, vc vai ter q usar contas, a musica é assim, isso tudo q agente aprende é para na hora de compor a musica sair mais agradável aos ouvidos!

abçs

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar

Viciado em Guarana
Taquipariu! O que é isso?!
Parem!!! Vocês estão tornando a música numa "aula de física"!!!

Não fale pelos cotovelos. Pega mal pra você.

Que chatisse é essa?!! A intenção não era compor e tocar músicas legais e que soassem agradável aos ouvidos?!

A idéia é essa. Por isso o pessoal debate este assunto.

Então qual é a desse protocolo todo aí?

Tem certeza que está no tópico certo?

A música e a matemática anda de mãos dadas.

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=jy8KGaXxG4U

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=rK9xPVB5S3o

As outras partes você encontra.

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar

Eu até ia escrever algo para o Viciado em Guarana mas depois desse post do LeandroP, não tenho nada mais a declarar, a não ser dar um positivo pela paciência e pelos ótimos links!!

Jube
Veterano
# mai/11
· votar

Quando comecei a estudar, comprei os livros do Chediak e não parei até compreender os conceitos e como utiliza-los.

Grande Chediak

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar

Valeu De Ros!... Espero que ele procure pelas Partes 3 e 4.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar

LeandroP
De Ros

Mestres, estava pesquisando na net, quando achei o seguinte site:

http://alandias.sites.uol.com.br/apostila/tabelas.html

Nele tem duas tabelas, em uma campos harmônicos, e na outra quais notas compõem cada acorde de cada grau, e também quais são os intervalos de cada modo do respectivo grau.

Vendo isso, e lembrando do que já li na net, o que eu deduzi, e quero saber de vocês se está correto, é o seguinte:

1° - Eu devo usar cada modo especificamente para o acorde do grau do qual ele se origina, quando se trata de música tonal. Ex.: Se eu toco a progressão C-G-F no "C" eu uso o modo Jônio, no "G" o Lídio e no "F" o Mixólidio, isso para improvisar sobre cada acorde?

2° - Eu poderia compor o campo harmônico iniciando-se de um grau qualquer, fazer uma progressão baseando-se nesse campo harmonico e então improvisar sobre todos os acordes destra progressão usando o modo grego respectivo ao grau no qual eu inicio meu campo harmonico?

Por exemplo:

Tomemos o CH de E maior E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#dim

Nesse caso usamos basicamente a escala de E maior pra improvisar, ou seja o modo Jônio.

Agora com esta progressão: Em - F#m - G - A - Bm - C#dim - D

Que foi feita a partir do segundo grau da escala de D, ou seja um "CH de E dórico". Neste caso se criasse uma progressão baseando-se no Em como centro "tonal" (tonal apenas para fins de explicação pois estou me referindo a músical modal), então neste caso poderia ser usado durante toda a progressão o modo E dórico?

Desde já meus agradecimentos!

De Ros
Veterano
# mai/11 · Editado por: De Ros
· votar

2Humbucker

"1° - Eu devo usar cada modo especificamente para o acorde do grau do qual ele se origina, quando se trata de música tonal. Ex.: Se eu toco a progressão C-G-F no "C" eu uso o modo Jônio, no "G" o Lídio e no "F" o Mixólidio, isso para improvisar sobre cada acorde?"

Acho que tu quis dizer: "C"Jônico, "G" Mixólidio, "F" Lídio.
Se for isso, é tudo C maior e pronto. Muda a região do braço, mas, para quem está ouvindo, não muda nada.

"2° - Eu poderia compor o campo harmônico iniciando-se de um grau qualquer, fazer uma progressão baseando-se nesse campo harmonico e então improvisar sobre todos os acordes destra progressão usando o modo grego respectivo ao grau no qual eu inicio meu campo harmonico?"

Se você fizer isso, como eu falei acima, tu não vai tocar modalmente", vai estar tocando no mesmo tom em várias regiões do braço.

"Tomemos o CH de E maior E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#dim
Nesse caso usamos basicamente a escala de E maior pra improvisar, ou seja o modo Jônio.
"

Quase isso. Compor modalmente implica em nunca realizar um dominante - tônica, então, se tu fizer uma cadência B - E ou uma D# dim - E, tu não está no modo Jônico , e sim na escala maior.

"Agora com esta progressão: Em - F#m - G - A - Bm - C#dim - D
Que foi feita a partir do segundo grau da escala de D, ou seja um "CH de E dórico". Neste caso se criasse uma progressão baseando-se no Em como centro "tonal" (tonal apenas para fins de explicação pois estou me referindo a músical modal), então neste caso poderia ser usado durante toda a progressão o modo E dórico?
"

No exemplo, tu montou o campo harmônico e desfechou implacavelmente em D maior. Não vai soar modal.

Exemplo de progressão para E dórico:
l: Em - F#m - Em - F#m - G - A - G - F#m :l
Agora sim tu está fugindo da resolução tonal (no caso, o D), pior ainda quando precedido do seu dominante como foi o teu exemplo.

Mas só eu já respondi essa mesma duvida umas duas ou três vezes por aí...

Use a busca que tem muita explicação ótima do LeandroP sobre essas mesmas duvidas!!

Jabijirous
Veterano
# mai/11 · Editado por: Jabijirous
· votar

Isso que dá quando nego ensina modos errado ou simplesmente fala de modos em relação ao intervalo e não da harmonia em si.

Eu sempre falei pra galera que não adianta pensar em modos quando se tem II V. Até pq, II dórico, V mixo, isso vai dar escala maior. Aí fica um bando de neguinho se achando o rei da cocada preta pq ta "fazendo música modal"

Música modal

http://www.youtube.com/watch?v=taanHO13WXE

Com partitura pra ver como era antigamente

http://www.youtube.com/watch?v=bZxAqWV7a0A

um modal mais moderno. Escuta a primeira parte do tema

http://www.youtube.com/watch?v=MAUCsMjlJwE

mais um moderno

http://www.youtube.com/watch?v=M-lAVOxOMNw

Às vezes é trabalhado apenas trechos da música, não precisa ser toda.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar

De Ros
Acho que tu quis dizer: "C"Jônico, "G" Mixólidio, "F" Lídio.
Se for isso, é tudo C maior e pronto. Muda a região do braço, mas, para quem está ouvindo, não muda nada.

Exatamente isso Mestre!

Bom agora eu tenho certeza de que não sei nada sobre um assunto que eu acreditava saber muito pouco. Triste =/

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar

LeandroP
Caralho! Valeu pelos links! Depois dessa vários conceitos que eu tinha sobre música mudaram, não basta apenas tocar qualquer coisa até achar ou imaginar sequencias legais. A teoria é interessante, e não é chata que nem uma aula de física.
Parece até aquelas matérias que parecem chatas no começo e vão ficando legais a partir do tanto que se vai aprendendo e descobrindo suas aplicações.

Mas ainda acho que essa relação da musica com a matemática é mais fácil de ser compreedida na prática.
Fica difícil imaginar sons no papel sob números.

Ta aí os vídeos 3, 4, 5, 6 e 7 pra quem quizer assistir.

LeandroP
Moderador
· votar

Viciado em Guarana

Pensei que você voltaria jogando tampinhas de guaraná em mim heuahuheuahe

O legal é que quando você está tocando, isso tudo pode cair por terra e você pode simplesmente se expressar tocando. Penso que isso é o ideal. Por outro lado, quando você está estudando, não tem outra maneira. Troca-se a guitarra e a palheta por uma folha de papel e um lápis.

É chato mesmo quando não temos uma noção, ou qualquer outra coisa que nos estimule. De um modo geral, a matemática que utilizamos pra estudar os modos é muito mais simples que regra de três, razão e proporção... Pense bem, quando falamos em tom e semitom estamos matematicamente falando em 1 e 0,5... Quer matemática mais simples do que essa?

Boa sorte!!!

[Ps.: obrigado por postar os outros vídeos - isso só vem a enriquecer o nosso assunto]

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar

2Humbucker
Bom agora eu tenho certeza de que não sei nada sobre um assunto que eu acreditava saber muito pouco. Triste =/

Mas você ainda está no caminho certo. Pare pra descansar, respire, pense e siga adiante. Depois você separa o que é tonal do que é modal.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar

LeandroP
O ponto era que até antes desse tópico eu "achava" que sabia alguma coisa sobre modal, e agora tenho certeza que não sei nada.

Na música tonal temos uma direção a seguir, temos notas mais adequadas para se repousar, o que resolve uma progressão ou não é mais simples, ao menos para mim.

Mas na modal eu não consigo achar uma explicação que me seja clara o suficiente pra poder sacar o espirito da coisa, ou seja a utilidade de se pensar em modos.

LeandroP
Moderador
· votar

2Humbucker

Que modo(s) você utilizaria pra improvisar sobre a progressão: Gm7 - Bbm7 ???

Ou que modo você utilizaria pra improvisar sobre Ab7M ?

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar

Que modo(s) você utilizaria pra improvisar sobre a progressão: Gm7 - Bbm7 ???

G dórico ou G Frígio durante o Gm7; e Bb Frígio ou Eólio sobre o Bbm7

Ou que modo você utilizaria pra improvisar sobre Ab7M ?

Ab Jônio ou Lídio

Tá certo?

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar

2Humbucker

Tá certo sim... Veja que aí não tem nada tonal. Você foi obrigado a pensar nos modos.

Eu tocaria dórico sobre os menores e lídio sobre os maiores.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar

LeandroP
Hummm, agora vc renovou minhas esperanças nesse assunto, irei pesquisar mais afundo!

Obrigado pelas dicas e pela paciência! Você e mestre De Ros!!

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar

2Humbucker

É um prazer ajudar!

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar

Minha dúvida é um tipo de pergunta que muitas pessoas que começam a estudar 'modos gregos', têm esse tipo de dúvida, mas vamos a pergunta.

Alguem me poderia explicar, resumir, dissecar ao máximo como usar o modo grego diferente do modo que não há acidentes.
Dó Jônio: C-D-E-F-G-A-B
Ré Dórico: D-E-F-G-A-B-C
Mi Frigio: E-F-G-A-B-C-D
Fá Lídio: F-G-A-B-C-D-E
Sol Mixo.: G-A-B-C-D-E-F
Lá Eólio: A-B-C-D-E-F-G
Si Lócrio: B-C-D-E-F-G-A

Vamos supor que o guitarrista-base está fazendo a base:
A-G-C-E-D
esses quatros acordes, podem ser usados em 3 campos harmonicos, C, F, G.
Então para saber qual modo grego irei usar, jonio,dorico,frigio,lidio,mixo.,eolio,locrio, terei que ver quais acordes estão sendo usados na musica?
e como que vou descobrir se é dó,ré,mi,fá,sol,lá,si combinados com o modo grego?

De Ros
Veterano
# jun/11 · Editado por: De Ros
· votar

Juninho da Guitarra

"Vamos supor que o guitarrista-base está fazendo a base:
A-G-C-E-D
esses quatros acordes, podem ser usados em 3 campos harmonicos, C, F, G.
"

Tu chutou tão longe do gol que a bola saiu pela lateral!!

Hehehe, desculpa a brincadeira. Mas esses acordes não pertencem ao mesmo campo harmônico, então tu certamente tem no mínimo uma mudança de tom nessa brincadeira.

Pela tua pergunta, estou supondo que tu não sabe montar o campo harmonico maior.

Sem isso, não dá para entender música modal!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Modos Gregos e Novo Campo Harmônico?