Autor |
Mensagem |
Edward Malcolm Veterano |
# mar/11
Pessoal, seguinte é uma dúvida rápida que eu tive após estudar os modos, decorar os shapes e etc..
Essa afirmação está correta ''cada modo grego gera um novo campo harmônico''?
|
mateusstarling Veterano |
# mar/11
· votar
Edward Malcolm Não....mas a sua pergunta é pertinente. Vc vai encontrar campo harmonico maior e menor que estão contidos dentro dos modos gregros. Normalmente encontramos o campo harmonico maior, gerado do primeiro grau, e o campo harmonico menor, gerado do sexto grau. O que pode acontecer é vc pegar uma harmonia modal, mas isso não quer dizer que foi gerado um novo campo harmonico. Existem tamb os campo harmonicos da menor melodica, menor harmonica e maior harmonica, mas que não são derivados do campo harmonico maior.
|
ghb Veterano |
# mar/11
· votar
mateusstarling
Poisé, eu uso a idéia de dentro do CH maior estudar os campos harmonicos encarando-os como CH menor dórico e CH menor eólio, para depois partir para o estudo da Menor Melódica e Menor Harmonica, isso facilita no entendimento do "porque" das alterações hehe
|
De Ros Veterano
|
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar
Edward Malcolm
Apesar de ser completamente absurdo alguém sem formação acadêmica discordar de um formado da Berklee, sou obrigado a fazer isso.
Para o meu modo de sentir e compor música, se estou compondo ou tocando um trecho lídio, por exemplo, eu não penso no tom, mas penso no modo.
Exemplificando: Temos dois acordes, um "A" e um "B/A", ambos maiores. "E" maior nem me passa pela cabeça. Para mim, o "A" é a tônica, o "B/A" é o segundo grau maior (sem função dominante, apesar do baixo na na sétima), e o modo é o lidio.
Não penso como quarta e quinto graus, a não ser que eles, mais tarde, vão resolver no E. Se resolverem, não era música modal...
Eu gosto de usar harmonia modal, mas quando se usa, o cara tem que abandonar a harmonia funcional, pois as funções "perdem a sua função", hehehe.
Claro, esse é o meu modo de pensar, lembrando que não tenho formação acadêmica...
|
LeandroP Moderador |
# mar/11
· votar
De Ros
Eu que também não tenho formação acadêmica sou obrigado a concordar. Inclusive eu vivo tocando A e B/A com cordas soltas.... A minha viagem modal... E corro do E pra não virar tonal °.°
|
mateusstarling Veterano |
# mar/11
· votar
Respeito a opnião de todos e não sou mais sabio por ser formado na Berklee. Mas o fato de vc ter 2 acordes que ficam fazendo um loop na progressão lidia por exemplo não quer dizer que existe aqui um novo campo harmonico, é apenas um campo harmonico contido no maior.
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
mateusstarling
Deixa eu te fazer uma consulta, até para fins didáticos, para não prejudicar meus alunos!
No vamp acima mencionado, eu estou errado ao dizer que o "A" é o I grau e o "B" é o II grau do Lidio?
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# mar/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar
De Ros Talvez esteja "meio-errado".
Errado pq na verdade eles n tem função tonal (aquelas dom, sub, ton, meia-boca etc) como acontece no campo harmonico normal. A análise harmônica vai indicar de forma diferente a relação entre os dois. Na verdade vc acaba criando várias combinações de vamps, tendo q evitar uma progressao que "resolva" como falaram o mateus e o leandro no ex. da brincadeira dele.
Mas vc está certo pq se vc está amarrando o seu pensamento a uma visão particular musical relativa aos sons da escala (modo) em questão (pensando nela de forma independente à tonalidade de origem dos acordes) vc tá certo. Acho q se o aluno q está estudando isso já for bem cabeça em harmonia funcional vc n vai foder a cabeça dele, só adicionar.
Gostaria de publicar aqui humildemente um link com minha visão sobre a análise harmônica levando em conta vários estilos, uma tentativa de resumir várias visões que vi em livros mais antigos e outros modernos. Um amigo professor demonstrou esse pensamento uma vez pra mim, e eu uso pra tudo.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194768/
Abraços!!!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
Rei Arthur Pendragon
"Errado pq na verdade eles n tem função tonal "
No meu primeiro post eu e escrevi:
"Eu gosto de usar harmonia modal, mas quando se usa, o cara tem que abandonar a harmonia funcional, pois as funções "perdem a sua função", hehehe."
Naturalmente eles não tem função modal, afinal, estamos falando de harmonia modal!
A minha pergunta é mais simples:
"No vamp acima mencionado, eu estou errado ao dizer que o "A" é o I grau e o "B" é o II grau do Lidio?"
Infelizmente uma resposta do tipo "meio-errado" é didáticamente inaceitável, hehehe!
Abraço!
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# mar/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar
De Ros Continuo achando que seria legal mostrar as duas visões da coisa, vários livros discordam. O q interessa mesmo é como ele vai ouvir essas coisas na cabeça dele, formando sua própria visão musical. :)
Se te incomoda meio-errado :) => diga meio-certo :).... ou vc pode colocar ambos certos, cada um a seu MODO ;)
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
Rei Arthur Pendragon
"Se te incomoda meio-errado :) => diga meio-certo :).... ou vc pode colocar ambos certos, cada um a seu MODO ;)"
Uhauhauhauhau! Boa!! Mas vou aguardar a resposta do mateusstarling, gostaria de saber como uma das maiores escolas de música do ocidente encara essa questão!
Abraço!
|
mateusstarling Veterano |
# mar/11
· votar
De Ros A Berklee foi a primeira faculdade a difundir uma metodologia de harmonia, uma apostila que todos alunos seguem e essa metodologia se alastrou pelo mundo e virou um padrão ocidental, mas isso não quer dizer que a metodologia deles seja a unica correta, alias, não tem nenhum orgão regulador para dizer qual o padrão a ser seguido. A analise harmonica antes de mais nada serve para facilitar as nossas vidas, ou seja, agente faz uma analise para entender a estruta harmonica da musica, para improvisar e se for precisar transpo-la para outra tonalidade, rearmonizar, arranjar, ou seja, aprendemos harmonia para uso pessoal, para facilitar a nossa vida, não é como cifra ou partitura que vc precisa escrever para se comunicar com outros musicos e você precisa ser bem especifico. De Ros, a sua maneira de pensar esta correta para você e não existe impedimento acadêmico de ensinar dessa maneira, mas vc precisa pensar que existiriam 7 novos campo harmonicos da maior, mais 7 de menor melodica mais 7 da maior harmonica e mais 7 da menor harmonica, ou seja, vc esta sempre tendo que ver novos campos harmonicos dentro de outros campos harmonicos o que no meu ver prejudica o fluir, mas como eu falei, a analise é pessoal e talvez para você essa seja a melhor maneira de pensar mas eu prefiro simplificar, principalmente para improvisação onde eu quero ter que pensar o menos possivel.
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
mateusstarling
Saquei! Achei que seria academicamente errado pensar dessa forma. Por isso te perguntei! Na verdade, não utilizo os sete modos nem mesmo da escala maior. Nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos.
Mas enfim, te agradeço pelos esclarecimentos! Abraço!!
|
Kold Veterano |
# mar/11
· votar
De Ros Cara tu nem tem formação academica? HAHAHA e como tu sabe de tanta coisa assim, essas coisas ficam flutuando na minha cabeça saca? tu teve aulas?
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
Kold
Tive aulas e li muito sobre esses assuntos. Na verdade, a informação está super acessivel hoje em dia, e talvez por isso, tem menos gente assimilando esses conteúdos!
Quando comecei a estudar, comprei os livros do Chediak e não parei até compreender os conceitos e como utiliza-los. Hoje em dia, o pessoal baixa mil apostilas e não lê nenhuma, hehehe!!
Abraço!
|
celotoledo Veterano |
# mar/11
· votar
Caracas esse tópico está massa demais!!!
Viva o FCC com conteúdo!
Obrigado e Parabéns a todos.
|
Lg-slash Veterano |
# abr/11
· votar
uma duvida q n foi respndida a mim em outro topico
os modos gregos geram ou n acidentes novos comparados as escalas maiores q as originam..
C jonio C D E F G A B D dorico D E F G A B C
numa musica o acidente só seria gerado se eu tocasse um C Dorico ou isso n é permitido( soaria estranho)
ex de base C G F
a base ta em C eu posso usar um C JOnio DOrico ou Mixolidio por exemplo ou só o C jonio ?
|
will789 Veterano |
# abr/11
· votar
e maior harmonica
serio? galera, essa maior harmonica q o mateusstarling falou é como? pq a menor harmonica eles aumentam meio tom à setima, gerando assim uma maior tensão com resolução na tônica, tranformando de setima menor para setima maior, correto? a ,aior harmonica q ele falou, não poderia aumentar meio tom à setima, pq ela ja é maior, então seria mais meio tom à quinta? q é a setima do relativo da maior, é isso?
abçs
|
will789 Veterano |
# abr/11
· votar
Lg-slash a base ta em C eu posso usar um C JOnio DOrico ou Mixolidio por exemplo ou só o C jonio ?
nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior! mas pode usar o Jônio, Lidio ou Mixolidio, o 1º, 4º e 5º graus do campo harmonico, todos maiores e cada um com sua caracteristica peculiar.
flw
|
Lg-slash Veterano |
# abr/11 · Editado por: Lg-slash
· votar
ai eu poderia usar um C mixolidia mas ele termina em A# e gera um acidente fora do C maior entao e isso q seria a caracteristica do modo, o acidente? e poderia variar F mixo, G MIxo por exmplo usar cada acorde improvisando ele nesses 3tipos d emodo?
|
will789 Veterano |
# abr/11
· votar
Lg-slash sim, cada um tem um acidente diferente, no caso, o A# seria a setima menor, q existe, em modos maiores, apenas no mixo, isso é a caracteristica dele, o q lhe faz o moido dos acordes dominantes. mas isso de solar em diferentes modos em msmos acordes, serve se vc for solar por acordes e tem algumas situações q pode ser usado e outra não, dependendo dos acidentes.
entre o jonio, lidio e mixo, q são os modos maiores, a diferença esta entre a quarta, q é menor no jonio e mixo e maior no lidio e a setima, q é menor apenas no mixolidio, o dominante, q forma 5º grau, e maior no jonio e no lidio.
aviso, tem acordes q só podem usar um ou outro, tipo, um C7, só pode usar o mixo, pq ele é um acorde dominante, ou seja, menor com setima menor, e por ae vai, por isso é interessante vc estudar cada modo e suas peculiaridades, para saber onde pode e onde não pode usa-lo.
PS: posoo ter falado mta merda, entendo assim, pode ser q fiz uma confusão desgraçada, mas tem gente ae no FCC q fraga bem esse assunto e pode me corrigir ae.
abçs
|
will789 Veterano |
# abr/11 · Editado por: will789
· votar
e maior harmonica
serio? galera, essa maior harmonica q o mateusstarling falou é como? pq a menor harmonica eles aumentam meio tom à setima, gerando assim uma maior tensão com resolução na tônica, tranformando de setima menor para setima maior, correto? a ,aior harmonica q ele falou, não poderia aumentar meio tom à setima, pq ela ja é maior, então seria mais meio tom à quinta? q é a setima do relativo da maior, é isso?
abçs
|
Lg-slash Veterano |
# abr/11
· votar
sim, cada um tem um acidente diferente, no caso, o A# seria a setima menor, q existe, em modos maiores, apenas no mixo, isso é a caracteristica dele, o q lhe faz o moido dos acordes dominantes. mas isso de solar em diferentes modos em msmos acordes, serve se vc for solar por acordes e tem algumas situações q pode ser usado e outra não, dependendo dos acidentes.
entre o jonio, lidio e mixo, q são os modos maiores, a diferença esta entre a quarta, q é menor no jonio e mixo e maior no lidio e a setima, q é menor apenas no mixolidio, o dominante, q forma 5º grau, e maior no jonio e no lidio
oque diferencia na pratica mas ou menos na obejetividade oq eu poderia usar nessa progressao relativo a modos nos acordes simples C G F e pq?
|
will789 Veterano |
# abr/11
· votar
Lg-slash kra, como nenhum deles tem nenhum intervalo alem da tonica terça maior e quinta justa, vc pode usar em qualquer um deles, qualquer modo maior(jonio, lidio e mixolidio) mas só se for solar por acordes, ou vc pode solar tudo na escala de Dó maior, normal.
flw
|
Lg-slash Veterano |
# abr/11
· votar
vlw xD
|
nIgHtWoLf Veterano |
# mai/11
· votar
De Ros Nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos. http://www.youtube.com/watch?v=CMuWD0rvbS4
nessa video aula, o gambale mostra uma interessante aplicacao do locrio.
|
De Ros Veterano
|
# mai/11
· votar
nIgHtWoLf Hehehe, eu tenho essa video-aula a quase 10 anos...
Tenho certeza que muita gente sabe utilizar muito bem essas sonoridades, eu disse que eu "nunca consegui compor algo lócrio que soasse bacana para os meus ouvidos".
Na mão do Gambale tá ótimo. Na minha, fica muito chato e sem graça...
Que droga!
|
De Ros Veterano
|
# mai/11
· votar
will789
"nunca, em hipotese alguma, vc vai usar um dorico, qtem a terça menor, no seu C maior!"
Esse é o problema de tentar aprender coisas na net, todo mundo é professor, hehehe!!
|
LeandroP Moderador |
# mai/11
· votar
will789
A maior harmônica que eu conheço é uma escala maior com 6a menor. Os intervalos estão dispostos desta maneira: T, 2, 3, 4, 5, b6, 7M, 8
Um Dó maior harmônico seria: C, D, E, F, G, Ab, B, C.
|
Anderson Eslie Veterano |
# mai/11
· votar
Eu pensei alto agora, mas que tal propormos um tópico em stick pra discutirmos sobre teoria musical?! Tenho dificuldade de achar alguém pra estudar harmonia funcional, pq o pessoal se conforma em alguns arpejos e pentatônicas, mas não se preocupa em estudar os modos, intervalos e harmonia (principalmente a funcional). Seria uma ideia interessante, visto que vi no tópico uma galera boa que saca de teoria. O pouco que eu sei tbm poderia agregar, além claro de aprender com os quem mais sabem. Fica a dica aí pessoal, e se rolar, estou dentro. Abraço.
|