【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Azian
Veterano
# set/11 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Amp (o Haze). não tive escolha, ganhei (como incentivo, e pq tb tava com um preço promocinal, fato esse que foi relevante), já tinha parte dos pedais antes disso (gosto bastante de usa-los) e agora to querendo vender o Haze e com o dinheiro pegar um handmade nacional vaLvulado, com um clean ótimo sem efeitos on board que não seja tão caro quanto os de ''grife'' e que seja, é claro poderoso e que me de segurança.
Bom, enquanto isso, até chegar no almejado handmade vou usando-o como sempre fiz, sem ativar os efeitos embutidos. E minha preocupação é que quando for passar adiante ele esteja inteirinho pra quem curte os efeitos on board. É isso..

Obg. pela paciencia Bertola e pela oportunidade de perguntar e vc responder.

LeoMenc
Veterano
# set/11 · Editado por: LeoMenc
· votar


Will Bejar

Então é coisa boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Azian
Eu recomedo firmemente que vc dê uma olhada no site do Max Electrontubes. Ele é "handmaker" e frequenta aqui o fórum (é daqui do Rio), eu o conheço pessoalmente a alguns anos, e posso garantir que o cara é um gênio da eetrônica, dedicando-se nclusive à pesquisa. Seus amps são bons, baratos e tem uma sonoridade ímpar, posto que possuem soluções técnicas inusitadas e ousadas, além de som limpo e alto "headroom".
Outro que recomendo firmemente, e que é igualmente genial, além de também ser meu conhecido, é o Augusto Pedrone. Seus amps temqualidade garantida.
Abç

sslash
Veterano
# set/11
· votar


alguem sabe quanto q custa uma pintura bullseye para gibson les paul ?

Azian
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poxa Bertola! MUITO OBRIGADÃO MESMO, tava aqui penando pelo google e por aqui no fórum sobre alguma indicaçao e nada.. e abri seu tópico e BAH! uma indicação sua, de quem entende é experiente e perito no assunto vale ouro! Valeuzão! Vou dar uma olhada sim. :)
OBG²

Abç!

abfaria83
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, da uma opiniao rapida aqui só pra eu ter um direcionamento nas minhas pesquisas. vou tunar uma SX SST57 com king mid ou screamin distortion na ponte. quero sair um pouco do som stratero, colocar um pouco mais de peso, mas nada muito metal. um hard rock, heavy rock ja ta bom. Vc tem uma opiniao formada sobre os 2 caps?
e o q vc recomendaria que eu desse uma olhada pra ponte e braço?
Valeu!
Abraço

Mr.esdras
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr.esdras
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc me sugeria um Amplificador Laney LV 100 ou um Amplificador Valvulado Laney Cub 12 R ?

E é verdade que amplificador valvulado tem uma "vida" reduzida ? a valvula acaba rápido ?

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar


Oi, você poderia me informar se existe alguma forma de limpar os captadores que estão com ferrugem, numa strato?

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olha... realmente, uma Sx ST62 compensa... os captadores originais são ao menos razoáveis? Precisam ser trocados...

É que tenho uma RG350 e vou pegar uma Fender daqui uns seis meses... então queria comprar uma SX por enquanto pra já ter uns singles né! haahah ...

Mas gostaria de saber se essa vale a pena, por ser baratinha... ou devo pegar uma Tagima das antigas?

jhow_guita
Veterano
# set/11
· votar


vou comprar uma tagima arrow com caps tagima e ferragens gotoh...queria saber se os caps sao bons...daqui um tempo vou colocar os caps seymour duncan,será q rola??
obrigado pela ajuda!!abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


sslash
Amiguinho. Aqui não se comentam preços...
abfaria83
O tal do King Mid eu não conheço. Já o screamin distortion sim, e é um capt "pesado"...
Mr.esdras
Cara, válvulas são componentes termiônicos, portanto, elas tem um certo tempo de vida útil (e depende do uso e dos cuidados de manutenção e operação do amp), mas não é nada demais (ou de menos!). O som "valvulado" compensa.
Isso não significa que vc não possa "esculpir" uma boa sonoridade num bom SS, como esse Laney LV100.
Gabriel Laymann
Em 1º lugar vc deve SEMPRE lavar as mãos ANTES de tocar, e limpar muito bem a sua guitarra depois de tocar.
Vc deve protejer o capt com fita crepe deixando apenas o polo à ser limpo exposto e passar lixa d'agua nele, ou mesmo raspá-lo com estilete. Faça isso com cuidado.
Leomju
Sim, compensa. Os capts não são bons, mas "dão pro gasto" se vc usar apenas um som limpo ou com um leve overdrive. Troque-os assim que possível por Sound/Malagoli ou Stellfner Strators.
jhow_guita
Cara, esse capts são genéricos, da WSC coreana.
Abçs

GUITARK2
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tudo blz....to com uma duvida....vou ligar meu sistema de racks em uma potencia cygnus PA 400....na potencia tem LINE e IMPUT ....vou sair do ultimo rack (out's) e ligar nos dois imputs ou nos dois lines? ligação em stereo....qual é a mais correta?
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


GUITARK2
Nos dois "input".
Cuidado com os níveis de saída da pedaleira, deixe-o baixo, e ligue o amp simulator e o spkr simulator.
Teste exaustivamente antes de tocar.
Abç

GUITARK2
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado...mas se não for te pedir muito vc poderia olhar uma foto da parte traseira do CYGNUS PA 400 e me dizer quais são as imputs? pois esta escrito imput em cima das duas rca's superiores mais ao lado esta L e nas duas abaixo R...quais devo ligar?
obrigado.

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok. Obrigado

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, compensa. Os capts não são bons, mas "dão pro gasto" se vc usar apenas um som limpo ou com um leve overdrive. Troque-os assim que possível por Sound/Malagoli ou Stellfner Strators.

Ah... estou pretendendo pegar uma e em breve trocar os caps mesmo.

É que o pessoal tem me dito que as Stratos Tagima das antigas são melhores que as Sx atuais e que as madeiras são superiores... o que vc acha... é que semana que vem vou comprar uma das duas e estou em dúvida... sei que aqui não é o lugar pra esse tipo de pergunta, mas acho que vc pode me ajudar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Leomju
Sim, as stratos Tagima antigas eram boas mesmo, já ví músicos profissas tocando com elas (devidamente "upadas").
Abç

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar


Bertola

Estou pesquisando uma ponte tune-o-matic pra colocar na primeira guitarra que estou construindo, daí queria alguma dica de marca boa e barata, pois não posso gastar muito com uma ponte. E creio que não vale nem um pouco a pena gastar 300 reais em uma ponte gotoh desse estilo, estou errado?

Outra dúvida, por favor, to louco atrás de um site nacional e confiável que venda tudo que eu preciso pra montar minha guitarra, como jacks, potenciômetros, capacitores, trastes, tarrachas, etc. Qual você me indica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Plínio Ferrraz
Cara, compre da Condor.
Não há 1 site para isso, mas alguns ( um deles é o www.captadores.com.br ) .
Trastes é meio difícil, aliás, eu recomendo que vc compre o braço pronto. O ideal é no E-Bay, e, para isso tem que ter cartão de crédito internacional.
Abç

thstugis
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara eu tenho uma Vintage V100 WR e ela vem com Mini-Humbuckers e eu gostaria de saber se, para uma possível troca, por HB normais precisaria alterar a furação !
Agradeço desde já !
Thomas.

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar


Bertola
Muito obrigado!

E sem querer abusar: Com toda sua experiência, como você acha que ficaria o timbre de(por exemplo) uma Les Paul com Ponte de madeira(Jacarandá) e rastilho de osso? Mais Sustain? Menos alguma coisa?

lehnox
Veterano
# set/11
· votar


Bertola

Você poderia me indicar algum humbucker que, ao ser splitado, produza um bom "twang"? Ou vale mais a pena um bom captador com algumas mudanças na eletrônica (pots de 1M, por exemplo).

desde já grato.

musicrock
Veterano
# set/11
· votar


Alguem sabe me dizer qual a difrença da gibson pro para standard ou traditional?
Posso usar cordas 0.11 ou 0.12 na minha epiphone les paul? no caso usarei a afinação em Ré.
Alguem pode me tirar essa duvida?
grato.

Cristhyano
Veterano
# set/11
· votar


Bertola, gostaria de saber qual a influência de um top de imbuia/radica de imbuia teria em uma guitarra?
Pretendo montar uma com corpo em mogno e achei o top de imbuia extremamente bonito, mas andei lendo algumas coisas boas e ruins sobre essa madeira e não sei o que é real ou não.
O que você pode me dizer sobre ela ser usada como top no mogno? Realmente ela é mais pesada e reduz o sustain? A guitarra teria uma sonoridade melhor se fosse somente em mogno ou o top teria pouco efeito?

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


thstugis
Sim. Evite isso.
Plínio Ferrraz
Les Paul com Ponte de madeira(Jacarandá) e rastilho de osso?
Não sei de onde vc tirou essa idéia... Pra que isso?
Cara, invenção de mais, geralmente é "furo n'agua"...
lehnox
Cara, capt Hb, "splitado" tem som de Hb "splitado", e não de um bom "single-coil". Trocar o pot por um de 1M só faría sua guitarra ficar mais aguda. No mais, na minha experiência, o JB foi o mais "fiel" ao som "single".
musicrock
Vc DEVE usar 0.11 em sua Les Paul, pois ela possui uma escala mais curta que as do tipo Fender, resultando em cordas menos tensas. A diferença é acabamento e qualidade das madeiras (no caso da pro - que, aliás, não é muita...).
Cristhyano
Se o "top" for fino, a influência será menor. A Imbúia acrescenta um pouco mais de "high end", e não "tira" sustentação não. Eu mesmo já construí baixos e guitarras com essa combinação com ótimos resultados.
Abçs

bisk8nes
Veterano
# set/11 · Editado por: bisk8nes
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho uma Gianinni Strato Sonic de 2004 parada aqui em casa, mas os captadores dela são muito ruins. Minha dúvida é se vale a pena trocar ou é melhor jogar a guitarra fora mesmo, tem como saber se a madeira é boa etc? valeu!

(acredito que essas guitarras são feitas de basswood)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


bisk8nes
Claro que tem como trocar...
Abç

Cristhyano
Veterano
# set/11 · Editado por: Cristhyano
· votar


Valeu pela resposta Bertola, só mais uma dúvida.
Qual o comportamento do ébano como madeira de escala ao invéz da rosewood? Em questão de lubrificação e até torção por causa de mudança de temperatura e umidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Cristhyano
Cara, não existe isso de "...Em questão de lubrificação e até torção por causa de mudança de temperatura e umidade..."
A madeira da escala TEM QUE estar sêca o suficiente para não apresentar empenos e torções, e um luthier profissional jamais utilizaría uma madeira inadequada.
Outra coisa: O que seria "lubrificação"?
O ébano é uma madeira com alto coeficiente de dureza e propagação sonora, o que ocasiona um timbre agudo, ademais não existe no Brasil e é muito cara. Se é essa a sua opção, ótimo, senão, sugiro o uso do ipê ou da muiracatiara para a escala, ou mesmo do Gonçalo Alves, coração de nêgo ou roxinho.
Abç

Cristhyano
Veterano
# set/11 · Editado por: Cristhyano
· votar


Com guitarra de mogno e braço de maple a escala de roxinho casa bem? Ou recomenda alguma outra?
Eu achava que algumas madeiras eram mais suscetíveis a mudanças de temperatura independente de estarem secas. Bom saber que não é assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji