【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Tguitarpower
Membro Novato
# jul/17
· votar


Boas pessoal. Eu tenho uma guitarra com ponte tremulo que ultimamente me anda a dar problemas. Simplesmente de um momento para o outro a ponte levantou bastante, isto sem trocar cordas nem nada. Ela simplesmente não quer voltar ao normal e eu gostaria de a ter o mais fixa possível pois não uso a alavanca.
Algumas fotografias:
Fotografia
Foto
Será preciso trocar as molas? Ou apertar menos os 6 parafusos? Eu estou a pensar tirar a ponte fora e voltar a por de novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


kbza
não tem nenhum manual escrito em português?
Não sei.
Quanto aos trastes, sabe dizer se todos devem ter a mesma altura
Isso depende da construção, da concepção d luthier, etc. Mas, no geral. tem a mesma altura.
Tguitarpower
Pelo bloco já se vê que é uma ponte de baixa qualidade.
Retire-a e reinsta-le, e compre novas molas.
Abçs

ruyrtv
Membro Novato
# jul/17
· votar


Salve galera, tenho uma Ibanez Js100 TR de 2006, tem os captadores originais ( IBZ AH1 e IBZ AH2), pensei em trocar pelos seymor duncan Slash, será que o combinaria o timbre? Quais seriam os captadores que se adequariam melhor? Por favor me deem algumas sugestão, não entendo nada do assunto. Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


ruyrtv
Não tem resposta.
Cada caso é um caso, cada guitarra é uma guitarra, cada equipamento é um equipamento e cada músico é único.
Abç

Tguitarpower
Membro Novato
# jul/17
· votar


Estou a pensar mandar vir uma ponte juntamente com as molas só que tenho duvida entre duas pontes, serão estas duas compatíveis? A minha é uma 6-Saddle Vintage-Style sendo a guitarra uma Squier Affinity Stratocaster .
Uma é esta:
- Bridge para Guitarra Fender Vintage-Style Strat Chrome Saber mais
Feita para os instrumentos Fender® numa variedade de modelos de estilo vintage e contemporâneos. Ponte com montagem de seis pentes de estilo vintage, com pentes de aço estampados.

Espaçamento de montagem vintage de 2-3/16". Tremolo fundido de design block. Enroscamento aceita tremolo standard de 10/32. Não inclui hardware de montagem, garra de tremolo, molas de tremolo ou o próprio tremolo.

Pode ser montado no corpo USA Stratocaster® Body (ponte vintage) e corpo Stratocaster (ponte vintage).

Usada nos modelos John 5 HHH Tele®, Cyclone™, Deluxe Fat/Double Fat Strat®, Deluxe Powerhouse Strat®, Deluxe Player Strat®, Antigua Strat®, Pawn Shop™ Super-Sonic™, e série Classic (México) fabricados de '04 ate ao presente. Também serve para os modelos Highway 1™ (US) fabricados antes de 2006.

Outra:
-Bridge de Guitarra Fender Standard Series RH SGGB VTCRB Saber mais
Feita para instrumentos Fender® numa variedade de modelos de estilo vintage e contemporâneos.

Montagem de ponte niquelada de aço de estilo vintage com seis pentes Fender. A montagem inclui pentes, parafusos de entonação/molas e parafusos de ajuste da altura do pente. Bloco tremolo aceita um tremolo standard de 10/32. Não inclui hardware de montagem, garra de tremolo, molas de tremolo ou o braço tremolo.

Montagem com espaçamento moderno de cordas de 2-1/16". Como resultado, os parafusos de montagem da ponte podem não servir diretamente num instrumento vintage ou de reedição vintage e pode ser necessária uma modificação.

Utilizada na maioria das Séries Standard, Deluxe Roadhouse/Lonestar e modelos Blacktop Series Stratocaster® (México) fabricados de '06 até ao presente.

fconde77
Veterano
# jul/17 · Editado por: fconde77
· votar


Tguitarpower

1º - Se vc não usa o tremolo, não vejo necessidade de investir numa ponte nova... Leve a um luthier peça para travar a ponte.

2º - Sem saber qual a marca e modelo da sua guitarra e qual o espaçamento dos parafusos e carrinhos todas as informações acima são irrelevantes.

P.S.: Apertar os 6 parafusos só levantaria mais a ponte... Eles devem apenas encostar na base da ponte
P.S.2: Pelas fotos que postou na pergunta anterior, sua ponte esta bem torta... Aparentemente um lado esta encavalando sobre o escudo e na outra foto percebe-se isso claramente olhando para o bloco em diagonal!?!?!
P.S.3: Ví que em 2014 estava querendo trocar a corda de .09 para .11... Se fez, levou a um luthier?

Leve sua guitarra a um luthier... Só pelas dá pra ver que no "mínimo" esta muito desregulada.

Tguitarpower
Membro Novato
# jul/17
· votar


Não cheguei a trocar por .11 mas sim por .10 que é a que estou a usar agora. A ponte ficou assim de repente, já tinha as cordas postas à muito tempo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


Tguitarpower
Sem que um luthier experiente examine a sua ponte, qualquer conclusão aqui é mera conjectura.
Abç

Tguitarpower
Membro Novato
# jul/17
· votar


Pessoal, alguma opinião quanto a isto? Era por causa disto que ela estava torta e levantada
zona da ponte

fconde77
Veterano
# jul/17 · Editado por: fconde77
· votar


Tguitarpower
Pessoal, alguma opinião quanto a isto?
Que "M" rda... Issó é serviço para luthier. Note que a estrutura tem rachaduras na altura da 1º e 6º corda, portanto acredito que será necessário fazer um reforço, enxerto ou apenas uma colagem. Somente um luthier examinando a guitarra em mãos para avaliar qual rumo irá tomar.

Era por causa disto que ela estava torta e levantada
Sim.

Tguitarpower
Membro Novato
# jul/17
· votar


Acham que vale a pena o arranjo? É uma Squier affinity Stratocaster.

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


Tguitarpower
Somente um luthier examinando a guitarra em mãos para avaliar qual rumo irá tomar.

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bertola e Fconde77, o resultado da ajuda que vcs me deram aqui no topico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/331514/

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


diogosabh

Obrigado por ter postado as fotos, lembro na época tentei descobrir qual seria o fabricante e modelo dessa guitarra, pq nunca tinha visto uma com essas características(corpo estilo LP, ponte Hardtail e essa conf. de elétrica)

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Eu nunca tinha visto uma pessoalmente tb. Pesquisando achei umas les paul com hardtail. Coisa rara. Provavelmente saiu assim por ser um modelo dr linha de baixo custo. Alias, a cort nem possui mais traço da linha em seu site. Mandei um email para eles pedindoqualquer tipo de informaçãoe fui completamente ignorado. Sequer um email automatico recebi

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


diogosabh
Legal!

diogosabh
Membro Novato
# ago/17
· votar


Caro bertola.
Entre minhas guitarras esta aqui o patinho feio no quesito som (pq apesar de barata ela é bem bonita). Uma memphis mg230. Praticamente nao uso ela ha um bom tempo ja, mas de vez em qdo gosto de pegar ainda pq gosto demais do braço dela. Reguladinha... Cordas trocadas essa semana. Porem uma coisa nela que me incomoda demais é o pessimo som dos singles. uso ouco single, ou quase nada, e pensei em colocar uns minihumbuckers nas cavidades de single. que sao braço e meio. vi vc falando uma vez que esses minihumbuckers chineses sao bem honestos. e nao me anima gastar muito dinheiro numa guitarra barata, nem devo. pelo preço pensei em pegar dois e testar. ja vi um video do sergio rosar falando que na linha dele o cap minihumbucker no braço e no meio é o mesmo. nao ha mudança na fabricaçao. a minha duvida é: se eu compro dois iguais... nao vai dar problema de polaridade? ou tem como eu fazer algo relacionado a isso? entendo nada de minihumbuckers e menos ainda de captador de meio.kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


diogosabh
Sim, pode haver problema de polaridade, embora seja mais comum esse problema ocorrer com o capt do meio (em relação ao do braço ou ao da ponte).
Mas, para resolver basta invertes a ligação de um deles...
Abç

diogosabh
Membro Novato
# ago/17
· votar


Blz. obrigado, Verdade.kkk. Soluçao simples. Agradeço

diogosabh
Membro Novato
# ago/17
· votar


Bertola, sabe algo sobre os humbuckers artec arm sb103 feito na korea?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


diogosabh
Não conheço. Já usei captadores ARTEC para baixo, e são razoáveis.
Abç

MatheusMX
Veterano
# ago/17
· votar


Prezados,
Fiz uma troca do captador da ponte de uma guitarra com dois humbuckers e chave de 3 posições.
O captador da ponte tem resistência de 15k, e o do braço tem 9k.
Tanto na ponte quanto no braço os volumes ficaram bons, não tem diferença significativa. Porém, na posição intermediária, o som ficou mais fraco.
Fiz alguma coisa errada ou era pra ficar assim mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


MatheusMX
Apenas inverta a ligação de um deles.
Abç

Anflor
Veterano
# ago/17 · Editado por: Anflor
· votar


Tenho uma dúvida que pode parecer tosca para os profissionais, mas pra mim não é algo tão trivial...
Tenho uma Tagima Strato T-735 em que troquei os captadores por 2 humbuckers ativos. Nunca usei e nem pretendo usar o tremolo da ponte. Não acho necessário, tampouco útil. Acho o efeito desagradável.

Minha dúvida é: quero substituir a ponte original por uma fixa tipo hipshot. Para isso eu quero preencher a cavidade do tremolo original. É possível preencher esta cavidade com algum material sintético como durepoxi, ou alguma outra resina? Ou o melhor mesmo é preencher a cavidade com madeira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Anflor
Tem que ser feito com madeira e não material sintético (que soltará ou rachará). Mas isso não é necessário, basta bloquear a ponte com um bloco de madeira colocado atrás da ponte, sob pressão.
Abç

Snakepit
Veterano
# ago/17
· votar


Bertola ou galera aqui do fórum, alguém sabe algum site que venda essa chave aqui?

Achei apenas links americanos, mas esperar 30 dias úteis pra entrega não parece muito interessante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Snakepit
Não sei. Nem tenho isso...
Abç

Snakepit
Veterano
# ago/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa é a chave oficial pra ajustar o braço dos violões Martins.

Mas creio que a versão de normal extra longa deve fazer o mesmo serviço, não entendi pra que serve a da bolinha na ponta.

fconde77
Veterano
# ago/17
· votar


Snakepit

Essas chaves com pontas abauladas servem para trabalhar com ângulo de até 25º em relação ao eixo do parafuso.

Snakepit
Veterano
# ago/17 · Editado por: Snakepit
· votar


fconde77
Muito obrigado por dizer o nome correto! Abaulada!

Tinha achado apenas chave original da Martin por 85 reais em um site duvidoso.

Agora com o nome certo descobri que essa chave é bem comum tem por 4 reais, vou procurar nas ferragens mesmo.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/96038/2/361/153/Chave-Allen-A baulada-de-5mm?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_ medium=cpc&gclid=EAIaIQobChMIvOS-5ODX1QIVhAeRCh2A2AXZEAQYASABEgKFLPD_B wE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji