Reforma de uma Cort Les Paul - Fotos inclusas

    Autor Mensagem
    diogosabh
    Membro Novato
    # jul/17


    Olá amigos. Há algumas semanas comecei a reforma de uma Cort. Precisava ser feito absolutamente tudo nela. Era so o corpo e o braço (já escalopado, infelizemente).
    Fotos da guitarra ainda na casa do antigo dono:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/whatsapp_image_2017-06-18_at_10 -35-13-jpeg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/whatsapp_image_2017-06-18_at_10 -35-12-jpeg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/whatsapp_image_2017-06-18_at_10 -35-11-jpeg

    Chegando a mim, desmontei, tarraxas para o lixo, e constataçao dos problemas da pintura. Era uma pintura (mal) feita em casa. precisava de tirar inteira para a nova pintura. Retirei a pintura com lixa 80 e 100. o fundo era grosso demais me pareceu impossivel tirar apenas com lixa. tentei removedores tambem e nada. o que me tirou a ideia de deixar o tampo so na madeira (quem sabe um dia).
    Fotos do tampo ja sem tinta:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170716_224231-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170716_224302-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170716_224336-jpg


    Como pode ser visto, um dos buracos da ponte foi uma dor de cabeça. um parafuso sem cabeça estava preso la dentro. e tinham feito um outro buraco (torto) para tentar prender a ponte. com toda paciencia tirei e cobri com massa para ficar liso. a parte mais ao meio tambem precisou de massa mas nao haviam avarias na madeira. apenas no acabamento superior.

    No braço tb tinha pesadelo. parece que em algum momento bateram ela e danificaram a pintura ( a madeira nao). Alguem achou, em algum momento de loucura, que seria uma boa colocar durepoxi no headstock. lixei e saiu tudo. deu muito trabalho. Revelou, pelo menos, o modelo da guitarra: uma cort, les paul pop series feita na indonesia. no processo de lixamento tb recuprei o numero de serie.Faz sentido ser uma guitarra de baixo custo, ja que é coisa rara ver les paul com ponte hardtail.
    Fotos do braço:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170709_101927-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170709_102152-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170709_102152-jpg--2

    A ideia era colocar uma pestana de osso. e ainda é.porem, para testar a guitarra usei uma de plastico que tinha aqui sobrando. por enquanto fica ela...lixei a base para ficar da altura correta.
    As tarraxas novas sao strinberg. um custo achar material em bh. essas foram as unicas que achei de dois parafusos em toda a cidade. e eram o ultimo jogo da loja.

    Os captadores sao bill laurence tirados de uma Hurricane Seg277. Gostei deles pelo baixissimo custo que paguei. me custaram 90 reais o par.

    A escala foi hidratada com oleo de peroba

    Ainda nao foi feita regulagem, é o ultimo passo. A ponte eu reaproveitei. troquei apenas um carrinho e vou trocar as molas

    Essas sao as primeiras fotos dela pronta. fiquei mto orgulhoso com o resultado contando que foi feita pintura via tinta spray, verniz spray e tudo num banheiro pequeno de apartamento. Sem contar o baixissimo orçamento. ainda nao parei pra calcular mas contando tudo, de lixa a captadores nao cheguei a 300 reais. espero comentarios e agradeço a atençao. Aproveito para deixar um agradecimento a uns foristas que me ajudaram mesmo que sem saber. Ao bertola que respondeu minhas perguntas pacientemente no topico de luthieria. ao fconde77, idem. e ao JJJ, assisti a muitos videos do canal dele para me ajudar. pois mais que nao seguisse o que ele fez me deu muito norte na caminhada.

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170730_205952-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/whatsapp_image_2017-07-30_at_17 -06-54-jpeg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170730_210012-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20170730_210050-jpg

    Delson
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Parabéns pelo trampo! Eu também gosto de me arriscar de luthier, mas nunca cheguei nesse ponto. Pintura não é o meu forte.

    diogosabh
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Obrigado amigo. pintura é compliado msm... ainda mais sem condiçoes basicas. eu tive que refazer essa pintura umas 4 vezes por causa de poeira na tinta ou no verniz. e ainda nao ta 100%. Polimento feito na mao tb nao tem como sair mto bom... mas enfim... limitaçoes. continuo persistindo.kkk

    SkyHawk
    Membro
    # jul/17
    · votar


    diogosabh
    Parabéns pelo resultado ! Muito bom !
    Que verniz spray usou ?

    Já fiz algumas pinturas mas o verniz spray é sempre o meu maior problema.

    diogosabh
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Nossa amigo... a lata ja foi pro lixo... nao lembro. so sei que pra conseguir uma pintura mais uniforme vc precisa ter um afastamento bom da peça para a lata. nao pode pintar muito de perto. pro corpo absorver meio que so o "po" do verniz de longe. nao tem como ficar um acabamento lisinho tb... isso so com o polimento posterior

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Cara, levando em conta as condições, o trabalho ficou excelente! A primeira foto deu até água no olho kkkkkk
    Ficou uma guitarra com visual bem diferente, eu gostei!
    Poste sons?
    abç

    JJJ
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    diogosabh

    Opa! Fui citado, exijo réplica!!! hehehe

    É a prova de que a gente pode aprender com o erro dos outros também... meus, no caso... kkkkkkk

    Pô, cara, ficou bacaninha, hein? A coitada tava um lixo e você deu uma melhorada bem boa! É um passatempo muito divertido a gente pegar uma guitarra em condições lastimáveis e transformar em algo que preste! Eu tenho que me segurar pra não ficar comprando umas esfarrapadas que vejo de vez em quando, custando uma merreca. A vontade de brincar com isso é enorme (já o espaço do quarto onde eu guardo as minhas, não... rs).

    Parabéns!

    Buja
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    JJJ
    Eu tenho que me segurar pra não ficar comprando umas esfarrapadas que vejo de vez em quando, custando uma merreca.

    O que me segura hoje é a "desculpinha" que dou a mim mesmo de que moro em apto, a muié vai implicar, e tal.
    Dai, vejo voce fazendo doideras dentro de um apto com mulher do mesmo jeito. kkkkk.

    Sabado mesmo passei numa lojinha de instrumentos daki e vejo uma menphis antiga sunburst, com headstock de fender e corpo de madeira solida, mega conservada, timbre bem bonito, e bem regulada.
    290 merreis, até 250 levava.

    Fiquei cocando na hora, sai da loja, deu uma volta no quarteirao, pensei nas contas, no valor dos upgrades, na briga da muié, pensei pensei...
    Fui embora. Mas meu caminho de volta do trabalho é passando na porta da loja. Vou ter que desviar, senao vou acabar compando ferozmente kkk.

    ohhh gas, ohhh gas....maldita infernal. Porque a raça guitarrista metida a luthier tem isso? oh praga soh....vou acabar comprando ela pra mexer rsrsrs

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Eu achava que tinha me livrado da tal gas, mas quando me dei conta, queria comprar um monte de coisas de novo, só que coisas diferentes hehehe

    Não que eu não esteja satisfeito com o que tenho, mas a gente sempre quer mais né? Só tem que ficar esperto pra não acabar comprando coisa que acaba nem usando, acho que todos já cometeram tal erro. Hoje eu procuro me desfazer de tudo o que não uso e não tenho muito medo de comprar algo, o máximo que vai acontecer é eu não gostar ou não usar e vender logo depois, não me apego a mais nada!

    JJJ
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Buja

    Mas eu deixo de comprar um monte de tralhas também... Um tempo atrás vi uma Jackson absolutamente destruída (acho que o dono deve ter atropelado a bichinha) por 80 reais num sebo aqui!!! Consegui me segurar na hora, mas se passo uma segunda vez, sei não... kkkkkkkkkkkkk

    acabaramosnicks

    Você está certíssimo. Eu devia fazer o mesmo. Mas aí eu vou ver uma coisa qualquer pra vender... digamos... um pedal que não uso. Custou uns 300 reais. Aí vou ver o preço do usado, cai pra 100. Tem que anunciar, esperar vender, depois de um mês anunciado o caboclo oferece 80, aí vai embalar, passar no correio, esperar receber... no fim, acabo preferindo ficar com a coisa... não nasci pra ser vendedor... kkkkkkkkkk

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    JJJ
    Na boa, eu vejo equipo parado e dá vontade de chutar ele longe, não sei por que. Mesmo se for pra vender a 1/3 do valor, eu vendo, até porque também costumo comprar (quase) tudo usado, então dá quase no mesmo. Tem mais é que comprar e vender tudo, o que for essencial vc vai sentir no seu coração (e no ouvido) e saberá que não deve passar pra frente. Qualquer coisa diferente disso serve pra experimento e moeda de troca.

    diogosabh
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Acabaramosnicks: valeu! Postarei sons mais pra frente. Ela ainda esta sem regulagem. So mexi na altura das cordas. Oitavas completamente desreguladas. Assim que ela estiver 100% e sobrar um tempo posto algo com ela.

    JJJ
    Pois é. Terminei essa guitarra ja com vontade de fazer outra. Kkkk. É o vicio. Alias, ja terminei essa pensando em qual sera a proxima cor
    dela.kkk


    Quanto ao assunto de vender as coisas:sei que equip é feito pra usar. Mas ainda acho que uma guitarra pendurada na minha parede fica mais bonita que qualquer quadro. Pra eu vender so se criar birra. Dificil.kkk

    SkyHawk
    Membro
    # jul/17
    · votar


    JJJ
    diogosabh

    Entendo ambos perfeitamente, sou igual. Atualmente trabalhando em duas stratos e não vendo nada, nunca vendi e não venderei. Posso até dar, como já fiz para incentivar alguém a aprender, mas vender não.

    Minha fase atual é montagem de pedais, estou com 3 indo para o 4, saudades do meu tempo de hobbista de eletrônica (algo como 35 anos atrás....kkkkkkk)

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    diogosabh
    Mas ainda acho que uma guitarra pendurada na minha parede fica mais bonita que qualquer quadro.

    Se vc usa como adorno ou decoração, está usando. É você que tem que dar um sentido para suas coisas, seja ele qual for. O que não faz sentido (pra mim) é deixar pedal na gaveta pra sempre, deixar guitarra no case por 2 meses, tirar, tocar 5 minutos e guardar no case de novo por meses, essas coisas. Mas ainda assim, se tá bom pra pessoa, quem sou eu pra fazê-lo se livrar disso? Eu venderia rapidinho, mas cada um faz o que quer com teu equipo né rsrsrs

    SkyHawk
    Atualmente trabalhando em duas stratos e não vendo nada, nunca vendi e não venderei. Posso até dar, como já fiz para incentivar alguém a aprender, mas vender não.


    Vender é pra aquilo que foi comprado. A partir do momento que vc tá personalizando o equipo por hobby, a coisa muda de figura.

    Por exemplo, eu tinha uma Ibanez safada, linha GRG, e era incrível o timbre que entregava. Tudo componente de segunda linha, qualidade questionável, sustain meia-boca, mas eu regulei ela por conta, troquei caps, e ela é muito boa pra tocar e entrega um timbre MUITO bom, nem dá pra acreditar que custou menos de 1k (na época foi bem menos). Um amigo meu acabou de entrar em uma banda com o intuito de profissionalizar-se, inclusive vai sair em turnê na europa esse ano, e estão gravando o CD agora. Dei a guita pra ele kkkkk mas tipo, é um amigo muito próximo, que tem pouca grana pra investir em equipo e talz, e essa guitarra é única pra nós dois. Como estou usando mais a outra (uma schecter), dei essa pra ele.

    É diferente das outras 5 guitarras que passaram na minha mão no mesmo período, comprei, vendi, troquei e fiz mil rolos sem dó nenhuma. Mas também não dá pra ficar dando equipo pra todo mundo, pra mim é inviável financeiramente.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    diogosabh

    Parabéns pelo trampo, curti muito o resultado. Realmente dava dó dela antes.

    Quando eu era mais novo, o jeito que eu encontrei para ter equipos legais era ir comprando essas sucatas e reformando mesmo. Então acho muito bacana a galera que faz isso, sem dizer que é um belo hobby.

    O Único "problema" é que depois de alguns anos, como o JJJ disse, podemos acabar "acumulando" instrumentos rs. Eu mesmo tenho alguns bem zoadinhos, mas de alto valor sentimental... E tem outros casos que uma guitarra +- como a Ibanez Gio citada, vira um instrumento que soa 5x mais caro.

    diogosabh
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Obrigado Paul.Gilbert! Tb acho um belo hobby. Acumular é inevitavel.kkkk

    Buja
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Buja
    · votar


    JJJ
    Um tempo atrás vi uma Jackson absolutamente destruída (acho que o dono deve ter atropelado a bichinha) por 80 reais num sebo aqui!!! Consegui me segurar na hora, mas se passo uma segunda vez, sei não...

    Vixe, 80 barão?! Eu tinha pegado na hora bicho. Nem que seja pra deixar no porta mala do carro e tocar por ai, ou deixar na roça pra ter o que tocar quando for pra la.
    ps: Nao to ajudando em nada ne rsrs.


    SkyHawk
    Minha fase atual é montagem de pedais, estou com 3 indo para o 4, saudades do meu tempo de hobbista de eletrônica (algo como 35 anos atrás....kkkkkkk)
    A gente que gosta de futucar trecos musicais, fica doido com DIY. MAs eu so sei mexer com instrumentos, mesmo assim to engatinhando, muito longe do nivel do JJJ, por exemplo.

    Porque hoje em dia, meu principal problema (ou seria solucao, um freio bem vindo), é a mulher vendo os gastos.
    E a cada peça guitarristica que chega, ela enfurece kkk. Chama muito a atencao. Toda vez que o porteiro interfona dizendo que chegou um pacotinho, ela liga o alerta vermelho na hora. Ja sabe que é coisa de guitarra. Dai vez por outra faço questao de comprar um presentinho, um gadget, um treco personalizado, sei la, pra amaciar a onça.

    Mas se eu soubesse de eletronica, tava com meus problemas resolvidos. Completamente. De doido em doido, de resistor em resitor, sai um pedal.
    E é coisa de centavos, uns reaiszinhos, e tal.
    Da pra montar um fuzz com 20 conto, completo!
    Eu lotaria de pedais, experimentos, mini-amps e a dona onça nem implicaria.

    Tenho um amigo que é professor de eletronica no senai/mg.
    To achando que vou fazer esse curso tecnico. Dou a desculpa de que é uma profissao a mais, que temos que nos precaver. E é verdade.
    Mas com isso eu aprendo a fazer meus trecos, kkkk.

    Paul.Gilbert
    O Único "problema" é que depois de alguns anos, como o JJJ disse, podemos acabar "acumulando" instrumentos rs.
    Ai que eu acho que entra a caridade. Ja fiz muito disso.
    Uma fez montei uma strato branquinha zerinha, rosewood, linda, e passei pra um amigo meu que iria casar, se mudar pra campinas, e dificilmente iria ve-lo novamente. Dei mesmo, nao como presente de casamento (ele encarou assim), mas porque simplesmente nao tinha sentido ficar com ela aqui. Ja tava cheio de guitarra. Um a mais nao faria diferença alguma. So serviria pra acumular.

    Sempre, sempre vai aparecer um sobrinho seu, um amiguinho do filho do seu vizinho, uma crianca carente da escolinha de musica, que nao pode ter uma guitarra.
    Nós, estando com muita coisa acumulada, ja tendo montado, ou reformado muita coisa, pode passar. Faz um bem danado, pra nós e pra quem ganha.
    Num é?! Eu penso isso.

    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Buja
    Vixe, 80 barão?!

    "Barão" é mil, pô... era 80 contos, reais... hehehe
    Mas tava muito destruída, só dava pra catar peças...

    Ai que eu acho que entra a caridade.

    Também já doei bastante coisa. Mas o que sobrou aqui é difícil... rs

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    diogosabh
    A julgar pelas fotos o mogno do corpo da sua Cort, além de ser de qualidade é muito lindo.
    Se essa guitarra fosse minha eu nunca a teria pintado, e sim mantido o belo corpo original.

    diogosabh
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ola amigo. Eu tb achei lindo e a ideia era deixar o tampo em madeira natural. Na verdadr ela é um sanduicche. Dos lados da pra ver q nao é uma peça unica de madeira, o que deixaria ela feia se colocasse ela toda em madeira natural. Teria que ter um serviço mais profissa para deixar o tampo e talvez atras natural e pintado dos lados. Confesso que tentei e o efeito ficou lindo.porem, meu problema é que o acabamento original esta com falhas de batidas. E como ele é muito grosso, mais de um mm, eu nao teria condiçõesde tirar na lixa manual. Precisaria de maquinas, que ainda nao possuo. Entao a saida foi deixar bem liso, colocar uma nova seladora e pintar. Mas pode ficar tranquilo que ainda faz parte do projeto esse tampo em madeira natural. Quem sabe um dia.

    diogosabh
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Removedores nao fizeram nem cocegas nesse fundo. Alguem saberia me dizer pq?

    diogosabh
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Amigos, como eu disse, acabei a guitarra ja pensando qual seria a proxima cor,kkkkk.

    Na verdade o q me incomodou nela foi a textura, acredito q o verniz nao era de mta qualidade. msm apos muitos dias ainda sentia um pouco pegajoso.

    resolvi repintar, usando agora verniz da suvinil fosco e tinta fosca. mantive o preto mas achei q ficou mto mais bonita e com um toque mto mais agradavel.

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20180115_211231-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20180116_211346-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20180116_211410-jpg

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/p_20180115_194511-jpg

    SkyHawk
    Membro
    # jan/18
    · votar


    diogosabh
    Ficou bem bacana ! Parabéns !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma de uma Cort Les Paul - Fotos inclusas