【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


E porque não se afina oitavas de violão?

FilipeBento
Membro Novato
# out/16
· votar


Olá Pessoal queria saber sobre pintura!
tenho uma tagima vulcan queria deixar ela so na cor natural e passar so um verniz, mais fico na duvida nela da pra fazer isso , aqueles filetes brancos nelas são um pintura e algum tipo de plastico tem como lixar ele tb?

fconde77
Veterano
# out/16 · Editado por: fconde77
· votar


Amago
E porque não se afina oitavas de violão?
Pq pelo projeto do violão a ponte e o rastilho já estão posicionados nas oitavas... Em alguns casos o próprio rastilho já trabalhado com alguns ângulos para um ajusto mais preciso "se necessário"
http://www.tokemusical.com.br/images/products/3661_1.JPG

FilipeBento

O trabalho é o custo pode não ser justificado pelo valor da guitarra.
Outro ponto é que a madeira do corpo(Basswood) não é um madeira tão figurada que compense o acabamento natural, sem falar que não sabemos o numero de emendas que esse corpo pode ter e você pode se decepcionar com o resultado final.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Tirando a ponte, crê que valha o tiro?
Não...

andredraw
Veterano
# out/16 · Editado por: andredraw
· votar


Bom dia a todos os amigos, ao fconde77 e ao Mauricio Luiz Bertola, que são super solícitos.

Quero começar dizendo que, lendo as opiniões de vocês (e de tantos outros aqui no Forum), bem além do conhecimento técnico, tenho aprendido mais de filosofia musical do que consegui (ou conseguiria) aprender em qualquer site especializado ou com qualquer professor. Agradeço imensamente.

Agora vamos ao abuso, rs. Se puderem me tirar algumas dúvidas, por favor:

1 - Para dar minhas alavancadas na SX, comprei o bloco e as molas Manara indicado pelo Bertola. Obviamente, vou levar a guitarra pra regular em um Luthier, estou apenas esperando o nut que encomendei chegar. Entretanto, resolvi eu mesmo instalar o bloco e as molas, mais para aprender. No fim, tive uma dúvida e não encontrei a informação adequada: os seis parafusos que prendem a ponte à madeira da guitarra devem ficar em qual altura? Há alguma referência?

2 - Sobre esses mesmos seis parafusos da ponte: quando ia retirá-los, percebi que em dois dos buracos que estão os parafusos há duas rachaduras finas indo em direção ao escudo, não sei qual comprimento, não parece muito. Eu não tinha percebido antes, mas com a ponte recolocada e olhando por cima, dá pra ver as duas rachaduras perpendiculares à ponte e ao escudo. Minha dúvida é se isso é um problema mais sério ou se dá pra ignorar.

3 - Tenho uma guitarra antiga e de entrada com uma maldita Floyd Rose barata, Floyd Rose que eu nunca uso. Mas gosto bastante da guitarra, a pegada, o timbre, me dou bem com ela. Dá pra bloquear esse tipo de ponte ou isso é exclusividade de pontes de Strato?

Muito obrigado e abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


andredraw
1) Isso muda muito. Eu sempre regulo com a base da ponte pousada sobre o corpo, e os parafusos ligeiramente acima dela.
2) Esse problema pode piorar e mesmo inutilizar o uso da alavanca se se exagerar no uso da mesma.
3) Sim, dá.
Abçs

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16
· votar


andredraw
Já vi muitas pessoas apertarem somente os 2 da ponta(fica tipo 2 pivôs)e deixarem um pouco mais solto os outros 4 do meio.

andredraw
Veterano
# out/16 · Editado por: andredraw
· votar


Esse problema pode piorar e mesmo inutilizar o uso da alavanca se se exagerar no uso da mesma.

Acabei de comprar a guitarra. Melhor enviar de volta à loja e pedir a troca, né?

Ou um luthier consegue consertar isso?

fconde77
Veterano
# out/16 · Editado por: fconde77
· votar


andredraw

2) A rachadura pode ser também apenas na pintura, leve a um luthier para analisar... Se for apenas um problema estético ficaria por sua conta a troca.

3) A ponte pode ser travada com um bloco de madeira ou uma gambiarra bem engenhosa usando um trinco.(mais fácil/útil pra quem quiser desfazer)... Como você não não usa a ponte travaria com bloco de madeira que assim ainda ganharia um pouco a mais de "sustain".

leoavilaleo

Não gosto dessa opção por deixar o sistema muito vulnerável e não vejo grandes vantagens que compense o risco.
Não uso e não recomendo.

Tiozinho
Veterano
# out/16
· votar


Bom dia amigos, tenho duas duvidas...

1) Tenho uma cort viva gold ll e as vezes ouço um pouco de chiado, essa guitarra não vem blindada de fabrica? obs; peguei ela com um seymour duncan jb sh-4 na ponte.

2) Tenho um Meteoro Nitrous Drive de 100wts e ele também chia um pouco mesmo sem ligar os pedais, mais conforme passa o tempo diminui um pouco, oque pode ser? Obs; Não é valvulado e também chia quando regulo ele nos knobs,

Desde já agradeço pela Atenção!

andredraw
Veterano
# out/16
· votar


A rachadura pode ser também apenas na pintura

Nossa, tens razão. Olhando por alto, a rachadura parece "perfeita", sem ranhuras, digamos. Pode ser só a tinta mesmo. Vou levar ao Luthier pra ter certeza. Muito obrigado.


A ponte pode ser travada

Mas a ponte vai ficar "caída" dentro daquela cavidade?(backbox?). Não tem problema?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Tiozinho
Chiados não acontecem apenas por conta de blindagem...
Como eu disse acima, pode ser um monte de coisas, desde interferências de lâmpadas fluorescentes, até rede elétrica ruim. No caso de barulhos ao se mexer nos pots, isso é sujeira mesmo. Limpe-os com spray "limpa contatos".
andredraw
Mas a ponte vai ficar "caída" dentro daquela cavidade?(backbox?). Não tem problema?
Isso tem que ser feito por um luthier.
Abçs

Amago
Membro Novato
# nov/16
· votar


Boa tarde. Gostaria de saber se tem problema usar cera de carro na guitarra?

fconde77
Veterano
# nov/16 · Editado por: fconde77
· votar


Amago

em problema usar cera de carro na guitarra?
Se usar a cera apenas na pintura ou verniz não tem problema nenhum... Mas pq quer usar a cera?

Os limpadores de guitarra na verdade são ceras líquidas e são assim para facilitar a aplicação.

Agora se a intenção e diminuir os riscos vc tem que aplicar "pasta de polir", que ao contrário da cera é abrasiva. Mas para um bom resultado ou usa uma politriz ou se mata de polir na mão e estopa... Nos dois casos vc vai ter que desmontar a guitarra.

Amago
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Amago
· votar


fconde77
Mas pq quer usar a cera?
Não sabia de outros produtos para dar brilho,obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Amago
Não se deve ficar usando produtos em demasia para a limpeza de instrumentos.
Abç

Amago
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Amago
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelo conselho, vou segui-lo .Abç

w3s1eyB
Membro Novato
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
No caso de barulhos ao se mexer nos pots, isso é sujeira mesmo. Limpe-os com spray "limpa contatos"

achei curioso, tenho percebido isso quando aumento o volume... como deve ser feita a limpeza do pot?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


w3s1eyB
Apenas dispare o spray dentro do pot, na sua abertura, com o tubinho vermelho que vem com a lata, depois gire-o e espere um tempo.
Abç

fconde77
Veterano
# nov/16
· votar


w3s1eyB

Com spray limpa contato(Não use oleos tipo WD) ou Álcool isopropílico numa seringa.

Os potenciômetros tem uma pequena abertura na parte de trás, um buraquinho bem pequeno. Aplique o limpador ou o álcool ali dentro e mova o potenciômetro, espere alguns segundo para secar e teste. Normalmente na 1º tentativa resolve, se não tente novamente até limpar... Se mesmo assim continuar o chiado pode ser que o potenciômetro já esteja com as trilhas gastas e no final da vida útil... Não é muito comum encontrar mas acontece.

w3s1eyB
Membro Novato
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Valeu! vou tentar =D

Ramsay
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
O fato é que todo mundo condena os produtos tipo WD-40 e Corrosion X, se aplicados em potenciômetros dizendo que ele fazem uma gosma que atrai poeira e coisa assim.
Só que isso tudo é falácia.
A trilha de um potenciômetro com o tempo sofre oxidação do ar, a qual pode ser eliminada com um spray limpador de contatos elétricos.
Só que tempos depois essa oxidação pode voltar e o potenciômetro dar mal contato novamente.

E o único jeito de evitar que essa oxidação do potenciômetro volte é após aplicar o spray limpador de contatos, aplicar ou o Corrosion X ou o WD40 os quais criam uma película protetora que impede que a trilha do potenciômetro volte a oxidar.

sobrevivente
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Falando em potenciômetros, a parte elétrica da guitarra, quando há problemas, pode prejudicar um potenciômetro de volume por exemplo? Fiz 3 trocas de pot de volume mas estão apresentando sempre o mesmo problema, que é ficar totalmente mudo ao aumentar o volume. Volta a sair som após mexer no pot de leve.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Ramsay
Essa oxidação de que vc fala é normal, e usar sprays "limpa-contatos" e/ou álcool isopropílico faz parte do processo de manutenção de quaisquer dispositivos elétricos.
Aplicar WD-40 é "descobrir um santo para cobrir outro"
sobrevivente
Isso aí é erro de instalação e/ou solda mal feita...
Abçs

GPONTESFM
Membro
# nov/16 · Editado por: GPONTESFM
· votar


sobrevivente

Você pode estar usando potenciômetros de má qualidade. Esse sintoma parecer ser folga no eixo.
Outra possibilidade é quem está efetuando a troca estar danificando o potenciômetro possivelmente usando um ferro de solda muito potente, aquecendo demasiadamente do componente.

fconde77
Veterano
# nov/16
· votar


Ramsay

Apesar de ter o Corrosion X nunca usei em para limpar potenciômetros... a trilha é de grafite e o contato e de cobre, então acredito que o problema maior seja mesmo sujeira na trilha do que oxidação.

Prefiro o Corrosion X pra outros serviços.Á aproximadamente um ano consegui consegui deixar um Marshall Valvestate 100 funcionando que estava a muitos anos parado...

Mesmo depois de substituir alguns componentes e refazer algumas soldas(Já tinha sido aberto algumas vezes sem sucesso) quando ligado tinha muito ruído a ponto de quase não escutar a guitarra. Sem uma alternativa lógica pra resolver o problema, uma vez que já tinha revisado todo o circuito e conferido se os demais componentes estavam com os valores corretos, desmontei a placa do chassi e limpei com álcool isopropílico e uma escova para retirar a poeira e a oxidação superficial e finalizei aplicando o Corrosion X em toda a placa e só no dia seguinte com uma escova e mais um pouco do Corrosion X passei novamente a escova limpando todos os terminais e conexões, saiu quase toda oxidação. Só então repeti o processo com álcool isopropílico pra remover o óleo sujo e apliquei novamente o Corrosion X para proteger a placa. Até agora esta funcionando normalmente.

sobrevivente
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
GPONTESFM
Isso mesmo, a folga no eixo é justamente onde ocorre o mute no volume! Vou providenciar a troca, acredito que seja componente ruim mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


sobrevivente
Troque por pots da marca Alpha ou Gotoh.
Abç

diegomarinho_o
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu e um amigo estamos montando uma guitarra Stratocaster com peças velhas que temos.

O problema foi no encaixe do braço, lateralmente há uma folga de 1mm aprox.
O que você recomenda para usar com calço neste situação?


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


diegomarinho_o
Folha de madeira, colada em ambas as laterais da cavidade de trócula.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji