【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


leoavilaleo
usei a ponte assim um tempão ate levar no luthier ai ele disse que teria que trocar porque tinha quebrado ,mas a sua não parece ser nada serio não

leoavilaleo
Membro Novato
# abr/16
· votar


Amago
NAO ME ASSUSTA HHAHAHA, quando eu troquei as cordas eu (sem querer) afinei um pouco acima e depois na hora de afinar certo ela deu uma abaixada consideravel, agora eu poderia chutar que ela está coisa de 1 ou 2mm de distancia

Amago
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar


leoavilaleo
Eu te disse que não era nada serio.

fconde77
Veterano
# abr/16 · Editado por: fconde77
· votar


Amago
Estou precisando comprar tarraxas blindadas novas para violão folk. Gostaria de saber qual o melhor custo beneficio?
Wilkinson

leoavilaleo
acabou de estourar minha Mizinha, provavelmente não terei como comprar hoje, só amanhã ou segunda feira, existe alguma possibilidade do braço envergar e eu ter que mandar regular o tensor, só pelo fato de não ter mais a Mizinha?
Não tem risco de "envergar". Quanto a regulagem também não é necessário uma regulagem no tensor ou oitavas caso mantenha o mesma espessura/tensão das cordas e também marca/qualidade compatíveis, mas mesmo assim é recomendável verificar a afinação das oitavas dessa unica corda que trocou.... Só é necessário regulagem caso a ponte seja do tipo Foyd Rose.

leoavilaleo
Como arrumar? Tem algum problema da ponte ficar assim?
A ponte assim, vc perde a estabilidade da afinação. O resto vc mesmo percebeu quando acertou a afinação.

João Pedro Strabelli
Minha dúvida é se usar 9 parafusos altera muito a rigidez ou estabilidade do escudo com 2 a menos
Não, mas você deve se atentar que a furação de 9 e de 11 não são 100% compatíveis.

Amago
usei a ponte assim um tempão ate levar no luthier ai ele disse que teria que trocar porque tinha quebrado, mas a sua não parece ser nada serio não
Apenas por curiosidade, como era a sua ponte... a fixação dela e com seis parafusos ou dois pivôs, o que exatamente quebrou? Pontes de Strato(tremolo) já vi muitos blocos de antimônio quebrados, já as modernas com 2 pivôs o que pode acontecer e o desgastes da mesa onde ela faz contato com os pivôs.

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


fconde77
Nem tenho mais a guitarra era uma sonix giannini ponte strato, não sei direito só sei que ela quebrou e ficava com a parte traseira suspensa. Outra coisa uma das minhas guitarras (tenho duas) esta com a ponte quebrada, quando fui colocar a alavanca ela entrou enjambrada quando fui usar a alavanca só escutei um estalo e der repente à alavanca saio e ficou um buraco na ponte e já esta assim há dois anos tornou-se ponte fixa, ate hoje não troquei eu nunca uso alavanca só usei neste dia fatídico . valeu pela dica das tarraxas

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


fconde77
sera que estas aqui são boas .Tarraxas Wilkinson Preta Para Guitarra Ou Violão 3+3 Wj303

Calime
Veterano
# abr/16
· votar


fconde77

Opa, vlw aí, mas a dúvida era de outro carinha aí...

fconde77
Veterano
# abr/16 · Editado por: fconde77
· votar


Amago
será que estas aqui são boas .Tarraxas Wilkinson Preta Para Guitarra Ou Violão 3+3 Wj303

Sim, só atente para a posição dos parafusos de fixação das tarraxas... se as originais são retas ou em angulo pra não ter que tapar os furos atuais e refazer outros

Quanto a ponte. Pelo que relatou o que quebrou foi realmente o bloco e isso pode ser trocado... já troquei o bloco da minha guitarra por um de aço, não por ter quebrado, foi um upgrade e também por curiosidade para testar outro material. Também já troquei blocos de outras guitarras, todos de antimônio que quebraram, que alias considero frágil pelo numero de vezes que já vi isso acontecer(não só pelo material como também pela espessura cada vez mais fina deles)... Normalmente isso acontece pq:

- Abusarem da força ao usarem a alavanca;
- Por transportarem ou guardarem a guitarra no bag com a alavanca no lugar. Qualquer descuido e uma pancada nessa região pode danificar.
- Forçar a alavanca na hora de fixar, como foi no seu caso.

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


Calime

Vlw pelo aviso, já troquei o nome... Erro meu mesmo!

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


fconde77
Sim, só atente para a posição dos parafusos de fixação das tarraxas... se as originais são retas ou em angulo pra não ter que tapar os furos atuais e refazer outros
Agora eu não sei se são em angulo ou retas, já fritei miolos aqui e mesmo assim não sei

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


Preciso de ajuda (de novo pra varia) e que meu violão novo esta trastejando a Mizona na casa 1 ele e novo sera que uma regulagem resolve?

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


Amago
Agora eu não sei se são em angulo ou retas, já fritei miolos aqui e mesmo assim não sei
Na mensagem anterior coloquei um hiperlink com fotos, basta comparar.
Retas: http://g02.a.alicdn.com/kf/HTB1DYCzJpXXXXXsaXXXq6xXFXXX3/6-pcs-NEW-Wil kinson-cabe%C3%A7as-de-m%C3%A1quina-Sg-De-o-WJ303.jpg
Em Angulo: http://g02.a.alicdn.com/kf/HTB1ZiCWJpXXXXXQXpXXq6xXFXXXM/6-de-novo-Wil kinson-WJ07-Tuners-tarraxas-para-Strat-ou-Tele-preto.jpg

Quanto ao trastejamento do seu violão, ainda mais sendo novo é imprescindível que o leve para uma regulagem geral em um luthier de confiança...

Amago
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar


fconde77
Cara eu sei que e vergonhoso mais mesmo assim não consegui intender, infelizmente também não sei colocar fotos ai no fórum, talvez seja abuso de minha parte mas será que você poderia dar uma olhada no google e ver a foto do violão quem sabe assim você reconhece qual o modelo de tarraxa, e um lauren la125 comprei ele por 100 reais tem um ótimo som já troquei rastilho e pestana coloquei de osso, e algo que sempre quis fazer reformar um violão

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


Amago

1º - Não encontrei fotos da parte de traz do head pra conferir o tipo de tarraxa.
2º - Não acho sensato fazer a troca das tarraxas num violão de R$100,00 sem elas estarem com defeito, ainda mais por tarraxas que custam o dobro do valor que vc pagou pelo violão.
3º - Eu sou o primeiro a incentivar, mas também um dos primeiros a questionar aos que colocam os carros a frente dos bois quando tentam fazer algo que supere seus conhecimentos e habilidades e ainda por cima cause prejuízos. Fazer nut ou rastilho pode até não ser coisa mais complicada do mundo, mas é necessário conhecimento e ferramentas pra alcançar um bom resultado, mesmo não causando um prejuízo definitivo ao violão, o reparo com luthier pode sair mais caro que sua aventura.

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


fconde77
E acho que você tem razão .Sobre o rastilho e pestana eu já comprei pronto foi só instalar ,as tarraxas dele são razoáveis e melhor deixar quieto então, e desculpe a amolação

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
rastilho e pestana eu já comprei pronto foi só instalar
Pode até vir pronto, mas ajustes são sempre necessários... Leve seu violão a um luthier, com certeza esse será o melhor investimento que pode fazer.

GUITARK2
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tudo bem...gostaria de saber se tem problema usar molduras de metal em captadores ativos e se também pode "estragar" mais rápido captadores comuns...molduras de metal podem causar interferência ou qualquer outro problema? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GUITARK2
Não tem problema algum...
Abç

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou com um probleminha no braço de uma strato. Se eu não me engano o braço é de pau marfim, com a escala em rosewood.

A lâmina de rossewood na parte de trás do braço (que tampa a cavidade do tensor) me parece que está mal colada (de fábrica) e o braço tem este pequeno relevo, mas que é incômodo.

Com eu faço pra descolar esta madeira do braço e colar de novo. Você solta ela com um estilete, uma gilete?

Vê algum problema em apenas desbastar o relevo, sem a necessidade de retirar esta tampa? Deixar sem verniz no braço traria qual malefício (além de escurecer o braço por conta do suor)?

Abraço!

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Estive medindo meus violões e viola e cheguei à conclusão que a parte de baixo da boca deles e mais larga que a de cima, queria saber se e assim mesmo? Se não nem vou dormir a noite.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


LeandroP
Não retire, apenas lixe no ponto em que há o relevo e aplique seladora no local, lixe de novo e aplique verniz em spray apenas no local (proteja o resto), depois de secar bem, faça um polimento.
Amago
Não entendi nada...
Abçs

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Valeu, Mauricio Luiz Bertola. E sobre deixar sem verniz? O braço teria apenas manchas ou algo mais comprometedor?

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E difícil explicar, eu fico procurando problema onde não existe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


LeandroP
Não compromete nada, só suja...
Amago
eu fico procurando problema onde não existe
Já deu pra perceber....
Abçs

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Valeu mais uma vez, Mauricio Luiz Bertola!

Vou mandar ver aqui, e se eu não curtir, limpo e envernizo novamente.
Valeu pela força!

kooala
Veterano
# mai/16
· votar


Bertola,

Comprei um Fender America Standard 1996 aniversário 50th, o que o senhor pode me dizer sobre as fenders desses anos.

pãr
Veterano
# mai/16
· votar


Eu não sei se vc consegue responder essa pergunta mas vamos lá...
eu tenho uma amiga q se mudou pros EUA no final do ano, e no final deste ano ela vai visitar o Brasil, e eu queria saber se é possível ela trazer uma guitarra sem pagar imposto? Já que os instrumentos no Brasil estão caros demais...a guitarra que eu quero custa uns 900 dolares lá e nem tem ela aqui no Brasil.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


kooala
Se é a série aniversário, é ligeiramente melhor que as outras dessa mesma época. O fato é as fenders atuais são melhores que as da década de 90.
Abç

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


sempre toquei instrumentos com cordas de aço, e sempre notei que os trastes ficam com alguns amassados com o lento passar do tempo, mas agora estou tocando violão náilon também (começando)gostaria de saber se os trastes vão se amassar também?

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Amago

Essas marcas não são amassados, e sim desgaste do atrito das cordas com os trastes.
Se vão desgastar...
Sim, menos que em violões de aço, mas vai desgastar. Isso vai acontever principalmente nos bordões, nas primas esses desgaste não se nota ou praticamente não existe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji