【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# fev/16 · Editado por: fconde77
· votar


Renato F

Braso não recomendo pq é muito abrasivo... na maioria das vezes apenas um pano umedecido com WD-40 é o suficiente, tira a sujeira que fica grudada e ainda deixa uma película que protege contra a oxidação... Outra coisa que pode usar e um polidor específico para instrumentos de sopro.

pãr
Veterano
# fev/16
· votar


Estou pensando em pegar um Peavey 6505 MH, e nas especificações diz que tem um atenuador para 1W. E eu queria saber se com 1W fica confortável para tocar em casa sem irritar os vizinhos, mesmo usando provavelmente uma caixa com 2X12? Usar uma caixa de 1X12 ou 2X12 fará diferença? Abçs

fconde77
Veterano
# fev/16 · Editado por: fconde77
· votar


pãr

Diminui e não diminui... Com atenuador de 1W consegue-se distorcer as válvula bem antes, mas ainda assim é um volume considerável(não dá a redução de volume e potência esperada), ainda mais se estiver usando uma caixa com 2x12.

Como comparação:
1 - Tenho um conjunto Head 30w+Caixa 1x12, também com atenuador para 1w, usei poucas vezes pq não podia subir muito o volume.
2 - Tenho um combo valvulado de 2w com 1 falante de 10" e esse consigo usar aqui, mas mesmo assim não gosto de passar das 12h pra não ter problemas com o condomínio.

Nesse caso o atenuador vai afetar mais no Headroom do que o volume, o que vai influenciar mais nisso são o nº e o tamanho dos falantes que vão movimentar o ar.

P.S.1: Nossos ouvidos ouvem decibéis ,não ouvem watts ,por isso ao usar uma caixa com falante maior ou uma 2x12 temos a sensação de maior volume, mas na verdade estamos extraindo mais volume do mesmo aparelho sem variar sua potência.

P.S.2: Alguns dizem que atenuadores mudam o som... na minha opinião parte disso se deve a alteração na relação da potência para o falante... Afinal um Amp de 30w, normalmente tem um falante entre 50~80w, então se vc colocar esse falante num amp de 1w, ele não vai ter "potência" suficiente pra "excitar" a bobina desse falante de maneira eficiente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


pãr
Usar uma caixa de 1X12 ou 2X12 fará diferença?
Óbviamente. Como o fconde77 explicou acima.
O problema de amps valvulados é que eles rendem melhor quando em altos volumes (essa "taxa" é menor em um SS); assim, mesmo com a redução de potência, vc ainda terá um volume apreciável. Ademais, uma caixa 1X12 é apropriada para 90% das aplicações, inclusive em shows...
Abç

Renato F
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Usar esse tipo de produtos adianta muito pouco...

Valeu, mas o quê então? Como conservar as partes cromadas?

fconde77
Valeu. Pois é, já usei o WD-40, mas sempre achei que ele fosse mais indicado pra limpar e lubrificar. Vc saberia qual a marca desses polidores?

Obrigado galera!

fconde77
Veterano
# fev/16
· votar


Renato F

http://orquestrasalmus.blogspot.com.br/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Renato F
as dicas e cuidados que o fconde77 "postou" do site acima são válidas, mas, na prática pouco podem fazer para evitar o desgaste da cromagem das partes metálicas. Ela vai ocorrer mais cedo ou mais tarde, tornando as partes cromadas opacas. O que não se pode é deixá-las oxidar à ponte de tornarem-se inúteis.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar


fconde77

2 - Tenho um combo valvulado de 2w com 1 falante de 10" e esse consigo usar aqui, mas mesmo assim não gosto de passar das 12h pra não ter problemas com o condomínio.

esse combo é o crow? eu peguei um tb, mas ele vem com falante de 8. voce trocou? botou qual e o que achou?

fconde77
Veterano
# fev/16
· votar


bruno_novatorj

Sim é um Crow, instalei um que era vendido no ML, segundo o anúncio da época era uma versão do Jensen MOD. Com a troca o amp. ganhou outra vida, muito mais dinâmica, pois achava o som meio morto. Acredito que isso se deve ao novo falante com mais sensibilidade que o anterior.
Na época só tinha o modelo de 12", mas mandei uma mensagem perguntando sobre o modelo de 10" e ele criou um anúncio com esse modelo na mesma hora.

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar


fconde77

penso em fazer isso tb futuramente. pena que não cabe um de 12, mas vou procurar um de 10 legal.

morais.sc
Membro Novato
# fev/16
· votar


Uso um 5w valvulado (1x6v6gt)) com 1x10", dá p usar de boa durante o dia no apto no volume em 50% na strato, ou 40% com les paul. (a noite o volume tem q cair em razão do silêncio no ambiente). Mas não satura nada, tem que usar um drive, e jogar o volume do amp p 25%.

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Instalei um malagoli distortion na ponte da minha strato, e um malagoli 59 rails (em formato de single) no braço. Quando eu coloco na posição ponte, perfeito, mas quando coloco em qualquer outra posição fica uma chiadeira louca. E quando ponho na posição braço, o humbucker em formato single fica com o som bem baixinho. Eu instalei algo errado? A minha chave seletora foi pro saco? Eu troquei os potenciômetros também, e com eles os capacitores (passei de 47k poliéster pra 33k cerâmico). Pode ser a qualidade dos pots ou defito dos capacitores? (pergunto isso porque os pots de tone nao têm relação com o humbucker da ponte, já que sobre ele nao incide o controle agudos)

Essa semana vão me chegar umas cordas novas e um escudo novo, vou ter de abrir a guitarra de novo de qualquer jeito; me joga uma luz nesse problema, meu caro, por favor!
Abração!!

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posso encerar uma escala de rosewood ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Eu instalei algo errado?
Sim.
As ligações estão erradas.
SkyHawk
Não se "encera" escalas, hidrata-se com óleo de peroba e nada mais.
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu liguei exatamente como estava os 3 singles antes. O que devo mudar?

fconde77
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Não aplique apenas produtos próprios ou óleo de peroba.

P.S.: Se a escala estiver suja limpe antes de hidratar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Não sei. Só sabendo o esquema de ligação próprio de cada captador, o papel de cada fio. Leve sua guitarra a seu luthier.
Abç

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola


Valeu ! Por isso eu pergunto antes.... rsssssss

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


Estou pensando em fazer uma experiência, usar a base branca amarelada do corpo da uma Groovin que estou arrumando para sobre essa base fazer uma pátina verde, marrom, ocre e amarelo sujo. A patina eu sei fazer o problema é o acabamento final sobre tudo, pergunta: uma vez satisfeito com as cores qual topping uso para selar tudo - verniz brilho, óleo de Tung/Danish, Thru Oil ou óleo de Linhaça ?

Qual fica melhor, qual é mais fácil, vantagens e desvantagens ?

Rua Torta
Membro Novato
# fev/16
· votar


heey
Tenho um ampzinho 20 watts com saida pra usar em outras caixas e queria mais potencia com uma caixa 1x12, posso usar essa saida pra conectar nessa 1x12? vai dar certo? o que tenho que checar antes de fazer isso?

fconde77
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk
Verniz brilho, as outras opções são adequadas pra aplicações direto na madeira

Rua Torta
Impedância

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk
Verniz.
Rua Torta
Depende da impedância do falante da caixe em relação à essa saída (Speaker out).
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Leve sua guitarra a seu luthier."
Que isso, Bertola? O Meu luthier somos você e Eu... Já é assim a muito tempo pra mudar agora.. Hauahuahauah
O problema do captador do braço Eu já resolvi, mas, cara, qlqr posiçao da chave que nao seja o humbucker da Ponte tá chiando agora... Que Eu faço, man?

PS: Eu aproveitei que iria trocar OS pickups e blindei a guitarra com fita de cobre. Onde pega OS parafusos Dos captadores e na "caixa" Dos potenciômetros e da chave Eu passei fita isolante por toda a Volta. Blindei a cavidade do jack tbm e isolei com fita tbm. Liguei pelo menos 3 FiOS da blindagem de cobre ao pot (Terra). O que pode ser, man? Dessoldei OS pots de tone tbm, pra ter certeza de que nao eram eles (já que o único captadores que nao chia é o quê nao é ligado aos tones), e nao eram eles. Abri a chave de Mudanças tbm e limpei todas as trilhas....

PS2: quando fecho totalmente OS pots de agudo o chiado some...

Tu é Meu luthier, cara hauauaha

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Há um erro no aterramento. Algo não está aterrado. Confira tudo de novo.
Abç

Renato F
Veterano
# fev/16
· votar


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola

e

fconde77

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/16
· votar


Ganhei um captador antigo, um single de baixa potência (5,4 k) com imãs cerâmicos e estava pensando em trocar por pinos de alnico e testar numa guitarra. Seu estado de conservação é bom, mas não tenho nenhuma referência dele. Tem como saber se ele tem a fiação normal ou invertida, para eu saber onde instalar? Se ajudar, seus fios são preto e amarelo.

Obrigado

Fábio Santiago
Veterano
# fev/16
· votar


Tenho uma Gibson les paul studio 2008 worn cherry com top de mogno, e em 2011 foi feita uma mudança e todas won cherry e worn brow passaram a ter top de maple ate os dias de hoje, existe muita diferença de timbre pras top de maple? sera que essa mudança foi por causa de não agradar os músicos umas les paul inteira de mogno?

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


Fábio Santiago
Eu tenho um LP Gibson inteira de mogno e gosto muito ..... Rssssss

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou instalar um set de captadores HSS na minha Stratocaster (Malagoli PAF Plus e Malagoli Custom Dallas). Qual é a resistência indicada para os potenciômetros de tonalidade e volume neste novo set?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


João Pedro Strabelli
Pela polaridade em relação a um que vc saiba...
Fábio Santiago
Não.
Mudou porque é uma nova linha.
erico.ascencao
250K
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji