【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Javé

Então faz assim pô... qual o problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Javé
Cara, apenas pegue uma folha de papelão ou cartolina, copie o desenho de uma tele em cima dela e corte e passe para o bloco de madeira à ser usinado. Até numa loja de guitarras vc consegue fazer isso em menos de 1 minuto.
Agora, trabalhar com serra-de-fita e outras ferramentas de marcenaria é perigoso e exige perícia....
Abç

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


Comprei um corpo de uma strato de cedro-rosa que foi feito pelo luthier Hélio, aqui de São Caetano. Quando eu arranjar um dinheirinho vou comprar o braço que ele fez pra essa guitarra há muuuitos anos atrás, mas por enquanto vou comprar só a ponte (fixa, porque o buraco original era pra uma Sigma, que ele fabricava, ou Kahler, que está muito cara, então eu acabei mandando colocar um bloco de cedro-rosa ali pra tapar) e os captadores.

Eu consigo tingir a madeira e depois envernizar com verniz spray em lata, ou é melhor nem tentar? Ela já está envernizada, mas o corpo tem uns arranhões no verniz e como o bloco vai ficar aparecendo um pedaço, eu queria aproveitar e já tingir tudo de uma cor só. A outra duvida é sobre onde comprar captadores usados por um bom preço, não posso gastar muito nessa guitarra, mas fiquei em dúvida se perguntava aqui ou no tópico dos captadores. Qualquer coisa eu pergunto la!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
O ideal será vc refazer o acabamento.
Lixe tudo e depois aplique seladora com adição de "vieaux-chenne", que é um tingidor para madeiras. Depois lixe com lixa fina e reaplique a seladora. Repita esse procedimento umas 5 vezes, depois aplique o verniz spray e proceda o polimento.
Capts usados vc compra no ML.
Abç

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


O ideal será vc refazer o acabamento.
Lixe tudo e depois aplique seladora com adição de "vieaux-chenne", que é um tingidor para madeiras. Depois lixe com lixa fina e reaplique a seladora. Repita esse procedimento umas 5 vezes, depois aplique o verniz spray e proceda o polimento.
Capts usados vc compra no ML.
Abç


Putz, onde eu arranjo esse vieaux-chenne? Será que dá pra eu lixar até tirar todo o tingimento do verniz atual, e depois conseguir alguma pistola com compressor emprestada pra usar um verniz PU com o tingidor?

Outro dia eu vi um cara que tingiu uma tele de preto e depois só encerou, ficou um acabamento bem acetinado. Tem algum problema fazer assim?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem, na verdade acabei de fazer uma guitarra (falta só pintá-la agora) com HH + 1 vol + 1 tom + mini fuzz embutido + chave 3 posições. Por mini fuzz embutido entenda-se uma chave HH 6 term e um pot de ganho a mais nos controles e, como você mencionou, a ligação que fiz permite o seu uso em todas as posições (e os HH são de 2 fios apenas). Ficou muito bom e não identifiquei ruídos, se bem que com a minha pouca experiência eu talvez não tenha percebido alguns possíveis problemas deste tipo. Então minha ideia "viajou" e pensei em fazer uma outra guitarra com mais recursos nela mesmo e o máximo de simplicidade no uso. Aí eu pergunto: esse esquema que pretendo usar "funcionaria", ou seja, está correto (pelo menos na maioria dos componentes)? Outra: sabe se existe alguma chave que não seja essas mega da vida que eu pudesse usar? Já tentei contato com Schaller, Stewmac, Belcat, Bare Knuckle (que por sinal tem um esquema HSS parecidissimo com esse meu) e vários outros fabricantes de chaves e captadores...mas nada de respostas... De qualquer forma, fico muito agradecido pela sua atenção...
Anexo dias imagens da minha "obra de arte", rs...
[url=[img]http://img.overpic.net/thumbs/j/b/w/xjbw3ezmjs01ikko6jup_s.jpg[/i mg]]null[/url]
[url=[img]http://img.overpic.net/thumbs/i/c/r/xicr1w35p64mq495bjriu_s.jpg[/ img]]null[/url]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
"Vieaux-chenne" vc acha em qualquer loja de madeira.
Vc pode lixar, aplicar a seladora com o tingidor (em várias demãos) e, no final passar bombril e aplicar cêra incolor e polir. Fica "acetinado".
Velhinho-RJ
existe alguma chave que não seja essas mega da vida que eu pudesse usar?
Não. O certo é usar "mini chavinhas" para "splitar" os capts. É a maneira mais segura, simples e efetiva de fazer esquemas como esse.
Ficou muito boa a guitarra cara, bacana mesmo...
Abçs

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


"Vieaux-chenne" vc acha em qualquer loja de madeira.
Vc pode lixar, aplicar a seladora com o tingidor (em várias demãos) e, no final passar bombril e aplicar cêra incolor e polir. Fica "acetinado".


A seladora pode ser aplicada com pincel, e só lixar no final? Se eu quiser deixar brilhando como se fosse verniz também dá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
A seladora pode ser aplicada com pincel,
Sim.
Se eu quiser deixar brilhando
Use cêra de carnaúba ou verniz PU...
Abç

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: PerrottiX
· votar


Estou pelo tablet, então fica meio difícil citar o texto.

Beleza bertola, me ajudou demais já! Ultima duvida agora, tenho uma cera Polidora que tem silicone e carnaúba, e uma cera automotiva normal com silicone e carnaúba, qual das duas você acha melhor?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá.
Obrigado pela opinião sobre a guitarra. Bom, recebi uma resposta sobre chave seletora do suporte da Bare Knuckler (bareknucklepickups.co.uk - fabricante de captadores na Inglaterra). Eles tem alguns esquemas de ligação de captadores no site deles - inclusive este "auto coil split" que estou pretendendo foi baseado em um deles, o nº3. Perguntei sobre a chave mostrada neste esquema. Me responderam o seguinte :"The 5 way switch in the diagram is just a normal Fender-spec switch,....", ou seja é uma chave comum de 5 posições. Bom, acho que vou tentar. Se não der certo, paciência...mudo para chaves.

Lixe tudo e depois aplique seladora com adição de "vieaux-chenne", que é um tingidor para madeiras. Depois lixe com lixa fina e reaplique a seladora. Repita esse procedimento umas 5 vezes, depois aplique o verniz spray e proceda o polimento.
E é exatamente isso que vou fazer na minha guitarra, exceto a pasta. Aliás já estou fazendo... e como já tinha começado, não via a dica sobre a pasta Vieaux-chenne.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
Cara, é cêra para madeira, para chão e não cêra de carro...
Velhinho-RJ
Vieaux-chenne não é pasta, é líquido.
Abçs

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


Cara, é cêra para madeira, para chão e não cêra de carro...

Nossa, sério que eu consegui me confundir nisso? Hahaha

Quando o luthier me entregar ela então eu vou comprar a seladora e o tingidor. Valeu Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
De nada...
Abç

DragonRib
Membro Novato
# mai/15
· votar


Eu queria uma indicação de ampli, desculpem se esse não é o tópico correto.

Estou comprando uma semi-acústica, provavelmente Epiphone Sheraton 2.

Sou iniciante, me indicaram o Fender Mustang II 40w, por ser ótimo pra estudos, ter interface com o PC, possibilidade de baixar efeitos, etc.

Porém está pesando no orçamento no momento, um ampli de R$1500.

Alguma outra opção nessa mesma linha, até R$1000 ?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


DragonRib
Na ordem.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652629356-amplificador-borne-vo rax-1250-fonte-p-pedais-cor-orange-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658235996-cubo-amplificador-par a-guitarra-peavey-vypyr-30-30watts-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657577748-ritmus-mega-gx-35r-am plificador-guitarra-30w-over-reverb-_JM
Abç

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


Bertola, amanhã vou ir comprar lixa da 100 até a 2500 pra abastecer o meu estoque aqui um pouco, e usar as mais finas pra lixar e polir a minha les paul que eu mandei envernizar faz mais ou menos uma semana. Na strato, só com a seladora, eu preciso lixar com uma mais fina que a 600 pra passar a cera? Ta 3 pau uma folha de 2000 e 2500, se a 600 já tiver bom, vou usar o menos possível delas hahaha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


PerrottiX
400 já dá...

PerrottiX
Membro Novato
# mai/15
· votar


Beleza, vou comprar uma folha a mais dela então. Brigadão!

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Boa noite pessoal gente boa!
Tem muito tempo que acompanho o forum em off, não tinha nem cadastro até que me deparei com um problema. Pesquisei bastante aqui e em outros sites, mas não consegui uma resposta definitiva.

Eis meu problema:

Tenho uma Fender modern player, adquirida no final do ano passado. Ela veio reguladinha e com cordas 0.9. Toco apenas por hobbie e nos últimos dois meses a guitarra ficou parada devido à falta de tempo para tocar.

No último final de semana fui peguei ela para tocar e estava com as cordas oxidadas. Comprei um jogo de cordas 0.10, troquei-as 1 a uma, afinei e deixei umas horas para estabilizar a afinação. Notei que as cordas começaram a trastejar, especialmente as do baixo.

Aqui no forum mesmo peguei um guia de como conferir se o tensor precisava de ajustes. Executei o procedimento de medida utilizando um o capotraste na primeira casa e pressionando a 17º casa (onde o braço se encontra com o corpo), com um calibrador (recem comprado) medi com a lâmina de 0,25mm de espessura (peguei esta referência aqui no forum mesmo) na 6º corda e o "vão" está ok.

Olhando o braço, ele está levemente côncavo, no tão falado "formato de arco", mas sem exageros.

Fui levantando os saddles da ponte aos poucos, afinando a guitarra e as oitavas com um afinador digital.

Os saddles nesse momento estão na altura máxima, a 6º corda trasteja em praticamente qualquer casa (solta ela soa bem) dependendo da pegada na palhetada. Quase todas as outras cordas estão trastejando também, mas na região do treble quase não se nota, especialmente na mizinha.


Enfim, desculpe pelo texto. Alguém já teve algum caso parecido ou tem alguma ideia do que fazer?

Grato desde já pela atenção!

fconde77
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer

Vc tem uma guitarra, independente desse problema, e nunca levou ao luthier... Camarada, já passou da hora dela fazer uma visita!!! Te garanto que depois de reguladinha por um profissional competente, você verá que será um $ muito bem gasto.

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Opa fconde77 valeu pela resposta.

Então bicho, é o meu próximo passo. O caso é que só tenho tempo disponível no final de semana e, conforme disse, o problema me ocorreu no findi passado. Este próximo final de semana tenho uma viagem então nem vou ter como.

Anteriormente não tinha qualquer problema com a guitarra, somente depois de deixa-la este tempo parada mesmo.

O trastejamento está bem chato, quase não da pra tocar direito e como só poderei procurar um luthier em 10 dias +/- estou tentando ao menos amenizar meu problema.

ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15
· votar


andeeer

Como você mudou de 0.9 pra 0.10, seria bom uma regulagem feita por um luthier.

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá ThiagoAmorim
Está nos planos a ida no luthier!
A questão é só o tempo que vai levar. Apesar disso, o que me preocupa é o fato da medida da 6ª corda estar de acordo com a curvatura necessária (segundo a grande maioria dos guias encontrados na internet) e mesmo com os saddles no limite da altura existe um grande trastejamento da mizona em praticamente todas as casa ao longo do braço, exceto quando tocada solta.

Busco mais uma "referência" para uma medida paliativa até que consiga levar ela no luthier.

Li algo sobre torções no braço, contudo não identifiquei (aos meus olhos) tal coisa no braço da guitarra. Posso postar alguma foto do braço caso queiram.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer
A questão é só o tempo que vai levar
Se o braço torcer ou empenar essa sua "preocupação" passará a ser inexistente....
Portanto, não tegiverse: Leve a um bom luthier o quanto antes...
Abç

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mestre Mauricio Luiz Bertola
É possível que o braço se torça "sozinho"? Digo, a guitarra ficou no semicase por 2 meses com as cordas semi soltas (quase sem tensão).

Mesmo assim, uma torção seria visível, não?

Ainda tenho esperança que seja um ajuste que o luthier vai resolver!

Cruel vai ser só a espera, no final de semana que está chegando tenho uma breve viagem ao RJ e somente no outro conseguirei levar ao luthier.

Aliás, alguém tem alguma indicação de Luthier em Porto Alegre e região, que não sejam Bill, VintageRS Luffing e GuitarGarage? Este último apenas por ser muito longe de mim.

Abraços.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tegiverse

???

andeeer

Cara, falta de tempo não é lá muito desculpa que cola. É a mesma coisa que seu carro estar dando um problema: se vc for empurrando com a barriga, logo ele terá aumentado, e aumentado e aumentado...

Especificamente com o trastejamento, eu uso as cordas um pouco mais baixas e elas tendem à trastejar ao longo de boa parte do braço. Entretanto em quantia tão baixa que isso não passa para o ampli.

andeeer
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: andeeer
· votar


Ismah
Amigo, não é desculpa. Até porque, não há razões de arrumar uma desculpa pra mim mesmo (lógica?).

Me indique um luthier que me atenda após as 20hrs que eu vou lá amanha mesmo.

EDIT: Algum que funcione antes das 8am também serve.

tergiversar no caso seria pra não esperar, hesitar, pensar duas vezes, etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer
É possível que o braço se torça "sozinho"? Digo, a guitarra ficou no semicase por 2 meses com as cordas semi soltas (quase sem tensão).
Sim, é. Se o braço tiver sido usinado em madeiras não totalmente sêcas e sofrer variações de calôr e humidade.
Abç

Mr. Slow Hand
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tô pensando em dá um pequeno up na minha les paul, que no caso seria a troca do nut por um da Graphtech. Porém na minha cidade não tem luthier.
Seria muito difícil eu mesmo trocar o nut, ou é melhor deixar isso quieto ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji