【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


leohferreira
Evite misturar capts de AlNiCo com cerâmicos, ferrite ou neodimiun no mesmo sistema...
Abç

leohferreira
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vixi, nunca tinha pensando nisso :(
Então, se colocar um cerâmico na ponte é recomendado que os outros sigam esse modelo de fabricação. ..
Vou pesquisar alguns modelos que casem bem com o Hot Blade. Se tiver alguma sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar.
Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


leohferreira
Braço e meio:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-captador_traditio nal_texas_ponte_meio_ou_braco
Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1862-captador_cool_bla de
Abç

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Bertola, sabe se os captadores da V100PGM é alnico ou cerâmico?
Pela informação que achei os da V100 é cerâmico, já da V100AFD é alnico (se é baseada no som do slash teoricamente é alnico), btw é só curiosidade mesmo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Hilcky
Sinceramente não sei.
Abç

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


To com uma macumba antiga Bertola

A corda G soa com menos volume que as demais. Já considerei de tudo. Então concluo que a corda está oxidada, mas troquei ela numa emergência (show), sendo ela então a mais nova... Alguma ideia?

Outra coisa, vc falou para um rapasito, que não sabia de ninguém usa delay no baixo... Pink Floyd usa em One of these days. Só não postei lá porque não lembro onde foi rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Se o capt for de AlNiCo, pode ser desmagnetização do polo...
Pink Floyd usa em One of these days.
Pódiscrê!, Mas isso é muito raro....
Abç

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Não, são cerâmicos (Malgoli S2, S2, Hotrails)... Não sei dizer se isso é de agora também, no valvulado o sinal é comprimido e isso desaparece (deixo o 100B no limete).

Algum Plano C?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Estranho...
E a altura da corda em relação aos capts?
Bem, pode ser um fenômeno físico chamado "dead spot", que ocorre em certos braços de baixo e guitarra e está relacionado com a composição da madeira do braço. Não é incomum não, mas certas notas soam "mortas" na escala...
Se for isso,não tem solução exceto pelo uso do compressor...
Abç

barataguitar
Membro
# mai/15
· votar


Grande Bertola,

Gostaria de uma indicação de uma Tele de entrada com um bom custo beneficio...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


barataguitar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640430159-frete-gratis-jay-turs er-jt-lt-rw-guitarra-telecaster-_JM

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo, conhece alguma forma de escurecer uma escala de rossewood sem prejudicar a madeira ou a guitarra, algum tipo de olho ou alguma coisa do tipo?

Queria deixar uma aparência próxima de uma escala em ebano.

fconde77
Veterano
# mai/15 · Editado por: fconde77
· votar


krixzy
Pra escurecer a escala é comum usar " vieuxchene"(vc encontra em madeireiras, papelaria ou lojas de artesanato)... mas para escalas já coladas no braço não acho uma boa pq o risco de manchar o braço é grande

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estranho...
E a altura da corda em relação aos capts?


De mim coisas normais nunca surgem rsrs
Pois é tá como tava sempre a guitarra, regulei só as oitavas.

Não é incomum não, mas certas notas soam "mortas" na escala...
Se for isso,não tem solução exceto pelo uso do compressor...


Não era uma nota, mas a corda, ao longo de todo o braço.

PARA MINHA ALEGRIA, foi solucionado. Troquei o jogo de cordas (iria tentar levar essas ao limite rsrs), e a G por primeiro... Passou... Concluo que a corda era de um material/marca diferente ou estava oxidado (anodização é possível em aço?!). Não deveria ser, mas é só o que faz sentido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
para escalas já coladas no braço não acho uma boa pq o risco de manchar o braço é grande
Simplesmente não há como fazê-lo.
Ismah
Isso é bem mais comum do que vc pensa, até mesmo em encordoamentos novos, De baixo então, acontece o tempo todo.....
Abçs

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Putzzzzzz mas aí é de cair os butiá do bolso...

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Ah valeu, só tentaria se não houvesse riscos.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Olá grande Mauricio Luiz Bertola e amigos do forum.
Gostaria da ajuda de vocês para identificar a época de produção desta guitarra... uma Giannini Stratosonic

Eu paguei 100 reais por ela e o cara não soube informar sobre a procedência.
Comprei principalmente porque gostei do braço e headstock que tem desenho fender e logo Giannini desta forma interessante.
Headstock
O corpo é cedro com certeza (devido a cor e cheiro) tem 44mm de espessura, o braço parece ser de marfim com escala em pau ferro.

Pesquisei no site da marca e no ML, atévi algumas parecidas onde o vendedor afirma ser dos anos 80 porem alguns detalhes não batem, como as tarraxas desta minha são daquelas bem simples (vagabundas) que só tem aquela bucha na parte da frente e não tem aquela inscrição "Madeira climatizada...." na parte de trás.
Geral da guitarra
Tentaram adaptar dois hum mas foi tudo muito mal feito infelizmente...

Em fim é apenas por curiosidade mesmo, se alguém conhece bem a linha Giannini e puder tirar esta duvida agradeço.

SkyHawk
Membro
# mai/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


RodGuitars

Final dos anos 70 / inicio dos 80, tive uma dessa branca em 82/83 foi a primeira guitarra da minha vida, se soubesse o que sei hoje jamais teria deixado ela sumir !!! Isso mesmo, sumiu em alguma mudança ou coisa parecida.... : (

É um instrumento que se fosse meu restaurava inteiro, quer vender ?

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola
Eu novamente... Pintou um rolo de pegar um 120G (precisa de revisão urgente e falta um par de válvulas, mas parece mais novo/conservado que o meu) em troca do meu 100B. Até aqui nada impensável, só que o meu é bege!!! E a caixa também :'(

O cara é baixista, não tem como ficar com a caixa.

Vi que ele tem um par de válvulas à mais em cada pré - seria potencial para drive? - e tremolo. Além dos 20W à mais. Valeria a pena? Ou eu estaria trocando 6 por 5?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
SkyHawk
Giannini da 1ª metade dos anos 80. Da chamada "fase de transição", entre as guitarras (e baixos" de "mão grande") e escala (majoritáriamente) de pau-marfim (em alguns casos peroba-clara) e corpo de caixeta e esses com escala de jacarandá (depois pau-marfim), "mão" idêntica à da Fender da época e corpo de cedro. A série seguinte (anos 80), tinha aquelas horrorosas "mãos" finas e alongadas e eram piores que essas aí.
Peça a seu luthier para conferir a escala, pois, nessa época erros de colocação de trastes eram comuns. Uma boa reforma e ela vai se sair bem...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Cara, depende de vc...
O 120G trabalha com uma tensão de válvulas na placa mais alta, proporcionando mais potência e ganho (por isso mais válvulas no pré).
Acho que não seria uma má troca não, se vc não gastar muito.
Quem conhece bem o circuito desses amps é o grande Carlos Adolphs e o famoso macaco velho...
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Pode me dizer se tem chance de estragar o falante se aquecer demais as pontas em que os fios sao soldados? Um ferro de solda de 30w está de bom tamanho pra esse serviço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Já respondi.
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Outra coisa: que luthier tu recomenda para fazer uma troca de trastes caprichada numa Gibson Les Paul podendo ser das regiões sul e sudeste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Outra coisa: que luthier tu recomenda para fazer uma troca de trastes caprichada numa Gibson Les Paul podendo ser das regiões sul e sudeste?
Não sei onde vc mora.
E, só podería recomendar quem eu conheço pessoalmente, o que só é o caso de São Paulo capital.
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se não for recomendar só pelo fato de conhecer pessoalmente, e sim por conhecer a qualidade, esmero, do trabalho desempenhado por tal profissional, estou aceitando a recomendação. Aqui em Porto Alegre mandei trocar os trastes de uma outra guitarra em um luthier conhecido e não fiquei muito satisfeito, e por isso não me importo de ir além das fronteiras se o trabalho for excepcional. Pergunto pra você porque já tem renome aqui na "comunidade". Se não se sentir confortável em recomendar, entenderei. Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Cara, a questão tem dois lados: É ética, pois, se não conheço, não me sinto à vontade para recomendar. E também é de ignorância: Nunca sequer fui à Porto Alegre e ao RS (infelizmente!).
Abç

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


SkyHawk
Valeu cara que pena sobre o sumiço da sua. Eu peguei essa pra restaurar mesmo ou na pior das hipóteses usar apenas o braço em outro corpo.
Neste momento esta totalmente desmontada, depois que postei aqui achei mais alguns anúncios e os caras chegam a pedir 800 ou mais numa dessas. pela qualidade do hardware não acho que vale mas é bom saber que são "valorizadas".

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela informação! ela tem provavelmente a mesma idade que eu rsrs (sou de 84).
Vou reformar ela aos poucos e conforme você apontou vou conferir as medidas da escala.

A. Strateiro
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola

Me ofereceram uma guitarra Tagima Signature JA no meu amplificador Vox,
o cara me disse que era uma JA 2 Special, mas dei uma pesquisada e vi que não existe JA 2 Special escalopada e que o cara me ofereceu é. Ele me garantiu que veio escalopada de fábrica. Você pela sua experiência de luthier saberia me dizer se esse escalopamento é feito por luthier ou de fábrica?

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xta1/v/t34.0-12/1111 7679_919759348046050_979133136_n.jpg?oh=4116ab8edbf2132448fbe4abdbf9c4 27&oe=5558DBB9&__gda__=1431897574_44dae6c1be00ea2aae313b9bc353ca89

Aqui tem mais fotos dela:

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpt1/v/t34.0-12/1088 7703_919759338046051_2053672618_n.jpg?oh=daa55995e6fe78cc02239065489ec b76&oe=55588B4F&__gda__=1431902908_332b80342a787ea417b98359a42ff152

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xft1/v/t34.0-12/1126 8134_919759514712700_2047465518_n.jpg?oh=d893edfe399d494763e66db794143 877&oe=5558E89C&__gda__=1431888748_7c3a39484818d9670aa41273d2596182

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpt1/v/t34.0-12/1125 9008_919759518046033_1028460352_n.jpg?oh=1364066386aa1f0f5aad12a3b6820 384&oe=55589766&__gda__=1431897237_e874f00d9a73fbc9ea8567ae8e180d68


Pelo que andei pesquisando vi que existem 3 modelos:

JA2 Special (mais barata):
Chinesa, caps e ferragens genéricas, pintura normal, madeira diferente, não escalopada.
JA2 (mediana):
Brasileira, caps e ferragens tagima, pintura craquelada, madeira que dizem ser as mesmas da JA1, escalopada.
JA1 (mais cara):
É a que o Juninho usa, caps Seymour Duncan e ferragens Gotoh, pintura craquelada, boas madeiras, escalopada

Vc teria mais informações dessa guitarra, o que tá me deixando intrigado é ela ser escalopada, tendo escrito Special no headtosck.

Desculpe o post imenso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji