【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: lucas.motorbreath
· votar


http://postimg.org/gallery/1snchgfkk/

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


SkyHawk
Consegue ver? Minha câmera não é muito boa, falei com meu luthier ele disse pra eu me acostumar com os trastes pqê se eu trocar pode danificar o verniz da escala, o jeito é me adaptar mesmo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


lucas.motorbreath
Não tem nada de errado em sua guitarra, e os trastes estão (pelo que se pode ver), perfeitos...
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# mar/15
· votar


lucas.motorbreath

A distância que você tem "pra trabalhar" é ainda maior que a da minha Squier. No início, pelo costume, você pode derrapar.. Mas vai se acostumar...

Abç.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha gibson worn cherry, fica variando a afinação depois que toco com ela e guardo, as vezes um pouco acima, ou abaixo, todas as cordas, a minha outra gibson, que ja tem verniz em nitro, e as mesmas tarraxas da gibson, não acontece isso, desconfio que seja por causa do acabamento sem verniz, faded tingido, que com a variação climática, se for isso o que da pra fazer?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
RafaelBernatto

Como ainda estava na garantia, levei ela hoje de volta pro meu outro luthier (Lee), eu deixei lá pq estava trastejando um pouco e ele disse que vai desmontar o braço e refazer todo o trabalho de retifica nos trastes e tentar deixar o braço mais reto para abaixar as cordas, mas enfim. Lá eu falei com ele sobre essa "rampa" dos trastes da SX, ai ele me mostrou um braço de uma Giannini antiga, os trastes são jumbo Dunlop 6100 e quase do mesmo tamanho da minha guitarra porém o corte é bem mais rente, a "rampa" na extremidade é bem menor e dá muito mais espaço para solar, mas é questão de costume né, comprei essa SX para tocar blues, porém depois de uns dias formei uma banda de metal, agora vou precisar de uma guitarra com 24 trastes, vou comprar uma Jahnke com caps EMG e o maior problema que vou enfrentar vai ser a floyd rose, que por sinal não vou poder nem travar a ponte devida às músicas que vamos tocar... rsrs

emachado
Veterano
# mar/15
· votar


adautomarttau e Bertola, obrigado pela ajuda.

De fato a Shelter Les Paul tem o tampo em MDF.
A base do corpo é madceira, mas o top de +- 20mm é MDF.
Eu comecei hoje a manutenção de uma que estava soltando as buchas de fixação do tailpiece.
Como o top não era de madeira optei por colar com bastante cola Araldite, ao invés de colar enxertos de madeira mais rígida e refurar.

Tomara que aguente.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


lucas.motorbreath
O grande mestre Bertola disse tudo, dá para ver bem e está tudo certo. Tem até bastante espaço entre a mizinha e a margem da escala.

Renato F
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, há algum tempo [url=[IMG]http://i762.photobucket.com/albums/xx268/Renatomk/IMG_01151.jpg[/ IMG]]isto aconteceu.[/url]

Fiquei com medo dessa peça se partir e prendi com fita adesiva até que precisasse trocar as cordas e limpar o violão.

Acredito que seja fácil colá-la de volta.

Que tipo de cola devo usar? Devo lixar um pouco antes de colar? Qual lixa?

Obrigado.

pOkiz
Veterano
# mar/15
· votar


Bertola, para passar o fio de aterramento da elétrica para a parte de trás da guitarra pra soldar no gancho que segura as molas eu posso fazer esse furo do compartimento dos knobs para lá usando uma furadeira e uma broca bem fina? Ou é um serviço complexo ao ponto de eu ter que pagar um luthier?

Obrigado

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


SkyHawk
Sim, tá certinho, é que eu ainda não me adaptei, todas as guitarras que eu tive anteriormente o corte era bem mais rente à margem da escala, mas o jeito é acostumar mesmo, vlw, abç!

bruno313rj
Membro Novato
# mar/15
· votar


Fala ai bertola. Queria saber mais sobre a guitarra Tanglewood dtb6 , strato. É bom custo beneficio? Que madeira eh essa chamada wutong? Abcs

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Renato F
Que tipo de cola devo usar? Devo lixar um pouco antes de colar? Qual lixa

Cola madeira ou de contato bem diluída. Se tiver resíduos de cola lixe com uma 400 ou 500.
pOkiz
posso fazer esse furo do compartimento dos knobs para lá usando uma furadeira e uma broca bem fina? Ou é um serviço complexo ao ponto de eu ter que pagar um luthier?

Poder pode, o luthier vai fazer isso da mesma forma. Mas atente pra usar uma broca que fure fora à fora. Ou seja uma MUITO fina (1~2mm) pode não alcançar fora à fora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Fábio Santiago
Nada.
Se ela não desafina ou varia afinação ENQUANTO vc toca, não existe problema. Agora se vc toca, guarda e toca de novo depois, é óbvio que a afinação vai variar, e a sua "obrigação" é conferir a mesma antes de tocar com seu afinador eletrônico...
Renato F
Cole com araldite ou cola de madeira. Não precisa lixar.
pOkiz
É no compartimento dos capts mesmo, perto do capt da ponte.
bruno313rj
Não conheço essa guitarra....
emachado
Esse tampo de MDF é um absurdo....
Não vai segurar muito tempo não, pois esse material não tem resistência estrutural nenhuma....
Abçs

Jhonaton
Membro Novato
# mar/15
· votar


lucas.motorbreath
Depois que acostomei com cordas .011, isso as vezes acontece comigo ao tocar com .009, talvez as cordas estejam muito macias para sua mão.

JonathanAprendiz
Membro Novato
# mar/15
· votar


Por favor me ajuda comprei um guitarra usa com o som impecavel mas odiei a cor quero fazer uma customização completo mas quero compra alguma peças aparte pois se eu compra tudo no luthier fica muito caro, algum me ajuda manda um link de sites q da pra mim compra peças para a guitarra
p.s guitarra modelo les paul vermelha mas quero pintar de preto quanto fica em luthier mais ou menos(interrogação)
ps.s. so sem o botao de interrogação kk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


JonathanAprendiz
Não é uma boa idéia fazer isso, pois além de caro, tem que ser feito por profissionais competentes (como a Musikolor).
Quanto às peças, vc pode comprar no ML ou em sites estrangeiros como E-Bay ou Guitar Fetish.
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


Jhonaton
eu uso 0.9 e sempre usei, nunca usei outro calibre, o negócio é o costume mesmo kkk

pOkiz
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posso eu furar mesmo ou precisa de um luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


pOkiz
Pode.
Luthier vc vai precisar para re-regular a guitarra toda depois...
Abç

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola.

Preciso colocar um novo nut numa strato. Ocorre que o nut antigo (estragou) foi colado com bonder e eu preciso remover aquele resíduo para instalar o novo. Como faço?

Pretendo colocar um nut de latão. Como fixar/colar?

Obrigado

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Nefelibata

Lixa fina e um estile, aliados a muito cuidado.

carnisa1
Veterano
# mar/15
· votar


Galera, tenho uma stratocaster Michael de iniciante, usei muito ela mas agora ta impossível de tocar. A strato tem problemas na ponte(quebrei o buraco da alavanca, mas não uso ela), Trastes com marcas de uso fortes, problemas na chave seletora e provavelmente outros que não sei. Considerando que comprar uma nova nessa categoria vai sair uns R$300,00, vale a pena eu mandar arrumar ou comprar uma nova sairia em conta?
Quero usar pra ensaios e vou de ônibus, e preciso de algo barato pra transportar.

Renato F
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

léo2013
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite.estou pensando em pegar um Amp Marshall Valvestate VS 15,para tocar na igreja e pequenas apresentações,eu nunca toquei num desses,mas apareceu de barbada e estou pensando em pegar.o que acha dele?

grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Nefelibata
preciso remover aquele resíduo para instalar o novo. Como faço?
Use uma lima fina.
Cole com cola branca.
carnisa1
Trastes com marcas de uso fortes, problemas na chave seletora
Só aqui já vai uma grana...
Compre outra...
léo2013
Amp Marshall Valvestate VS 15
Esse amp só serve pra estudar em casa.
Abçs

léo2013
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok.obrigado

musicrock
Veterano
# mar/15
· votar


boa noite.
minha pergunta não tem muito haver com o tópico, fui no tópico de amplificadores é não achei lá nenhum tópico relacionado a pergunta a seguir.
gostaria que alguém me indicasse um nobreak pra ligar meu amp combo vox ac30. qual a amperagem? mono ou bivolt? marca?
ligarei no nobreak o meu setup de pedais também. (todos de amperagem baixa - boss).
quero comprar o nobreak porque me falaram na loja que era bom ter um ligar o amp, pra não ligá-lo com mesas de som, outros amps...
Agradeço a quem puder me ajudar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


musicrock
No Break em amp valvulado!
Isso não existe...
Abç

e_merson
Veterano
# mar/15
· votar


Bertola,

Vi uma guitarra Ibanez muito interessante, mas na descrição diz que o corpo é sapele. Que madeira é essa? É boa?

A guitarra em questão é uma Ibanez DN 520K (formato inspirado na SG).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji