【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# out/14
· votar


Fábio Santiago

Aplique, pelo menos, a seladora, caso contrario, não só a escala, como o braço inteiro vai manchar com a própria gordura das mãos, e o pior, de maneira quase irreversível.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Fábio Santiago
Só vai manchar... Nada mais.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


gL.
Não... Eu, atualmente não tenho grana nem pra ir em e Jacarepaguá...
Abç

inExperienced
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, to querendo pegar uma strato no fim do ano, tenho no maximo 1600.
To de olho nestas aqui

Vintage V6M

- CARACTERÍSTICAS

 Modelo: V6M
 Série: Vintage® V6 Reissued Series
 Corpo: American Alder
 Braço: Hard Maple (Parafusado)
 Escala: One Piece Maple
 Cordas: 6 cordas
 Trastes: 22
 Marcação: Pearloid Dot e Black dot (MFR/SSB)
 Captadores: Wilkinson® Single Coil x 3 (N) WVS (M) WVS (B) WVS
 Escudo: White Single Ply ou Tortoise (SSB)

Squier Classic Vibe
Corpo em alder; braço em maple "modern C" shape (1pç) envernizado; escala em maple c/ 21 trastes MJ; tarraxas vintage; 3 captadores Custom Vintage Single-Coil Strat® (alnico); ponte vintage; chave de 5 posições; controles de MV/T/T; escudo maciço; partes plásticas cosmeticamente envelhecidas.

Squier Vintage Modified
Corpo em Basswood; braço em maple "C" shape (envernizado); escala em rosewood c/ 21 trastes MJ; tarraxas estilo vintage; ponte tremolo estilo vintage; 3 captadores Duncan Designed LS-102 (Lipstick); escudo sanduiche (madre-pérola); chave de 5 posições; controles de MV/T/T.

Por sua experiência, qual seria a "melhor"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


inExperienced
Pega a Classic Vibe...
Abç

senshi
Veterano
# out/14
· votar


Eu tenho uma Strato SSS nova e estou precisando mandar para a primeira regulagem geral, mas eu tenho umas dúvidas:
- Eu quero mandar abaixar as cordas e deixá-las com a mesma distância do início ao fim do braço, mas o braço é em formato C e a escala não é plana, mesmo assim é possível fazer o serviço SEM lixar os trastes? Eu quero conservar os trastes.
- Olhando no espaço entre a ponte e o escudo parece que um ou outro esta um pouco "torto", pois a distância entre eles não se mantém igual em toda extensão. Caso for a ponte é possível corrigir o problema só com a regulagem dos carrinhos?

Valeu!

brunolegionario
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo boa noite, adquiri uma Zoom A2 e ao testá-la com uma fonte 12 volts ela ligou normal, durante um tempo funcionou e depois desligou e não ligou mais. Ai coloquei uma fonte 9V e não ligou. Creio que queimou certo?

Tem alguma noção se vale a pena consertar, se é algo simples de resolver?

(obs: so usei a fonte 12V porque veio junto com a pedaleira, e a pessoa que me vendeu relatou que sempre usou essa de 12V e nunca tinha dado problema).

Obrigado!

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho um amigo artista que também é fã de metal e o cara tá indo bora pra Europa mês que vêm. Pedi pra ele fazer um rabisco na minha guitarra mas ele também não sabe que tinta usar. Vai ser desenho pequeno, de uns 10cm, todo em preto, feito com pincel em uma guitarra branca. Que tinta seria o recomendado pra isso?

Abraços!

Peter Leth
Veterano
# out/14 · Editado por: Peter Leth
· votar


Olá pessoal.

Estou fazendo um projeto de refinish aqui numa Cort X11 e gostaria de tirar uma dúvida. Eu estou lixando ela e notei que por baixo do verniz, existe uma camada razoavelmente espessa que eu creio que seja alguma resina.

Segue a foto para visualização:

http://s27.postimg.org/yhrce76qr/DSCN3366.jpg

Foto da parte trás totalmente lixada:

http://s30.postimg.org/qia7s0kqp/DSCN3380.jpg

Eu gostaria de saber se posso jogar um primer direto, pois dessa forma não precisarei usar nenhum selante na guitarra, só irei usar uma massa para corrigir as partes lascadas na madeira. A pintura será feita com Sprays em latas mesmo.

Obrigado!

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro, gostaria de sanar mais uma dúvida com você.
Como vc ja sabe, tenho a Condor CLP2S e uso um Amp Peavey Vypyr 15w.
Estou pensando em comprar (dica dada por vc msmo) um pedal de dist/overdrive barato msmo pra eu ter um drive melhorzinho. Porem, hoje estava tocando no meu quarto e decidi aloprar um pouco no volume, e deixei o volume do amp no 5/6 e percebi que algumas horas começava a dar microfonia qnd eu tirava a mao das cordas da guita. Eu estava perto do amp e pensei que poderia ser isso. Dei uma afastada e senti uma melhora mas se eu desse algum esbarrao bas cordas, voltava a microfonia. Minha duvida eh se com um pedal de dist eu vou apenas piorar essa situação ou se essa microfonia foi pelo fato de eu estar mto perto e etc.. ? Desculpe pelo texto enorme. Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


senshi
deixá-las com a mesma distância do início ao fim do braço
Porque isso? Isso é muito difícil... Quase impossível nessa guitarra.
mesmo assim é possível fazer o serviço SEM lixar os trastes?
Sim, é. Mas o luthier tem que ser experiente, pois certamente procedimento de "rebatimento" de trastes será necessário.
Olhando no espaço entre a ponte e o escudo parece que um ou outro esta um pouco "torto", pois a distância entre eles não se mantém igual em toda extensão.
Não entendi isso. Carrinhos de pontes, de qualquer guitarra, NÃO ficam alinhados com o escudo, ou com o que quer que seja.
brunolegionario
Sinceramente não sei...
d.u.n.h.a.
Esmalte sintético. Aplique verniz (o mesmo do acabamento de sua guitarra), por cima depois de secar (alguns dias), caso contrário, vai descascar rapidamente.
Peter Leth
Eu gostaria de saber se posso jogar um primer direto,
DEpois que vc lixar, deixando só o vernis selante, aplique o primer em umas 3 demaõs, lixe e proceda a aplicação da tinta.
sorum
Dependendo do pedal aumenta sim. Isso se dá por conta do volume alto em lugar pequeno e fechado, cabos de baixa qualidade (provável), e capts idem. Trocando os capts por de melhor qualidade isso melhora. Mas, tocar alto, com distorção e em lugar pequeno e fechado, nem com reza braba vc evita microfonia.....
Abçs

erorpevi
Membro Novato
# out/14 · Editado por: erorpevi
· votar


Ola, tenho uma guitarra eagle les paul, eu queria trocar ( corda, captador tarraxa), quero tocar pink floyd, guns n'roses.

Uso guitar rig 5,amplitube.

Ficaria melhor ?

Peter Leth
Veterano
# out/14
· votar


DEpois que vc lixar, deixando só o vernis selante, aplique o primer em umas 3 demaõs, lixe e proceda a aplicação da tinta.

Obrigado!

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi. Os cabos eu pesquisei bastante antes e adquiri o Tecniforte RAI, entao acredito que nao sejam de ma qualidade. Mas sim o espaco, ja q vc comentou.. E na vdd eu moro em uma kitnet, eh só um quarto msmo hahaha.
Amigo, aproveitando me dê mais uma dica: Eu gosto bastante de som estilo guns e ac/dc e estou olhando aquele pedal PURE PLEXI da EFX e gostei bastante. Meu amp tem a simulação de um Marshall Plexi, mas pra eu alterar de canal limpo e sujo, eu tenho que parar de tocar e pressionar o botao. Nesse caso, vc acha "disperdicio" comprar esse pedal mesmo tendo simulação do amp ja ?
Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


erorpevi
Capts melhores, som melhor...
Quanto a Guitar Rig, não conheço...
sorum
Compre o footswitch de seu amp...
Abç

senshi
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Na parte da distância das cordas, quero dizer a mesma distância delas com o braço e não entre elas 6 cordas alinhadas entre si. É porque perto do captador as cordas são mais altas e na altura do nut as cordas estão mais rentes.
Quanto à ponte você fez confusão, os carrinhos não tem nada haver, citei apenas como uma possível solução, o que eu quero dizer é: a ponte não fica colada no escudo e fica um pequeno espaço, nesse espaço você percebe que em uma parte eles estão mais próximos e em outra mais afastados. Não sei se é o corte do escudo que está torto ou a ponte que foi posta um pouco na diagonal, por isso citei se caso o problema for na ponte esse problema possa ser resolvido com um ajuste nos carrinhos.

Agora sobre os trastes eu me expressei muito mal. Eu quero é manter o aspecto curvado dos trastes e não lixar para ficarem planos.

krixzy
Veterano
# out/14 · Editado por: krixzy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E ai Bertola!

As ferragens da minha guitarra são todas cromadas, ponte, tarraxas, knobs, jack, e queria pinta-los de preto, vc já fez algo do tipo? Queria saber se o resultado fica legal, e que profissional exatamente eu devo procurar pra fazer isso.

SkyHawk
Membro
# out/14
· votar


krixzy
Esquece, só trocando todas as peças por versões em preto de fábrica.

SkyHawk
Membro
# out/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Duplo

brunolegionario
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu amigo, Testei com pilhas e a pedaleira ligou (menos mal, sinal que felizmente nao queimou). Vou testar com outras fontes, às vezes é a fonte.
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


senshi
Na parte da distância das cordas, quero dizer a mesma distância delas com o braço
Eu entendi sim.
Impossível. Mas uma regulagem feita por um profissional pode deixar as cordas bem baixas.
Não sei se é o corte do escudo...
Pode ser, mas só a avaliação de um luthier "in loco" poderá responder à isso.
Eu quero é manter o aspecto curvado dos trastes e não lixar para ficarem planos.
Para isso seu luthier usará uma ferramenta especial destinada à esse fim.
krixzy
e queria pinta-los de preto
Péééssima idéia....
Abçs

caiotfernandes
Membro Novato
# out/14
· votar


Qual é o melhor modelo Squier? Classic Vibe ou Standard?

E o que é melhor em custo/benefício? O melhor modelo Squier, ou uma Fender Modern Player?

sorum
Membro Novato
# out/14 · Editado por: sorum
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Compre o footswitch de seu amp...

Pesquisei e pelo que achei não existe footswitch pra versão de 15W do meu amp. Nem entrada pra footswitch tem.
Nesse caso, unica solução seria usar um pedal de dist. num canal limpo do amp mesmo né ?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


caiotfernandes
Classic Vibe.
sorum
Sim.
Abçs

Lourencodelima
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola, to pensando em pegar uma fender squier e vi uma no mercadolivre, Vale a penar pagar isso por ela ? Ela é boa ?

Fender Squier Deluxe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Lourencodelima
O preço está razoável...
Abç

LucasGuitar9712
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você sabe me dizer se tem muita diferença entre a Fender 60th Anniversary Telecaster USA e a American Standard?

Está bom R$3800,00 nessa aqui que é a special de 60 ano?

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/106964 28_871128132911966_2129132970161234688_n.jpg?oh=115b72a6416277721d917e dbe8738ab7&oe=54ABE290&__gda__=1425202201_c70bcf9ceb6b1e8c88d274822724 b6ce

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


LucasGuitar9712
Cara, não se pode comprar uma guitarra como essa (de quase R$ 4000!) sem experimentá-la.
Até porque, vc pode tocar melhor e "esculpir" um som legal com uma guitarra que custa menos da metade disso.
Quanto à diferenças de série, são poucas.
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O quanto um rabicho influencia o som do violão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
O que é "rabicho"?????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji