【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É possível usar os nickel cover originais da guitarra para cobrir humbuckers que não vêm com nickel cover?

Keith Young
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Qual é o nome / modelo da ponte da SG que o Lulu Santos tá usando nessa foto?
http://caras.uol.com.br/media/images/original/2012/10/20/img-442313-ca rlinhos-brown-e-lulu-santos.JPG

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar

123nove
Cara, siga os códigos do fabricante. Provavelmente esse fio é que é o +.
JoaoAgs1
É. O problema é achar capinhas que caibam neles....
Keith Young
Não sei.
Abçs

Thorin o Hobbit
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
To querendo comprar uma sx sst57, sim mais um, a minha pergunta é, tem como eu saber se ela realmente é feita de alder quando compra-la? como posso distinguir a madeira do corpo quando abri-la ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar

Thorin o Hobbit
Vc não tem como saber. Na verdade isso não é importante. O que vc não tem que comprar é guitarra de compensado ou MDF...
Abç

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho uma Cort Viva gold 2, e ela veio com cordas .009 de fábrica. Desde que comprei, sempre coloco .009 nela porque não tem luthier por perto caso eu faça algo de errado nela.

O lance é que eu tenho uma velha Shelter bem meia boca, daí eu taquei 010 nela sem regular nem nada. Putz... O som parece até melhor que o da Cort. A pegada é muito melhor, é mais confortável, os bends saem mais precisos... O lance é que o braço empenou um pouco, bem pouco mesmo.

Agora vem a dúvida. Na Cort (ponte floyd rose), se mudar pra 010, preciso regular o tensor (o braço é de maple) ou só a ponte? Precisa regular as oitavas também?

Abraço!

Shapu
Veterano
# nov/12
· votar

Vai sim brother, quando mudei da minha x11 tive que regular tensor um pouco, uma leve apertada, pq o braço deu uma encurvada.

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar

Bertola,

Reparei que o tampo do violão (Eagle GL-36) deu uma leve "estufada" na região do cavalete e olhando atentamente parece que a ponte começou a descolar, pra diminuir as forcas que puxam o tampo e o cavalete na ultima troca de cordas coloquei um jogo de tensão baixa, afinei Eb e regulei o tensor pra não criar outro problemas... A pergunta é:

- Existe uma maneira de "nivelar" novamente o tampo?
- Sei que não se comenta preços, e nem quero, mas gostaria de saber se os custos do serviço ainda valeriam a pena se levar em consideração o valor do Violão?

Esse violão apesar e bem conservado esta comigo a quase 20.

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar

Bertola
Levei minha guitarra ao luthier e ele regulou o braço e me falou que não devemos deixar o braço completamente reto , é preciso ter o "alivio" segundo ele.
Bom gosto de braços bem retos ,isso pode causar algum problema ao tensor ou braço ou é apenas o padrão de regulagem?
obrigada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar

Sim, p´recisa regular tudo, principalmente numa guitarra que tem ponte FR.
fconde77
Sim. É preciso em 1º lugar recolar o cavalete. Em 2º lugar prescione o tampo para baixo e aplique vapôr ao mesmo (o ideal seria por dentro da caixa) por um certo período (1 hora + ou -) e deixe compressionado por uns 3 dias.
deboraiommi
Há controvérsias sobre isso. Quando regulo tensor, procuro deixar o braço o mais reto possível, mas, cada caso é um caso...
Abçs

123nove
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola!

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
No futuro pretendo trocar os caps da minha guitarra. No caso de eu me decidir por Gibson, quais modelos o Sr. me indica pro braço e ponte? Gosto de Led Zeppelin e de blues.

Luisão
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de tirar umas dúvidas.

Estava querendo fazer uma guita com o Nut maior do que as normais encontradas hoje, de modo que as cordas fiquem mais distantes uma das outras. Eu tenho a mão muito grande e os dedos muito compridos, então é meio incomodo com essas escalas normais.

Tem como fazer isso, existe pontes com distâncias maiores de uma corda pra outra?

Outra coisa é quando dou bend's de 1 tom e meio ou 2 tons(nas cordas mais finas), as vezes, a corda do bend, junta com a corda de cima e quando desço a corda, as duas estão juntas. Já levei a guita(Tagima T735) no luthier e ele colocou trastes Dunlop 6000 e deixou o braço com raio 18(pelo menos ele disse q sim), melhorou um pouco, mas não resolveu totalmente.

E a última pergunta, qual o tipo de braço indicado para meu tamanho de mão?

Grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

JoaoAgs1
Não sei qual é a sua guitarra. Ademais "...Gosto de Led Zeppelin e de blues..." é algo muito genérico, pois não tem nda à ver com a guitarra que vc toca, mas com COMO vc toca e em que equipo.
Seja mais específico.
Luisão
Bem, vc pode mudar para o baixo..... Rs,rs...
O ideal seria seu luthier construir um braço com a medida de largura adequada para vc, ou procurar uma guitarra com essas características (as antigas Eagles de "mão identica às fenders e sem pintura nelas tinham essa característica). Certas pontes tem medidas maiores entre as cordas, mas é preciso pesquisar no site dos fabricantes. Isso que vc falou sobre os bends é muito comum, e é apenas uma questão de treino, nada mais.
Abçs

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Condor CLP Set Zebrawood e um Roland Microcube, um cubo de 2 Watts.

Luisão
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sem chance, eu amo guitarra! rsrsrs. Mas minha mão acho q é do tamanho da do Steve Vai, se ele toca eu também consigo uheuhe...

Os bend vc falou que é questão de treino, mas quando eu tinha uma Cort X6 não tinha quase esse problema dos bends, era bem mais confortável(não era o perfeito pra mim ainda, mas quase). Acho q é o modelo do braço q faz acontecer isso, não sei...
O ideal seria seu luthier construir um braço com a medida de largura adequada para vc Mas qual é o máximo permitido?

A escala também tem como fazer mais espaçadas, com a distância entre os trastes maiores?

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar

Luisão
A largura do braço pode ser construída da maneira que vc quer, dentro do bom-senso. Já a distancia entre os trastes está relacionada ao tamanho da escala. Geralmente a escala mais longa tem 25,5 pol. de comprimento (o padrão Fender). Pode-se até aumentar essa medida, mas isso é algo muito específico que foge aos padrões com que os luthiers trabalham (e custaría muito caro); ademais surgem outros problemas, como o aumento da tensão das cordas e questões de afinação. Uma guitarra com 27 polegadas (ou um pouco mais), torna-se uma guitarra-barítono, que é outro instrumento. Portanto, nesse sentido não há o que fazer.
JoaoAgs1
Compre um par de Sound/Malagoli H777, por exemplo.
Abçs

AlanPPS
Veterano
# nov/12
· votar

Compensa comprar uma washburn n2 made in china por 1100 reais? Tem alguma guitarra nessa faixa de preço entre 1000 e 1500 que seria uma melhor opção? Possuo um laney lv 200 e em breve comprarei uma zoom g5 ou uma pod hd ! Obrigado .

AlanPPS
Veterano
# nov/12
· votar

Compensa comprar uma washburn n2 made in china por 1100 reais? Tem alguma guitarra nessa faixa de preço entre 1000 e 1500 que seria uma melhor opção? Possuo um laney lv 200 e em breve comprarei uma zoom g5 ou uma pod hd ! Obrigado .

Luisão
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Desculpe minha ignorância, mas se eu aumentar a largura do braço da guitarra não teria que ter uma ponte mais larga pra ir acompanhando?

Senão não vai ficar mais largo perto do NUT e quando chegar na ponte vai ficar mais perto uma corda da outra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar

Luisão
S, mas certas pontes, principalmente as do tipo "tune-o-matic" (tipo de Les Paul) ou outras mais sofisticadas como Schalers com "rollers" poderíam ser utilizadas. Cara, se vc encontra tanta dificuldade assim, terá que construir, com um luthier competente, uma guitarra específica... Acho que vc tem que pensar, pois caras como o Paul Gilbert, que tem quase 2 metros de altura, tocam tranquilamente com guitarras de escala padrão...
AlanPPS
Cara, eu não gosto desse modelo. A N@ chinesa não é de boa qualidade. Existem guitarras melhores por esse preço (ex.: Cort).
Abçs

Luisão
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim, eu consigo tocar normal. O que tava me incomodando era a questão dos bends mesmo. Mas se eu fizer uma guita com o braço um pouquinho mais largo é mais confortável né...Qual seria um tamanho que vc considera legal pro meu caso? 43mm? Tem uma da tagima custom que é 43,5...
O que eu queria saber na verdade é, até que largura eu poderia fazer que seria aceitável. Que vc já viu ou já fez, entendeu?

eo.
Veterano
# nov/12 · Editado por: eo.
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vi em outro tópico você falando sobre as guitarras tagima T505 modelo antigo, para que se achasse comprar!

Toquei em uma hoje, modelo é T505, não tenho muita certeza depois vou olhar novamente, é uma guitarra mais antiga, esta com alguns desgastes na escala, o preço pedido era de R$800,00! Difícil você responder se compensa, mas embasado pela sua informação anterior em outro tópico, seria um bom custo benefício?! Foi dito que estavam com caps cabrera, não saberei informar o modelo, achei uma pegada boa na guitar, mas não sei se o preço está condizente.... Nessa faixa de preço R$700~800 qual seria uma boa tele?!

*Toquei na Hurricane SEG-219 também, ela tava bem macia, a loja já estava fechando então foi meio as pressas não lembro direito tenho que testar novamente, se você conhecer algo sobre também, vi uma por um bom preço na net R$670 aproximandamente, talvez seja interessante, preciso testá-la novamente*

Desde já agradeço Bertola, um abraço!

assacinodeemos
Veterano
# nov/12 · Editado por: assacinodeemos
· votar

Bertola
Boa noite,
Existe alguma diferença em pots com tambor grande 23mm em relação aos de 16mm ?

obrigado

lukasmatoss
Veterano
# nov/12 · Editado por: lukasmatoss
· votar

E awe cara !

levei a um luthier hoje. pedi para trocar as cordas de 0.9 para 0.10 após feito
chegando em casa. fui afinar. chegando na corda RÉ . comecei apertar tarracha chegou uma hora que ficou impossível de apertar minha guitarra é SX SST 62 e não tem parafuso para afrouxar intao devo passar grafite ??

Tom.Morello
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida.
Semana passada a corda SI da minha guitarra arrebentou. É uma SG, e a corda arrebentou bem nas oitavas.
Comprei um jogo de cordas 0.10 da Elixir e coloquei na guita.
Hoje, enquanto tocava no ensaio, a corda LÁ arrebentou, bem nas oitavas também.

Eu to pegando muito pesado na mão ou pode ter algum problema no carrinho das oitavas? Porque é a segunda vez seguida que uma corda arrebenta nesse local.

Se o problema for minha pegada, será que usar um jogo o.11 ajudaria?

Abraço.

assacinodeemos
Veterano
# nov/12
· votar

Bertola
lukasmatoss

comecei apertar tarracha chegou uma hora que ficou impossível de apertar minha guitarra é SX SST 62
Isso aconteceu comigo tambem ! nas minhas duas SX , mas forcei e continuei girando que resolveu ,nunca mais aconteceu o maximo que fiz foi espirrar um corrosion x lá dentro , será que isso é algum defeito na engrenagem ?
bom a minha esta segurando bem a afinação.....

Philipi
Veterano
# nov/12
· votar

Bertola

Fazia tempo que não entrava no Fórum, achei que você nem estava mais na ativa, mas continua firme, parabéns!!!

lukasmatoss
Veterano
# nov/12
· votar

assacinodeemos

A Minha não da impossível. Parece que algo impede . quando desafino acontece uns estralos. isso aconteceu contigo ?

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Que set de captadores Sound/Malagoli são similares a dupla 496R e 500T?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji