【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
quebrado
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
q captadores são similares aos emg 81/85?

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola...

cara, estou interessadíssimo em montar o seu projeto do Mini fuzz, pra começar, mas na imagem do esquema com as ligações externas, tenho uma duvida; não consegui identificar o que é aquele item entre o +9V da placa e o positivo da bateria (ou do porta-bateria)...

Além disso, como posso transferir o layout do circuito no papel para a placa?
Sei que posso fazer isso com papel carbono, mas se não me engano tem algo que posso fazer que transfere perfeitamente o desenho; sabe me dizer se há outro jeito?

muito obrigado!

PguitarMaxx
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara tenho 2 perguntas

1- Existe alguma marca alem da BC Rich que fabrique a Mockingbird?

é essa aqui ó
http://www.bcrich.com/images/guitars-and-basses/Pro-X-Mockingbird-Hard tail-PXMHS.jpg

2 - tenho uma Strimberg Strato EGS 266, e o escudo dela é diferente do padrão fender, se eu quiser trocar, só fazendo outro ?

Obg desde ja

Kattenbach
Veterano
# jun/12
· votar

Bertola, elas não são chinesas, são de fabricação caseira eu acho dos EUA mesmo...

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar

Cara vi uns videos dessa ponte graphtech, sinistra esse negocio ta loco.

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar

Caras, na instalação do capacitor orange drop no potenciômetro pode-se soldar qualquer uma das pernas do capacitor na carcaça do potenciômetro?

Azian
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, funcionou a fita veda rosca teflon na alavanca da mustang, ficou perfect. lol..Muito obigado pela dica. Uma outra mini duvida, gostaria de saber quanto ao meu amp valvulado, não moro perto dele (fica na casa da minha vó em outra cidade) e consequentemente ele fica grande parte do tempo desligado. Há algum problema em deixar um valvulado tanto tempo desligado? Guardo ele com um pano em cima para nao entrar poeira...tinha feito essa pergunta anteriormente mas acho que vc não viu, então aqui refaço.
E mais uma vez obrigado pela dica da fita, fiquei bem contente que funcionou.

vitorrock
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola,esses dias eu coloquei cordas NIG,e percebi que elas já estão ficando com outra cor,de enferrujada.
Mas o estranho é que,nas cordas que vieram na guitarra,eu fiquei com elas meses e meses e a cor era a mesma,não ficou escura,só as mais finas,mas as grossas não.
Já com as cordas NIG,as cordas grossas estão comecendo a ter cor de enferrujada,e olha que eu tenho mais cuidado agora do que antes.
Lavo a mão,passo flanela.
Isso mostra que a corda não tem qualidade?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

quebrado
Esses capts são ativos.
Se não me engano, a Dragonfire (chinesa), faz "clones" desses capts...
strinbergshredder
Aquilo é um resistor.
A transferência pode ser feita por caneta retroprojetora e percloreto.
PguitarMaxx
Não sei... Mas acho que não.
Sim, só fazendo outro...
Tonho Cruz
Sim.
Azian
Não é uma boa idéia deixar qualquer aparelho desligado durante muito tempo...
vitorrock
Cara, essas cordas são muito ruins....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

Kattenbach
Cara, tenho certeza TOTAL, COMPLETA E ABSOLUTA de que essa marca é chinesa. O distribuidor é que tem um escritório nos EUA (como, aliás, todo mundo...).
Abç

quebrado
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vc já instalou em alguma guitarra estes Dragonfire? o custo x beneficio é bom?
há outros semelhantes!?
vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

quebrado
Não...
Abç

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho aqui uma chave de 5 posições com 8 terminais dispostos em linha, porém, em todos os esquemas de ligações que encontro na internet, os 8 terminais encontram-se para lados opostos, 4 para cada lado. Como faço a identificação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

Tonho Cruz
12300321
Sendo os "00" as saídas...
Abç

Kattenbach
Veterano
# jun/12
· votar

mas e em relação aos caps ?? a galera fala benzão deles...

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Peço perdão por mais essa dúvida. O esquema 3SC, 1V e 2T usando 2 capacitores é mais eficiente do que o esquema de 1 capacitor?

Curly
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

fiz o conserto usando lixas muito finas e um mínimo de esmalte, ficou ótimo, grato Bertola !

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu bertola, agora a dúvida é outra...
consegui comprar todos os componentes, exceto a chave.

Em nenhum lugar onde procurei achei a maldita DPDT de metal, com 6 terminais....

algum outro tipo de chave serve para o projeto, ou tem que ser essa?

claudio.oc
Veterano
# jun/12
· votar

Prezado Bertola,

Vou instalar numa telecaster, um set de captadores Fender original vintage, de alnico 3. No esquema que veio com os captadores, indica a instalação de dois capacitores e tambem nao fala sobre quais potenciometros indicados. Eu tenho 2 pots CTS 250k, pois imagino que seja o ideal para esses captadores. Em relaçao aos capacitores, quais seriam os indicados ? Obrigado pela atenção.

Abraço.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/12
· votar

Qual a madeira mais densa (pesada) para o fundo e as laterais Maple, Rosewood , Mahogany, Koa ou Sapele? E quanto mais densa a madeira o som do violão é mais forte, e mais intenso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Tonho Cruz
Não, não é.
strinbergshredder
Sim, tem que ser essa.
claudio.oc
Não sei o porque de dois capacitores, a não ser que vc vá fazer o "treble bleeder".
O esquema é esse:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=66tele
Alexandre Lavignoso
A questão não é simplesmente de densidade, mas das características intrínsecas da madeira (se não, usava-se maçaranduba...).
Abçs

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
putz...

valeu pela ajuda!

claudio.oc
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

strinbergshredder
http://www.soldafria.com.br/chave-dpdt-c-30_117.html
Abç

claudio.oc
Veterano
# jun/12 · Editado por: claudio.oc
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Só mais uma duvida, devo usar capacitor de .022 ou 0.047 ? Neste caso qual seria a diferença deles no timbre ? Obrigado.

Abraço.

strinbergshredder
Veterano
# jun/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu pelo link!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

claudio.oc
0.022uF, menor corte de agudos. 0.047, maior.
Abç

bzao
Veterano
# jun/12
· votar

Bertola, boa noite, vejo cada vez mais opiniões - positivas e negativas - sobre as atuais guitarras Vintage.
Porém, tenho uma dúvida. Tenho uma guitarra (um puta instrumento, diga-se de passagem) que tem escrito no headstock 'Vintage' também, porém, com uma fonte diferente.
O que me deixa intrigado é que ela foi fabricada em 1987 e é muito bem equipada (captadores, tarraxas, ponte, etc).
Você saberia me dizer se ela foi feita pela mesma Vintage de hoje em dia? Ou a 'origem' dela, vamos dizer assim? Já viu alguma Vintage antigona assim?
Obrigado, abraços !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

bzao
São marcas distintas.
Abç

bzao
Veterano
# jun/12
· votar

Desconfiava !
E você tem mais algumas informações da 'antiga' vintage? Quem as fabricava, por que parou, ou qualquer outra informação?
Sou bem curioso sobre ela !
Muito obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji